09 agosto 2011

Giruá decreta situação de emergência em razão do temporal

Por Juliana Gomes
A medida foi tomada pelo prefeito Fabiam Thomas após avaliação dos estragos em bairros da cidade e localidades do interior do município. O diagnóstico foi feito em conjunto com a  Comissão Municipal de Defesa Civil.
Conforme levantamento de equipes da prefeitura, Emater, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros,  150 residências e prédios comunitários sofreram destelhamento e danos em suas estruturas. Dezenas de árvores caíram, postes foram danificados e muitos pontos da cidade e do interior do município estão sem energia elétrica até o fim da tarde desta terça-feira. Linhas telefônicas também foram atingidas e localidades do interior, como Mato Grande, Cascavel, Boca da Picada e Rincão dos Melos constataram destelhamento de galpões, residências e demais estruturas.
O mais grave  foi o deslocamento de toda a cobertura do Departamento Municipal de Estradas e Rodagens (DMER), que atingiu em cheio duas residências próximas, causando destelhamento e danos.
Desde as 2h50min, o Corpo de Bombeiros de Giruá está atendendo moradores que tiveram casas destelhadas e  desobstruindo ruas com árvores caídas. Os funcionários da prefeituras, desde o início da manhã também estão trabalhando na limpeza da cidade, recolhimento de galhos e na recuperação das residências atingidas.
Como forma de agilizar o reparo dessas residências, cerca de 95% delas de famílias carentes do município, R$ 61 mil foram destinados  para a  compra de materiais. Até o fim do dia, cerca de 50 casas  deverão receber auxílio de equipes de servidores e voluntários que estão trabalhando em diversos pontos da cidade.
De acordo com a Emater, a chuva de granizo que ocorreu principalmente na manhã desta terça-feira não ocasionou prejuízos significativos nas lavouras de trigo por ter sido de fraca intensidade e a cultura estar em fase inicial de desenvolvimento.
Devido à falta de energia, interrupção de estradas do interior do município e problemas de infiltração em escolas, foi decretada a suspensão das aulas nas escolas municipais nestas quarta e quinta-feiras. Somente as escolas de educação infantil continuarão atendendo normalmente.
Outra medida adotada foi a centralização do atendimento aos giruaenses atingidos junto ao DMER, onde os materiais para recuperação das residências já estão sendo recebidos e distribuídos, conforme a necessidade.

Três morrem após carro cair em arroio ao atravessar ponte inundada em Estrela

Veículo desapareceu ao tentar atravessar arroio em Linha Geralda, no
interior de Estrela
Foto:Cícero Copello / Agência RBS
Três pessoas morreram depois que um carro caiu em um arroio ao tentar atravessar uma ponte que inundou por causa da chuva na localidade de Linha Geralda, no interior de Estrela, no Vale do Taquari. Os corpos das vítimas, desaparecidas desde ontem, foram encontrados na tarde desta terça-feira. 
De acordo com a Brigada Militar, Reimar Rahmeier, 63 anos, Alfredo Horst, 76 anos, e Nadir Horst, 75 anos, todos de Imigrante, desapareceram depois de sair de casa na segunda-feira em um Escort.
A Defesa Civil do município confirmou que as mortes foram provocadas pela chuva registrada na região na segunda. O Arroio Geraldo estava acima do nível normal por causa da enchente e cobria o pontilhão onde o carro tentou atravessar. 
Aposentados, Alfredo e Nadir eram casados e iriam visitar o filho, que mora no interior de Teutônia. Reimar era amigo do casal, que não tinha carro, e levava os dois na viagem.

Chiapetta decreta situação de emergência e temporal provoca suspensão de aulas no RS

Na localidade de Sete de Setembro, interior de Erechim, uma igreja 
foi derrubada pelo vento - Foto: Marielise Ferreira
O prefeito de Chiapetta, Osmar Kuhn, decretou situação de emergência no município depois do temporal que atingiu a região nesta madrugada e provocou danos em 50% das casas da cidade. O município do noroeste do Estado fica a cerca de 80km de Santa Rosa e tem aproximadamente 4,3 mil habitantes. Também por causa da chuva e do vento forte falta luz e água.
O ginásio de esportes, o CTG, igrejas e escolas do interior foram destelhadas, e as aulas das redes estadual e municipal estão suspensas.
Também estão sem aulas estudantes dos municípios de Viadutos, Gaurama, Itatiba do Sul, Campinas do Sul, Erebango e Erechim, todos na região Norte. Pelo menos 12 escolas da região sofreram danos graves, segundo informações da chefe administrativa da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Eledis Dallagnol.
Temporal provocou danos graves a construções em Erechim
Foto:Rafael Savacinski / Divulgação
— Parte foi provocada ontem à noite, e hoje pela manhã tivemos novos estragos. Há vários casos isolados no interior porque muitas escolas não tiveram danos na estrutura, mas ficaram sem água, luz, ou acesso — explica.
O caso mais grave, segundo ela, foi na escola João Germano Imlau, em Erechim, onde as aulas devem ficar suspensas inclusive amanhã por causa do destelhamento. No município, cerca de 90 casas foram destelhadas e 30 árvores foram arrancadas pelo vento.

Granizo e rajadas de vento causaram estragos na região

Queda de granizo ocorreu por volta das 21h desta segunda-feira
Trovoadas, fortes rajadas de vento e o barulho estridente da queda de granizo assustou santa-rosenses na noite desta segunda-feira. Trezecasas foram parcialmente destelhadas, a maioria delas no bairro Cruzeiro, e várias árvores tombaram na cidade, de acordo com os Bombeiros de Santa Rosa.
Parte das atividades da ExpoCruzeiro foram encerradas mais cedo, em virtude da falta de luz, ocorrida por volta das 21h.
As rajadas de vento com maior força iniciaram às 3h desta terça-feira. Em Santa Rosa, a velocidade era de 75,9km. Uma hora depois o vento chegou à região Celeiro. Em Santo Augusto foram registradas rajadas de 111,9km/h, enquanto que em Santa Rosa o vento permanecia em 73,8km/h.
Às 5h as rajadas seguiram em Santo Augusto, mas menos intensas: 81km/h. Todo o município está sem luz desde a madrugada. Ocorreram destelhamentos em casas e queda de árvores nas rodovias.
O tempo nesta terça-feira
A terça-feira iniciou com chuvas fortes na metade norte do Rio Grande do Sul. Aos poucos as chuvas diminuem e dão lugar ao sol e máxima em torno dos 20ºC no noroeste.
De acordo com a Central de Meteorologia do grupo RBS, no fim do dia as áreas de instabilidade vão se afastando e o tempo começa a abrir no Estado.
A partir do anoitecer, uma nova massa de ar frio passa a atuar sobre o Rio Grande do Sul e as temperaturas voltam a cair, ficando em torno dos 14ºC.
A quarta-feira inicia sem chuvas no Rio Grande do Sul, porém com bastante nebulosidade. As mínimas ficam abaixo dos 13°C no Estado.

Câmara de Vereadores aprova distribuição gratuita de material do Balde Cheio

Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Três de Maio
A Câmara de Vereadores de Três de Maio aprovou na segunda-feira, dia 8 de agosto, por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 34/2011 que cria rubrica para distribuição gratuita de material para as unidades demonstrativas do Programa de Incentivo e Fomento à Bacia Leiteira (Projeto Balde Cheio). Com a aprovação por parte dos vereadores, fica o Poder Executivo autorizado a criar rubrica no valor de R$ 6.900,00. Através da Mensagem No 34/2011, o prefeito Olívio José Casali (PP) destacou que para o atendimento das metas de expansão do setor lácteo no município, com base no direcionamento emanado do planejamento estratégico da Prefeitura de Três de Maio, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a presente medida objetiva incrementar o desenvolvimento do setor lácteo, com o objetivo de incentivar a diversificação da matriz produtiva, que está baseada mormente na cultura da soja, milho e trigo.  Acrescentou que o programa desenvolvimentista do leite, está sendo impulsionado a partir da motivação do poder público, com o apoio da iniciativa privada (produtor, empresas e indústria) já instalada no município e, em breve, começa a industrialização do leite. Em face do atual desempenho dos produtores de leite, considerando o potencial do mercado, é preciso potencializar o crescimento da produção leiteira, visando à consolidação do mercado.
O prefeito Casali salientou que o parque industrial instalado foi constituído, através de iniciativa privada, com apoio político e financeiro, apoiado pelo poder público municipal e estadual. Importante é frisar que a unidade industrial implantada em território três-maiense necessitará diariamente de uma produção de seiscentos mil até um milhão de litros de leite. Atualmente, são aproximadamente 1.518 os produtores de leite, produzindo de 90 a 100 mil litros/leite/dia, muito longe da real necessidade da indústria de beneficiamento do ouro branco. Outro fator é que 95% dos produtores de leite são pequenos ou micro produtores e destes 75% com produção média inferior a 50 litros/dia, embora seja a produção de leite a principal fonte de renda da família. “Daí a razão básica para esta iniciativa, que objetiva a distribuição gratuita de material para as unidades demonstrativas para o programa de incentivo e fomento à bacia leiteira que fazem parte do Projeto Balde Cheio, integrante do Programa de Produtividade e Qualidade do Setor Lácteo 2010-2020.
Só com apoio, através de iniciativas desta natureza, é que o programa vai atingir seus objetivos, com vistas ao desenvolvimento sustentado da produção de leite. Pretende-se tornar a atividade leiteira produtiva e rentável de sorte que o produtor tenha renda para viabilizar a propriedade rural e assim seja evitado o êxodo rural”, justificou o chefe do Poder Executivo.

Ventos fortes causam estragos em Três de Maio

A rua Santa Cruz Ficou obistruida 
O temporal desta madrugada, trouxe ventos fortes em Três de Maio, ocasionando estragos em diversos pontos da cidade.
Reservatório de água atravessou a
Av. Uruguai.
O vento que começou por volta de 2h e 30min, seguido de granizo, movimentou a Coorporação de Bombeiros Misto que atendeu durante a madrugada 12 ocorrências de destelhamentos de casas, e duas quedas de árvores. A de maior intensidade, se deu na rua Santa Cruz a poucos metros da Av.Uruguai, uma árvore de grande porte foi arrancada do chão, obstruindo toda a passagem da rua. 
A poucos metros do local, o Edifício Atenas ainda em construção, teve o deslocamento da caixa/reservatório de água com capacidade de 15 mil litros, a mesma foi jogada da esquina da Av.Uruguai com a rua Osvaldo Cruz, e foi parar na calçada da rua Bruno Dockhorn, ficando encostada no muro da casa de residência dos padres da Igreja Católica. O reservatório, encontrava-se no terraço do prédio e ainda estava vazio no aguardo da instalação.
O edifício tem 9 andares
“Segundo o Sargento Barreto, Comandante da Coorporação de Bombeiros Misto de Três de Maio, as ocorrências durante a madrugada se deram apenas com danos materiais,.”  
Na região, foram registradas além do vento a queda de granizo, no interior dos municípios de Alegria e Independência.

SETREM promove grande evento para escolas da região

OPS!? (Orientação Profissional SETREM) ocorre dia 09 de novembro
Estão abertas as inscrições para mais uma edição do projeto OPS!?, que ocorre no dia 09 de novembro e tem como objetivo expor aos estudantes da região diversas opções de carreiras profissionais.
Os jovens terão a disposição 18 salas temáticas, muito bem elaboradas, que apresentarão de forma prática e surpreendente os cursos oferecidos pela instituição. Este ano, a grande novidade, é a possibilidade de realizar um simulado, que desde o momento da inscrição no site, oportuniza a experiência do vestibular. Na ocasião serão realizadas duas provas: uma para estudantes de 8ª Série que desejam testar seus conhecimentos e outra, para o Ensino Médio.
O evento inicia às 8h30min. O simulado ocorrerá às 11h, ao término das visitas as salas temáticas. Ao meio-dia haverá intervalo para almoço, com opções de compra de cartões para refeição no restaurante da instituição ou de lanches na Praça de Alimentação, estrutura montada especialmente para a ocasião.
À tarde, inicia a programação cultural, com grande show da Banda 4 Por 4 e a etapa final do II Festival de Música SETREM. Neste, os estudantes poderão curtir bandas estudantis de Rock e Pop/Rock, bem como o show da Banda Maviie, vencedora do festival em 2010. Haverá ainda sorteio de bolsas de estudo para o ano letivo de 2012 e de um notebook entre os professores.
As escolas participantes receberão auxílio transporte, conforme informações serão veiculadas no site do evento. Inscrições e informações no site www.setrem.com.br/ops2011.