07 março 2013

Polícia realiza operação de repressão ao Jogo do Bicho em Santa Rosa

Oito mandados de busca e apreensão foram
cumpridos
A Polícia Civil realizou nesta quinta-feira (7) em Santa Rosa, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, uma operação de repressão ao Jogo do Bicho no município. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão.

Quarenta policiais atuaram na operação que foi realizada no início da tarde. Todas as bancas funcionavam no Centro da cidade e o material utilizado no jogo foi recolhido. Blocos, calculadoras, máquinas registradoras, computadores, aparelhos de fax, telefone celular, um veículo, duas máquinas caça níqueis e mais de R$ 3,8 mil.

Nove pessoas foram levadas para a delegacia e depois liberadas. Os envolvidos assinaram um termo circunstanciado onde se comprometem a comparecer no Juizado Especial Criminal.

Morre em Porto Alegre a 241ª vítima do incêndio na boate Kiss

Driele Pedroso Lucas, de 23 anos, estava internada em
Porto Alegre (Foto: Arquivo/PMN)
Subiu para 241 o número de mortes após o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. Driele Pedroso Lucas, de 23 anos, estava internada no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, e teve a morte confirmada às 6h45 desta quinta-feira (7). A vítima era a última paciente que ainda estava em ventilação mecânica após o dia da tragédia.

Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento de Driele que era natural de Santa Maria. A irmã da vítima, Ritiele Pedroso Lucas, de 19 anos, segue internada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) no mesmo hospital da capital gaúcha.

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, 16 pessoas seguem internadas em hospitais de Porto Alegre e também de Santa Maria.

Cursos da SETREM participam de programação na XVI Semana da Mulher

Homenagem à mulher organizada pelo Poder Público teve a
participação dos cursos de Psicologia e de Tecnólogo em
Design de Moda da Instituição
Atraídas pelo tema “Espelho, espelho meu... Existe alguém mais bela do que eu?” as mulheres de Três de Maio presentes na tarde de terça-feira, 5, na Câmara de Vereadores foram convidadas a pensar sobre assuntos muito atuais em suas vidas.
Seja como busca de um ideal, seja como uma forma de aprisionamento, ou mesmo como valorização daquilo que lhe é específico, toda mulher se vê em algum momento às voltas com questões relacionadas à beleza.

Ser bela e sentir-se assim é um assunto de interesse de toda mulher. Mas afinal, o que é beleza? O que define quem é uma bela mulher nos dias atuais? Só existe um único modo de ser bela? A beleza só refere-se ao físico? É possível ser tão bela quanto gostaríamos?  Para auxiliar nessas questões, a estagiária do Serviço Clínica Escola de Psicologia Setrem, (SERCEPS) Júlia Shapuiz, juntamente com sua orientadora, a professora Evandir Bueno Barassuol, propuseram uma vivência sociodramática baseada na linha teórica do Psicodrama. Júlia conta que na oportunidade as mulheres presenciaram um momento especial, onde cada uma foi instigada a refletir sobre como estava, e quais os paradigmas que permeiam a sociedade contemporânea, trazendo consigo os padrões de beleza. “O momento de reflexão procedeu com a fala espontânea das mulheres participantes, trazendo relatos do dia-a-dia e colocando em contraponto a mulher ideal e real, com suas singularidades, qualidades, defeitos, medos e anseios. Foi bem interessante”, conta. 

No segundo momento, com a temática “A moda é para todas”, a palestra proferida pela professora Vanessa Marin, do Curso de Tecnologia em Design de Moda da SETREM, abordou a moda como uma aliada das mulheres. Partindo da ideia de que toda mulher já é bela e que deve conhecer melhor seu tipo físico, foram trabalhados alguns conceitos sobre estilo e tendências, que muitas vezes enganam e levam ao consumismo. “Devemos analisar qual é o nosso tipo físico e escolher roupas e acessórios que melhor nos valorizem. Sendo assim, a mulher pode e deve usar a moda para valorizar sua aparência, melhorando sua confiança e autoestima”, enfatiza Vanessa. 

A professora explica que quando você se veste de acordo com seu estilo, você está respeitando sua personalidade e se sente mais autoconfiante, e isso é facilmente percebido pelas outras pessoas. “Ter estilo é respeitar sua identidade e não se levar pelos modismos. A pessoa que tem um estilo próprio pode até se vestir com roupas da moda, mas desde que estejam em harmonia com sua personalidade”, ensina. 

Vanessa deixa claro que a moda já deixou de ser sinônimo de futilidade e improvisação há muito tempo. Ela explica que a palavra “moda” vem do latim modus, significando “modo”, “maneira”. É, de acordo com a professora, um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, cultural.

Diante das cerca de 40 mulheres presentes na atividade, a docente da SETREM conta que ainda há muito preconceito em relação à moda. Segundo ela, deve-se em parte porque tem um caráter efêmero e porque ela tem a ver com a aparência,  supostamente privilegiando o superficial. Muitas vezes, segundo Vanessa, a moda  também é vista como algo feito para iludir, disfarçar e ser alguém que, na verdade, não se é. “Quem a critica dessa forma certamente desconhece as implicações sociológicas e psicológicas da moda: coisas simples como sentir-se bem ao usar determinada roupa, ou vulnerável vestindo outra... “, comenta.

A XVI Semana da Mulher: Urgências para o século XXI teve início no dia 1º e estende-se até dia 9 de março. A atividade é promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas da Mulher como parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher em Três de Maio. A atividade que teve a participação do SETREM foi realizada na tarde de terça-feira, 5, e contou com a coordenação da psicóloga Marta Lorentz, das professoras Evandir Barassuol, Vanessa Marin, Carolina Duarte de Souza e das acadêmicas do curso de Psicologia Júlia Shapuiz e Liane Beatriz Roedel.

Jovem que saiu de casa para ir à escola continua desaparecida

Jovem saiu para ir à escola e não foi mais vista
Segundo a Polícia Civil, até a manhã desta quinta-feira, 7, ainda não havia sido encontrada a adolescente de 17 anos desaparecida na cidade de Três Passos.

Na última segunda-feira, 4, Jéssica Paloma Siqueira Martins saiu de casa para ir à escola, por volta das 19h, e não foi mais vista.

A jovem vestia legue cinza, blusa rosa e casaco azul e tênis. A polícia pede qualquer informação pelos telefones 55-84049216 ou 3522-1211.

Operário morre em acidente de trabalho em Panambi

Gelio Edemar Braitenbach, 43 anos
Um acidente de trabalho com morte de pessoa foi registrado na manhã de hoje em Panambi.

Eram por volta das 07h45min quando o operário Gélio Edemar Breitenbach, 43 anos ainda se preparava para realizar serviços de manutenção civil na empresa Tromink no Distrito Industrial quando, por causas ainda não determinadas, acabou caindo vindo a falecer.

O socorro foi prestado com agilidade pela viatura do SAMU, porém, o resultado não foi positivo porque Edemar já chegara ao Pronto Socorro com sinais vitais inativos.

Gélio era casado e tinha quatro filhos, sendo três de um primeiro casamento e um do segundo. O corpo do operário foi remetido ao IML de Ijuí para fins de exames de necropsia e deverá ser liberado apenas no final da tarde de hoje.

'Justiça foi feita', diz mãe sobre morte de suspeito de matar a filha no RS

Menina foi encontrada morta no dia 16 de fevereir
(Foto: reprodução/RBS TV)
A morte do homem de 27 anos suspeito de matar uma adolescente de 16 que estava grávida em Gramado Xavier, na Região Central do Rio Grande do Sul, foi um alívio para a mãe da vítima. Maria Eronilda da Silva Couto temia que ele deixasse o Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.

"Para mim foi um alívio, porque eu tinha muito medo que ele saísse e voltasse. Pelo menos a Justiça de Deus foi feita", disse Maria Eronilda. O suspeito de encomendar o crime e uma companheira também morreram.

O suspeito da morte do suposto assassino prestou depoimento nesta quarta-feira (6) à Polícia Civil. O jovem de 18 anos, que cumpria prisão preventiva por roubo, disse ter enforcado o companheiro de cela após uma briga.

Preso desde o dia 16 de fevereiro, o suspeito da morte da jovem havia mudado de galeria duas vezes, ambas por se sentir ameaçado. Segundo a administração da penitenciária, na terceira galeria ele assinou um termo afirmando que não corria mais risco de morte.

“Nossa maior garantia da saúde ou da integridade física são os próprios apenados. Se alguém entende que corre risco de vida,  eles chamam o primeiro funcionário que veem, são separados e ouvidos. É tirado a termo, e ele já não retorna mais (à galeria em que estava)”, explicou o delegado penitenciário regional, Anderson Louzado.

Conforme o flagrante registrado na DPPA, o jovem que diz ser o autor relatou que agiu sozinho, enquanto os companheiros de cela dormiam. Ele não respondeu por qual motivo praticou o ato, e disse que sobre isso falará apenas em juízo. O outro detento foi enforcado, segundo a polícia.

Entenda o caso
O preso encontrado morto nesta quarta respondia pelo assassinato da adolescente grávida. Ele era investigado por ter recebido dinheiro do ex-namorado da vítima e pai da criança, achado morto após o crime, segundo a polícia.

O corpo da jovem foi encontrado no dia 16 de fevereiro. No mesmo dia, o suspeito de encomendar o crime e uma companheira morreram no hospital do município. Na véspera, eles haviam sido encontrados baleados dentro de um carro. A polícia acredita que o suspeito tenha matado a mulher e cometido suicídio logo depois. A morte da jovem foi provocada por estrangulamento, conforme apontou uma necropsia.

Professores da SETREM participam de Congresso no Chile

Docentes da Instituição apresentaram suas pesquisas junto
ao simpósio de Estudos públicos, privados e sociais da
América Latina e do Caribe
Nos dias 7 e 10 de janeiro, na cidade de Santiago- Chile aconteceu o Terceiro Congresso de Ciência, Tecnologia e Culturas: o diálogo entre as disciplinas do conhecimento, olhando para o futuro da América Latina e do Caribe. A Sociedade Educacional Três de Maio esteve representada por dois professores.

Pela terceira vez, de acordo com a professora do curso de pedagogia da SETREM, Priscila Gadea Lorenz, a Universidade de Santiago decidiu continuar com esta importante iniciativa que visa contribuir para o diálogo e o intercâmbio entre diferentes disciplinas.  “O evento serviu para incentivar a discussão sobre a tarefa intelectual na América Latina e construir uma coordenação de grande movimento, que inclui indivíduos e instituições que produzem e divulgam o conhecimento para desenvolver as forças produtivas intelectuais”, ressalta.

Representando a Sociedade Educacional de Três de Maio- SETREM, fizeram-se presentes no Congresso que reuniu centenas de participantes de diversos países, a professora do curso de pedagogia Priscila Gadea Lorenz e o professor do curso de administração Luís Carlos Schneider. Os docentes da Instituição apresentaram suas pesquisas desenvolvidas na área de Responsabilidade Social, Inclusão do Deficiente no Mercado de Trabalho, Marketing e Desenvolvimento Regional, junto ao simpósio de Estudos públicos, privados e sociais da América Latina e do Caribe.