01 março 2010

Santa Rosa confirma três casos de dengue

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, a cidade de Santa Rosa está apresentando um surto de dengue. São 18 casos notificados até o momento e três são confirmados, e o interessante é que esses casos, foram contraídos dentro do município, são pessoas que não tiveram contatos com viajantes do Matogrosso do Sul ou em outros casos onde o surto da doença é bem pior no centro do país.
Em Santo Ângelo também, por enquanto existem dois casos suspeitos, mas a Secretaria da Saúde já está tratando, ficando então Santa Rosa como a Cidade que apresenta o surto da doença. E para isso, diversas mediadas estão sendo tomadas, como a presença do Exército, o Comitê de Combate a Dengue e de profissionais da área da saúde para ter um melhor atendimento a população, tirar dúvidas das pessoas, limpar calhas, limpra caixas d´agua e aplicar o inseticida de combate ao mosquito na região, são medidas que já estão sendo feitas, já que a cidade está apresentando um crescimento de casos.
A maior preocupação continua sendo em Ijui, onde são 604 casos notificados, sete confirmados, e onde à a presença do tipo hemorrágico o que é mais preocupante.

Deputado Classmann recebe comitiva do Braga reforçada pelo arbitro Carlos Simon na luta pelo asfalto da RS 518

Um dos filhos mais ilustres do município de Braga, o árbitro FIFA, Carlos Simon, visitou nesta quarta-feira (28) o gabinete do deputado Aloísio Classmann, líder partidário do PTB acompanhado da comitiva do município composta pelo prefeito, Luis Carlos Balestrin (Portela), o vereador Everaldo Mangini e pelo Sr. Ari Figueira de Barros. Na pauta do encontro, a luta pela conquista de um dos mais antigos anseios da comunidade braguense: o asfaltamento da ERS-518 que liga Braga ao município de Campo Novo, cuja obra foi contemplada no Orçamento Estadual de 2010. O deputado Classmann e o prefeito “Portela” estiveram reunidos na quarta-feira (27), acompanhados de outros deputados com o diretor-presidente do DAER, Vicente Paulo Pereira, oportunidade em que foram informados que existe previsão para que nos próximos dias seja assinada a ordem de serviço e o respectivo inicio das obras.

Policiais militares rejeitam proposta salarial do governo

Policiais militares em assembleia realizada nesta manhã, na sede da associação de Sargentos, Tenentes e Subtenentes, decidiram por rejeitar a proposta salarial do governo do Estado. O resultado surpreendeu os líderes do movimento dos policiais militares, que esperavam uma decisão mais apertada e dividida por parte integrantes da categoria.
A proposta do governo oferecia um reajuste de 9% para soldados e uma aplicação de R$ 111 milhões na matriz salarial para 2010 e o mesmo valor para 2011, além dos 19% já previstos para os coronéis da Brigada Militar.
Os discursos foram enfáticos dizendo que esta proposta não agrada a categoria, principalmente por prever reajustes em níveis diferenciados para os servidores da Brigada Militar. Foi feita uma contraproposta de manter um reajuste linear para toda a categoria, independente de quanto seja o índice.

Soja será destaque no Dia de Campo

A SETREM, em parceria com a Cotrimaio, Emater e Sicredi, realizará na quinta-feira, dia 11, mais uma edição do Dia de Campo Culturas de Verão. O evento terá início às 14h, na área experimental do Campus SETREM e é dirigido a produtores rurais de toda a região.
Na ocasião serão oferecidas três estações de conhecimento: ‘A Influência da densidade e do espaçamento no rendimento da soja’, com o Dr. Osmar Rodrigues (Embrapa/Trigo); ‘Manejos de insetos em soja’, com Dr. Paulo Roberto Valle da Silva Pereira (Embrapa/Trigo) e ‘Novas variedades de soja’, apresentados pelas empresas: Coodetec, Fundacep, Embrapa, Syngenta e Brasmax. A entrada é franca.

SICREDI de São Caetano realiza Pré Assembleia

Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, realizou-se mais uma Pré Assembleia do Processo Assemblear 2010 da SICREDI Noroeste RS, na Unidade de Atendimento de São Caetano. Contando com a participação de 165 associados(as), a Pré-Assembléia proporcionou aos presentes no Salão Católico, informações e o relatório da prestação de contas relacionadas às atividades desenvolvidas pela cooperativa durante o ano de 2009.
Na oportunidade foi sorteado uma moto 0 Km, onde a ganhador foi o associado Marcos André Miotti.
Parabéns à toda a Equipe de Colaboradores de São Caetano pela organização e mobilização do quadro de associados.
A próxima Pré Assembleia, será amanhã à noite, em Três de Maio, no Salão Católico, às 20h. Até o momento tivemos a participação de 9.363 associados em nossas Pré Assembleias.

Caminhoneiros catarinenses no Chile tentam voltar para o Brasil

Pelo menos sete caminhoneiros catarinenses estão em Los Andes, no Chile, na região de Valparaíso, esperando liberação alfandegária para voltar a Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A informação é de Edir de Marco, de 61 anos, proprietário da empresa de transportes De Marco.
— Eles estavam dormindo na hora dos tremores. Ficaram sem energia elétrica e sem telefone, mas já estão bem. Com certeza há mais caminhoneiros de outras empresas lá no Chile também — destacou.
A mãe de Carlos Damião Taube, de 28 anos, que há dois anos leva e traz carregamentos do Chile, está mais aliviada porque o filho já ligou duas vezes.
— Eles levaram um susto porque o caminhão quase tombou — contou Elvira Taube, de 45 anos.
O morador de Florianópolis Márcio Reus Gomes tinha acabado de chegar à capital chilena, Santiago, quando o tremor de 8,8 graus de magnitude atingiu o Chile.
— Não sei como descrever o asfalto se mexendo na minha frente — disse Gomes.
O catarinense relata que o clima em Santiago é de insegurança e que muitos moradores da cidade preferem dormir na rua, com medo de novos terremotos. No hotel em que está hospedado, Gomes e um grupo de 40 pessoas dormem no hall.
Para evitar a falta de alimentos, a população lota os supermercados. Gomes disse que ficou duas horas na fila para comprar comida. Ele reclama da falta de assistência do governo do Brasil e conta que tentou entrar em contato com a Embaixada, mas não obteve retorno. O mesmo aconteceu com os e-mails, que não foram respondidos.

Secretaria de Saúde confirma 519 casos de dengue em Ijuí

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde, divulgou neste domingo um novo relatório sobre os casos de dengue em Ijuí. Segundo o estudo, já são 519 casos confirmados.
O número divulgado neste domingo, por meio de uma nota, é referente a um levantamento que está sendo feito desde o dia 22 de fevereiro.