26 janeiro 2013

Fórum Social Temático abre com debate sobre financiamento do SUS

Autoridades e especialistas defendem mais verbas para
a saúde (Foto: Divulgação)
O financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) foi tema de debate neste sábado (26) no primeiro dia de atividades do Fórum Social Temático, em Porto Alegre. No Plenarinho da Assembleia Legislativa, autoridades e especialistas em saúde defenderam a destinação de 10% da receita bruta da União para investimentos em saúde pública.

A iniciativa é defendida pelo movimento Saúde + 10, criado no ano passado. Os participantes estão coletando assinaturas para encaminhar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular ao Congresso que obrigue o governo federal a investir 10% dos recursos na área. Atualmente, os investimentos em saúde não chegam a 4% do montante, segundo os organizadores.

“Chegou a hora da emenda popular, chegou a hora de inverter as lógicas existentes e garantir a gestão pública eficiente para que tenhamos um SUS de qualidade, equidade e justiça”, defendeu a vereadora da capital gaúcha, Jussara Cony (PCdoB), a coordenadora do debate.

Durante a tarde, voluntários recolheram assinaturas para a proposta. Segundo Ronald dos Santos, um dos coordenadores do movimento, já foram coletadas cerca de 700 mil assinaturas em todo o país. A expectativa do movimento é reunir 1,5 milhão de assinaturas até o dia 5 de abril, para que elas sejam entregues à presidente Dilma Rousseff no dia 7 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde.

Também participaram do debate a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza; a representante do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, Silvia Giuliani; a vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Célia Chaves; o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Paulo Argolo; e o representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Eli de Medeiros; entre outros.

Jovem morre ao cair de ponte com veículo

Foto: Brigada Militar/Nonoai
Um acidente de trânsito causou a morte de um jovem de 20 anos, na madrugada deste sábado, 26, em Nonoai, no Norte do Estado.

Segundo a Brigada Militar, o veículo Kadett caiu no rio Tigre, por volta da meia-noite, após o motorista colidir com a mureta da ponte.

Maurício Antônio Monteiro foi socorrido pelo SAMU -Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e encaminhado ao Hospital Comunitário de Nonoai, mas não resistiu aos ferimentos.

Chevette desgovernado por pouco não invadiu uma farmácia em Panambi

Acidente ocorreu as 02h10min desta madrugada e resultou
em uma pessoa ferida
Um acidente ocorrido na madrugada deste sábado resultou em uma pessoa ferida e danos de monta na parte frontal do veículo envolvido.

Eram 02h10min quando o condutor do GM Chevette, de cor verde metálico, placas IIC-0220, Patrick Correa Almeida, 19 anos, por razões não determinadas acabou perdendo o controle do veículo vindo a chocar-se contra uma das pilastras frontais da Farmácia São João, filial da Rua Sete de Setembro, nº 173.

Juntamente com Patrick, encontrava-se Maicon Daniel Dartz Bacher, 23 anos o qual resultou com lesões tendo sido conduzido ao Pronto Socorro, mas sem correr riscos.

A Brigada Militar atendeu a ocorrência e determinou a retirada do veículo do local que foi feito por amigos do condutor e preencheu documentos operacionais atinentes ao fato.

Mulher é assassinada pelo ex-companheiro em Santa Bárbara do Sul

Volmar de Lima de Souza, 31 anos, foi preso e conduzido a
Penitenciária Modulada de Ijuí
Uma mulher foi esfaqueada na noite de ontem as 18h50min próximo de sua residência na Rua Diamante, Bairro São José Operário, em Santa Bárbara do Sul e mesmo tendo sido socorrida acabou morrendo no Hospital Santa Bárbara Beneficente.

Informada do ocorrido a Brigada Militar, compareceu no local do crime e conduziu a vítima Marinilce Moreira Fagundes, 35 anos, ainda com vida para o Hospital local, porém a mesma veio a falecer em decorrência de ter sido atingida 13 vezes com golpes no abdômen, peito e pescoço.

Marinilce Moireira Fagundes, nascera em Palmeira das Missões, em 01 de junho de 1978, sendo filha de Joselino Moreira Fagundes e Sebastiana de Lurdes Moreira Fagundes, a vítima deixa filhos mas não do relacionamento com o autor do homicídio.

O autor da agressão que resultou na morte da vítima é ex-companheiro da vítima o pedreiro, Volmar Lima de Souza, 31 anos, nascido em 20 de outubro de 1982, filho de Leomar Lima de Souza e Maria Lira de Souza, residente na Rua Gabriel Santos, 237 em Santa Bárbara do Sul.

Após ter cometido o ato Volmar de Souza se escondera nos fundos do pátio de uma residência nas adjacências, a BM foi informada do seu paradeiro e foi até o local tendo encontrado o mesmo que não ofereceu resistência à prisão e entregou a arma do crime (faca).

O homicida informou à polícia que praticara tal ato devido a sua ex-companheira ter lhe transmitido HIV e ainda andar lhe traindo na cidade. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio e conduzido à Penitenciária Modulada de Ijuí.

Esta não foi a primeira vez que Volmar atentara contra a vida da vítima, em 05 de setembro de 2011 ele já tentara matar a companheira utilizando uma espingarda motivando a separação do casal. Na noite de ontem, a vítima não teve a mesma sorte e acabou falecendo.

Casal fica ferido em acidente no trevo de acesso a Unijuí, em Ijuí

Foto: Deise Hagel
Um acidente aconteceu em torno das 01h30 deste sábado, 26, junto ao trevo que dá à cidade de Ijuí no chamado trevo da Unijuí.

Quando um dos veículos contornou o trevo aconteceu o acidente do tipo abalroamento, envolvendo um caminhão Mercedes, de Catuípe, e um Ford Fiesta, de São Miguel das Missões.

Do acidente resultou com ferimentos o condutor do Fiesta, Odalmir José Munaretto, de 48 anos, e sua esposa Juçara da Silva Munaretto, de 45 anos, que foram socorridos pelo Samu e conduzidos ao Hospital de Caridade de Ijuí.

Odalmir teve ferimentos na região do tórax e Juçara teve fratura num dos braços e demais escoriações pelo corpo, além de suspeita de lesão na coluna.

No Ford Fiesta havia ainda o filho do casal, Bernardo da Silva Munaretto, 17 anos, que não sobreu ferimentos, e sua namorada Camila Borges Machado, 16 anos, que foi medicada e liberada.

O motorista do caminhão, Dimas Luiz Ceretta, de 52 anos, saiu ileso. O caminhão vinha no sentido BR 285 para Catuípe com uma carga de uva, procedente de Caxias do Sul.

Com o abalroamento ambos os veículos saíram da pista de rolamento, tendo o For Fiesta descido um barranco e ficado em meio a árvores do acostamento da rodovia.

O acidente foi atendido pelo Samu, Polícia Rodoviária Estadual, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.