02 junho 2011

Partido dos Trabalhadores realiza Encontro Municipal

Estiveram presentes os Deputados Elvino Bohn Gass e
Jeferson  Fernandes das esferas Federal e Estadual
No último domingo, dia 29 de maio, o Partido dos Trabalhadores de Três de Maio, realizou um encontro com grande número de filiados, filiadas e simpatizantes no Salão Comunitário Jardim das Acácias. No encontro foram pautados assuntos referentes a conjuntura Nacional, Estadual e Municipal. Estiveram presentes os Deputados Elvino Bohn Gass e Jeferson Fernandes das esferas Federal e Estadual. Em seu pronunciamento, o Deputado Bohn Gass apresentou os trabalhos realizados pela Câmara dos Deputados e também da Presidenta Dilma, no sentido da condução do terceiro mandato Petista e a responsabilidade com o desenvolvimento social e econômico de nosso país, com um processo claro de inclusão de todos brasileiros na dignidade e na plena cidadania. Já o Deputado Jeferson trouxe a realidade de nosso Estado, os problemas enfrentados pelo nosso Governo com a herança recebida do sucateamento do governo anterior bem como as conquistas que começam aparecer por todos quadrantes de nosso Estado. Destacou as ligações asfálticas que se prioriza para todos municípios que possuem esta demanda, ainda superior a 100 municípios no Rio Grande do Sul.
Após a análise macro-política, houve um espaço para os participantes do encontro exporem suas sugestões e expectativas para a caminhada do Partido em 2011 e 2012, onde também se aproxima o próximo pleito municipal. Entre os vários assuntos, o formato de uma oposição com ação e responsabilidade, as candidaturas ao futuro legislativo e executivo bem como alianças foram temas de pauta do encontro.
O Presidente do PT, Ivan Gollin, ressalta que a presença do grande número de filiados, filiadas, bem como de novas adesões ao projeto do PT, fortalecem o movimento político - "Nosso Partido tem atuação permanente e não apenas nas eleições. Temos o papel e o compromisso com nosso município, nosso estado e nosso país. Quando governo, promovemos a democracia e participação de todos para o correto investimento do dinheiro público, focado nas reais necessidades dos cidadãos. Quando oposição, acompanhamos e fiscalizamos aquilo que pertence ao povo. Também estamos preparados para apresentar um Projeto de Desenvolvimento social e econômico para o interior e para a cidade de Três de Maio" - enfatiza.

Projeto Cultivando o Futuro dá continuidade às atividades na EMEF São José Operário

Canteiro de flores trabalhado pelos alunos
O Projeto Cultivando o Futuro que foi implantado pela Setrem de Três de Maio na EMEF São José Operário em 2010 amplia suas atividades neste ano. Dezoito alunos da 8ª série da São José participam da 60horas/aula durante os meses de abril a novembro, no turno inverso ao da escola. O projeto prevê que os alunos desenvolvam atividades teóricas e práticas de forma gratuita visando à qualificação dos estudantes nas áreas de horticultura, olericultura, floricultura, uso correto de agrotóxicos, fruticultura, jardinagem, algumas noções de paisagismo e elaboração e execução de projetos.
A escola São José propôs que neste ano os alunos realizem atividades práticas reorganizando a horta, cultivando algumas espécies na estufa, embelezando o ambiente escolar com jardinagem, cultivo de flores, arbustos e algumas árvores na encosta da RS 305 e no gramado ao redor da quadra poli esportiva.
Recentemente o professor e coordenador do Curso Técnico em Agropecuária Claudinei Schmidt esteve na escola juntamente com o prefeito Mateus, o vice Dionísio, a secretária da Educação Enídia, o secretário da Agricultura João Luis e dois estagiários que irão auxiliar nas atividades para conversar e decidir os encaminhamentos para viabilizar a execução dos trabalhos. Após esta conversa ficou decidido que a prefeitura auxiliará com as ferramentas, sementes, algumas mudas, maquinário, adubo e melhoras na estufa.
– O projeto realiza ações de incentivo, tanto no setor agroindustrial, de tecnologia de campo e na educação. Busca despertar nos alunos a importância do papel da agricultura na economia regional, que necessita de formação e conhecimento para que nossos jovens experimentem práticas em pequenas tarefas que os ajudarão na melhora da qualidade de vida – implantação de horta caseira – salienta a diretora da escola Maria Mazurkevicz.
Horta que será plantada pelos alunos
participantes do projeto
As atividades são desenvolvidas pelos alunos da 8ª série uma vez ao mês na Setrem e duas vezes durante a semana na Escola. Os estudantes são acompanhados pela diretora e pelos professores Adelar Bortoloti, Denise Melo e Denises Nilen, além do presidente do CPM Valdecir Kovalski e Erni Ramos. Para os professores o projeto auxilia na aprendizagem dos alunos, pois complementa a formação trabalhada em sala de aula, já que as ações desenvolvidas são bem próximas da realidade dos alunos e de suas famílias.
A diretora da escola fala das expectativas da realização deste projeto.  “Esperamos que esta oportunidade que nossos alunos estão recebendo desperte a valorização da formação para a vida através de vivências que proporcionam práticas de ações cidadãs cooperativas. E que também os auxilie na descoberta de suas potencialidades e nas suas escolhas na continuidade dos estudos” finaliza.

Morre em São Paulo o cantor Manolo Otero

O cantor espanhol Manolo Otero
(Foto: Divulgação)
O cantor e ator espanhol Manolo Otero, uma das vozes românticas de maior sucesso nos países latinos nas décadas de 70 e 80, morreu às 15h25 desta quarta-feira (1º), em São Paulo. As informações foram divulgadas nesta quinta (2) por um representante do artista.
Otero faleceu no Hospital das Clínicas, onde estava internado desde o dia 30 de maio para tratar um câncer de fígado, descoberto há três meses. Segundo o hospital, ele tinha 63 anos.
O corpo do artista foi cremado às 13h desta quinta, no Crematório de Santos.
"Fomos pegos de surpresa, ninguém esperava por isso", disse Evandro Segato, que o representava no Brasil. Otero morava numa chácara em Indaiatuba com sua mulher e produtora, a brasileira Celeste Ferreira.
Segundo Segato, o cantor perdeu em dezembro sua mãe. Em seguida viajou à Espanha para resolver assuntos familiares. Quando retornou ao Brasil, descobriu a doença em estágio avançado.
Trajetória
Manolo Otero começou a estudar canto aos 14 anos com sua madrinha, que era professora de piano e diretora do coral da filarmônica de Madri.
Estudou filosofia e letras na Universidade de Madri e gravou seu primeiro disco em 1975, "Todo el tiempo del mundo". O álbum foi um sucesso de vendas em países latinos, incluindo o Brasil.
Em 1973, casou-se com a atriz e cantora María José Cantudo, com quem teve um filho, Manolo Otero Júnior. O casal se divorciou em 1979.
Ele foi intérprete de canções como "Vuelvo a ti", "Bella mujer" e "Qué he de hacer para olvidarte". Também cantou versões de "Champagne" e "Quizás, quizás, quizás".
Seu último show no Brasil foi em São Paulo, no ano passado. Em 2010 também se apresentou nos Estados Unidos, Colômbia, Venezuela e Bolívia. "O projeto dele para este ano era se concentrar em apresentações no Brasil, para não precisar viajar", disse Segato.

Urupema, na Serra catarinense, registra -4,7ºC, menor temperatura do ano no Brasil

Urupema amanheceu gelada nesta quinta-feira
Foto: Marília Oliveira/Divulgação prefeitura
Urupema
As temperaturas despencaram novamente e esta quinta-feira amanheceu com números negativos em algumas localidades de Santa Catarina. Urupema, na Serra, registrou a menor temperatura do ano no Brasil: -4,4ºC. Em São Joaquim, os termômetros indicaram -1,5.
O tempo, porém, segue firme e com o predomínio do sol. Isso provoca a elevação das temperaturas que variam entre 18ºC e 24ºC ao longo desta quinta-feira.
Na Grande Florianópolis a máxima deve ficar em torno dos 23ºC. O Litoral Norte deve apresentar mais uma vez a temperatura mais elevada, chegando a 24ºC. No Meio Oeste os termômetros devem registrar 18ºC e 19ºC no Planalto Norte.
Ainda mais frio
Para sexta-feira, a previsão é de uma maior concentração de nuvens, o que pode provocar chuva isolada entre a tarde e a noite. As temperatura devem baixar ainda mais com a chegada de uma nova massa de ar frio.

Semana da Enfermagem é comemorada em Alegria

A semana da enfermagem em Alegria teve uma comemoração
diferenciada este ano
Como acontece cada ano, não poderia ser diferente em 2011. A semana da enfermagem em Alegria teve uma comemoração diferenciada este ano, durante toda a semana a equipe de Enfermagem tanto do Hospital Municipal São Sebastião como da Unidade Básica de Saúde, participaram ativamente das ações programadas e desenvolvidas pela enfermeira da Unidade Hospitalar Daniela Schossler, culminando o encerramento com uma brilhante surpresa e uma bela e fantástica confraternização, junto ao salão de festas da Escola da APAE,  com a participação de todo o quadro de funcionários da Saúde, o jantar foi oferecido pela Secretaria Municipal da Saúde.
O secretário municipal da saúde Valdir Natal Rochinheski, se pronunciou que neste teu dia “ANJOS DE BRANCO”, queremos agradecer em nome da Secretaria Municipal da Saúde, a vocês enfermeiros e enfermeiras pelo desvelo, pela tua missão de dar o conforto merecido ao paciente;
Por auxiliar quem de ti precisa, por amparar os familiares, quando um dos pacientes esta em sofrimento;
É você que trabalha, fazendo o serviço de apoio, como instrumentalista, como vigia ao doente;
Como aplicador de medicamentos injetáveis, como uma luz que ilumina, amparando de forma patente o sofrimento de cada paciente que precisa e muito de ti;
Não deixando passar falta de nada ao seu doente, nunca demonstrando seu cansaço, sua preocupação;
Mais sim transmitindo alegria, brincando, ajudando quem sofre, a ter uma rápida e feliz recuperação;
Obrigado Anjo de Branco, que Deus nos colocou aqui na terra, para nos guiar, e nos auxiliar;
Que todos teus dias sejam de paz ternura e amor, e com respeito e ternura, a todas vocês quero ofertar, juntamente com meus colegas um respeitoso beijar no coração de cada um de vocês;
Porque vocês todos os dias merecem nossos agradecimentos, nosso respeito e nosso amor.
Na noite de encerramento houve uma palestra sobre “O Poder da Atitude” com Eduardo Tewan e em seguida sorteios de brindes oferecidos pelo Gabinete da Primeira Dama do Município Srª. Isaura Santi além de muita animação.

Polícia fecha 9 bancas de jogo-do-bicho em Ijuí

A Polícia Civil de Ijuí realizou na tarde de ontem a segunda operação, em menos de um mês, no combate ao jogo do bicho.
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário em lotéricas da cidade, um mandado em cada estabelecimento.
Conforme o delegado Nélson Burille, que comandou o trabalho, nesses locais houve comprovação de que era praticada a contravenção. A operação foi denominada “Zoo Dois”, sequência da “Zoo Um”, em alusão aos animais que representam números para apostar no jogo do bicho.
Na operação desta quarta-feira foram apreendidos nove mil, 941 reais, resultado das apostas, além de farto material utilizado nos jogos, tabelas com resultados e aparelhos de fax.
Pelo menos duas lotéricas alvo da operação eram credenciadas para prestar serviços pelo Banrisul e também outros estabelecimentos tinham licença da Caixa Federal.
O delegado Burille informou que a Polícia Civil vai informar os dois bancos sobre a prática de jogo do bicho nas loterias credenciadas, o que é proibido e se constitui em infração.
Salientou que caberá às instituições financeiras decidir sobre providências legais.
Na operação “Zoo Um” foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, com apreensão de oito mil reais.

Pastor afirma que novas barragens no rio Uruguai não promoverão desenvolvimento da região

O Pastor da ICLB está convicto de que
a construção das barragens não trará 
desenvolvimento para a região
Em sua palestra em Três de Maio na noite desta quarta-feira, 1, no salão de eventos da Comunidade Evangélica São Paulo o Pastor Günter Wolff criticou a construção das barragens/hidrelétricas no Rio Uruguai. Com previsão de início das obras para 2012, a construção de duas hidrelétricas no Rio Uruguai, Garabi, em Garruchos, e Panambi, em Alecrim, encobririam balneários como as Ilhas do Chafariz em Dr. Maurício Cardoso, Três Ilhas, em Crissiumal, e Prainha, em Tiradentes do Sul, e ocasionaria a retirada da população ribeirinha no Brasil e Argentina.
O evento, promovido pela Legião Evangélica, fez parte da programação do Mês do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria Municipal da Educação. Segundo o Pastor a população que será atingida ainda não tem certeza de nada, as informações são muito superficiais. Wolff afirmou que os proprietários de terras localizadas na beira do rio serão prejudicados, pois o valor ser pago em indenização não será proporcional ao tamanho da perda que eles terão por terem que sair de suas terras, onde vivem há várias gerações, e terem que procurar um novo lugar para recomeçar a vida:
“Esses produtores terão suas terras desapropriadas porque o aparato do Estado favorece as grandes empresas que têm interesse na geração desa energia”, afirmou.
Além disso, o Pastor da ICLB está convicto de que a construção das barragens não trará desenvolvimento para a região:
“Eu venho de Palmitinho, da região onde foi construída a Usina de Foz de Chapecó, e posso garantir que lá não houve nenhum tipo de desenvolvimento econômico e social com essa barragem, disse.
Obras
Está em andamento o estudo de viabilidade técnica das Hidrelétricas de Garabi, que será construída em Garruchos, e Panambi, no município de Alecrim, composto de levantamento topográfico, fotográfico e geo-referenciamento dos pontos afetados. A fase seguinte compõe-se do estudo sócio-ambiental e de engenharia, o que provavelmente acontecerá nos próximos meses. Também serão marcadas audiências públicas na região, onde estarão presentes técnicos da Eletrobrás e representantes do governo federal.
A barragem indicada para o vizinho município de Alecrim afetará principalmente balneários e áreas urbanas de Porto Mauá e de Alba Posse na Argentina, além de alagamento de áreas rurais nos municípios de Alecrim, Porto Mauá, Novo Machado e Mauricio Cardoso.
Em Alecrim, confirmando-se as medidas do projeto atual, o nível máximo chegaria a 40 metros de altura na barragem. Daquele ponto até Porto Mauá, são aproximadamente 42,00 Km de distância pelo Rio Uruguai acima, e um desnível aproximado de 14 mts, o que daria na sede do município uma altura de àgua de 26 mts acima da cota 104, em frente a ADUANA. aproximadamente 3 mts a mais do que a maior enchente registrada no ano de 1983, que alcançou um nível máximo de 23 mts.
Sendo assim, Porto Mauá teria uma redução de seu território em 30% aproximadamente provocado pelo alagamento, o que corresponde aproximadamente a 31,66 Km2. A área total do município atualmente é de 105,56 Km2.

Ideias para fortalecer as Missões

Por: Wagner Machado, Zero Hora
Geração de empregos e produção de grãos foram temas predominantes na edição das Missões do Debates do Rio Grande.
Com o auditório da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Santo Ângelo, lotado, líderes discutiram o futuro da região.
As estratégias para alavancar o desenvolvimento dos 25 municípios e as políticas necessárias para novos investimentos pautaram o debate.
Além disso, o êxodo da população que migra para outras partes do Estado, por falta de vagas no mercado de trabalho, bem como a exportação de grãos, que poderia ter maior impacto na geração empregos, foram pontos destacados pelos participantes.
Representante da Agenda 2020, Ronald Krummenauer,afirmou que a reativação da ferrovia dará novo ânimo à economia.Aliado a esse fator, a qualificação da população, com mais cursos técnicos, poderá reverter o êxodo – em 10 anos a população diminuiu em 4,9%.
– Associações comerciais, prefeituras e universidades devem unir forças e criar uma agenda única – disse.

Santos está na final da Libertadores, após grande jogo contra o Cerro

Santos está na final da Libertadores, após grande jogo contra o Cerro 
Crédito: Norberto Duarte/AFP
Parecia que o Santos garantia sua classificação à final da Libertadores já no segundo minuto de partida, contra o Cerro Porteño. Jogando em Assunção, no Paraguai, o time paulista foi para cima e numa cobrança de falta Zé Eduardo aparou de cabeça e mandou para as redes. A partir daí, o Cerro precisaria abrir dois gols de diferença para chegar à final inédita e tentou. O resultado foi um grande jogo, com muitos gols e o Santos na final após o empate em 3 a 3.
Um espalhafatoso gol contra deixou tudo ainda mais difícil para os paraguaios, aos 27 minutos. O zagueiro Godin tentou recuar a bola de cabeça, ao ser pressionado por Neymar, e o goleiro Pedro Benitez pulou errado na bola e engoliu um frango constrangedor. Iturbe reacendeu a torcida, que urrou com um gol de cabeça aos 29 minutos, mas o Cerro ainda precisava marcar outras três vezes.
A esperança dos paraguaios levou novo golpe ainda nos descontos da etapa inicial. Neymar invadiu a área a dribles e chutou na saída do goleiro, marcando o terceiro gol do Santos.
Aos 15 minutos do segundo tempo, Lucero fez o torcedor do Cerro vibrar. Num cruzamento, a bola foi espirrada para a entrada da área, ele ajeitou e chutou forte, no ângulo, marcando um belo gol. O Cerro empatou aos 36 minutos, com Fabro. Ele recuperou bola na intermediária, driblou Possebom e chutou forte, no ângulo, para um golaço.
O Cerro ainda colocou uma bola na trave, aos 48 minutos e perdeu a chance de virar a partida no rebote. Ainda deu tempo para Edu Dracena ser expulso, ao levar o segundo cartão amarelo, mas o cronômetro se esgotou para a classificação dos paraguaios.