06 junho 2009

Brasil quebra tabu e goleia o Uruguai no Centenário

Tabus existem para serem quebrados. Trinta e três anos depois, a Seleção Brasileira voltou a vencer a Uruguai no histórico Estádio Centenário, em Montevidéu. Na tarde deste sábado, o time de Dunga bateu o rival por 4 a 0, em jogo válido pelas Eliminatórias Sul-Americanas à Copa de 2010.
A última vitória brasileira em Montevidéu havia sido em 1976, ano em que nenhum jogador da atual Seleção havia nascido. Daniel Alves, Juan, Luís Fabiano e Kaká marcaram os gols do Brasil, que chega aos 24 pontos e encosta no Paraguai na liderança das Eliminatórias. Os paraguaios recebem o Chile ainda neste sábado.
Antes de a partida começar, a torcida uruguaia provocou. Mostrou uma enorme bandeira com os anos "1950 e 2014" durante o hino brasileiro. Lembrava o fantasma da final da Copa de 1950 vencida pelo Uruguai, no Maracanã, com um gol de Ghiggia, que estave neste sábado no estádio Centenário. E também fazia uma ilusão à final do próximo Mundial do Brasil, cuja decisão também será no estádio carioca. Mas se os uruguaios idolatravam o passado e tinham esperança com o futuro, simplesmente esqueceram do presente.