21 julho 2012

São Nicolau: Confirmados dois casos de raiva bovina

Várias furnas do morcego, locais onde se escondem durante
o dia, estão cadastradas na nossa região 
Confirmados dois casos positivos de raiva bovina nossa região. A informação foi dada pelo veterinário Rafael Zborowsky no Programa Cidade Alerta.

Após técnicos da Inspetoria Veterinária serem informados da morte de dois bovinos em uma propriedade no município de São Nicolau, foram retiradas amostras dos animais para o envio para um laboratório do Estado. O resultado foi positivo e, com isso, o Núcleo de Combate à Raiva repassou a orientação para as inspetorias veterinárias da região para que seja realizado um trabalho de prevenção.

O transmissor do vírus é o morcego hematófago, que se alimenta do sangue dos animais. Para isso, os produtores dos municípios de São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões, São Nicolau, Dezesseis de Novembro, Roque Gonzales, Pirapó, São Paulo das Missões, Garruchos e Porto Xavier estão sendo orientados a aplicar a vacina. Rafael Zborowsky salientou que a mesma não é obrigatória, mas, com a confirmação de que existem morcegos hematófagos contaminados, o produtor corre o risco de perder animais.

Várias furnas do morcego, locais onde se escondem durante o dia, estão cadastradas em nossa região, e tem sido monitoradas pelos técnicos do estado, que quando necessário, instalam armadilhas e aplicam uma pasta anticoagulante nos morcegos hematófagos capturados, que ao retornarem aos seus esconderijos, acabam contaminando outros da sua espécie. As vacinas podem ser adquiridas em agropecuárias, ao custo em torno de 60 centavos a dose.

Complementou que em casos suspeitos de animais com sangramento, principalmente na altura do lombo ou pescoço, e com salivação, o produtor deve avisar a inspetoria veterinária mais próxima. Para a coleta, é retirado o cérebro do animal. A coleta de material deve ser realizada com todo o cuidado, sendo indispensável o uso de luvas, pois, existe o risco de contaminação do vírus.

Operação prende policial militar e outras 16 pessoas no Noroeste do RS

Ao todo, 17 pessoas foram presas durante a operação
(Foto: Guilherme Rocha/RBS TV)
Uma operação da Polícia Civil terminou com a prisão de 17 pessoas, entre elas um policial militar, na manhã deste sábado, na Região das Missões, Noroeste no Rio Grande de Sul. Ação, que reuniu 144 agentes, tinha como objetivo coibir o tráfico de drogas, roubos e formação de quadrilha na região.

O grupo de policiais saiu de São Luiz Gonzaga para cumprir mandados no próprio município e também em Santa Rosa, Santo Cristo, Santo Ângelo, Porto Xavier, Entre-Ijuís e Caibaté. Segundo a Polícia Civil, as atividades de tráfico de drogas estavam interligadas em todos os sete sete municípios.

Ao todo, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão. Outras cinco pessoas ainda foram presas em flagrante por posse de drogas e armas. De acordo com a Polícia Civil, a operação apreendeu cinco armas e 50 gramas de maconha. Entre os presos está um policial militar, suspeito de envolvimento em um roubo de carga de remédio.

A ação contou com a ajuda do Departamento de Investigações do Narcótico (DENARC) e de cães farejadores. Agora, os inquéritos policiais serão encaminhados para a Justiça.

São Luiz Gonzaga: Projeto declara o município Capital Estadual da Música Missioneira

Dr. Basegio (PDT), durante visita ao município, entregou
uma cópia da proposta para Pedro Ortaça, músico, cantor
e compositor missioneiro
São Luiz Gonzaga poderá ser considerada, oficialmente, como a Capital Estadual da Música Missioneira. O projeto com este reconhecimento foi protocolado na Assembleia Legislativa pelo deputado Dr. Basegio (PDT), que durante visita ao município, entregou uma cópia da proposta para Pedro Ortaça, músico, cantor e compositor missioneiro.

Justificando a proposição do Projeto de Lei nº 172 /2012 seu autor, deputado Dr. Basegio, enfatiza que na Região das Missões, a música sempre foi muito importante. “São da região das Missões os quatro músicos, Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Pedro Ortaça -nascidos em solo São-luizense- e Cenair Maicá que através da música contaram e cantaram as suas histórias de luta, garra e superação. Foram denominados os Quatro Troncos da Cultura Missioneira criando uma marca na cultura musical gaúcha, a Identidade Musical Missioneira. Nada mais justo do que conceder para a cidade de São Luiz Gonzaga esse título”, explicou o parlamentar.

Montenegro: Polícia investiga morte de paciente por gripe A

Dois pacientes já morreram de gripe A no Hospital
Montenegro (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar a morte de um paciente por gripe A no Hospital Montenegro, no Vale do Caí, Rio Grande do Sul. Segundo familiares, ele foi atendido quatro vezes na instituição, mas em nenhuma delas foi tratado com o medicamento Tamiflu, conforme mostr a reportagem da RBS TV.

Mãe de mais uma vítima do vírus H1N1, Maribel de Souza, está inconformada. Paulo, o filho mais velho, tinha 15 anos e morreu na madrugada da ultima terça-feira (17). Ele conta que o jovem foi quatro vezes ao hospital, entre os dias 8 e 16. Em nenhuma delas recebeu qualquer tipo de medicação para a gripe A, pois a doença só foi diagnosticada depois da morte.

Os pais do adolescente registraram queixa na polícia, acusando os médicos de negligência. Os depoimentos dos envolvidos devem começar a ser tomados na próxima semana. “O médico falou: 'olha, eu não sabia que era gripe A até o último momento. Eu achava que era uma alergia a um medicamento, tanto que eu não me protegi para cuidar do seu filho'", relata a mãe do adolescente.

A direção do hospital abriu investigação para apurar se houve falha médica no atendimento ao adolescente. A Comissão de Ética quer saber por que o exame que revela se o paciente tem ou não gripe A só foi feito na ultima das quatro vezes em que o paciente esteve no hospital.

O diretor técnico do hospital, Márcio de Luca Júnior, alega que o jovem não apresentava os sintomas de gripe A nas três primeiras vezes em que foi atendido. No dia 8 de julho, um paciente de São Sebastião do Caí também morreu de gripe A no hospital, supostamente sem as características da doença. “As pessoas não estão chegando aqui com aqueles sintomas que, inclusive, estão sendo emitidos pelo Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde. Nenhum dos dois pacientes que faleceram aqui no hospital tiveram febre", afirmou.

Desde a confirmação das primeiras mortes por gripe A no estado, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) recomenda a médicos o uso do antiviral Tamiflu em todos os pacientes com sintomas da gripe: febre, dor de garganta, nas articulações, musculares ou de cabeça. O medicamento já foi retirado da lista de controle especial e pode ser adquirido apenas com receita médica, em farmácias públicas e particulares.

Até a quinta-feira (19), a SES já havia confirmado 38 mortes por gripe A no Rio Grande do Sul em 2012, de um total de 262 casos. Em 2011, foram contabilizadas 14 mortes causadas pelo contágio do vírus H1N1. O estado deve receber nos próximos dias um novo lote de 200 mil doses da vacina, remanejados de outros estados pelo Ministério da Saúde.

São Luiz Gonzaga: Morte de 27 cavalos em fazenda é investigada

Animais mortos estão espalhados pela fazenda
(Foto: Associação de Proteção Animal/Divulgação)
A Polícia Civil de São Luiz Gonzaga irá investigar a morte de 27 cavalos em uma propriedade rural do município localizado na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. A denúncia foi feita nesta sexta-feira (20) pela Associação de Proteção Animal de São Miguel das Missões.

Segundo a denúncia, outros 24 animais se encontram em situação precária na propriedade rural. A associação irá encaminhar as fotos dos cavalos debilitados e o registro da ocorrência para o Ministério Público. O proprietário da fazenda não confirmou o número de animais mortos e também não quis comentar o caso.