08 março 2012

Classmann solicita reunião da Comissão de Agricultura para debater números da seca

Deputado quer discutir as informações sobre as perdas 
causadas pela estiagem (Foto: Galileu Oldenburg/AL)
Preocupado com a real situação dos agricultores atingidos pela seca no Estado, o líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, solicitou uma reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da AL, para debater os números divulgados sobre a estiagem. Nesta manhã (8/3), o parlamentar, que é vice-presidente da câmara técnica, salientou a importância destes dados para a realização de ações que amenizem as consequências da falta de chuvas.
"Na soja, por exemplo, afirmam que a produção será 39% menor, mas sabemos de muitos agricultores que terão perda total. Um cálculo sobre a média não será tão eficaz para estes produtores", destaca Classmann.
Para o próximo encontro da comissão, no dia 15 de março, serão convidadas diversas entidades ligadas ao tema, como a Emater/RS, Federação da Agricultura do RS (Farsul) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para discutir as informações que contabilizem as perdas. Segundo o deputado, os casos na região Noroeste chamam a atenção. "Os números não refletem a realidade. O que vemos e conversamos com os agricultores mostram lavouras totalmente atingidas. Muitos não vão colher nada nesta safra", aponta.

Família esperou mais de 40 anos para receber água encanada

A matriarca da família, Catarina Basso Ferreira, de 84 anos, 
destacou que acreditava que iria morrer sem poder usufruir 
de água encanada em sua casa / Foto: Ramone Pacheco
No dia 7 de março, o prefeito municipal, Olívio José Casali, acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz, e do instalador hidráulico, Hildo Deckman, foi acompanhar as atividades que estão sendo realizadas no interior.
Na oportunidade, a comitiva visitou a propriedade da família Basso, na localidade de Santo Antônio, distrito de Consolata, que há 43 anos esperava para receber água encanada.
Há uma semana, a Administração Municipal realizou a extensão de rede de água até a propriedade, possibilitando à família desfrutar de água encanada, e ainda entregou a mesma uma caixa d'água de 1.000 litros, cinco bombonas de água mineral de 20 litros e uma cesta básica.
A matriarca da família, Catarina Basso Ferreira, de 84 anos, destacou que acreditava que iria morrer sem poder usufruir de água encanada em sua casa. “Esta água é abençoada, só temos que agradecer ao prefeito Casali por ter olhado para nós, pois a vertente que abastecia nossa família já estava secando”, salienta.
Para a filha de Catarina, Mercedes Basso, o momento é de muita felicidade, pois há alguns anos atrás foi o prefeito Casali quem trouxe luz para a família, e agora o mesmo prefeito lhes disponibilizou água encanada. “Não há palavras para agradecer o que o prefeito esta fazendo, e agora com a água encanada, poderemos ser contemplados também com um módulo sanitário, o que irá nos possibilitar uma vida muito melhor”, enfatiza.
Segundo o secretário de Agricultura, o difícil acesso da propriedade foi um dos atenuantes que impediram a água encanada de chegar mais cedo para esta família tão necessitada. “Devido a irregularidade do terreno, tivemos de ficar com o maquinário três dias trabalhando, para conseguir abrir as valas por onde o encanamento iria passar”, ressalta.
Conforme o prefeito Casali, é uma satisfação ajudar uma família tão trabalhadora a poder usufruir de um bem tão precioso e indispensável para o ser humano, que é a água.

Projeto Amor de Mãe

Ser mãe é ter o seu amor comparado ao perfeito amor de Deus
A gestação e o nascimento são momentos importantes para a mulher. Visando uma qualidade de vida melhor propiciando vivências e cuidados com esclarecimentos realizados por uma equipe multiprofissional, o Hospital São Vicente de Paulo vem disponibilizar ou oferecer as gestantes da comunidade local e regional o Curso Amor de Mãe – que auxiliará na minimização dos seus anseios, dúvidas e mitos que afloram neste período.
A equipe multiprofissional é composta por: Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus que farão o acolhimento e apoio espiritual, enfermeiras abordarão orientações sobre as alterações anatomo-fisiológicas, cuidados de higiene mãe e bebê, incentivo à amamentação e vínculo materno, também divulgarão normas e rotinas da instituição, informações pertinentes ao controle de infecção e acompanhamento ao nascimento, a assistente social dará orientações relativas às necessidades apresentadas e encaminhamentos de acordo com a realidade das participantes; a nutricionista irá recomendar uma nutrição adequada na gestação, pós-parto e amamentação, a psicóloga falará sobre as mudanças psicológicas na gestação, fases do desenvolvimento na primeira infância: a fisioterapeuta abordará a importância da postura durante a gestação e exercícios que possam facilitar o parto, o obstetra relatará os cuidados no pré-natal, alterações anátomo-fisiológicas e as peculiaridades nos tipos de parto; o pediatra relatará sobre a recepção do recém–nascido no parto e cuidados gerais e, por fim um representante do Conselho Tutelar esclarecerá os direitos e deveres dos pais para com os filhos – ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Trata-se de um projeto social do Hospital São Vicente de Paulo, coordenado por profissionais capacitados da área que vem ao encontro dos anseios das futuras mamães esclaredendo-as sobre o período gestacional e também capacitando-as para que possam suprir suas necessidades com seus próprios esforços, facilitando um melhor vínculo e referência da instituição com a comunidade, oferecendo os serviços disponibilizados pela mesma. Segundo as profissionais engajadas no projeto, o objetivo é humanizar todos os processos realizados no hospital, referenciando as clientes aos seus ESFs de origem para obterem acompanhamento.
As inscrições podem ser feitas nos consultórios médicos, unidades de saúde básica ESFs e, no Centro Administrativo do HSVP – pelo telefone 3535-9700 ramal: 762, ou no dia do curso que acontecerá em 29 de março de 2012, às 16h, no auditório da instituição conforme cronograma que será divulgado. Os encontros serão quinzenais fechando um ciclo a cada dois meses, totalizando quatro encontros.

Secretaria do Desenvolvimento Social participa do Encontro Nacional do CONGEMAS

Secretaria do Desenvolvimento Social participa do Encontro 
Nacional do CONGEMAS 
Na última semana, a Secretária do Desenvolvimento Social, Terezinha Lazzaretti Krolikowski, participou da Assembleia Geral do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social/FAMURS.
Na ocasião foram eleitos cinco delegados que representarão o Rio Grande do Sul no XIV Encontro Nacional do CONGEMAS, nos dias 21, 22 e 23 de março. A Secretária Terezinha estará representando a nossa região.
Além da eleição, o encontro também discutiu temas diversos relacionados ao cumprimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Estado.
O Encontro Nacional discutirá, entre outros temas, a Consolidação do Pacto Federativo para a efetivação do SUAS, demais temas ligados ao SUAS e diversas oficinas para a efetivação dos programas do Governo Federal: Bolsa Família, Plano Brasil sem Miséria, enfrentamento ao Crack e outras drogas, entre outros.

Grêmio sai perdendo, mas evita fiasco e vira sobre o River

River Plate-SE abriu 2 a 0 mas levou a virada no final 
(Foto: Fillipe Araújo/GLOBOESPORTE.COM)
Não era Taça Libertadores, e o estádio não chamava-se Monumental de Nuñez. Ainda assim, o Grêmio sofreu para ganhar o River Plate-SE por 3 a 2, de virada, na noite desta quarta-feira, no Lourival Baptista, em Aracaju - o time sergipano saiu vencendo, mas não resistiu à pressão e viu o Tricolor levar a melhor no jogo de ide pela primeira fase da Copa do Brasil. Almir Sergipe e Jonathan marcaram os gols do time da casa, e o zagueiro Fernando Belém (contra), Kleber Gladiador e Bertoglio fizeram para os visitantes.
Grêmio e River Plate-SE decidem o mata-mata às 19h30m do dia 21 de março, no Estádio Olímpico. Quem se classificar enfrenta o Ipatinga, que nesta quarta venceu o Real Noroeste-ES fora de casa, por 2 a 0, e conquistou a vaga na segunda fase antecipadamente.
Pelo Gauchão, o Grêmio volta a jogar às 16h de domingo, no Olímpico, contra o Novo Hamburgo. No mesmo horário o River Plate-SE recebe o Itabaiana, pela semifinal da Taça Cidade de Aracaju, o primeiro turno do Campeonato Sergipano.

Caminhoneiro de Jóia é feito refém no Chile

Caminhoneiro Alexandre Barbosa é morador de Jóia
Há 20 dias, o gaúcho morador de Jóia, Alexsandro Barbosa, 34 anos, é refém de um conflito entre movimentos sociais e o governo chileno.
Durante o exílio forçado, até mesmo a comida é escassa. Nos últimos dias, ele e outro brasileiro, de Curitiba, precisaram comer carne de lebre, fornecida por caçadores.
Caminhoneiro, Barbosa estava a caminho da cidade de Puerto Chacabuco, onde carregaria a carreta refrigerada com salmão para levar até o Rio de Janeiro.
O bloqueio no trânsito aconteceu 15 km antes do destino final, na região de Puerto Aysén, na Patagônia, onde manifestantes se concentram próximo a uma ponte. Além do colega paranaense, outros seis chilenos também estão na mesma situação.
A rusga entre a população e o governo acontece por causa do preço alto dos combustíveis, gás de cozinha e outros produtos de extrema necessidade, como água, pois a região fica isolada no sul do país e é de difícil acesso por causa da geografia montanhosa.
Enquanto o governo não acena com uma redução nos custos, o trânsito não é liberado.
A comunicação com a esposa e os dois filhos, que moram em Joia, no noroeste do Estado, acontece a cada dois dias, por telefone celular. Fonte: Roberto Witter/Zero Hora

Com atuação antológica de Neymar, o Santos vence o Inter na Vila Belmiro

Neymar homenageia o filho Davi Lucca, após o primeiro de seus gols sobre o 
Internacional (Foto: AP)
Havia 12.857 felizardos nas arquibancadas. Mais 21 jogadores em campo, além de jornalistas e funcionários da Vila Belmiro. Todos privilegiados por assistir ao vivo e de bem perto um craque: Neymar. No dia 7 de março de 2012, em que Messi assombrou o mundo com cinco gols na vitória por 7 a 1 do Barcelona sobre o Bayer Leverkusen, pela Liga dos Campeões, o camisa 11 do Peixe deu show na Taça Libertadores: fez três gols, sendo duas obras-primas, e reinou absoluto na vitória por 3 a 1 sobre o Internacional.
E a noite era mesmo de festa para Neymar, que completou exatos três anos como jogador profissional. A comemoração foi em grande estilo para ele e o Santos, mas terrível para o Internacional. A vitória colocou o Peixe na segunda posição do Grupo 1 da Libertadores, ultrapassando o próprio time gaúcho - que continua com a sina de freguês na Vila -, pelos critérios de desempate de gols marcados. Os dois times têm três pontos, três a menos que o The Strongest, da Bolívia.
Foi a primeira vez que Neymar reencontrou o ex-treinador do Peixe Dorival Júnior, num jogo na Vila Belmiro, e o atacante aproveitou para expandir ainda mais o seu já vasto repertório de belos gols - foi ele o vencedor do Prêmio Puskás, pelo gol mais bonito da temporada 2011 (na derrota por 4 a 3 para o Flamengo).
O próximo jogo do Santos na Libertadores é contra o Juan Aurich, dia 15, no Peru. Já o Inter recebe o The Strongest, dia 16, no Beira-Rio. Pelo Paulistão, o Peixe encara o Mogi Mirim, sábado, fora de casa. No Gauchão, o Inter pega o Santa Cruz, sábado, no estádio dos Plátanos.