14 agosto 2009

Estado reequipa a Traumatologia do Hospital São Vicente de Paulo

O Governo do Estado está repassando R$ 180 mil para o Hospital São Vicente de Paulo, de Três de Maio, para a aquisição de equipamentos para o serviço de Traumatologia e Ortopedia. Acordo neste sentido foi assinado pela governadora Yeda Crusius e pelo chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, entre o estado do RS, através da Secretaria da Saúde, e a Associação de Literatura e Beneficência, mantenedora do Hospital São Vicente de Paulo. A demanda foi definida na Consulta Popular 2008/09.
O secretário Wenzel afirmou que a governadora Yeda Crusius determinou que houvesse investimentos em hospitais regionais de referência, evitando que pacientes tenham de se deslocar de suas cidades para serem atendidos em outros centros. “Os equipamentos irão qualificar o atendimento aos pacientes com problemas traumatológicos do município e região, além de proporcionar um ganho de eficiência à instituição”, disse o secretário.

Secretária Estadual de Educação pede mudança de hábitos nas escolas

A secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Mariza Abreu, afirmou que os alunos precisam ter uma mudança de hábitos e mencionou que, "em outros países, os alunos ajudam a limpeza das salas de aula e a gente tem que se acostumar a sujar menos", em entrevista à Rádio Gaúcha na quinta-feira. Nesta sexta, ela concedeu uma nova entrevista à rádio e reforçou que as escolas da rede estadual de ensino recebem um recurso da autonomia financeira e que elas devem fazer ajustes para contemplar necessidades especiais:
— Todos os meses as escolas recebem uma parcela. Esses recursos servem para limpeza básica de conservação e limpeza.
Mariza ressaltou que água e sabão são suficientes para a higiene, e que a compra de álcool gel é uma opção das escolas:
— Se for do entendimento e da necessidade comprar álcool gel, as escola devem se comportar como fazemos nas nossas famílias — quando a gente precisa fazer uma despesa diferente, a gente tem que reorganizar as despesas com os recursos que temos — afirmou a secretária
Ela disse também que, de acordo com relatos em reuniões com diretores, algumas comunidades estavam se organizando para a aquisição de álcool gel.

Secretaria de Educação reuniu a equipe diretiva das escolas municipais de Três de Maio

Uma importante reunião com a equipe diretiva das escolas municipais de Três de Maio, foi realizada na sala de reuniões do prédio Margarida Alves. Estiveram em pauta diversos assuntos. Inicialmente, houve orientações referente a Gripe A (H1N1), fazendo a enfermeira Mirian Rascovetzki, uma explanação elucidativa. A primeira-dama, Elizabeth Caraffa, falou sobre o Dia do Voluntariado, que acontecerá no dia 30 de agosto. Na ocasião, fez convite aos diretores das escolas municipais, para prestigiarem o acontecimento.
Na oportunidade, foi divulgada a reestruturação do calendário escolar, em vista da prorrogação das férias de inverno por causa da Gripe Influenza A. A secretária de Educação, Maria Elena Fin Naressi, distribuiu o novo calendário aos diretores de escolas municipais presentes. As aulas recomeçam, na segunda-feira, dia 17 de agosto.
Também foi apresentada a programação da Semana da Pátria, e da Semana Farroupilha, edição 2009. Além disso, estiveram em pauta diversos outros assuntos.
Foto: Pato Roberto.

Posse de suplente constrange vereadores no noroeste do Estado

Não é um projeto polêmico que está gerando controvérsia na Câmara de Vereadores de Bom Progresso, município de 2.837 habitantes no noroeste do Estado, na região de Palmeira das Missões. É a posse do suplente na vaga de Olmiro Joarez Rodrigues (PDT), 34 anos, assassinado no dia 26 de julho.
Já convocado, Valmir Benzo (PT) deve assumir o posto na sessão na noite de segunda-feira. Só que Valmir é irmão de Paulo Benzo, 30 anos, o homem que matou o vereador Rodrigues e está preso em Três Passos. Apesar de o petista não ter relação com o crime, a presença dele causa constrangimento, tanto da parte dos coligados quanto da oposição.
Nos bastidores, há vereador dizendo que poderá se afastar se a posse ocorrer. Dos nove legisladores, três eram parentes de Rodrigues, conhecido como Mirinho, o vereador mais votado na eleição passada.
– Foi uma coisa trágica. Eu era tio do guri. As divergências políticas a gente esquece, mas vem a parte da família. Eu não sei qual vai ser a minha atitude em relação à Câmara na segunda. Fica um sentimento grande – disse o vereador Vilmar Ribeiro de Lima (PMDB), que não faz parte da coligação.
O partido do vereador morto, o PDT, está concentrado em reuniões para tentar achar uma solução. Uma posição deve ser anunciada hoje. Um dos secretários da prefeitura, o da Agricultura, Jaime Schaefer, é vereador titular licenciado da Câmara. Caso ele volte, Benzo perderia a vaga. Outro secretário, Egon Schneider, é o primeiro suplente. Chegou a assumir a vaga há duas semanas, mas se licenciou para voltar às suas funções na Secretaria da Administração.
– Sentamos ontem (quarta) para conversar um pouco. Não tomamos decisão nenhuma ainda. A maioria dos companheiros está pedindo para que o PDT retome a cadeira, em memória do finado. É uma situação muito delicada. A comunidade está abalada ainda – diz o vice-prefeito de Bom Progresso, Amauri de Araujo (PDT).