22 março 2011

Polícia encontra plantação de maconha no Vale do Rio Pardo

Cerca de 50 quilos em pés de maconha foram
apreendidos
Um agricultor foi preso nesta terça-feira em Tunas, no Vale do Rio Pardo, por tráfico de drogas. Cerca de 50 quilos em pés de maconha foram apreendidos na propriedade do homem de 41 anos. Ele não teve o nome divulgado pela polícia.
Conforme a Brigada Militar, depois de receber uma informação anônima a polícia foi até a residência na localidade de Linha Nossa Senhora Aparecida. No local os policiais encontraram um tijolo de maconha com 665 gramas.
Em uma clareira no meio da mata, a cerca de 800 metros da residência, foi localizada a plantação. A maior parte da droga já havia sido colhida e estava enrolada em lonas para secagem. A polícia apreendeu ainda 835 gramas de semente de maconha, duas espingardas, calibres 20 e 32, e munições.
A operação, que iniciou durante a manhã, se estendeu até o final da tarde. O material foi apreendido e encaminhado para a delegacia de Arroio do Tigre. O suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Conforme a delegada Larissa Fajardo, responsável pelo caso, a polícia credita que existam os casos de agricultores que cultivem a droga na região. Amanhã a polícia cumprirá novos mandados de busca e apreensão em propriedades. A Polícia Civil tenta identificar quem repassa as sementes para os plantadores. O agricultor preferiu se manifestar em juízo.

Secretária do Turismo participa de seminário em Tenente Portela

Abgail estará em tenente Portela
A secretária do Turismo, Abgail Pereira, fará a palestra de abertura do 1° Seminário de Turismo da Rota do Yucumã. O evento ocorre na quinta-feira (24), em Tenente Portela, região noroeste do Estado.
O seminário é promovido pelo Consórcio Rota do Yucumã, que congrega 33 municípios, sendo 21 da região Celeiro e 12 da Amuplan em parceria com a prefeitura de Tenente Portela e Emater/RS. A secretária falará sobre As Perspectivas para o Turismo do Rio Grande do Sul, às 9h30min, no Clube Recreativo Comercial.
Aberto ao público, o encontro pretende reunir prefeitos, secretários, vereadores, empresários e entidades para tratar de temas relacionados ao turismo como atividade geradora de emprego e renda.
Entre as atrações turísticas de Tenente Portela está a Rota do Yucumã, que tem Derrubadas como município polo, onde está localizado o Salto do Yucumã. O salto tem 1,8 mil metros de extensão e é considerada a maior queda d'água em sentido longitudinal do mundo.
Além de Tenente Portela, fazem parte da rota os municípios de Ajuricaba, Alecrim, Alegria, Augusto Pestana, Barra do Guaritá, Boa Vista do Buricá, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campina das Missões, Campo Novo, Cândido Godói, Catuípe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Dr. Maurício Cardoso, Esperança do Sul, Horizontina, Humaitá, Ijuí, Independência, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Candelária, Nova Ramada, Novo Machado, Panambí, Pejuçara, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Redentora, Santa Rosa, Santo Augusto, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Martinho da Serra, São Valério, Sede Nova, Tiradentes do Sul, Três de Maio, Três Passos, Tucunduva, Tuparendi e Vista Gaúcha.

Hospital São Vicente de Paulo promove a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Participou um grande publico entre 
colaboradores, empresas apoiadoras
e comunidade em geral
Entre os dias 16 a 18 de março de 2011, nas dependências do HSVP, realizou-se mais um trabalho em prol da saúde de seus colaboradores. Em que, foi proporcionadas aos colaboradores palestras informativas, motivacionais e de reflexão.
Sendo prestigiado com um grande publico entre colaboradores, empresas apoiadoras e comunidade em geral.  Foram discutidos assuntos pertinentes quanto a Radioproteção dos trabalhadores, pacientes e publico em geral; Combate ao tabagismo e ao alcoolismo discutindo os prejuízos profissionais, empresariais e pessoais; foram abordados assuntos quanto à qualidade e q quantidade e água em com conceito global, esta prestigiada pela comunidade três-maiense, e para finalizar o evento a Unimed Alto Uruguai – Saúde Ocupacional trouxe-nos esclarecimentos sobre a Saúde Ocupacional, envolvendo o uso de Equipamento de Proteção Individual a importância de um Serviço Especializado em Segurança e Medicina no Trabalho entre outro.
Parabenizamos a equipe organizadora pelo sucesso do evento e agradecemos as empresas pelo apoio prestado: A Musical, Bazar das Cores, Bom Toque, Briske Inovação em Consultoria e Treinamento, Dhamer Marmores E Granitos, Dobler & Filhos Ltda, Eletromaio, Farmácia Drogabel, Ijuimed Comercio e Representações Ltda, Laboratorio São Vicente, Lic’s Super Agua, Biotecno, Loja Butzke Materiais De Contrução, Praxis Consultoria Em Proteção Radiolágica, Seriplast, Serviluz, Sulformes Uniformes, Tecnimov, Unimed Alto Uruguai, VFS Construtora Ltda, Vidraçaria Serginho.

19ª Fenasoja assina primeiros contratos de locação de espaço

A 19ª Fenasoja acontece em 2012
Um dia após o lançamento da comercialização de espaços para a 19ª Feira Nacional da Soja - Fenasoja 2012 (17/03), o evento realizou a assinatura do primeiro contrato de locação de espaço. O contrato foi firmado com uma empresa do setor de comércio: D’Maap Moda Couro.
O contrato foi assinado na última quinta-feira, com o sócio-diretor da empresa, Paulo José Diel, localizada em Santa Rosa. "A empresa é um tradicional expositor da Fenasoja, e nesta edição estará novamente comercializando seus produtos no Pavilhão 3, da Indústria e Comércio."
Outros 40 expositores já confirmaram participação no evento. A 19ª Fenasoja está comercializando espaços para 600 expositores, entre Indústria, Comércio, Serviços, Agricultura, Pecuária, Exporural e pontos de Alimentação. Mais informações sobre locação de espaços pelo fone 55 3512-6866.

Botafogo E.C comemora 51 anos de história

A festa aconteceu dia 19 de março
O preto e branco de muitas glórias, completou 51 anos de história no último dia 18 de março, a festa de aniversário aconteceu no sábado dia 19, nas dependências da Sede Social do Botafogo junto ao Estádio Estrelão em Três de Maio. O Jantar, contou com as presenças dos membros da atual Diretoria, Ex-dirigentes, ex-atletas e torcedores do clube.
O Botafogo E.C, foi fundado em 18 de março de 1960, e no longo de sua história foi quatro vezes Campeão Estadual Amador, que este titulo era muito valorizado no Estado do Rio Grande do Sul. Nos anos 80 até 1990, disputou a Segunda Divisão Gaucha de Futebol, proporcionando momentos inesquecíveis para o torcedor de Três de Maio.
Hoje, o Botafogo que conta com uma invejável estrutura como poucos possuem no interior do Estado, vem trabalhando com as categorias de base, em um projeto que conta com mais de 200 meninos. Recentemente, Carlãozinho (10 anos), oriundo da base do Botafogo, foi integrado a base do Sport Clube Internacional de Porto Alegre.  

SETREM lança Central de Atendimento Online

Professora Fabiane Weydmann Reinhold
e a estudante Michele Regina Rachor
Com intuito de ampliar os canais de comunicação e aperfeiçoar ações de relacionamento com a comunidade, a SETREM lança nesta segunda-feira, dia 28, a Central de Atendimento ao Online. Possibilitará, via MSN Messenger (programa de mensagens instantâneas na Internet), sanar dúvidas ou obter informações sobre os mais diversos setores da instituição.
Os atendimentos serão realizados pela estudante do Curso Técnico em Vendas, Michele Regina Rachor, que fará da experiência projeto de pesquisa e atividade de estágio de conclusão de curso. Terá supervisão e orientação da professora Fabiane Weydmann Reinhold, Especialista em Gestão de Marketing e Comunicação, Mestranda em Desenvolvimento e que atua também como assessora de imprensa na instituição. “As organizações nos mais diversos segmentos, em razão do mercado competitivo, vem investindo em ações de relacionamento, a fim de conquistar diferencial, agregando valor aos produtos ou serviços. As instituições de ensino não são diferentes, necessitam buscar alternativas para estar em contato com seu público alvo”, explica.
Em um primeiro momento os atendimentos ocorrerão à tarde, das 13h30min às 17h30min. Contudo, segundo a professora, este poderá ser ampliado. “O serviço deve tornar-se permanente, já que tem o objetivo de atenuar, em parte, o número de ligações telefônicas à instituição”. Interessados podem adicionar o msn pelo endereço eletrônico:  setremonline@hotmail.com

Balneário Cascatinha tem Academia Pública ao ar livre do Projeto "Tchê Mexe Alegria"

Projeto Tchê Mexe Alegria
A Administração Municipal de Alegria, através da Secretaria Municipal da Saúde, acaba de instalar junto ao Balneário Cascatinha na Ponte Schmidt, o conjunto de equipamentos da Academia Pública ao Ar Livre, do Projeto “Tchê Mexe Alegria”, segundo o secretário municipal da saúde Valdir Rochinheski, a implantação desta academia, vem através de mais um esforço da Administração Municipal e de encontro com as propostas de fortalecer as ações de vigilância em saúde para grupos de risco e vulnerabilidade da população Alegriense, incentivando a prática de atividade física seguida de adoção de hábitos de vida ativos e saudáveis com base na Política Nacional de Promoção da Saúde. Com a finalidade de promover a saúde e prevenir Doenças e Agravos Não Transmissíveis, desenvolvendo ações integradas com a Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família.
Entre as atividades desenvolvidas no projeto estão à implantação de grupos de caminhada orientada e ginástica com um profissional de Educação Física. 
O projeto também será monitorado por uma Equipe Técnica Multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras, nutricionista, fisioterapeuta e profissional de Educação Física, que serão os responsáveis pela execução do mesmo, assim como pelas avaliações que serão realizadas.
O público alvo do projeto são diabéticos, hipertensos e depressivos portadores de doenças metabólicas (colesterol e triglicerídeo); 
Com mais este projeto busca-se aumentar a prática de atividades físicas e gerar um ambiente mais ativo e saudável tanto para a população de Alegria, como para os que vem passar temporadas de férias naquele local , uma vez que o Balneário Cascatinha é um dos Pontos Turísticos mais bonito e mais visitado da região, concluiu o prefeito Santi.

Sobe para 8 casos suspeitos de dengue em Três de Maio

Toda a cidade está em risco
Em Três de Maio até esta segunda-feira, 21, eram oito casos suspeitos da doença.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Valdemar Fonseca, são quatro casos suspeitos no bairro Oriental, dois na Pró-Morar, um no Guaíra e outro no Jardim das Acácias. Como o mosquito pode voar em um raio de 300m, na verdade toda a cidade está em risco.
"Toda a cidade deve estar em alerta. Não vai adiantar apenas a multa, mas os moradores precisam ajudar a evitar uma epidemia ", alerta o secretário.

Faculdades Comunitárias criam FORCOM

Um dos objetivos está associado à
representação, junto ao poder público
Na última sexta-feira, dia 18, representantes de Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Estado reuniram-se em Porto Alegre, para assembléia de aprovação do regulamento e portanto, criação do Fórum das Faculdades Comunitárias (FORCOM).
A ação se caracteriza como um movimento de instituições, de livre adesão, com vistas à interação e ao congraçamento das Faculdades de caráter público e não estatal, sendo mantidas por associações, comunidades, igrejas ou congregações, confessionais ou não.
Segundo o diretor geral da SETREM, Flávio Magedanz, presente no evento, o objetivo está associado à representação, junto ao poder público, intercâmbio entre as IES e produção de conhecimentos que permitam qualificar a ação conjunta e de interesse comum. A Faculdade Três de Maio (SETREM) também esteve representada na ocasião pelo vice - diretor de Ensino Superior, Paulo Aires.
Estiveram presentes representantes das seguintes instituições: Faculdade de Tecnologia Pastor Dohms, Faculdade Instituição Evangélica Novo Hamburgo – IENH, Faculdades Integradas Machado de Assis – FEMA, Instituto Superior de Educação IVOTI, Faculdade Horizontina – FAHOR, Escola Superior de Teologia e Espiritualidade – ESTEF, Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, Faculdade Palotina - FAPAS FUNDASUL – Camaquã, Faculdade Porto - Alegrense  e Faculdades Integradas de Taquara. 

Preço do álcool supera pela primeira vez o da gasolina no Estado

Estabelecimentos no Estado elevam cotação 
do álcool em razão do estoque reduzido e 
do aumento das exportações de açúcar
Estoques reduzidos, resultado da entressafra, e aumento das exportações de açúcar fizeram o preço do etanol atingir uma situação inédita no Estado. Pela primeira vez, o valor do álcool hidratado nas bombas supera o da gasolina comum em estabelecimentos no Rio Grande do Sul.
— O valor do etanol nunca esteve tão alto, com preço equivalente e, inclusive, superior ao da gasolina — afirma o vice-presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Alisio Vaz.
Conforme o dirigente, nas extremidades do país, como o Rio Grande do Sul, os reflexos são mais evidentes — em razão da distância das usinas de São Paulo, que produzem 70% do total de etanol no país.
Pelo levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), na semana encerrada em 19 de março, o Rio Grande do Sul era o Estado mais vantajoso para abastecer o carro com gasolina: o etanol correspondia, em média, a 90,7% do valor do combustível fóssil.
Em um levantamento feito por Zero Hora em 20 postos na zona norte da Capital ontem à tarde, quatro vendiam o combustível renovável a um preço igual ou superior à gasolina. Mesmo nos estabelecimentos em que o álcool hidratado estava abaixo da gasolina, a diferença não atingia o percentual mínimo, de 70%, para compensar o uso do combustível.
Em cidades do interior do Estado, o preço do álcool chega R$2,94, enquanto a gasolina custa em m´dia R$2,80.

Modelo de parceria para reforma do Beira-Rio é aprovado por aclamação

Modelo de parceria para reforma do
Beira-Rio é aprovado por aclamação 
O Conselho Deliberativo do Inter aprovou por aclamação a proposta de parceria para a realização das reformas do estádio Beira-Rio para a Copa do Mundo de 2014. Os conselheiros colorados chegaram a um consenso por volta das 22h desta segunda-feira, em uma reunião em que a ideia da direção saiu vitoriosa. O Inter publicará uma carta-convite em seu site e em jornais da cidade convidando empresas interessadas a apresentar as propostas. Elas terão 15 dias, contando a partir desta terça, para se apresentar.
Caso nenhuma empreiteira se ofereça para tocar as obras do Beira-Rio, a tendência é que o Inter feche a parceria com a Andrade Gutierrez, que mantém contatos com a direção desde o ano passado. “Faremos tudo para que o clube tenha todas as garantias de estar fazendo um bom negócio”, prometeu o presidente do Inter, Giovanni Luigi.
Antes da celebração do contrato – que pode durar até 90 dias para superar todas as etapas, conforme Luigi – o clube contratará uma empresa especializada em “gestão de arenas” e uma assessoria jurídica “em nível nacional”. As duas formularão o conteúdo a ser assinado. Um conselho de obras, com 13 integrantes, também foi formado. Eles vão elaborar pareceres sobre questões específicas, que serão apresentadas à presidência e ao Conselho Deliberativo.
Luigi aguarda por mais prazo da Fifa
Devido aos trâmites necessários, o dirigente afirmou que conta com um prazo maior da Fifa, organizadora da Copa do Mundo de 2014. “Espero que a Fifa entenda que o Inter precisa dar transparência ao processo. Por isso, terá de ter um pouco mais de paciência.” A entidade máxima do futebol quer os estádios para o Mundial prontos até 31 de dezembro de 2012. Um ano antes da Copa, em 2013, o Brasil sediará a Copa das Confederações.
Atualmente, pelo modelo de autofinanciamento, as reformas no estádio andam em compasso lento, embora a direção garanta que está dentro do cronograma previsto. “O comitê local (da Fifa) em nenhum momento estabeleceu prazos. Ele estava aguardando as garantias do Inter”, enfatizou Luigi, que comemorou o resultado: “O Inter sai engrandecido. A proposta objetivou atender todos os conselheiros e movimentos políticos do clube”.
Comissão de obras tem ex-presidente do Inter
A comissão terá como integrantes Cássio de Jesus Trogildo, Diana Raquel de Oliviera, Frederico Gerdau Johanpetter, Geraldo Costa da Camino, Humberto Cesar Busnello, João Patrício Centeno Hermann, José Aquino Flores, José Carlos Granja de Andrade, Keller Dornelles Clós, Luís Anápio Gomes de Oliveira (presidente da Comissão de Obras), Maximiliano Carlomagno (secretário), Pedro Paulo Zachia, Ronaldo Bolognesi.