20 agosto 2009

Estado repassa controle de polos de pedágios ao governo federal

A governadora Yeda Crusius anunciou nesta manhã que está transferindo as concessionárias das estradas gaúchas para que sejam geridas pelo governo federal. Com a decisão, o governo do Estado abre mão da arrecadação desses contratos firmados com os polos de pedágio compostos por estradas estaduais e federais, com exceção do polo de Gramado, que só tem estrada estadual.
Além de administrar os cerca de 1,6 mil quilômetros, o governo federal também ficará responsável por renegociar novos investimentos com as concessionárias de rodovias no Rio Grande do Sul e a renovação dos contratos. A União também terá de negociar a dívida de mais de R$ 1 bilhão que as concessionárias estão cobrando do Estado. Na sexta-feira, elas entraram com um pedido de cobrança extrajudicial.
Saiba mais sobre o assunto no Blog da Rosane
— Nada se modifica no serviço cotidiano das estradas. O que estamos fazendo hoje é ratificar o ato de denúncia dos convênios de 1996. Os contratos continuam vigentes, e importante, os serviços das estradas continuam como antes — disse Yeda.
De acordo com a governadora, a transferência dos contratos para a União levará 30 dias e justificou a decisão para aproveitar o momento em que o governo federal anuncia uma série de obras em estradas e permitindo também que o Estado possa investir nas rodovias gaúchas.
— A partir daí qualquer informação, qualquer sonho ou realização ele se transfere para o âmbito federal. Estou liberando o RS para fazer estradas. Seja por investimentos nossos, seja por investimentos federal.

FUMSSAR garante aprovação de Projeto Inédito para a Saúde Prisional de Santa Rosa

A equipe da FUMSSAR garantiu na tarde desta quarta-feira(19), em Porto Alegre, a aprovação de um Projeto inédito para Santa Rosa. Na reunião da Comissão de Intergestores Bi Partite, composta por representantes do Governo e dos Municípios, a Presidente da Fundação, Karina Kucharski e a Diretora de Planejamento, Vanderli de Barros, receberam a aprovação do Projeto.
O atendimento aos presidiários atualmente é realizado nas Unidades de Saúde. Com a aprovação do projeto, passará a ser feito dentro do presídio, em um ambulatório. Por ano, a FUMSSAR receberá o repasse de R$65 mil reais do Governo Federal e terá contrapartida da Prefeitura. Segundo a Diretora de Planejamento, Vanderli de Barros(foto), “Essa prática inclui um novo olhar para o tratamento dos detentos, pois temos que proporcionar saúde com qualidade sem exclusão, de forma igual para toda população, essa ação demonstra o compromisso do Poder Público com toda a comunidade”.
Uma equipe com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e dentista contratados pela FUMSSAR, realizarão trabalhos por 20horas semanais, no Presídio Estadual de Santa Rosa. Um assistente social e um psicólogo contratados pela SUSEPE também darão assistência. O serviço deverá começar em setembro.

Fogo Simbólico chegou em Três de Maio nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (19), nas dependências da Companhia da Brigada Militar de Três de Maio, aconteceu a recepção do Fogo Simbólico. A chama do Fogo Simbólico saiu de Porto Alegre, sendo dividida em sete viaturas, tendo Três de Maio pertencido ao eixo norte. Chegando no município de Três de Maio, a chama foi conduzida pelos soldados, Romaldo Klatt, Paulo Follmann, Cláudio Sidnei Preissler, escoltados pelas viaturas da Brigada Militar de Três de Maio e Santa Rosa. A chama cívica, no final da tarde de ontem, percorreu as avenidas Senador Albrerto Pasqualini e Santa Rosa, rua Consolata, até o destacamento, onde aconteceu um ato cívico.
Estiveram presentes à solenidade, o vice-prefeito João Mella Neto, Alexandre Dell Gaúdio Fonseca, juiz de Direito; coronel da reserva remunerada, Álvaro Raul da Cruz Ferreira, comandante da 3ª Companhia da Brigada Militar de Três de Maio; capitão Paulo Roberto Nascimento e o comandante do 1º Pelotão Gilmar Daniel Feistel, demais membros da corporação e o comandante do Corpo de Bombeiros Misto, 2º Sargento Marco Antônio Ferreira Barreto. Também, se fizeram presentes secretários e diretores municipais, professores, alunos e comunidade em geral.
Logo após a realização do hasteamaneto das bandeiras, fez uso da palavra o coronel da reserva remunerada, Álvaro Raul da Cruz Ferreira.
O vice- prefeito João Mella, saudou a todos os presentes e fez um convite aos presentes para que participem e cultivem a Semana da Pátria, que inicia no próximo dia 01 de setembro.
Foto: Pato Roberto.

Município de São José do Inhacorá preocupa-se com dados divulgados pelo IBGE

São José do Inhacorá preocupado com os últimos dados divulgados pelo IBGE, em que aparece como um dos municípios que mais encolheram sua população entre os anos de 2000 a 2009(-1,38%). Este fato já era esperado pela Administração Municipal e se deve principalmente pela eterna crise que a agricultura brasileira vem sofrendo, nosso Municipio é essencialmente de economia agrícola e as pessoas, principalmente os jovens, não conseguem vislumbrar um futuro bom baseado nessa atividade e acabam se evadindo para os centros que oferecem trabalho em áreas mais promissoras. Além disso, outros fatores contribuiram para o exodo, como a falta de um acesso asfáltico, falta de empregos no setor da industria e comércio e a falta de estrutura na área de telecomunicações que eramos submetidos.
Nós em São José do Inhacorá temos uma cidade bem estruturada, bonita, segura, limpa e organizada com serviços públicos que poderiam atender o dobro da população, por exemplo temos um hospital que sobra leitos e temos salas de aula da rede municipal e estadual com poucos alunos.
"A adminstração neste governo elegeu a geração de emprego e renda como a principal prioridade, neste ano conseguimos a atração de 2 grande empresas que devem geram muitos empregos, fizemos parcerias com empresas de cidades vizinhas oferecendo transporte gratuito para que as pessoas que queiram trabalhar tenham a oportunidade, conseguimos que o nosso acesso asfáltico fosse incluido no orçamento do Estado para este ano e a obra deve ser autorizada formalmente está semana, conseguimos que fosse instalada a aparelhagem que possibilitou o sinal de celular da Operadora OI na nossa cidade e não estamos medindo esforços para que as pessoas possam permanecer em São José e os que foram embora possam voltar e ser felizes aqui".