09 agosto 2011

Câmara de Vereadores aprova distribuição gratuita de material do Balde Cheio

Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Três de Maio
A Câmara de Vereadores de Três de Maio aprovou na segunda-feira, dia 8 de agosto, por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 34/2011 que cria rubrica para distribuição gratuita de material para as unidades demonstrativas do Programa de Incentivo e Fomento à Bacia Leiteira (Projeto Balde Cheio). Com a aprovação por parte dos vereadores, fica o Poder Executivo autorizado a criar rubrica no valor de R$ 6.900,00. Através da Mensagem No 34/2011, o prefeito Olívio José Casali (PP) destacou que para o atendimento das metas de expansão do setor lácteo no município, com base no direcionamento emanado do planejamento estratégico da Prefeitura de Três de Maio, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a presente medida objetiva incrementar o desenvolvimento do setor lácteo, com o objetivo de incentivar a diversificação da matriz produtiva, que está baseada mormente na cultura da soja, milho e trigo.  Acrescentou que o programa desenvolvimentista do leite, está sendo impulsionado a partir da motivação do poder público, com o apoio da iniciativa privada (produtor, empresas e indústria) já instalada no município e, em breve, começa a industrialização do leite. Em face do atual desempenho dos produtores de leite, considerando o potencial do mercado, é preciso potencializar o crescimento da produção leiteira, visando à consolidação do mercado.
O prefeito Casali salientou que o parque industrial instalado foi constituído, através de iniciativa privada, com apoio político e financeiro, apoiado pelo poder público municipal e estadual. Importante é frisar que a unidade industrial implantada em território três-maiense necessitará diariamente de uma produção de seiscentos mil até um milhão de litros de leite. Atualmente, são aproximadamente 1.518 os produtores de leite, produzindo de 90 a 100 mil litros/leite/dia, muito longe da real necessidade da indústria de beneficiamento do ouro branco. Outro fator é que 95% dos produtores de leite são pequenos ou micro produtores e destes 75% com produção média inferior a 50 litros/dia, embora seja a produção de leite a principal fonte de renda da família. “Daí a razão básica para esta iniciativa, que objetiva a distribuição gratuita de material para as unidades demonstrativas para o programa de incentivo e fomento à bacia leiteira que fazem parte do Projeto Balde Cheio, integrante do Programa de Produtividade e Qualidade do Setor Lácteo 2010-2020.
Só com apoio, através de iniciativas desta natureza, é que o programa vai atingir seus objetivos, com vistas ao desenvolvimento sustentado da produção de leite. Pretende-se tornar a atividade leiteira produtiva e rentável de sorte que o produtor tenha renda para viabilizar a propriedade rural e assim seja evitado o êxodo rural”, justificou o chefe do Poder Executivo.