09 abril 2012

Três de Maio: Pedreiros recebem descarga elétrica de 13.000 volts

 Segundo funcionários da RGE, a tensão que passa pela
 rede é de 13.000 volts / Foto: Fabrício Dockhorn
Na tarde de hoje dois pedreiros que trabalhavam na construção de um pavilhão situado ao lado da empresa Wilkom e Wilkom sofreram uma descarga elétrica. O acidente se deu quando a estrutura de ferro confeccionada por eles para compor o sistema de vigas da construção acabou tocando na rede de alta tensão. Valdir de Oliveira de 42 anos ficou grudado à estrutura metálica até a chegada dos bombeiros, que o conduziram ao Hospital São Vicente de Paulo. Odair Sievers de 32 anos que também sofreu uma descarga elétrica de menor intensidade, foi socorrido pelo SAMU, e levado também a casa de saúde. Devido a gravidade dos ferimentos, Valdir de Oliveira e Odair Sievers estão internados na CTI do Hospital São Vicente de Paulo. Segundo informações de funcionários da RGE, que foram chamados para retirar à estrutura que permanecia encostada na rede a tensão que passa pela mesma é de 13.000 volts.

Santa Rosa: Reunião marca despedida e posse de secretários

   Sairam sete secretários que irão concorrer ao cargo de
   vereador nas próximas eleições 
Na quinta-feira, 05, aconteceu a reunião de despedida de sete secretários que irão concorrer ao cargo de vereador nas próximas eleições. As secretarias que tiveram mudanças são: Secretaria da Educação e Juventude, Secretaria de Obras Urbanas e Rurais, Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, Secretaria de Habitação e Mobilidade Urbana, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Agropecuária e a Fundação Municipal da Saúde.
Na oportunidade, o Prefeito Orlando Desconsi, ressaltou o trabalho, o esforço e as conquistas de cada secretário e depositou toda a confiança nos que, a partir de agora, respondem pelo cargo.
Mudanças - Na Secretaria de Educação e Juventude no lugar da Secretária Neli Cadaval da Costa assumiu a Coordenadora de Apoio Administrativo, Rosane Fritz de Almeida.
Na Secretaria de Obras Urbanas e Rurais no lugar do Secretário Gilberto Dell Valle assumiu o Diretor de Obras do Interior e subprefeito no Distrito de Sete Setembro, Valdenir da Silva.
Na Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento assumiu, no lugar do Secretário Luis Girardon, o Biólogo Quim Fernando Massotti, servidor que desde 2010 responde pelo cargo de Educador Ambiental.
No lugar do Secretário de Habitação e Mobilidade Urbana, Ramão Moreira, assumiu a Pedagoga Eloisa Maria Womer, que até então era Coordenadora de Recursos Humanos na 17ª Coordenadoria Regional de Educação.
Na Fundação Municipal da Saúde, no lugar da Presidenta Karina Kucharski assume, até o mês de junho, o atual Diretor Administrativo e Financeiro da FUMSSAR, Délcio Stefan. A partir do mês de junho, assume o cargo a Diretora de Planejamento e Informações em Saúde da FUMSSAR, Vanderli de Barros.
Na Secretaria de Agropecuária, no lugar do Secretário Ari Dresch, assumiu o  Diretor de Articulação de Recursos, Fomento e Investimentos, Atanagildo Roratto, que é Professor aposentado da área de zootecnia.
Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no lugar da Secretária Sônia Conti assumiu, interinamente, o Diretor de Qualificação Profissional, Valmir Pudell.
O encontro foi marcado por muita emoção, reconhecimento pelos trabalhos efetuados e plena confiança nos secretários que assumiram e darão continuidade aos trabalhos já iniciados.

Três de Maio: Exposição da Terneira ainda pode anunciar mais shows para este ano

De acordo com o presidente da feira Silceu Dalberto, a entrada
será franca nos quatro dias de evento
 / Foto: Arquivo PMN
Programação da Expoterneira está praticamente definida, mas ainda há chance de mais um show ser confirmado nesta semana.A 2ª Exposição da Terneira e da Economia Familiar vai ser realizada de 7 a 10 de junho, no parque de exposições de Três de Maio. A feira contará com 250 expositores, Os agricultores familiares inscritos poderão expor seus produtos gratuitamente.
Os demais estandes comerciais estão quase todos vendidos. De acordo com o presidente da feira Silceu Dalberto, a entrada será franca nos quatro dias de evento. Na programação, estão atrações como a 15ª Festa Campeira, a fase regional do Festival de Música "Rio Grande canta o Cooperativismo" e prova de motocross. Amanhã, a comissão central estará em Porto Alegre para convidar o governador Tarso Genro para a abertura do evento. A viagem servirá, também, para estabelecer novos contatos da feira com empresas que poderão apoiar o evento com patrocínio.
O presidente Silceu Dalberto revela que a possibilidade de um grande show é pequena, mas descarta totalmente desde que seja confirmado um patrocinador que banque os custos desse alto investimento.

Três de Maio: Capotamento deixa jovem gravemente ferido

A nova rodovia que está em fase de conclusão, liga a Av.
Santa Rosa com a BR 472 / Foto: Arquivo PMN
O capotamento foi registrado por volta de 08h45min minutos, da noite deste domingo, dia 09, na nova Perimetral que liga a BR 472 com o Campus Setrem, a 100 metros do local onde há poucos dias foi registrado uma colisão frontal que resultou em morte. Vander Konrat Klockner de 29 anos (mais conhecido como Polenta) perdeu o controle da Caminhonete Hilux que conduzia, e acabou capotando. O corpo do motorista foi arremessado para fora da caminhonete. Ele foi socorrido pela equipe dos bombeiros e conduzido ao Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio. Devido a gravidade dos ferimentos, Vander foi encaminhado imediatamente para o Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa onde está internado na UTI.

UNIJUÍ lança programa para egressos

A UNIJUÍ lançou nesta semana em seu Portal o Programa ‘Egressos UNIJUÍ’. O Programa tem como objetivo construir gradativamente várias formas de manter um relacionamento forte e próximo com aqueles que se formaram nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. A ação proporciona a presença da marca da Universidade por toda a vida dos egressos, podendo também, trazer outras pessoas para esta grande experiência.
O egresso terá acesso, através do Portal do Egresso, a informações como oportunidades de trabalho, 2ª via de documentos, cursos e eventos relacionados com a sua área de formação, contatos com seus ex-colegas, fotos da turma, acesso à biblioteca da Universidade, em seus quatro campi, dentre outras. A Universidade planeja um número ainda maior de benefícios e funcionalidades como descontos em eventos e serviços institucionais, disponibilização de currículos, anúncios de vagas em empresas e agências de emprego, a partir da segunda etapa, a ser lançada no 2º semestre de 2012. A campanha também pode ser acompanhada através das redes sociais Facebook e Twitter.
A partir desta semana os egressos da Universidade podem acessar o site www.unijui.edu.br/egressos, e atualizando seu endereço e preenchendo a pesquisa correspondente, estarão concorrendo a um iPad.
Em 55 anos de Ensino Superior na região, a UNIJUÍ já formou mais de 33 mil alunos nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Para o reitor da Universidade, professor Dr. Martinho Luís Kelm, a UNIJUÍ sempre teve no seu estudante o principal parâmetro de excelência e de intervenção social: “o estudante egresso tem levado para toda a vida este sobrenome que para ele é uma certificação de qualidade e, para nós, da Universidade, é um compromisso permanente de nos manter como instituição de referência. A organização do programa de egressos abarca a sistematização de um conjunto de atividades que eram executadas com os estudantes que passaram por esta casa, bem como, agrega um conjunto de benefícios que estão sendo desenvolvidos para reforçar a intensidade dos vínculos da UNIJUÍ com seus egressos”.

Esforço garante melhorias no abastecimento de água no interior

A Secretaria Estadual cedeu, gratuitamente, os
equipamentos para a perfuração do poço
Na terça-feira, 03, o Prefeito Orlando Desconsi, juntamente com o Secretário de Agropecuária, Ari Dresch; o Diretor de Qualificação Profissional, Valmir Pudell e o Diretor de Articulação de Recursos, Fomento e Investimentos, Atanagildo Rorato estiveram visitando o Engenheiro da Secretaria de Habitação e Saneamento do Estado, Guilherme Barbosa.
Na oportunidade, eles agradeceram o trabalho realizado por esta Secretaria à comunidade da Linha Treze de Maio Norte, com a perfuração do novo poço artesiano que abastece essa comunidade. O novo poço foi perfurado devido o antigo poço apresentar problemas de vazão.
“Queremos agradecer o significativo esforço da Secretaria que ajudou essas comunidades a melhorar a qualidade de vida”, afirma o Prefeito Orlando Desconsi.
A Secretaria Estadual cedeu, gratuitamente, os equipamentos para a perfuração do poço.

Campina das Missões: Filho mata o pai e em seguida se suicida

O crime aconteceu na casa da família na noite de sábado 
A Polícia Civil de Campina das Missões começa a investigar nesta segunda-feira os motivos para um homicídio seguido de suicídio na localidade de Linha Oito de Maio, onde o filho de 25 anos matou o pai de 57 e após suicidou-se.
O crime aconteceu na casa da família na noite do último sábado(7) e chocou o município. Manoel Nicaretta, matou o pai Roque Rudi Koeler Nicaretta, com um disparo de arma de fogo e após atirou contra a própria cabeça.
Os corpos foram velados na igreja da comunidade, ao lado da casa onde moravam e enterrados no final da tarde deste domingo(8). Ainda não se sabe a causa do crime.

Irrigação gera empregos no RS

O primeiro movimento constatado é o aumento na 
contratação de funcionários 
Conscientes de que o investimento em irrigação é uma necessidade, produtores gaúchos resolveram botar a mão no bolso. A mudança de comportamento já traz reflexo na produção das poucas fabricantes destes equipamentos no Estado. O número de pedidos cresceu acima da capacidade instalada das indústrias que, agora, correm para ampliar a linha de produção a tempo de faturar com as linhas de incentivo anunciadas pelo governo estadual, principalmente com o programa Mais Água, Mais Renda, lançado há pouco mais de um mês.
O primeiro movimento constatado é o aumento na contratação de funcionários. Principal fabricante de pivô central no Rio Grande do Sul, o Grupo Fockink prevê chegar ao final deste ano com mais 60 no quadro funcional, hoje composto por 600 colaboradores. O investimento se justificativa: somente em março, a empresa de Panambi recebeu pedidos de elaboração de 300 projetos, o dobro de março de 2011. O diretor superintendente, Siegfried Kwast, destacou que a taxa de conversão do papel para a prática costuma ser de 10%, mas este índice deve aumentar. No ano passado, a Fockink produziu 90 pivôs - 20% a mais que em 2010 - e para 2012 a expectativa de crescimento é de 30% a 35% em produção e faturamento.
Com sede em Passo Fundo, a Bauer Irrigação, única filial da empresa austríaca nas Américas, planeja inaugurar nova fábrica no Estado para atender, além do mercado interno aquecido, as exportações para o Mercosul. A meta é triplicar o faturamento anual de R$ 8 milhões e dobrar o número de funcionários, que hoje chega a 22. De acordo com o diretor Adroaldo Fischer, ainda não foi definido o local de instalação da unidade. Em 2011, a Bauer fabricou 26 pivôs e 205 carretéis autopropelidos. Para 2012, a projeção de crescimento é de 50% a 80% em receita. São estimativas baseadas no potencial de clientes como os 119 associados da Cotrijuí que, na semana passada, aderiram ao Mais Água, Mais Renda. Os contratos, que somam R$ 2,75 milhões, foram desenvolvidos para propriedades de 1,5 a 12 hectares.
A expectativa dos fabricantes é que o aquecimento setorial resulte em redução dos custos do sistema, cujo investimento hoje é estimado entre R$ 5 mil e R$ 10 mil por hectare, dependendo do tamanho. Kwast acredita que isto seria possível com maior escala. "O Brasil produz 800 pivôs/ano, enquanto os EUA fabrica 10 mil/ano. Se passássemos para 5 mil/ano, o custo cairia 30% para o cliente." O gerente de Produção da Irritécnica, de Porto Alegre, Antônio Alberto Werlang, concorda. "É a lei da oferta e da procura."