20 maio 2013

Vereador tem o diploma cassado pela Justiça Eleitoral em Três Passos

Foto: Arquivo/Trespassos News
Uma representação formulada pelo Ministério Público Eleitoral por captação ilícita de votos levou à cassação do vereador Carlito Sommer, do PSDB, na tarde desta segunda-feira, 20, em Três Passos.

Conforme sentença da Justiça Eleitoral, o parlamentar foi condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 5.000,00 e declarado inelegível pelo período de três anos, a contar da data da última eleição.

A decisão não anula os votos conquistados pelo vereador, nem modifica o coeficiente eleitoral. Assim, em seu lugar, deve assumir o primeiro suplente, Sergio Gomes, também do PSDB. A posse pode ocorrer já na sessão do legislativo na noite de hoje.

Como ainda cabe recurso, o vereador cassado deve recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE do Rio Grande do Sul nos próximos dias. O teor da sentença pode ser acessado no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).

Veículo colide em barranco e capota no interior de Tenente Portela

Foto: Cleber Tesche
Um acidente envolvendo um automóvel deixou um homem levemente ferido ao meio-dia desta segunda-feira, 20, em Tenente Portela.

Segundo a Brigada Militar, o acidente aconteceu por volta das 12h15 no trecho da estrada que liga a cidade ao Distrito de São Pedro, no interior do município.

Elessandro Tiago Fuck conduzia um Fiat Uno, placas de Tenente Portela, quando perdeu o controle da direção ao desviar de um cachorro que atravessou a estrada, vindo a bater no barranco e a capotar o veículo.

Ainda segundo a Brigada Militar, o condutor sofreu escoriações num dos braços. Já o automóvel, que pertence ao SINTRAF – Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Tenente P
ortela, sofreu danos de elevada monta.

Vicini sanciona lei para a divulgação na internet da lista de medicamentos fornecidos pela Fundação

Desde a semana passada a Fundação já disponibiliza a lista
dos medicamentos em seu site oficial
O prefeito de Santa Rosa Alcides Vicini, sancionou a lei que institui a Fundação Municipal de Saúde a divulgar em sua página oficial na internet, a relação dos medicamentos fornecidos pela mesma.

O Projeto de Lei, aprovado por unanimidade pelo Legislativo, foi criado pelo vereador Fernando Classmann. A assinatura da lei foi acompanhada pelo deputado Aloísio Classmann, pelos vereadores Fernando Classmann e Nerci Rufino e pelo presidente da Fundação Luís Antônio Benvegnú.

Desde a semana passada a Fundação já disponibiliza a lista dos medicamentos em seu site oficial.

Biogás desperta o interesse na região

O grupo santo-cristense foi recepcionado pelo diretor geral
da SETREM Flavio Magedanz
Após participar de duas grandes feiras e chamar a atenção regional, o projeto Biogás está fazendo com que os interessados procurem a Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) em busca de mais informações sobre seu funcionamento. A mais recente visita foi a de um grupo de pessoas de Santo Cristo, formado pelo vice-prefeito, representante da EMATER, secretário da agricultura e produtores que estiveram na Instituição a fim de conhecê-lo.

O Biogás é um projeto de pesquisa que acontece entre os cursos de Engenharia de Produção, Sistemas de Informação, Agronomia e Administração e tem como objetivo estabelecer um modelo de desenvolvimento de pequenas propriedades rurais dedicadas à produção de leite e à criação de suínos que aumente a produtividade, renda e minimize a incorporação de adubos químicos, reduza a emissão de gases geradores do efeito estufa e ao mesmo tempo recupere e preserve os recursos hídricos.

O grupo santo-cristense foi recepcionado pelo diretor geral da SETREM Flavio Magedanz, pelo diretor da faculdade Sandro Ergang, pela coordenadora do curso de Engenharia de Produção Márcia Stein e pelos professores Adalberto Lovato e Cinei Riffel.

“Fizemos uma explanação teórica do projeto, tiramos dúvidas, verificamos a viabilidade do processo, aspectos positivos para o produtor

e também uma visita in loco pra conhecer o processo como um todo, desde a produção da matéria-prima até a queima no fogão da agroindústria, que utiliza o gás diariamente em seus processos”, explica a coordenadora Márcia Stein.

Segundo ela, o grupo saiu muito satisfeito, pois o projeto reflete a realidade e é altamente interessante. “A SETREM está demonstrando que o processo de produção de biogás, além de contribuir com a redução de impacto ambiental, pode ser uma forma de reduzir o consumo de energia elétrica da rede, ser uma excelente maneira de aproveitamento da biomassa como fertilizante para o solo”, enfatiza.

Incêndio em residência causa morte de idosa no Norte do RS

Casa de madeira ficou parcialmente destruída após incêndio
em Nonoai (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Uma idosa de 81 anos morreu em um incêndio na noite de domingo (19) no município de Nonoai, na Região Norte do Rio Grande do Sul. O fogo em uma residência de madeira começou por volta das 23h15, no bairro Estela Matutina.

Conforme a Brigada Militar, vizinhos avisaram que a casa estava pegando fogo. Equipes de socorro do Corpo de Bombeiros e do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram ao local e resgataram a idosa ainda com vida. Ela foi encaminhada ao Hospital Comunitário de Nonoai, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a polícia, a mulher morava sozinha.

O fogo foi controlado pelos bombeiros, mas queimou quase metade da residência. Uma perícia será realizada nesta segunda-feira (20) para apurar as causas do incêndio.

Mainardi desafia T. Maio a se tornar 1º município livre de tuberculose e brucelose bovina

Mainardi desafiou as lideranças de Três de Maio a
aderirem ao Plano Estadual de Erradicação da Brucelose
e Tuberculoso Bovinas
Em entrevista a Rádio Colonial, sábado, 18, o secretário estadual da Agricultura Luiz Fernando Mainardi detalhou os objetivos do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite no Rio Grande do Sul – PRODELEITE. Trata-se de Programa que objetiva o desenvolvimento sistêmico e ordenado de toda a cadeia produtiva, desde a produção da matéria prima até a colocação dos derivados no mercado, estruturado a partir de experiências consolidadas em expoentes mundiais na produção leiteira, (Espanha, Nova Zelândia, Austrália, Alemanha, Holanda, Israel, Uruguai, Inglaterra). Estabelece, num mesmo instrumento legal, as diretrizes e regramentos necessários para tal, num trabalho que envolveu os mais diversos órgãos do Governo e as principais entidades setoriais. Seu envio ao Legislativo gaúcho, para a transformação em Lei, deve-se à intenção de perenizar o Programa, por tratar-se de uma política setorial de Estado e não de Governo.

Mainardi desafiou as lideranças de Três de Maio a aderirem ao Plano Estadual de Erradicação da Brucelose e Tuberculoso Bovinas: Caso o município consiga erradicar as duas doenças, as propriedades rurais produtoras de leite vão receber um certificado Ministério da Agricultura e os produtores vão ser recompensados financeiramente porque a indústria deverá pagar um valor maior pelo leite de qualidade e são”, explicou o secretário.

Queda de raio causa morte de jovem em rodeio em Uruguaiana

Jovem estava próximo a uma árvore no momento da descarga
elétrica (Foto: Reprodução/RBS TV)
Um jovem morreu após sofrer uma descarga elétrica decorrente de um raio em Uruguaiana, Oeste do Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo (19). Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no local. Um amigo da vítima também foi atingido, recebeu atendimento no Hospital de Pronto Socorro da cidade e já foi liberado.

Os jovens participariam do 17º Rodeio no Centro de Treinamento de Laçadores, no interior do município, e estavam embaixo de uma árvore no momento da queda do raio, segundo testemunhas. “Houve um clarão muito forte, como se tivesse largado uma bomba, e deu um estrondo”, relata o motorista Sidnei Borba, que presenciou o incidente.

Dezenas de pessoas estão acampadas no local em função do rodeio. Todas as atividades programadas para o domingo foram canceladas devido ao ocorrido.

Nos pênaltis, goleiro Luciano brilha e São Paulo-RG volta à elite do Gauchão

Goleiro Luciano pegou três pênaltis na decisão
(Foto: Ricardo Duarte / Agência RBS)
Foram 11 anos de espera. Rebaixado em 2002, o São Paulo-RG lutava desde então para retornar à elite do futebol gaúcho. Em 2008 e 2010, as campanhas foram boas, mas a vaga escapou. Neste domingo, não. Jogando em casa e contado com o apoio da torcida, o Leão do Parque venceu o Brasil-Pel por 1 a 0 no tempo normal e por 3 a 2 nos pênaltis, quando brilhou o veterano goleiro Luciano, 43 anos, que defendeu três cobranças. Assim, conquistou o primeiro turno da Série A-2 e garantiu antecipadamente o retorno à Primeira Divisão.

O título veio em um clássico da zona sul do Estado. Uma rivalidade que vai além do futebol, pois está enraizada nas disputas entre as vizinhas Pelotas e Rio Grande. O jogo foi quente, com muitas faltas e chegadas ríspidas, típicas da nossa Divisão de Acesso. A festa prometia invadir as ruas da cidade conhecida como Noiva do Mar.

Como se imaginava, a final começou tensa. Com 40 segundos, os jogadores já discutiam. E na primeira cobrança de falta, o lateral xavante Rafael Forster chutou forte e Luciano espalmou, incendiando a torcida visitante. O Brasil explorava o lado esquerdo da defesa do São Paulo. O time da casa, porém, marcava forte e saía rápido. Aos gritos de "vamos, vamos, meu leão", os rio-grandinos tentavam empurrar o representate da cidade, mas quem ameaçava mais era a equipe de Pelotas.

Aos 22 minutos, mais um capítulo na disputa entre Forster e Luciano. Em outra cobrança de falta, o jogador do Brasil, dessa vez, cobrou colocado. Mas novamente o goleiro defendeu. A resposta do São Paulo veio logo após, em chute alto de Robert. Mesmo com três atacantes, a equipe da casa não criava muito, pois tinha problemas na articulação. Luciano voltou a evitar o gol xavante aos 31, após arremate de Washington. E se o Brasil chegou e não marcou, o São Paulo foi e fez. Depois de uma jogada pela esquerda, aos 35 minutos, o veterano Alê Menezes desviou e Aylon empurrou às redes, fazendo explodir a massa rubro-verde no Aldo Dapuzzo.

O segundo tempo começou pegado, com faltas duras. Em apenas oito minutos, o árbitro Márcio Chagas da Silva aplicou quatro cartões amarelos. Com bola rolando, os times tentavam o gol em chutes de longe. Em um deles, aos 15, Luciano deu rebote e Éder Machado marcou, mas o atacante estava impedido O São Paulo assustou aos 23, em falta que Luiz Muller defendeu. Parecendo estar com mais folego, o Brasil foi melhor, mas não chegou ao gol de empate. Com 1 a 0, mesmo placar do jogo de ida, no Bento Freitas, a decisão foi para os pênaltis. Para deixar a disputa ainda mais dramática, uma queda de luz atrasou as cobranças. Quando elas ocorreram, o Leão do Parque venceu com a estrela de Luciano e fez a festa com seu torcedor, que entrou em êxtase no Aldo Dapuzzo e invadiu o campo para comemorar.