06 junho 2009

Brasil quebra tabu e goleia o Uruguai no Centenário

Tabus existem para serem quebrados. Trinta e três anos depois, a Seleção Brasileira voltou a vencer a Uruguai no histórico Estádio Centenário, em Montevidéu. Na tarde deste sábado, o time de Dunga bateu o rival por 4 a 0, em jogo válido pelas Eliminatórias Sul-Americanas à Copa de 2010.
A última vitória brasileira em Montevidéu havia sido em 1976, ano em que nenhum jogador da atual Seleção havia nascido. Daniel Alves, Juan, Luís Fabiano e Kaká marcaram os gols do Brasil, que chega aos 24 pontos e encosta no Paraguai na liderança das Eliminatórias. Os paraguaios recebem o Chile ainda neste sábado.
Antes de a partida começar, a torcida uruguaia provocou. Mostrou uma enorme bandeira com os anos "1950 e 2014" durante o hino brasileiro. Lembrava o fantasma da final da Copa de 1950 vencida pelo Uruguai, no Maracanã, com um gol de Ghiggia, que estave neste sábado no estádio Centenário. E também fazia uma ilusão à final do próximo Mundial do Brasil, cuja decisão também será no estádio carioca. Mas se os uruguaios idolatravam o passado e tinham esperança com o futuro, simplesmente esqueceram do presente.

Equipes de busca do voo 447 anunciam ter encontrado corpos no mar

As equipes de busca do voo 447 da Air France anunciaram no início da tarde deste sábado que encontraram dois corpos no Oceano Atlântico. Podem ser os corpos de ocupantes do Airbus A330 da companhia desaparecido desde a noite do último domingo. Eles foram visualizados por um avião R-99 da Aeronáutica no final da madrugada. A aeronave transportava 228 pessoas.
Segundo a Aeronáutica, entre 5h e 6h da manhã, os destroços foram detectados pelo avião-radar R99, da Força Aérea Brasileira, que solicitou a presença no local de um avião C-130, da FAB, e da corveta Caboclo, da Marinha, a mais próxima da área.
Às 8h07min, o avião da FAB confirmou visualmente a existência de destroços. Às 8h14min, a corveta Caboclo, da Marinha, chegou ao local e encontrou uma poltrona azul (da mesma cor das poltronas do avião) com número de série 237011038331-0. A Aeronáutica informou que aguarda a confirmação da Air France sobre se a poltrona pertence de fato à aeronave.
Às 9h10min, a embarcação avistou o primeiro corpo, do sexo masculino, recolhido às 9h30min pela tripulação do navio. Vinte minutos depois, a embarcação recolheu uma mochila com um cartão de vacinação. Às 10h18min, foi encontrada uma pasta de couro com um bilhete da Air France. Em uma das duas, havia também um laptop. O segundo corpo, também de um homem, foi localizado às 11h13min.
Na operação de resgate, os corpos e materiais encontrados serão transferidos da corveta para a fragata Constituição, e um helicóptero também deve participar do transporte. A previsão da Marinha é de que os cadáveres chegarão amanhã pela manhã a Fernando de Noronha.

Mano Menezes é escolhido o quarto melhor técnico do mundo

A trajetória ascendente na carreira do técnico gaúcho Mano Menezes acaba de ser reconhecida internacionalmente. O técnico do Corinthians é considerado, a partir de levantamento feito pela CNN Internacional, o técnico com o quarto melhor aproveitamento entre os clubes de todo o mundo.
Sóbrio, o ex-técnico gremista preferiu dividir a distinção por competência entre os jogadores do Corinthians e sua omissão técnica. Segundo Mano, os números são do Corinthians.
O gaúcho ficou atrás apenas de Josep Guardiola, do Barcelona (campeão espanhol e da Liga dos Campeões), Alex Ferguson, do Manchester United (vice-campeão europeu e campeão inglês), e José Mourinho (campeão italiano), do Inter, de Milão. O português Manuel José de Jesus, do Al-AHly, do Egito, foi o quinto.

Kátia Abreu, da CNA, e Roberto Gianetti, da Abiec, decidem processar Greenpeace

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da CNA - Confederação Nacional de Agricultura - e o economista Roberto Gianetti da Fonseca, diretor de Comércio Exterior da Fiesp - Federação das Indústrias de São Paulo - e também presidente da Abiec - Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne - anunciaram nesta sexta-feira (05/06) que vão processar a organização não governamental Greenpeace, por calúnia e difamação.
“Não vamos mais tolerar que esta ONG minta sobre o que o setor produtivo está fazendo no Brasil”, afirmou a senadora. Segundo Gianetti, “é um absurdo o setor produtivo nacional continuar sendo objeto das críticas e mentiras do Greenpeace e nada fazer”.
De acordo com Gianetti, o processo deve dar entrada ainda em junho. “Estamos ultimando nossa fundamentação junto com os assessores jurídicos”, disse. A ONG acusa pecuaristas brasileiros de promoverem o desmatamento da Amazônia ao introduzirem rebanho bovino e pastagens na região. Segundo o diretor da Fiesp, a produção de carne bovina na Amazônia é insignificante e não causa danos ambientais.

Airbus da Air France emitiu 24 mensagens antes de desaparecer

O Airbus A330 da Air France que desapareceu na madrugada de segunda-feira quando fazia a rota Rio-Paris emitiu 24 sinais de anomalias em seus sistemas durante os minutos anteriores a sua saída da zona de monitoramento do radar do Rio de Janeiro, informaram neste sábado (6) os investigadores franceses em entrevista coletiva. 
Embora por enquanto ainda não seja possível estabelecer a causa destes problemas, os investigadores declaram que, no dia do ocorrido, as condições meteorológicas não eram "particularmente excepcionais".
A hipótese de bomba a bordo não foi "excluída 100%", mas o diretor do escritório francês de investigação e análise, Paul-Louis Arslanian, disse que não é o mais provável com os elementos que se tem até agora. 
Segundo Arslanian, os sinais enviados pela aeronave mostram que o piloto automático não estava ligado, mas não está claro se ele foi desligado pelos pilotos ou pararm de funcionar pois receberam informações contraditórias de velocidades. 

Nelson Jobim rebate críticas sobre confirmação de que destroços encontrados seriam do A330

Em visita a São Borja nesta sexta-feira para conhecer o trabalho da Operação Fronteira Sul — desencadeada desde o início da semana para combater o contrabando e o descaminho na região — o ministro da Defesa, Nelson Jobim, rebateu críticas de que teria se precipitado ao confirmar informações de que destroços coletados por equipes de busca em Fernando de Noronha faziam parte do Airbus A330 da Air France que desapareceu quando voava do Rio de Janeiro para Paris no domingo.
— Pois eu não confirmo nada, quem diz isso é a própria Aeronáutica e a Marinha. Elas recolheram alguns destroços, encontraram umas coisas de madeira que não eram da aeronave, mas evidentemente a presença de óleo mostra que a aeronave caiu naquele local — declarou o ministro à repórter cinematográfica Vanessa Backes, da RBS TV.
O ministro disse ainda que Aeronáutica iria fazer um sobrevoo com as famílias das vítimas no local presumido do acidente. Novamente a informação não se confirmou: 13 representantes dos familiares estiveram em reunião com autoridades na sede do Cindacta-3, em Recife, mas não acompanham buscas.

Hermanos enfrentam falta de trigo

Com quebra de 60% na lavoura de trigo, a Copra S.A. , empresa argentina sediada em Mercedes, não vai exportar parte de seu volume de produção que costumeiramente tinha como destino o Brasil. Assim como o trigo da Copra, cerca de 2 milhões de toneladas do cereal argentino deverão deixar de ser embarcadas ao Brasil.
O principal problema da Argentina é bem conhecido dos gaúchos. A estiagem atinge os hermanos desde outubro do ano passado. A área plantada foi de aproximadamente 3,7 milhões de hectares, 18,6% menor do que na safra anterior.
Localizada na região de terras mais produtivas da província de Corrientes, a Copra diminuiu em 20% sua área plantada na última safra em decorrência das taxas cobradas pelo governo argentino no processo de exportação.
– Já plantamos menos por isso e a estiagem piorou ainda mais a situação. Da área semeada, deveríamos colher 5 mil quilos por hectare, mas colhemos apenas 2 mil. A planta não se desenvolveu como deveria e a produtividade despencou – explica o engenheiro agrônomo da empresa, Gustavo Vidal.
O plantio para a nova safra já se iniciou e os produtores precisam que chova. De janeiro para cá, choveu apenas 200 milímetros na região, sendo que o normal seriam 650 milímetros.
– Pelos impostos do governo, vamos plantar em apenas 600 hectares este ano. Estamos iniciando a época ideal para semeadura e só conseguimos semear 5% da área em razão da seca. É a parte em que temos pivô para irrigação artificial – expõe o engenheiro.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias Panificadoras e Massa Alimentícias, Arildo Bennech Oliveira, a quebra da safra argentina, pelo menos por enquanto, não deve afetar o Brasil.
– Vamos receber 2,4 milhões de toneladas do Uruguai e do Paraguai, mais o que conseguiremos trazer da Argentina e mais o que estamos importando de outros países. Mesmo que o governo não derrube a TEC (Tarifa Externa Comum), nossa moeda está forte e estamos conseguindo comprar trigo de maneira vantajosa fora do Mercosul – esclarece.
O consultor da Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro), Tarcísio Minetto, lembra que os triticultores gaúchos ainda têm o entrave de 600 mil toneladas do cereal estocadas, proveniente da safra 2008.
– Estão tendo dificuldade de liquidez, a indústria prefere o trigo de fora – observa.
As negociações internas do produto esbarram na combinação preferência da indústria por trigo importado mais a baixa do dólar, lembra o consultor da Emater Passo Fundo, Ataídes Jacobsen.