01 dezembro 2009

Começa reconstrução de casas em Campina das Missões


Comércio fechado, aulas suspensas e destruição ainda eram uma realidade nesta terça-feira nas cidades do noroeste gaúcho, após o vendaval da madrugada de segunda-feira. Em Campina das Missões, as mais de 200 casas que tiveram o telhado ou a estrutura danificada começaram a ser reconstruídas. Na Vila Kennedy, das 110 residências, 80 foram atingidas.
Em Santo Cristo, moradores e curiosos de cidades vizinhas ainda andam pelas ruas interrompidas para verificar de perto o que a força do vento fizera com postes, árvores e construções.

Ponte na BR-472 entre Uruguaiana e Itaqui é interditada

O DNIT informou nesta tarde a interdição da ponte sobre o rio Ibicuí, no km 513 da BR-472, entre Uruguaiana e Itaqui.
De acordo com o departamento, não há rota alternativa no local. As alternativas de desvio são as rotas de São Borja, Alegrete e Uruguaiana.
Ainda não há previsão de liberação da pista, o que deve acontecer apenas quando o nível do rio baixar.

Deputados Classmann, Jerônimo e Zilá intermedeiam ações em prol dos atingidos pelos temporais

Os deputados Aloísio Classmann (PTB), Jerônimo Göergen (PP) e Zilá Breitenbach (PSDB) estiveram novamente reunidos com o chefe da Defesa Civil, coronel Joel Prates Pedroso. Os parlamentares solicitaram ações emergenciais e imediatas por parte do governo do Estado em socorro aos municípios atingidos pelos temporais. O governo confirmou aos parlamentares que disponibilizou kits dormitórios, telhas de seis milímetros, lonas e alimentos. Ficou definido que na quarta-feira (02) os prefeitos estarão reunidos com a equipe do governo. Eles irão relatar a situação dos prejuízos. Também irão apresentar os projetos e planos de trabalho, para em conjunto com o Estado, Defesa Civil e o governo federal encaminharem solicitação de recursos para a reconstrução desses municípios. Os deputados ainda pleitearam que o governo disponibilize junto ao Banrisul uma linha de financiamento com juros especiais para pessoas físicas em até 36 meses para reconstrução dos imóveis danificados.
Em reunião da Comissão de Assuntos Municipais, Classmann apresentou requerimento aprovado por unanimidade no sentido de que os deputados integrantes da mesma visitem a região nesta semana. Em pronunciamento no plenário o parlamentar novamente voltou a relatar a situação de dificuldades por que passam as cidades atingidas e conclamou a união de todos os gaúchos para atuarem em prol da imediata reconstrução da região.

Faltam poucos dias para o Vestibular SETREM 2010

Encerram no dia 09 de dezembro, quarta-feira, as inscrições para o Vestibular SETREM 2010. O investimento é de R$ 50. As inscrições podem ser efetuadas nas unidades do Sicredi Noroeste, no Campus SETREM ou pelo site:www.setrem.com.br/vestibular
A prova será realizada no dia 12 de dezembro, às 14h, no Campus. A instituição oferece à comunidade regional oito cursos superiores: Administração, Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Produção Agroindustrial, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação e Tecnologia em Rede de Computadores. Ao todo, 400 vagas.

Vereadores reivindicam construção de creche no bairro Guaira

Por ocasião da realização de mais uma Sessão Ordinária do Legislativo três-maiense na noite desta segunda-feira (30.11), os vereadores Ivo Novotny do PMDB e Orlando Maier do PT, reivindicaram da Administração Municipal, a construção da tão sonhada creche do bairro Guaira em Três de Maio.
O vereador Ivo, encaminhou ao Plenário da Câmara, um pedido de explicações de parte da Administração Municipal do prefeito Casali, pelo fato de ter ficado encaminhado pela administração anterior do ex-prefeito Copatti, um convênio de 700 mil reais para a construção da creche, a verba encontra-se depositada em uma agencia bancária em Três de Maio, mas, até o momento não existe projeto para a construção da mesma.
Já o vereador Orlando Maier do PT, disse em seu pronunciamento, que somam-se ainda mais 300 mil reais que estão a disposição para a creche do bairro Guaira, totalizando um milhão de reais, o mesmo diz não entender o porque de não querer construir a tão sonhada creche do Guaira, já que muitas mães precisam caminhar por longa distância para levar seus filhos a outras creches existente no cidade, sem contar a falta de vagas que assolam muitas famílias.
O vereador Cereser, que é o líder do Governo Municipal na Câmara de Vereadores, disse em seu pronunciamento que a verba realmente existe e está depositada em uma agência bancária, mas que existem alguns entraves que impedem a elaboração do projeto, sendo o principal, o valor estimado da obra em um milhão e meio de reais.

Mistério cerca morte de gaúcha na Austrália

A viagem de estudos da gaúcha Suellen Domingues Zaupa à Austrália acabou tendo um fim trágico. Aluna de um curso de hotelaria, a porto-alegrense de 22 anos foi encontrada morta no apartamento milionário de um neurocirurgião em Sydney, no dia 21 de novembro. As circunstâncias de sua morte ainda repercutem na imprensa do país – suspeita-se de que a jovem tenha sido vítima de uma overdose de cocaína.
Omorador do imóvel – que tem valor estimado em 1,7 milhão de dólares australianos (R$ 1,4 milhão) –, Suresh Nair, 41 anos, foi indiciado na quarta-feira passada pela morte da gaúcha, segundo informações do jornal The Sunday Morning Herald. O médico entregou-se à polícia no domingo e deve comparecer a um tribunal no dia 15 de dezembro.
Peritos estimam que Suellen estava morta havia 36 horas quando seu corpo foi descoberto, o que fixa a data da morte em 19 de dezembro. O apartamento foi arrombado depois que colegas de Nair ficaram alarmados com a ausência do médico em seus compromissos no Hospital Nepean, onde trabalhava. Ele não estava no imóvel à hora da descoberta.
Médico está envolvido na morte de outra jovem
Nair teve sua licença para praticar medicina suspensa após o indiciamento. O médico foi suspenso outras duas vezes – em 2004 e 2008 – devido a “problemas de saúde”não detalhados. Funcionários do hospital o descrevem como “solitário”. Já vizinhos relatam que mulheres jovens eram vistas com frequência no apartamento.
Não é a primeira vez que Nair se envolve em um caso do tipo, de acordo com o jornal The Daily Telegraph. A polícia investiga a morte de outra jovem no apartamento do neurocirurgião, em fevereiro deste ano. Victoria McIntyre também tinha cerca de 20 anos e morreu de overdose.
Suellen morava havia cerca de três anos na Austrália e contava com a ajuda do pai, um empresário morador de Venâncio Aires, para se sustentar. Ele e a mãe, uma contadora de Porto Alegre, foram avisados da morte da filha apenas na quarta-feira, conforme Diego Costa, 30 anos, primo da gaúcha. Ontem, pai e mãe tentavam conseguir a documentação necessária para viajar à Austrália, o que deve ocorrer nos próximos dias. Antes, a mãe foi até Itajaí (SC) para informar o irmão de Suellen sobre a morte. Os pais pretendem cremar Suellen na Austrália, como era o desejo da filha.