22 maio 2013

Detran-RS interdita CRVA investigado pela Polícia Civil em Crissiumal

Imagem: Reprodução RBS TV
O Detran-RS decidiu interditar o Centro de Registro de Veículos de Automotores (CRVA) de Crissiumal, no Noroeste do Rio Grande do Sul, após a Polícia Civil realizar uma operação para combater fraudes no Cartório de Registros Públicos e no CRVA. A nota foi divulgada nesta quarta-feira (22). Na terça (21), policiais apreenderam documentos em empresas, na casa dos suspeitos de envolvimento e ouviu os proprietários do cartório. Segundo a polícia, os fraudadores adquiriam veículos com sinistros, adulteravam os documentos e revendiam.

A Corregedoria-Geral do Detran instaurou um processo administrativo para apurar os fatos e responsabilizar os credenciados envolvidos. A nota ainda afirma que o Detran-RS está em contato com a Polícia Civil, no intuito de prestar todas as informações necessárias.

Assinada pelo presidente Leonardo Kauer, a nota ainda orienta a população que precisa de serviços do CRVA. "O Detran-RS orienta os cidadãos de Crissiumal a buscarem os serviços relativos ao registro de veículos, como transferência de propriedade,  segunda via de documentos, alteração de características, comunicação de venda, entre outros, em qualquer um dos CRVAs do estado. Os mais próximos estão localizados em Horizontina, Três Passos e Boa Vista do Buricá. Os endereços podem ser conferidos no site www.detran.rs.gov.br, link Veículos, Locais de atendimento veículos CRVAs", diz o texto.

Funcionários e comunidade participam de treinamento à Resolução Técnica nº 14

A atividade aconteceu no turno da manhã e teve duração
de cinco horas
O Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio foi realizado no sábado dia 18 de maio, no Campus SETREM e serviu para suprir as demandas regionais e também internas da Instituição, quanto às exigências legais do Corpo de Bombeiro no que tange a Resolução Técnica nº 14.

A atividade aconteceu no turno da manhã e teve duração de cinco horas, contemplando basicamente uma parte teórica onde se estudou a teoria do fogo, propagação do fogo; classes de incêndio, métodos de extinção, agentes extintores, equipamentos de combate a incêndio, equipamentos de detecção, alarme e comunicação. Dentro dos primeiros socorros abordou-se a parada cardiorrespiratória, procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP) e Obstrução das Vias Aéreas por Corpos Estranhos (OVACE): procedimentos de desobstrução.

O curso também teve uma parte prática com uso do boneco para a reanimação cardiopulmonar, desobstrução das vias aéreas e combate a Incêndio com as instruções de uso de extintores. De acordo com o coordenador do Departamento de Extensão, professor Valsenio Gaelzer, o curso foi oferecido na intenção de atender a resolução técnica nº 14, criada a fim de capacitar pessoas para terem o conhecimento a cerca dos temas desenvolvidos na atividade. “Nesse curso pessoa recebe treinamento referente aos componentes do extintor, cuidados quanto ao seu uso e principalmente tem o aprendizado prático de seu funcionamento realizando a extinção do fogo” afirma.

Com estes dois treinamentos, explica Gaelzer, a pessoa então capacitada, recebe o certificado, e com este, a empresa para a qual os funcionários orientados trabalham conseguem obter junto ao Corpo de Bombeiros e a Prefeitura o alvará de funcionamento da empresa. Sem a apresentação destes certificados e demais documentos, a empresa não poderá entrar em atividade, nem renovar o alvará para poder continuar exercendo a atividade junto a sua comunidade.

Transportador suspeito de adulterar leite é de Boa Vista do Buricá e não de Três de Maio

Promotores Dr. Pablo e Dr. Alcindo (Foto: Fabrício Dockhorn)
Na madrugada de hoje, promotores e fiscais do Ministério da Agricultura com apoio da Brigada Militar saiu do centro de Três de Maio rumo a Boa Vista do Buricá para cumprir mandado de busca e apreensão de documentos em uma empresa de transporte de leite.

Um dos caminhões usados na coleta de leite foi apreendido. Na sede da empresa, localizada na saída para Nova Candelária, foram encontradas notas fiscais da compra de uréia, mistura pronta colocar no leite in natura e a fórmula utilizada pelo fraudador anotada em um pedaço de papel. Para cada 9 litros de leite, eram adicionados um litro de água e 10 gramas de uréia. Conforme o Promotor de Defesa do Consumidor, Alcindo Luz Bastos Silva Filho, o esquema é semelhante ao encontrado em Horizontina e Ibirubá: os envolvidos misturavam água e ureia ao leite antes de levar o produto para as indústrias, para dar consistência ao líquido e lucrar mais na comercialização.
A receita usada na fraude (Foto: Fabrício Dockhorn)

As prisões iniciaram na noite de terça-feira, em Horizontina. Larri Lauri Jappe, vereador do PDT, empresário do setor de transporte de leite cru, foi preso por adulterar leite. Ele foi encaminhado ao presídio de Santa Rosa. Segundo Mauro Rockenbach, promotor de Justiça responsável pela operação, Jappe já vinha sendo investigado e foi preso porque estaria preparando uma fuga.

A FRAUDE 

As investigações do Ministério Público tiveram início em fevereiro deste ano e comprovaram que empresas gaúchas de transporte de leite adulteraram o leite cru entregue para a indústria. Uma das formas de adulteração identificadas é a da adição de uma substância semelhante à ureia e que possui formol em sua composição. A adulteração consiste no crime de corrupção de produtos alimentícios, previsto no artigo 272 do Código Penal.
Agentes chegam ao Ministério Público com o material
apreendido (Foto: Paulo Marques)

A simples adição de água, com o objetivo de aumentar o volume, acarreta perda nutricional, que é compensada pela adição da ureia – produto que contém formol em sua composição – e é considerado cancerígeno pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A fraude foi comprovada através de análises químicas do leite cru, onde foi possível identificar a presença do formol, que mesmo depois dos processos de pasteurização, persiste no produto final. Com o aumento do volume do leite transportado, os "leiteiros" lucravam 10% a mais que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro.

Deflagrada segunda etapa da operação Leite Compen$ado. Investigação inclui Três de Maio

Caminhão com leite, operação Leite Compensado, nesta 

quarta-feira (22) (Foto: Ministério Público/Divulgação)
O Ministério Público (MP) gaúcho e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deflagraram nesta quarta-feira, com apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil, a segunda etapa da operação Leite Compen$ado. O alvo da ofensiva são núcleos nos municípios de Rondina, na zona da Produção, e Três de Maio e Boa Vista do Buricá, na Grande Santa Rosa.

Em Rondinha, uma pessoa foi presa em uma propriedade rural do município. De acordo com o MP, no local ocorreria a mistura de ureia – que contém formol ma composição – ao leite in natura. Outros três mandados de prisão devem ser cumpridos na cidade, além de mandados de busca e apreensão para caminhões usados no transporte do leite adulterado. Em Três de Maio, devem ser cumpridos apenas mandados de busca e apreensão.

Na segunda-feira, a Justiça gaúcha aceitou a denúncia do Ministério Público (MP) contra 11 suspeitos de envolvimento na fraude do leite em Ibirubá, no Alto do Jacuí. Em Guaporé, na Serra, foi aceita a denúncia contra dois suspeitos de envolvimento na fraude do leite.

Núcleo de Três de Maio

É comandado por um caminhoneiro que recolhe leite em vários locais no interior do município. Ele frauda o leite com ureia e formol e o entrega em vários postos de resfriamento. Teriam sido adulterados 6,5 mil litros de leite. O Ministério Público fez o pedido de prisão preventiva do empresário, mas que acabou rejeitado pela Justiça. Porém, um mandado de busca e apreensão em um caminhão foi cumprido em Boa Vista do Buricá, que pertence a Comarca de Três de Maio.

Operação Leite Compen$ado

O Ministério Público (MP) gaúcho deflagrou, em 8 de maio, a operação Leite Compen$ado nos municípios de Guaporé, Horizontina e Ibirubá. De acordo com investigações das Promotorias de Justiça Especializada Criminal e de Defesa do Consumidor de Porto Alegre e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – que tiveram início há três meses – pelo menos 100 milhões de litros de leite teriam sido adulterados no Estado.

HSVP assina convênio para aquisição de Arco em C

Na foto Assinatura do Convênio - Samuel Meoti
(Diretor Adminsitrativo HSVP), Ir. Denise Miranda
(Dir. Geral do HSVP), Dr. Ciro Simoni (Sec. Est. de Saúde)
(Foto: Divulgação)
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, assinou um convênio com a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul para a aquisição de um Arco em C. O encontro entre a direção do Hospital e o secretário Ciro Simoni ocorreu no dia 16 de maio, em Porto Alegre, oportunidade em que foi reafirmada a parceria entre a Instituição e o Estado, assim como reforçadas outras demandas do HSVP, como o projeto para o Pronto Socorro.

“Sentimos um especial interesse por parte dele em nos ajudar. Falamos do processo de habilitação para o recebimento das diárias de UTI, pendência que o secretário atribui a uma questão técnica, e também abordamos a falta de recebimentos dos valores referentes aos atendimentos SUS nos meses de abril e maio, situação em que ele encaminhou nosso ofício ao Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA)”, explica o Diretor Executivo Samuel Meoti.

Segundo a Diretora Geral do HSVP, Ir. Denise Cristina Miranda, o projeto referente ao Arco em C foi encaminhado em março de 2012 e é uma importante aquisição para o Hospital. “O arco cirúrgico é um equipamento de raios-X que produz imagens digitais em tempo real. Na Instituição é mais utilizado em cirurgias de ortopedia e traumatologia”, explica, ressaltando que o próximo passo é aguardar a liberação dos recursos para iniciar o processo de aquisição do equipamento. Esta aquisição vem de encontro à meta estratégica de modernização dos equipamentos médicos hospitalares, hoje tão importantes para garantir a segurança e qualidade nos resultados dos tratamentos dos pacientes.

Juiz ordena prisão do vereador de Horizontina suspeito de adulterar cargas de leite

O vereador Larri Jappe foi preso na tarde desta terça-feira
O vereador licenciado de Horizontina Larri Jappe(PDT), foi preso no inicio da noite desta terça-feira(22), em sua residência no interior do município, localidade de Vila Cascata, por suposto envolvimento com a adulteração de leite, operação Leite Compen$ado investigada pelo Ministério Público.

Conforme informações obtidas por nossa reportagem, havia certo temor de parte do MP que Jappe pudesse estar planejando sair do município. Uma ligação telefônica interceptada pela investigação, daria conta que ele estaria sendo orientado para que “cruzasse a fronteira” por uma advogada.

O diálogo segundo a causídica, teria sido em tom de brincadeira, sendo corriqueiro na área, especialmente quando diante de um caso de complexidade, como o que se apresentava. Segundo ela, estaria tendo dificuldades para acessar o processo, enquanto na imprensa o MP já noticiava o envolvimento do parlamentar. Ela teria tão somente assim se expressado, sem nenhuma consistência ou intenção nesse sentido.

A prisão preventiva do vereador teria sido pedida pela Promotoria Criminal do MP de Porto Alegre havia duas semanas e inicialmente negada pelo Poder Judiciário. Não está claro ainda se houve apresentação de novas provas pelo MP ou se somente o suposto diálogo, impactou em nova decisão do Juiz de Horizontina Danilo Schneider Jr.

O vereador licenciado foi levado ao Presídio Estadual de Santa Rosa pela equipe volante da Polícia Civil. A Operação Leite Compen$ado investiga o envolvimento de transportadores de leite de pelo menos três regiões do RS em adulteração do produto, misturando ureia para poder adicionar até 10% de água as cargas e com isso faturar mais.Transportadores foram denunciados e presos em Guaporé e Ibirubá.

No caso de Jappe, cargas supostamente descarregadas de seus caminhões na planta da Líder Alimentos em Crissiumal teriam apresentado a mistura.

O vereador nega envolvimento, e com sua defesa trabalha a hipótese de sabotagem ou armação criminosa no produto recolhido em suas rotas. Ele teria colaborado com as investigações. Sua propriedade foi alvo de ação de busca e apreensão no último dia 9 de maio. Pelo menos três caminhões e documentos teriam sido apreendidos e um estoque de ureia encontrado no armazém de sua casa agropecuária lacrado.

Nesta quarta(22) começa a atuar na Câmara de Vereadores uma CPI para analisar a quebra de decoro parlamentar de Jappe, que se comprovada poderá resultar em pedido de cassação de seu mandato. Na semana passada Jappe pediu licença do cargo por 30 dias tendo interinamente tomado posse o suplente Arani Lunardi Faleiro.

Mais de 6 toneladas de leite em pó adulterado são incineradas no RS

Toneladas de leite em pó foram incinerados em Taquara
(Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura)
Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) queimaram 6,2 toneladas de leite em pó adulterado. A ação ocorreu segunda-feira (20) no município de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A Operação Leite Compensado desvendou a adulteração de leite com adição de água e ureia. A Justiça aceitou denúncia contra 13 pessoas nas cidades de Ibirubá e Guaporé.

Cerca de 300 mil litros de leite foram apreendidos em três postos de refrigeração no estado. Para cada 10 litros de leite cru, se faz cerca de um quilo de leite em pó. Do total retido, em cerca de 28 mil litros apresentaram indícios de fraude e eram oriundos de dois entrepostos interditados no dia 8 de maio deste ano.

A Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (SFA/RS) ainda aguarda as demais análises das amostras do leite cru apreendido. A partir delas, serão definidos os destino dos demais lotes que estão cautelarmente apreendidos em uma empresa que auxilia as ações do Mapa.

Integrantes do Ministério da Agricultura devem se reunir nos próximos dias com representantes da cadeia produtiva do leite, em Brasília, para discutir mudanças na relação das indústrias de laticínios com as transportadoras. Segundo o ministro Antônio Andrade, será apresentada a proposta para que as empresas alterem o pagamento pelo frete do produto, baseando-se na distância percorrida e não no volume transportado.

O Ministério também procura uma nova forma de analisar a quantidade de ureia no leite, já que a substância faz parte da composição natural do produto.

Enfermeiros e Técnicos são homenageados no Vida & Saúde

De 12 a 20 de maio é comemorada a Semana da Enfermagem
De 12 a 20 de maio é comemorada a Semana da Enfermagem. O dia 12 é marcado para homenagear o Enfermeiro. A data foi escolhida por lembrar o nascimento da enfermeira Florence Nightingale. Ela foi a primeira voluntária a atuar na Guerra da Criméia no século XIX e conseguiu reduzir de 42% para 2,2% a taxa de mortalidade no hospital de Guerra. Pelo seu belo trabalho é considerada Patrona Mundial da Enfermagem pois foi uma profissional a frente do seu tempo, demostrando elevado senso de organização, planejamento, sensibilidade e humanidade no cuidado dos doentes.

No Hospital Vida & Saúde, um café surpresa foi realizado para todos os enfermeiros da Instituição, sendo 34 hospitalares e 6 do SAMU. De acordo com a realizadora do café, Jacinta Spies, Gerente de Enfermagem, essas ações são fundamentais para valorização dos funcionários, “Tudo que nós buscamos é valorizar o serviço que esses profissionais realizam e fortalecer as relações do grupo”.

O Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem é lembrado no dia 20 de maio. Para homenagear os cerca de 270 profissionais que atuam no hospital foi oferecido um jantar na Associação dos Costeiros, no Parque de Exposições, no último sábado(25). O evento foi organizado pelo grupo de Enfermeiros com apoio da Direção do Hospital.

Operação da Polícia Civil investiga fraudes em cartório de Crissiumal

Operação tenta combater fraudes em CRVA de Crissiumal
(Foto: Reprodução/RBS TV)
A Polícia Civil realizou nesta terça-feira (21) uma operação para combater fraudes no Cartório de Registros Públicos e no Centro de Registro de Veículos Automotores de Crissiumal, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. A operação 7° Mandamento apreendeu documentos em empresas, na casa dos suspeitos de envolvimento e ouviu os proprietários do cartório. Segundo a polícia, os fraudadores adquiriam veículos com sinistros, adulteravam os documentos e revendiam.

De acordo com o Polícia Civil, a investigação iniciou em novembro do ano passado e descobriu uma lista de crimes. Entre eles, estão: falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, peculato, inserção de dados falsos em sistemas de informática, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Estima-se que, nos últimos meses, o cartório desviou cerca de R$ 314 mil.

Segundo os policiais, o fato de os dois estabelecimentos serem de propriedade da família facilitava outros crimes como: estelionato e formação de quadrilha. Geralmente, os veículos eram trazidos de São Paulo e revendidos na região. Os dois inquéritos serão encaminhados à Justiça.