19 agosto 2009

Plenário do Conselho de Ética arquiva todas as acusações contra Sarney

O plenário do Conselho de Ética arquivou nesta quarta-feira (19) 11 ações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-AP), já havia rejeitado as denúncias, mas houve recurso ao plenário do colegiado. A oposição pretende agora recorrer ao plenário, mas os governistas argumentam que este recurso não está previsto no regimento.
Com apoio de senadores de PMDB, PTB, PT e PC do B, foram rejeitadas três representações assinadas pelo PSDB, duas feitas pelo PSOL, quatro denúncias do líder tucano Arthur Virgílio e duas outras denúncias assinadas por Virgílio em parceria com Cristovam Buarque (PDT-DF).
As acusações tratam dos atos secretos e de uma gravação que ligaria Sarney a uma dessas decisões não publicadas, de supostas irregularidades na Fundação Sarney, de negócios de um neto do presidente do Senado com crédito consignado, de uma mansão que Sarney teria omitido de sua declaração à justiça eleitoral, de um assessor que teria usado o prestígio junto à Polícia Federal para obter informações privilegiadas para Fernando Sarney e da suposta ocultação de terras pelo presidente do Senado para não pagar tributo.
Todas elas foram arquivadas pelo presidente do Conselho. O principal argumento é que as acusações se baseavam em reportagens jornalísticas. Houve questionamento também sobre a legalidade das provas apresentadas, como a gravação, que faz parte de um processo que corre em segredo de justiça.

Tarde de Campo de Pecuária superou expectativas

Aproximadamente 500 produtores da região participaram da Tarde de Campo de Pecuária promovida pela Cotrimaio, Setrem, Sicredi e Emater/Ascar RS com a colaboração da Agroceres, para adquirir conhecimentos sobre a atividade leiteira. Os produtores foram recepcionados na tarde do dia 18, no auditório da Setrem por membros das entidades promotoras.
Durante o evento os produtores tiveram a oportunidade de assistir palestras conduzidas por profissionais renomados, onde foram apresentadas as Expectativas sobre o Mercado do Leite, com o eng. Agrônomo da Emater de Porto Alegre, Breno Kirchof. Alternativa de Produção de Forragens de Inverno sobre Pastagens de Tifton, com o eng. Agrônomo e PHD em Produção Leiteira, Wagner Beskow. Análise de Leite: aspectos que determinam à qualidade, com o médico veterinário, doutor em Fisiologia pela Southern Illinois Uviversity e docente da UFSM, Marcelo da Silva Cecim.
Segundo o gerente de Produção da COTRIMAIO, João Carlos Loro, o evento contou com boa participação dos produtores. "Avaliando o número total de participantes, o evento superou as expectativas, pois o clima não estava favorável e não poderíamos transferir o evento em função da agenda dos profissionais, mas, com as medidas necessárias, tudo percorreu da melhor maneira possível”, diz Loro.

Obras do acesso asfáltico a São José e Nova Candelária, serão autorizadas esta semana

Em audiência realizada na última 3ª feira em Porto Alegre entre os Prefeitos de São José do Inhacorá Dr. Alexandre Vaz Ferreira, Prefeito e Vice de Nova Candelária com o Superintendente do Departamento de Construção de Rodovias do DAER, Cezar José Pereira Garcia, o mesmo garantiu que as obras serão formalmente autorizada esta semana e assim o início oficial dos acessos asfálticos de São José do Inhacorá e de Nova Candelária.
Também em São José do inhacorá, atendendo ao requerido, via protocolo na Prefeitura Municipal, solicitando um espaço físico de 800m² com o objetivo de instalar uma empresa do ramo de injetora de plásticos e consequentemente a geração de emprego e renda. A Administração Municipal deferiu o pedido e imediatamente iniciou o processo burocrático, engenharia, processo licitatório e posteriormente o início da obra pela empresa vencedora a Construtec de São Paulo das Missões.
A primeira fase é constituída pela estrutura de concreto , cobertura de aluzinc e fundações.
Atualizada em 20.08.09: As obras da ligação asfáltica, foram autorizadas na tarde desta quarta-feira 19 de agosto de 2009.

Casos de gripe A já começam a diminuir no RS, aponta Secretaria da Saúde

Com base em dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a Secretaria da Saúde informa que está diminuindo o número de notificações e de casos graves de gripe A (H1N1) no Rio Grande do Sul. A tendência de que é confirmada pelo levantamento da Central de Regulação do Estado.
Desde a última sexta-feira até esta terça-feira, o número de pacientes internados em UTIs caiu de 279 para 254. Já a média de solicitações à Central de Regulação, que foi de 11 por dia, na última semana de julho e na primeira de agosto, é de 6,5 atualmente. A Central foi responsável por 50% dos casos de internação em UTIs no Estado.
Ainda de acordo com as informações da Central de Regulação, não existe nenhum adulto ou criança com suspeita de gripe A aguardando leito de UTI. E nos municípios da região Sul do Estado, há quatro dias não é registrado nenhum pedido de internação.