20 junho 2012

Secretaria da Saúde registra mais duas mortes por Gripe A no RS

Um morador de Santo Augusto, está internado no Hospital
São Vicente de Paulo em Três de Maio com Gripe A (H1N1)
O Rio Grande do Sul já registra cinco mortes por Gripe A neste ano de 2012. Nesta quarta-feira (20), o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde (SES), confirmou mais duas mortes, além de 11 novos casos notificados, totalizando 26 no total.

As duas mortes divulgadas nesta quarta são de uma mulher de 44 anos, moradora de Guarani das Missões, no Noroeste, e uma jovem, de 18 anos, do município de Maquiné, no Litoral Norte.

A Secretaria Estadual da Saúde alerta para a importância da vacinação. Até as 17h30 desta quarta, o Sistema do Programa Nacional de Imunizações (PNI) apresentava um total de 1.537.540 pessoas vacinadas, integrantes dos grupos prioritários, o que representa 80,14% de cobertura, atingindo a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A orientação da SES aos municípios que ainda não atingiram a meta de 80% é que mantenham a vacinação dos grupos prioritários, mesmo que a campanha tenha sido encerrada oficialmente no último dia 13 de junho.

Em Três de Maio, até agora apenas um caso está confirmado neste ano. Trata-se de uma mulher de 56 anos de idade moradora de Santo Augusto.

Santa Rosa: PM resgata veado preso em terreno particular

Veado fêmea foi encontrado ferido em terreno em Santa
Rosa, RS  (Foto: Divulgação/BM)
A Brigada Militar resgatou um veado fêmea por volta das 8h30 desta quarta-feira (20) em um terreno particular em Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Segundo a polícia, o animal estava amarrado e com ferimentos. Ele foi levado a um criadouro privado para receber cuidados. O proprietário prestará depoimento à polícia na tarde desta quarta-feira.

O Terceiro Pelotão Ambiental da BM recebeu a informação de que um veado estava sendo mantido dentro de um terreno em Santa Rosa. Ao chegarem no local, os policiais recolheram o animal, que estava preso com uma corda. A polícia acredita que o animal tenha sido atropelado na RS-344 e recolhido pelo condutor do veículo, que seria o proprietário do terreno.

Refém durante 17 anos só procurou polícia no RJ após filha sofrer abuso

Menina de 10 anos teria sido abusada pelo meio-irmão
A mulher que ficou em cárcere privado por 17 anos, após ter sido sequestrada pelo padrasto na saída da escola, em Porto Alegre, quando tinha apenas 11 anos, só teve coragem de procurar a polícia porque a filha mais nova, de 10 anos, teria sido abusada pelo meio-irmão, conforme mostrou reportagem do RJTV.

A vítima, hoje, está com 28 anos. A Polícia Civil prendeu às 6h de terça-feira (19), em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Santos, de 57 anos, suspeito de raptar a enteada e a manter em cárcere privado por 17 anos. Ele fugiu com a vítima de Porto Alegre, em 1995, quando ela tinha só 11 anos, e a trouxe para o Rio, de caminhão. Nesse tempo ele a manteve refém e teve três filhos com ela.

Ele cumpre prisão temporária por estupro, cárcere privado e lesão corporal qualificada. Ele é acusado de raptar, em 1995, a filha da ex-mulher, na porta da escola, no Rio Grande do Sul. Durante 17 anos, viveu com ela, mantendo-a em cárcere privado. Atualmente, os dois viviam em Niterói. Da relação com o padrasto nasceram dois meninos, de 15 e 6 anos, e uma menina de 10 anos. O primeiro filho ela teve aos 13 anos.

De acordo com o delegado Wellington Vieira, responsável pelo caso, Santos confessou o crime. A polícia apreendeu uma foto em que o suspeito aparece com um revólver, que ele alegou ser de um ex-patrão. O preso trabalhava como caseiro e não tinha residência fixa.

“Ela poderia ter me denunciado antes. Ela teve chance. Ela esteve em um hospital. No hospital, ela poderia ter denunciado, e dito: ‘Fui raptada! Fui sequestrada! E isso não foi feito. As crianças foram todas registradas comigo e com ela”, contou o suspeito

Três de Maio: Participe da votação para demandas prioritárias da região


No dia 4 de julho, ocorrerá a votação para as demandas prioritárias no município de Três de Maio. O eleitor poderá votar em até quatro demandas no campo 01 e até duas demandas estratégicas com impacto regional, no campo 02 da cédula.

A votação acontece através de urnas fixas, volantes e terminais de internet. Os eleitores poderão votar em casa (site à divulgar). Podem votar pessoas maiores de 16 anos apresentando documento de identidade ou título de eleitor.

O saldo de 3.341.178,24 será distruibuído do projeto mais votados ao menos votado até a execução final do recurso, com teto de 25% do valor ao projeto mais votado, no valor de R$ 835.294,56.

As demandas prioritárias do município que compõe o campo 01 da cédula são: 3. Leite Gaúcho; 6. Equipamentos para Hospital – Centro Oftalmológico Hospital São Vicente de Paulo – Três de Maio; 9. Aquisição de Equipamento para unidade básica de Saúde ESFs; 10. Aparelhamento dos órgãos da segurando pública; 18. Qualificação dos espaços pedagógicos ou implementação de laboratórios.

As demandas estratégicas, com impacto Regional, compõe o campo 02 da cédula, são elas: 22. Apoio da Expansão da Banda Larga; 25. Modernização dos aeroportos do Estado – Aeroporto de Santa Rosa.
Lembrando que, se o eleitor votar mais de quatro demandas no campo 01 da cédula ou mais de duas demandas no campo 02 da cédula, esta será anulada.

Três de Maio: Novo sistema de gerenciamento do HSVP está em pleno funcionamento

A Gerência Administrativa e de Infraestrutura, está
sob a responsabilidade de Eliane Amaro Arenhart
Buscando melhorar os serviços prestados e profissionalizar mais o ambiente de trabalho, proporcionando assim um melhor atendimento para os pacientes e um bom ambiente profissional para os colaboradores, a direção do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, pertencente à Rede Verzeri, conta desde janeiro deste ano com uma nova estrutura organizacional que direciona as ações de gestão interna do HSVP para os próximos anos. A nova estruturação foi implementada sob a coordenação da NR Consultoria Empresarial, sendo que este novo modelo organizacional do HSVP é também compatível com as intenções estratégicas da ASLB e as suas perspectivas de crescimento.

Nesta nova formulação de trabalho foi criada, a Gerência Administrativa e de Infraestrutura, a qual está sob-responsabilidade de Eliane Amaro Arenhart. Neste novo modelo de gestão esta área de atuação fica focada aos processos administrativos e de infraestrutura da instituição, como integrar a equipe de gestão do HSVP, reorganizar as compras e estocagem. Também é de competência desta gerência, reorganizar a gestão de obras, contratos com terceiros, coordenação do orçamento anual e dos indicadores de gestão.

São de responsabilidade da Gerência Administrativa e de Infraestrutura os Serviços de Suprimentos, Obras, Manutenção e Equipamentos; Processamento de Roupas; Segurança no Trabalho; Serviços Próprios e Terceiros.  Eliane destaca que é de sua função auxiliar a ASLB nos serviços que estão sob gerência e coordenação da associação, que são os da área Contábil, Faturamento e Tecnologia da Informação.

De acordo com a Gerente Eliane Arenhart, no plano de trabalho estão sendo desenvolvidas ações como: a revisão em geral das rotinas dos processos das áreas envolvidas com planejamento de melhorias, indicadores de controle, elaboração e ou revisão dos contratos, renegociação das compras com fornecedores, a reorganização dos estoques e do fornecimento de pedidos de materiais e medicamentos internos.

No planejamento das metas estão à revisão e a melhoria de todos os processos internos, elaboração dos principais POPs (Procedimento Operacional Padrão) dos serviços, revisão de todos os contratos com terceiros. Conforme Eliane uma das funções principais que competem a esta gerência é a de auxiliar a direção na tomada de decisões, repassando as informações econômicas e financeiras com qualidade e agilidade para que as metas e objetivos estabelecidos no planejamento estratégico da instituição sejam alcançados.

S. José do Inhacorá: Decisão de ex-prefeito em disputar convenção do PMDB altera quadro eleitoral no município

Dr. Juarez da Silva, acompanhou o ver. Walter e o 
ex-prefeitoAbílio na Rádio Colonial
Fotos: Paulo Marques
Ex-vice-prefeito e professor Eliseu Schenkel seria o pré-candidato a prefeito indicado por todos os partidos em comum acordo estabelecido em reunião realizada semana passada. Mas, a decisão de Gräeff em concorrer com Schenkel levou o atual prefeito Alexandre Vaz Ferreira, que havia desistido da tentativa de reeleição, a rever sua posição e decidir a também entrar na disputa como pré-candidato a prefeito.

Assim, no próximo domingo São José do Inhacorá vai viver um momento político histórico desde a instalação do município. O partido que administra o município há cinco mandatos consecutivos vai ter uma disputa entre o atual jovem prefeito, que tem uma grande aprovação na comunidade, e o experiente ex-primeiro mandatário, que administrou o município por três vezes.

Atual prefeito Alexandre vai disputar a convenção 
do PMDB no próximo domingo
Em entrevista a Rádio Colonial as duas lideranças peemedebistas explicaram seus motivos para concorrer. Abílio Gräeff, compareceu ao estúdio da Rádio Colonial na manhã dessa quarta-feira, acompanhado do seu advogado Juarez da Silva e do vereador Mauro Walter, disse que apoiava a pré-candidatura do atual prefeito, mas decidiu lançar seu nome porque o pré-candidato escolhido com a desistência do prefeito Alexandre, foi o do professor Eliseu Schenkel, o qual, segundo Gräeff, teria uma grande rejeição na comunidade. Já o prefeito Alexandre, por telefone, afirmou que resolveu concorrer novamente porque quer garantir o consenso que foi construído no município e os demais partidos, segundo ele, não aceitam apoiar o nome de Abílio Gräeff.

S.José do Inhacorá: Obras em fase de finalização

Creche Proinfância, instituída pela Resolução nº 6, de 24
de abril de 2007 
No Município de São José do Inhacorá as obras de construção da Unidade Escolar de Educação Infantil – Creche Proinfância, instituída pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e que faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação, teve seu início no dia 21 de novembro de 2011, e, atualmente encontra-se em fase de finalização. Restando nessa última etapa o revestimento cerâmico, a pintura, e obras anexas como cercamento, calçadas, reservatórios.

No dia 21 de maio de 2012 foi assinado um Termo Aditivo com a vigência prorrogada por mais 04 meses, devido à dificuldade na execução da drenagem de águas pluviais, da terraplanagem pela Administração Municipal e a necessidade de realizar uma alteração no alicerce da obra para melhorar a técnica e qualidade da mesma, a qual atrasou a execução dos serviços dentro do prazo estabelecido.

O projeto-padrão PROINFÂNCIA TIPO C desenvolvido pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), objeto de financiamento pelo Programa PROINFÂNCIA, tem capacidade de atender 120 (cento e vinte) crianças quando o funcionamento acontecer em dois turnos, reduzindo-se a 60 crianças se adotado o período integral. A escola de educação infantil em voga beneficiará crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, distribuídos da seguinte forma:

- Creche: crianças de 0 até 4 anos de idade
- Creche I ............................... 0 até 18 meses
- Creche II .............................. 18 meses até 3 anos
- Creche III ............................. 3 anos até 4 anos
-  Pré-escola: crianças de 4 até 5 anos e 11 meses

Porto Mauá: Será sábado a prova do concurso público

As provas serão aplicadas neste sábado dia 23
A prova escrita para todos os cargos será aplicada no próximo sábado, dia 23, em Porto Mauá.

Às 9 horas, na Escola Frei Caneca, farão a prova os inscritos aos cargos de Agente de Combate às Endemias, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro e Vigia.

Já à tarde, a partir das 14 horas, também na Escola Frei Caneca, a prova será para os cargos de Contador, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Médico Pediatra, Médico PSF, Monitor de Educação Física e Nutricionista.

Também à tarde, mas na Escola Pingo de Gente, será aplicada prova aos inscritos para Monitor de Oficina de Trabalho, Oficial Administrativo e Visitador.

Polícia Civil prende no RS suspeito de participar de chacina em MG

Suspeito de triplo homicídio em Uberlândia
foi preso em Gravataí
(Foto: Dayanne Rodrigues/RBS TV)
Em participação conjunta com a Polícia Civil de Minas Gerais, uma equipe da 1ª Delegacia de Investigação de Homicídios e Desaparecidos (DHD) do Rio Grande do Sul prendeu no final da noite desta terça-feira (19) um dos suspeitos de participar do triplo homicídio de integrantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) no dia 24 de março, em uma estrada de terra perto de Uberlândia.

Um homem e um casal foram assassinados, e o crime foi presenciado por uma criança.  Os suspeitos das mortes estiveram no assentamento no dia anterior, segundo o delegado Kleyderson Rezende, da Delegacia de Homicídios de Betim, e que presidiu o inquérito.

Conforme o delegado da Polícia Civil gaúcha Cléber Lima, o homem, que tem 25 anos, foi encontrado em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. "A equipe de Minas nos procurou na semana passada, eles estavam investigando e tinham certeza que este indivíduo tinha participado e, inclusive, já tinha prisão preventiva decretada pela Comarca de Uberlândia", disse ele ao G1.

Ainda segundo a Polícia Civil, o preso, conhecido como "Gauchinho", teria recebido cerca de R$ 7 mil pelo crime, que ele dividiria com outro integrante do grupo. Ele desconfiava que as vítimas passaram à polícia a localização de drogas.

O delegado Cléber Lima também informou que o homem deve ser encaminhado para Minas Gerais até quinta-feira (21). Lá, onde mora há 10 anos, ele tem antecedentes por furto. No Rio Grande do Sul, ele cometeu infrações na adolescência. Antes de "Gauchinho", outros cinco suspeitos foram presos, segundo o delegado.