08 novembro 2013

FEPAM libera licença ambiental para nova planta da BRF em Três de Maio

FEPAM libera licença ambiental da BRF
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) do Rio Grande do Sul liberou a licença de instalação para fábrica de soro de leite e derivados da BRF em Três de Maio.

A empresa se juntou ao grupo irlandês Carbery e criou a joint venture Nutrifont, com o objetivo de produzir o soro em pó e derivados. De acordo com a diretora de lácteos da empresa, Luciane Matiello, vão ser investidos R$ 130 milhões na construção da fábrica que será abastecida pelas unidades de queijos da BRF.

O soro do leite é um velho conhecido, que servia à alimentação animal, principalmente de suínos, mas que, nas duas últimas décadas, passou a ser largamente utilizado na fabricação de bebidas lácteas.

A partir do dia 25, a produção de queijo mussarela vai ser transferida da atual unidade na Av. Santa Rosa para o complexo industrial da BR-472, onde hoje está a fábrica de leite em pó. Os 600 mil litros leite/dia já industrializados atualmente, somados aos 800 mil litros de leite/dia da indústria de queijos, alcançarão um processamento diário de 1,4 milhões de litros de leite.

Carro capota no centro de Tenente Portel

O condutor do Fiat teve escoriações leves
Um automóvel capotou na Avenida Santa Rosa na tarde desta sexta-feira, 8 de novembro, no centro de Tenente Portela.

O acidente ocorreu por volta das 16h, envolvendo um Fiat Uno Vivace e um Fusca. O Uno estava na direção bairro - centro e o Fusca saía de um posto do combustível em direção a RSC-472.

O motorista do veículo que capotou é morador do Distrito de Daltro Filho, já o condutor do Fusca é da localidade de Burro Magro.

Fotos: Paulo Marques
Uma ambulância que passava pelo local socorreu o motorista do Fiat que teve escoriações leves, segundo a Brigada Militar.

O motorista do Fusca nada sofreu.

Deputado Osmar Terra em visita a Três de Maio

Alexandre(RC), Dep.Terra e Pedrinho (Foto: Paulo Marques)
Na tarde desta sexta-feira (08) o Deputado Federal Osmar Terra do PMDB, esteve em Três de Maio, onde além de outros assuntos de rotina fez uma visita especial as obras de calçamento que liga Consolata a BR 472, para ver de perto o andamento da obra.

A pavimentação poliédrica que vem sendo feita em parte da estrada da comunidade de Consolata a BR 472, foi originada de uma emenda do parlamentar, que aliás, sempre é muito bem votado em Três de Maio e corresponde com muitas emendas para a comunidade.

No início da tarde, o deputado Terra esteve nos estúdios da Rádio Colonial AM, acompanhado do presidente local do PMDB, Pedrinho Dapper, que recentemente assumiu o comando do PMDB de Três de Maio.

Motorista fica preso às ferragens em acidente na ERS 324

Fotos: Vang FM
A colisão envolveu uma Ducatto (placas IUB 0388/Erechim) que trafegav
a sentindo Marau/Passo Fundo e um caminhão Baú (placas de Morro Fumaça/Santa Catarina) que vinha em sentindo contrário. Foi na tarde desta quinta-feira.

O motorista da caminhonete ficou preso às ferragens, com lesões nos membros inferiores e precisou ser removido pelo Corpo de Bombeiros, presente no local com duas unidades. O SAMU também participou da remoção, orientando a vítima a se manter lúcida para posteriormente ser encaminhado ao HCR.


Segundo o motorista do caminhão, a caminhonete foi atingida na lateral durante uma ultrapassagem na segunda pista pela direita. O toque acabou jogando o veículo contra o caminhão, ocasionando o choque frontal.

Acusado de fraude do leite em Três de Maio vai responder o processo em liberdade

O acusado vai responder o processo em liberdade
(Foto: Paulo Marques)
A Operação Leite Compen$ado 3, desencadeada nesta quinta-feira (07) em Três de Maio, prendeu em flagrante o transportador de leite Airton Jacó Reidel, 31, por posse ilegal de um revólver calibre 32. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia da cidade. Também, foram apreendidos, durante o cumprimento dos cinco mandados de busca e apreensão, 50 litros de água oxigenada, 100 litros de soda cáustica, 50 litros de um tipo de ácido ainda não especificado e um saco de aproximadamente 12 quilos de bicarbonato de sódio.

Foram apreendidos três caminhões pertencentes a empresa Transportes Reidel & Dias Ltda, sendo que nesta sexta-feira (08) o recolhimento do leite dos produtores foi realizado por caminhões da empresa Bom Gosto.

As suspeitas de que Reidel teria alterado para mais o volume verdadeiro de leite entregue pelos produtores, foram fortalecidas no momento em que a investigação encontrou na casa dele 64 talões de notas dos produtores rurais. Também na casa, foi apreendido um revólver calibre 32 da marca Taurus. A arma que estava municiada era registrada em nome de uma pessoa que reside no município de Giruá.

Airton, chegou a ser preso, mas foi liberado após pagamento de fiança de três salários mínimos (R$ 2.034,00).

A esposa do acusado, Rejane Dias, de 32 anos, preferiu se manter em silencio e irá se manifestar somente em juízo. Já o acusado Airton Jacó Reidel e os sobrinhos dele, Roberto Carlos Baumgarten e Laércio Rodrigo Baumgarten que eram os motoristas dos caminhões serão ouvidos no dia 19 de novembro.

O transportador de leite, irá responder o processo em liberdade.

Rebelião na penitenciária de São Luiz Gonzaga deixa BM em alerta

Os agentes da PM estão em alerta
Ocorreram na noite de quinta-feira (07) momentos de tumulto na penitenciária de São Luiz Gonzaga.

Os apenados iniciaram uma movimentação, onde houve queima de colchões e a Brigada Militar foi acionada para auxiliar na ordem do local.

Segundo a diretoria da penitenciária, o tumulto teria iniciado entre alguns presos que foram transferidos de Santa Rosa à São Luiz Gonzaga temporariamente.

Logo, nesta manhã três destes apenados já foram encaminhados ao município de Ijuí.

No momento o clima é de tranquilidade na penitenciária, mas os agentes e a PM se mantem em alerta.

Transferência de presos

No mês de outubro cerca de 40 presos de Santa Rosa foram transferidos à penitenciária de São Luiz Gonzaga temporariamente, após um temporal atingir o município e danificar o prédio da penitenciária.

Elementos armados assaltaram a Casa Lotérica de Inhacorá

Nos últimos 90 dias este foi o segundo assalto
(Foto: Arquivo/PMN)
O assalto aconteceu por volta das 10he30min  da manhã desta sexta-feira (08), no centro da cidade de Inhacorá.

Dois elementos armados tripulando uma moto, entraram na lotérica renderam o atendente e anunciaram o assalto. Os ladrões, estavam encapuzados e com capacete na cabeça.

Nos últimos 90 dias, este é o segundo assalto na Casa Lotérica de Inhacorá. O atendente disse a polícia que pelo modo de ação dos elementos, ele suspeita que sejam os mesmos que praticaram o primeiro assalto.

A quantia levada pelos ladrões não foi revelada.

Colaboração: Jordan Martini

Cerca de 1,3 mil alunos participaram do OPS!? da SETREM

Estudantes de escolas de toda região visitaram as salas
temáticas e curtiram o 4º Festival de Música
A quinta-feira, 7, foi movimentada na Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). Cerca de 1,3 mil alunos de escolas de toda a região estiveram na Instituição participando do Orientação Profissional SETREM (OPS!?) e do 4º Festival de Música SETREM. Os estudantes da 8ª série, 1º, 2º e 3º anos conheceram a Instituição e, no período da manhã, visitaram as salas temáticas dos Cursos Técnicos e do Ensino Superior, visualizando o universo de cada uma das possibilidades de estudo que a SETREM oferece.
               
Após o almoço foi realizado o 4º Festival de Música SETREM, com a apresentação das bandas "A Turma do Arrocha" (Escola Estadual de Educação Básica Yeté, de Tuparendi) e "New Way" (Escola Estadual de Ensino Médio Professor Raimundo Almeida, de Sede Nova) na categoria Livre, e das bandas "Flower Of Night" (Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta, de Chiapetta), "God Live" (Escola Estadual de Ensino Médio Visconde de Cerro Alegre, de Inhacorá), "Replay" (Instituto Estadual de Educação João XXIII, de Giruá), "Chiqueiro Elétrico" (Escola Estadual de Educação Básica Yeté, de Tuparendi) e "Kellen Knechtel" (Escola Estadual de Ensino Médio São Valério, de São Valério) na categoria Pop/Rock.
               
Todas as bandas são formadas por estudantes das escolas da região. Na categoria Livre, a grande campeã foi "A Turma do Arrocha". Na categoria Pop/Rock, o título ficou com a banda "Chiqueiro Elétrico" e o segundo lugar com a banda "Flower Of Night". Após o Festival ocorreu um animado show com o grupo Pagode M@nero.

Acidente grave próximo a Tuparendi

Automóvel colidiu na traseira do caminhã
Um grave acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (08) na ERS 344, no trecho entre Tuparendi e Porto Mauá, próximo à comunidade de Esquina Tuparendi (Esquina Dunke).A colisão envolveu um caminhão do lixo, pertencente à Prefeitura de Tuparendi e um Vectra com placas de Santa Rosa, que teria batido na traseira do outro veículo.

Informações da Brigada Militar dão conta que cinco pessoas estavam no automóvel, quatro delas ficaram feridas, um casal foi removido para o hospital de Tuparandi e o outro para o Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa.

No caminhão o motorista e o ajudante, mas ninguém se feriu. 

Dois suspeitos de assalto a loja no RS morrem em confronto com a polícia

Polícia caçou assaltantes dentro de uma mata às margens
da BR-116 (Foto: Auri Clério Dumke/Brigada Militar)
O Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra do Rio Grande do Sul, após confronto e cerca de 10 horas de buscas dentro de uma mata às margens da BR-116, prendeu, na noite de quinta-feira (8), dois homens suspeitos de participarem de um assalto a uma loja no Centro do município de Dois Irmãos pela manhã. Outros dois foram mortos durante troca de tiros com a polícia. Um estava ferido com um tiro na perna. Nenhum policial ficou ferido no tiroteio.

O roubo à loja ocorreu por volta das 9h de quinta-feira. Quatro homens fugiram em um veículo Focus e a Brigada Militar iniciou a perseguição, mas perdeu o veículo com os suspeitos de vista. Em Nova Petrópolis, eles furaram uma barreira da Polícia Rodoviária Federal na BR-116. Na altura do km 178, perto de um local conhecido como Ninho Das Águias, o quarteto abandonou o Focus e invadiu uma mata às margens da rodovia. Houve troca de tiros.

A polícia montou um cerco no local. Um helicóptero da Brigada Militar de Caxias do Sul ajudou nas buscas. Dentro do veículo, que foi alugado em uma locadora de Viamão, foi encontrado diversos objetos roubados na loja em Dois Irmãos.

Depois de horas atrás dos suspeitos, por volta das 18h30, dois suspeitos foram localizados. Houve nova troca de tiros. Um homem de 32 anos foi morto pela polícia. Ele era foragido do sistema prisional, conforme a Brigada Militar. Outro suspeito, de 21 anos, se entregou após ser ferido na perna com um tiro. Junto com ele foi encontrado um revólver calibre 38.

Mais tarde, por volta das 22h30, na mesma mata, houve novo tiroteio e um homem de 23 anos acabou morto pela polícia. Junto com ele foi encontrada uma pistola .40, com a numeração raspada. O que restou, de 33 anos, foi detido. Os objetos e o dinheiro roubado na loja foram recuperados.

Indústria garante que leite adulterado em Três de Maio não foi comercializado

Produtos químicos eram misturados ao leite dentro de três
refrigeradores do produto (Foto: Paulo Marques)
Após a identificação de um novo caso de adulteração do leite no Rio Grande do Sul pelo Ministério Público, a empresa que detectou a mistura de produtos químicos na bebida emitiu uma nota oficial no começo da tarde desta quinta-feira (7) garantindo que o leite adulterado foi totalmente descartado antes de chegar ao processo industrial. Portanto, não chegou a ser comercializado. A operação foi deflagrada em duas cidades da Região Noroeste do Rio Grande do Sul .

Segundo a Laticínios Bom Gosto, assim que a indústria descobriu a fraude, comunicou ao Ministério Público, que passou a investigar o responsável pela distribuição da mercadoria. De acordo com o MP, um transportador com sede no município de Três de Maio, adicionava produtos químicos para recuperar o leite que estava vencendo. Se o produto passasse da validade, ele adicionava água oxigenada para estabilizar a carga e entregar na indústria. Se identificava acidez elevada, o produto adicionado era a soda cáustica. O empresário foi preso em flagrante por posse ilegal de arma e ficará à disposição da Justiça.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Três de Maio e Nova Candelária. Foram apreendidos também documentos e notas fiscais.

Segundo o Ministério Público, três relatórios de um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura apontaram presença de água oxigenada, o que é proibido pelas normas da Anvisa. De acordo com os laudos de carga de leite da Laticínios Bom Gosto, duas delas, transportadas pelo Transportes Reidel & Dias Ltda, foram rejeitadas em 12 e 15 de outubro devido à presença de peróxido de hidrogênio.

A Comércio de Laticínios Mallmann Ltda rejeitou uma carga em 14 de outubro. No laudo, a empresa afirma: “lembramos que análise positiva para peróxido de hidrogênio é fraude. Por meio da adição de peróxido de hidrogênio (Água Oxigenada), uma ação fraudulenta ao leite, busca conservar suas propriedades físico-químicas, inibindo o desenvolvimento de microrganismos contaminantes. Esse tipo de fraude mascara deficiências da higiene nas etapas de ordenha, acondicionamento e transporte”.

Conforme o promotor, o leite que era rejeitado pela indústria era repassado para queijarias. Três queijarias já receberam ação do Ministério Público e da Secretaria da Saúde nos últimos dias. Duas foram totalmente interditadas, em Imigrantes do Sul e Ipiranga do Sul, respectivamente. Outro estabelecimento, em Santiago, ainda não sofreu ação de interdição.

O empresário de 31 anos e líder do grupo, foi preso na manhã desta quinta-feira por porte ilegal de arma, já que um revólver calibre 38 em nome de outra pessoa foi encontrado em sua casa no município de Três de Maio. Ele, a esposa, de 32 anos, que sabia da atividade e adquiria produtos com o dinheiro do crime, e dois sobrinhos, que eram os motoristas, devem ser denunciados por associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Leia a nota de esclarecimento emitida pela Laticínios Bom Gosto:

A Laticínios Bom Gosto informa que o seu rigoroso controle de qualidade detectou a não conformidade de matéria-prima durante o processo de recepção no posto de captação. Imediatamente, seguindo todos os procedimentos, a empresa fez a rejeição e o descarte desse material, que não foi utilizado na fabricação de nenhum produto. Reforçamos que a companhia possui três pontos de checagem de qualidade e que a não conformidade do produto foi detectada na primeira delas. Desta forma, asseguramos que este leite não entrou em nenhum estabelecimento da empresa, logo, não foi utilizado na fabricação de nenhum produto.

Ao mesmo tempo, a Laticínios Bom Gosto comunicou o ocorrido às autoridades competentes, conforme estabelecido pela legislação. A empresa colaborou neste processo e continuará apoiando as autoridades no combate e prevenção às fraudes na distribuição do leite.

A Companhia enfatiza que aprimora permanentemente seu controle de qualidade no recebimento da matéria-prima e em todo o processo produtivo, seguindo os mais altos padrões de qualidade do Brasil, de forma a garantir a integridade dos produtos disponibilizados aos consumidores finais.