26 setembro 2012

Sicredi Noroeste agora mais perto da comunidade de Consolata

Na imagem: Cibeli, Diane, Márcio, Glei, Thiago, Capletti, Nirio
e Marcos (Créditos: Paulo Marques)
O Sicredi Noroeste, inaugurou na tarde desta quarta-feira (26), a Unidade Consolata, junto as instalações da Coopermil.

Quando da inauguração da Unidade Coopermil no distrito de Consolata, no dia 03 de julho de 2012, foi anunciado naquela oportunidade que no prazo máximo de 3 meses seria inaugurada  uma unidade de atendimento junto as instalações da cooperativa, ato que aconteceu na tarde desta quarta-feira.

A Unidade Sicredi na sede do distrito  de Consolata, inicia o atendimento aos associados nesta quinta-feira (27), disponibilizando dois funcionários, e toda a gama de serviços que somam mais de duzentos, aos mais de 1.100 associados que passam a pertencer a esta unidade inaugurada.

Em seu pronunciamento, o presidente Glei Linhares do Sicredi Noroeste, que tem sede na Av. Uruguai no centro de Três de Maio, destacou a importância de ter inaugurado a 21ª unidade da cooperativa de crédito, e disse também, que o tamanho desta unidade dependerá do próprio associado, que ao fazer uso dos serviços neste local, estarão a cada dia fazendo crescer a Unidade Sicredi Consolata.

A gerencia da unidade inaugurada, fica a cargo do Marcos, gerente da Unidade da Rua Horizontina, o qual apresentou os consolatenses Márcio e Diane, colaboradores que farão o atendimento aos associados de Consolata.  

Inscrições abertas para o quarto ciclo do Projeto Amor de Mãe do HSVP

Mais de 100 gestantes já passaram pelo Projeto Amor de Mãe
O Projeto Amor de Mãe do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, terá seu quarto ciclo iniciado no dia 4 de outubro, às 15h. Mais de 100 gestantes já passaram pelo Projeto em busca de orientações e de conhecer a estrutura oferecida pela maternidade e berçário da Instituição.

São 40 vagas disponíveis neste ciclo, com as inscrições podendo ser realizadas pelas gestantes antecipadamente nos ESFs e na secretaria do HSVP, ou então no dia do curso. Mesmo que as futuras mães não possam participar do primeiro encontro, elas podem fazer a inscrição e participar dos encontros seguintes. Segundo a Coordenadora das Unidades de Internação, Betânea e Centro Obstétrico, Adriane Freoder Kleinpaul, o objetivo do Projeto Amor de Mãe é humanizar o atendimento e favorecer uma melhor relação entre mãe, filho e equipe, para que todas possam ter um parto mais tranquilo e seguro. “Com este curso podemos perceber que as gestantes chegam orientadas referente aos seus anseios, angústias e medos, contribuindo para que o parto transcorra mais facilmente. Ser mãe é ter o seu amor comparado ao perfeito amor de Deus”, diz Adriane.

O primeiro encontro terá como palestrante a nutricionista Dóris Elígia Cassol, que abordará o assunto referente às orientações na alimentação no período gestacional, pós-parto e amamentação. No segundo momento a palestrante será a enfermeira Mariliane de Oliveira, que abordará normas e rotinas do controle de infecção na instituição (CCIH) e acompanhamento ao nascimento (legislação). No encerramento do dia, a palestrante será a médica pediatra Sandra V. Viegas, que abordará a admissão do recém-nascido, os primeiros cuidados, a vacinação e a puericultura (ciência médica que se dedica ao estudo dos cuidados com o acompanhamento do desenvolvimento infantil).

Os encontros seguintes estão agendados para os dias 25 de outubro e 08 e 22 de novembro, sempre às quintas-feiras. Estão envolvidos no Projeto Amor de Mãe diversos profissionais do HSVP, as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio, DM3 Publicidade, Rotary Club, Sicredi, farmácia Medfar, farmácia Nhacor, farmácia São João e Natura Cosméticos.

SETREM celebrou 90 anos de história

Aniversário da Instituição foi
comemorado com Baile no
Clube Buricá
 
A Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) é uma escola do presente com os olhos no futuro, que oferece e oportuniza a humanização na convivência, através de diferentes níveis de ensino.

Na Educação Infantil e na Educação Básica da SETREM a criatividade e a imaginação são constantemente incentivadas através da leitura, de atividades lúdicas, de estratégias, reflexões e ações para possibilitar que os estudantes aprendam brincando.

A Educação Profissional é referência no desenvolvimento e inserção de talentos no mundo do trabalho e o Ensino Superior promove o desenvolvimento e projeta o futuro.

No dia 22 de setembro deste ano, a SETREM completou os seus 90 anos de história, no decorrer dos quais o conhecimento fez a diferença para milhares de estudantes que passaram pela Instituição.
Para comemorar esta data, foi realizado o Baile de 90 anos da SETREM, no Clube Buricá, com animação da Banda Barbarella.

Na abertura do evento a pastora Mariza Sandra Allebrandt realizou uma reflexão alusiva aos 90 anos da SETREM; o presidente da SETREM, Hordi Núbio Felten relembrou a trajetória da Mantenedora; e o diretor Flávio Magedanz enfatizou a história da Instituição. “A SETREM chega aos seus 90 anos atuando na Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação Profissional com oito Cursos Técnicos; Ensino Superior com nove Cursos; Extensão; Pesquisa e Pós Graduação nas áreas de Administração, Educação, Engenharia, Tecnologia da Informação, Saúde e Agronomia; Clínica-Escola de Psicologia, Centro de Idiomas; Agroindústria; Escola Fazenda; Tambo de Leite; Laboratórios de Análises de Solos e Sementes; Projetos Sociais e prestadora de serviços em diversas áreas”, destaca Flávio.

Em seguida, 90 velas foram acesas no bolo simbólico de 90 anos da SETREM, que foi trazido pelas crianças presentes no evento. Professores, funcionários, estudantes e representantes de empresas parceiras da Instituição foram convidados para apagar as velas, enquanto todos os presentes cantavam “Parabéns” para a SETREM.

Viatura oficial da Brigada Militar transita em Ijuí com placa do Paraná

Caminhonete pertence à Companhia de Polícia Ambiental de
Cruz Alta. Detran desconhece o caso. Foto Leitor ijui.com
A presença seguida em Ijuí de uma viatura oficial da Brigada Militar, mas emplacada em Curitiba, no Paraná, causou a estranheza de leitores do Portal de Notícias ijuhy.com que enviaram fotos e dados do veículo.

Para os leitores não seria legal um veículo oficial do Estado do Rio Grande do Sul trabalhando com placa de outro Estado.

As fotos feitas nesta terça-feira, 25/9, por volta das 11h, na BR 285, entrada da cidade, mostram uma Mitsubishi com prefixo CABM – BM 5761, placa de Curitiba-PR ALH 4416, devidamente caracterizada pela BM, e com aparência de que já está na corporação há tempo.

Diante da dúvida quanto a legalidade do emplacamento, a reportagem buscou informações com a Companhia Ambiental da Brigada Militar de Cruz Alta, confirmando que o veículo pertence a frota desta Companhia.

Segundo a BM, a caminhonete está legal e foi adquirida através de um termo de ajustes. Já o Detran informou que desconhece a situação e pediu que a reportagem entrasse em contato com  o comando logística da BM.

Na peregrinação pela informação, nossa reportagem não foi atendida pelo Departamento de Logística e Patrimônio da BM, em Porto Alegre.

Uma fonte ligada ao comando geral da BM disse que “se houve a transferência do veículo para o RS certamente não houve a troca da placa, lacre e tarjeta, o que não deixa de ser uma infração grave”.

Cotrimaio realiza palestras técnicas que abordam o Manejo de Doenças da Soja para a safra 2013

Palestras técnicas são realizadas desde o dia 12 de setembro
A cooperativa Cotrimaio realiza desde o último dia 12 de setembro, na área de atuação da cooperativa, palestras técnicas “Manejo de Doenças na Cultura de Soja”. O evento é realizado nas filiais da cooperativa e é voltado para produtores rurais de toda a região noroeste. A equipe de agrônomos da Cotrimaio destaca as vantagens de aplicação preventivas de fungicidas na soja, controle de ferrugem, doenças de final de ciclo e oídio na cultura da soja, tecnologia de aplicação, epidemiologia, previsões de doenças para próxima safra, calendário de aplicações de fungicidas, melhores produtos, melhores bicos de aplicação, horário de aplicação e comparativo entre cultivares antigas e as atuais.

Na ocasião, também foi apresentado o portfólio da empresa Syngenta e colocado a venda na palestra os pacotes de produtos Syngenta para soja.

Segundo o Eng. Agrônomo da Cotrimaio, Marcos Schneider, a cultura da soja é a que mais cresceu no Brasil na última década e corresponde a quase metade da área semeada com grãos no Brasil. Para a próxima safra, se espera uma grande safra de soja, ainda mais quando se prevê um ano de “el niño”, quando se espera chuvas normais para a cultura.

Sabe-se que o clima bom para colher soja é o mesmo clima que tem bastante incidência de doenças na cultura, ou seja, ano chuvoso é ano de doenças, principalmente a ferrugem asiática.  Notícias de Mato Grosso nos informam que o período das chuvas foi dois meses a mais do que o normal, ou seja, choveu até junho ocasionando um grande número de plantas guaxas com bastante incidência de ferrugem já nessa época. Portanto, bem no cedo as lavouras de Mato Grosso terão ferrugem, e com as correntes de vento norte, teremos mais cedo e em grande quantidade esporos da doença na nossa região para infectar nossas lavouras. Então o produtor deve ficar atento, pois de acordo com a pesquisa, será um ano de bastante pressão de ferrugem, sendo necessário um calendário de aplicações preventivas de fungicida para evitar perdas.

As variedades de soja modernas que são cultivadas hoje são mais precoces, rapidamente se apropriam dos recursos  para nos entregar a produção. São de poucas folhas, bem menos que as variedades antigas, portanto não tem gordura para queimar, temos que ser mais rígidos no controle de pragas e doenças, até porque, a produção esperada tem sido  maior a cada safra. Também as vagens dos materiais precoces se concentram mais do meio prá baixo na planta, sendo necessário, cuidar ainda mais o terço inferior das plantas com aplicações eficientes que penetram no dossel da lavoura, controlando até em baixo, e sempre de forma preventiva. Outro aspecto é que os materiais mais precoces tem volume de raiz menor que os materiais mais tardios, sendo necessário cuidados maiores com relação a compactação do solo e desequilíbrio nutricional, para não comprometer ainda mais o crescimento radicular.

A pesquisa nos mostra que uma aplicação no estágio vegetativo da soja, no estágio de V6 (5 folhas trifoliadas verdadeiras), nos fornece um bom controle de oídio e DFC, fazendo melhorar o futuro controle de ferrugem em R1 (início da floração). Ou seja, entrando em R1 limpo de outras doenças, o produto vai ser utilizado somente para ferrugem, tendo um melhor desempenho. Portando, se recomenda nas aplicações para doenças na soja a primeira em V6, a segunda em R1 e a terceira 20 dias após.

Com relação a tecnologia de aplicação é importante utilizar bicos de pulverização que nos forneça gotas finas (200 micras) para que com isso se possa penetrar na parte de baixo das plantas. Também o volume de calda é importante, 150 litros de água para molhar bem. Não aplicar em horários quentes, dando preferência para de noite, de manhã cedo ou a tardinha.

Serra do Rio Grande do Sul registra neve nesta quarta-feira

Muro coberto com gelo em Bom Jesus, na Serra
(Foto: Raquel Jacoby Silveira/Prefeitura de Bom Jesus)
O Rio Grande do Sul amanheceu com frio, temperaturas negativas e até neve nesta quarta-feira (26). Moradores de cidades da Serra dizem ter visto o fenômeno nas primeiras horas da manhã em Bom Jesus e São Francisco de Paula. Uma camada branca de gelo se formou sobre telhados de casas, nas ruas, e sobre os carros.

Em Bom Jesus, a secretária executiva da prefeitura, Raquel Jacoby, fez diversos registros da "neve em plena primavera", como relata ela. Em São Francisco de Paula, a secretária do Turismo, Margarete França, disse ao G1 que por volta das 6h30 viu o fenômeno. "Teve flocos de neve com chuva. Agora está marcando 1°C e está chovendo", disse ela, por telefone, por volta das 7h15. Ela só lamenta não ter feito registro fotográfico.

O bombeiro Julio Cesar de Oliveira Andrade, morador de São Francisco de Paula há 47 anos, disse ao G1 que, apesar de fraco, nevou mesmo na cidade. "Hoje caiu bem leve, junto com uma chuva fina. Mas eu já vi muito mais neve, já fiz boneco, afundei o pé na neve, isso em 1995, 1998. Antigamente nevava bastante. Mas hoje também nevou", contou. O bombeiro também não fez registros.

Em São José dos Ausentes, onde uma equipe da RBS TV acompanha as condições do tempo na Serra gaúcha nesta quarta, houve registro de chuva congelada ainda na madrugada. Na cidade, a Somar Meteorologia registrou sensação térmica de -12,4°C.

Carro ficou coberto pela neve em Bom Jesus
(Foto: Raquel Jacoby Silveira/Prefeitura de Bom Jesus)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mediu temperaturas negativas em três cidades (entre as 35 estações automáticas) ao amanhecer: -1,7°C em São José dos Ausentes, -0,6°C em Vacaria, e -0,4°C em Erechim. Este último município fica no Norte do estado.

Chuva de granizo causa estragos em plantação de Rio Grande, RS

Granizo atingiu plantação de morangos em RIo Grande, no RS
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Uma chuva de granizo atingiu o município de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul, na tarde desta terça-feira (25). A chuva durou pouco mais de cinco minutos, tempo suficiente para causar prejuízos em uma plantação de morangos.

Segundo moradores da Quitéria, a localidade mais atingida, a 17 km do centro da cidade, as pedras eram pequenas, mas caíram em grande quantidade e com muita força, danificando a fruta. Moradores da Ilha dos Marinheiros e da Ilha do Leonídio também relataram a incidência de queda de pedras.

O produtor só irá contabilizar o resultado dos estragos em dois dias. Não será a primeira vez que perderá dinheiro por conta do efeito climático. Em dezembro de 2011, ele já tinha sofrido com a chuva de granizo. Na época, teve prejuízos de R$ 90 mil com a produção de morangos, melões e tomates.