17 setembro 2011

Grêmio joga mal e é goleado pelo Vasco

Grêmio joga mal e é goleado pelo Vasco 
Crédito: Rudy Trindade/AE
O Grêmio tentou impor o mesmo jogo que trouxe vitórias nas últimas três rodadas, mas a partida contra o Vasco não teve novidades em se tratando de jogos no São Januário neste domingo. O Tricolor gaúcho jogou mal e os cariocas venceram por 4 a 0, mantendo o tabu com gols de Elton, Diego Souza, Éder Luiz e Fágner.
A zaga do Grêmio, que pregou segurança durante toda a semana, falhou logo aos 4 minutos. Éder Luiz cruzou rasteiro da direita e Elton saltou na bola, entre Saimon e Edcarlos para empurrar para a rede. O Tricolo gaúcho tentou responder, aos 9, mas André Lima cabeceou para fora cobrança de falta de Marquinhos, com o goleiro já batido.
No lance seguinte, o Grêmio viveu novo lance polêmico na área. Escudero foi lançado, tentou o drible e caiu. Ele foi empurrado pelas costas pelo zagueiro Dedé e, com isso, perdeu o tempo da bola e desabou. O árbitro, porém, não deu pênalti. O Tricolor, contudo, não se abateu e levou perigo, novamente cinco minutos depois. Douglas lançou Escudero, mas a bola saiu errada. Por sorte, a zaga rebateu direto no pé do argentino e ele abriu para André Lima, que chutou forte, tentando o ângulo, só que a tentativa foi muito alta.
Esse ímpeto ofensivo, porém, foi freado pelo Vasco antes de gerar um gol. Aos 29 minutos, Elton foi lançado por Eduardo Costa. Victor fez que ia sair e ficou vendido no lance, mas Edcarlos deu o pontapé para a lateral. Julio Cesar salvou no lance seguinte: Diego Souza foi lançado na pequena área, Victor saiu errado nos pés dele e ia levar gol pelo meio das pernas, mas o lateral colocou o pé para espantar.
Apesar das chances criadas, o Grêmio não conseguiu igualar o placar e levou o castigo aos 33 minutos. Diego Souza escapou no contra-ataque, deu uma meia lua de Edcarlos que se atrapalhou e fulminou rasteiro, no canto direito de Victor. Um golaço.
Antes do juiz apitar o fim da etapa, o Tricolor ainda esboçou uma reação, em grande troca de bolas na área vascaina. Fernando tocou para Marquinhos, que rolou para Escudero. O argentino tentou colocar no cantinho, de chapa, mas Fernando Prass defendeu. Júlio Cesar recuperou a bola na esquerda e cruzou para Marquinhos cabecear. A bola ainda desviou na zaga, mas o goleiro pegou no reflexo
O segundo tempo viu o Grêmio desabar. Ao invés de tentar responder o 2 a 0, aos 6 minutos os gremistas já viam o Vasco decretar a goleada. Fágner foi lançado na direita, nas costas de Júlio César. Ele cruzou rasteiro para Éder Luis que já estava à frente de Edcarlos para cutucar para as redes.
Douglas e Escudero saíram numa tentativa do técnico Celso Roth de recompor o meio de campo, mas isso apenas chamou mais o Vasco para o domínio da partida. Fágner, que já havia dado assistência, marcou o seu para elevar o placar aos 17 minutos. A zaga do Grêmio ficou olhando Diego Souza construir o gol a dribles. Ele rolou para Fágner, à frente de Edcarlos e o companheiro chutou sem chances para Victor.

Semana Farroupilha é exaltada em um grande desfile em Três de Maio

O CTG Tropeiros do Buricá na Av. Uruguai, mostrando a
cultura do povo gaúcho
Três de Maio parou para assistir um dos maiores Desfile Farroupilha já realizado nos últimos tempos. 
A concentração teve inicio às 8he30min da manhã deste sábado, quando  gaúchos e gauchas da comunidade em geral, se juntaram aos associados do CTG Tropeiros do Buricá, para exaltar o amor por esta terra, desfilando pelas principais avenidas de Três de Maio.
O CTG Tropeiro do Buricá levou para  apreciação de todos, os integrantes das Invernadas Artísticas da entidade, que fizeram belas apresentações na Av. Uruguai para um grande público que prestigiou o desfile, um grande grupo de cavalarianos e seus piazitos e prendas que desfilaram e veículos personalizados, também, um expressivo número de veículos de empresas do município engrandeceram o desfile. 
A proporção do desfile, pode ser medida pela a Av.Uruguai, que teve toda a sua extensão tomada pelos grupos que participaram deste momento especial.  
Cavalarianos participaram do desfile, em grande número
A Semana Farroupilha em Três de Maio, prossegue em Três de Maio, e neste domingo, será servido na campeira do Tropeiros do Buricá, uma tonelada de carne assada, evento que já se tornou tradicional, e das 10h  da manhã ao meio dia, a Rádio Colonial AM irá transmitir ao vivo de seu galpão personalizado, o programa Fogo de Chão, com muita música gaucha ao vivo do Parque de Rodeio Edibaldo Stigelmeier, durante a domingueira de tiro de laço. No dia 20, terça-feira, será servido o tradicional almoço das invernadas, no encerramento da Semana Farroupilha em Três de Maio. 

A falta que nos conduz à vida

Mara Nowaczyk, psicóloga CRP07/19626
Por vezes nos deparamos com a estranha sensação de incompletude, sugerindo-nos a falta de algo, ou de várias coisas que acreditamos ou imaginamos carecer. Quem nunca sentiu essa quase indefinível sensação de necessidade e carência dentro de si? Para alguns ela pode ser intensa, para outros se apresenta menos profunda.
No entanto, uma vez ou outra na vida, nos encontramos com esse sentimento, o qual, talvez, nem consigamos definir ou compreender realisticamente. Este é um tema que foi bastante estudado pela filosofia, psicologia e pela literatura, trazendo grandes contribuições à base de conhecimento que temos hoje. Na mitologia grega, por exemplo, sabiamente, a carência era colocada como a origem de tudo que desejamos na vida. Para eles, esse gosto de escassez, de insuficiência, de insatisfação é a grande faísca que dá partida às nossas ações, planos e sonhos, diz a professora de mitologia Helenice Hartmann.
Saber disso gera alívio. Muita gente não consegue identificar esse sentimento que nos angustia, e mal percebe que ele está ali presente. Ao dar um nome para tal sentimento difuso, mas insistente, a vida pode se reorganizar de uma maneira diferente. Podemos reconhecer o que nos incomoda e, mais que isso, observar como essa falta primordial é capaz de conduzir, nem sempre de uma maneira mais sábia, a maioria dos nossos movimentos existenciais. Com base nessa nova consciência, é possível, então, um maior equilíbrio de nossos desejos: já sabemos o que os origina, e assim podemos administrá-los melhor. Se admitimos que essa falta jamais será preenchida com as ilusões do universo material, ou mesmo emocional, vamos atenuar a fome com que nos atiramos às pessoas e às coisas. Dessa maneira, é possível nos contentarmos mais com a vida, e até nos alegrarmos e nos sentirmos gratos com o que já temos, pois atendemos a essa necessidade de outra forma. “Não se trata de suprimir o desejo, mas de transformá-lo: de desejar um pouco menos aquilo que nos falta e um pouco mais aquilo que temos; de desejar um pouco menos o que não depende de nós e um pouco mais aquilo que de fato depende”, sugere o filósofo francês contemporâneo André Comte-Sponville. Sem dúvida, isso já é um ótimo começo.
A descoberta da falta
Saber que existe esse vazio interno pode se tornar uma descoberta fascinante. Existe até um filme (A Falta Que nos Move), da diretora Christiane Jatahy, que fala dessa necessidade primordial do ser. Para realizá-lo, uma de suas fontes de inspiração foi o filósofo alemão Arthur Schopenhauer. Segundo ele, o sentimento de ausência é o movimento precursor da busca que o ser humano empreende em sua vida: a procura pela realização pessoal, pelo relacionamento com o outro e pela felicidade. “Todo desejo nasce de uma falta, de um estado ou condição que não nos satisfazem: portanto, enquanto não for satisfeito, ele é sofrimento”, escreveu o pensador. Outro que se aprofundou nesse tema no século 20, e que também influenciou Christiane Jatahy, foi o psicanalista francês Jacques Lacan. Ele afirmava que esse vazio primordial alimenta a procura do homem por sua própria verdade. Portanto, para Lacan, a falta não é, em si, negativa ou indesejável, mas o poderoso estopim de uma busca interna que pode se tornar reveladora.
Ainda teríamos condições de falar e expor muito mais sobre o assunto. E até mesmo vê-lo sob diferentes sentidos, já que as reflexões que o mesmo nos instiga e nos revela ao pensarmos sobre, são vastas. Nesse sentido, deixo a vocês leitores, a mensagem do escritor francês Matthieu Ricard, descrita em seu livro Felicidade, a fim de vislumbrarem aqui mais reflexões a cerca do tema:
Ele complementa a idéia do texto:
“Somos responsáveis pela escassez que nos aflige. Não nascemos sábios, nos tornamos”. É a sabedoria, portanto, que nos ajuda a encontrar o bom caminho para transcender aquilo que nos falta.
Lembrando que, se algo nos aflige, nos incomoda, ou nos falta, graças à Deus, é porque estamos vivos! Se nada nos faltasse, se nada desejássemos, nossa vida não teria sentido. E só não deseja, só não busca algo mais para preencher a falta àquele que já morreu.

Comissão aprova obrigatoriedade de estoque estratégico de grãos

O texto aprovado na comissão contém uma 
emenda do relator, deputado Renato 
Molling (PP-RS)
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou na quarta-feira (14) o Projeto de Lei 5751/09, do deputado Beto Faro (PT-PA), que obriga a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a manter estoque estratégico mínimo dos principais grãos que integram a dieta básica da população. Esse estoque deverá ser de 15% dos volumes anuais de cada grão consumido no País.
O projeto altera a Lei da Política Agrícola (8.171/91), na parte que trata dos estoques reguladores e estratégicos do Poder Público. Atualmente, a lei determina que esses estoques contemplem prioritariamente os produtos básicos e sejam adquiridos de associações de pequenos e médios produtores.
Crédito rural
O texto aprovado na comissão contém uma emenda do relator, deputado Renato Molling (PP-RS), que possibilita o uso de crédito rural para a construção de moradias no imóvel rural e em pequenas comunidades rurais. A proposta original limitava a utilização desses recursos para a compra de materiais de construção ou para a reforma de casas em comunidades rurais.
Nesses casos, o crédito será concedido de acordo com as condições previstas para investimentos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
“Consideramos que a proposta pode ser mais abrangente do ponto de vista financeiro, ampliando as fontes de recursos destinadas às finalidades de construção e reforma de moradias no imóvel rural”, afirmou.
Tributação compensatória
O projeto ainda prevê a tributação compensatória para produtos agrícolas importados que sejam altamente subsidiados no país de origem. A medida é acrescentada à lei como um novo artigo. “As alterações darão maior agilidade para proteger a nossa produção, sempre que o Brasil for vítima de concorrência desleal de produtos subsidiados”, disse Molling.
A proposta revoga dispositivo que inclui entre as atribuições do Conselho Nacional de Política Agrícola a de opinar sobre a tributação compensatória, e transfere a atribuição para a Câmara do Comércio Exterior (Camex), cuja avaliação será feita a partir de nota técnica do Ministério da Agricultura.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.