03 janeiro 2011

"A Brigada Militar vai trabalhar sob o binômio eficiência e respeito", afirma novo comandante

Centenas de pessoas acompanharam a cerimônia
Terminou por volta das 9h50min a transmissão de comando da Brigada Militar. Sérgio Roberto de Abreu assumiu no lugar do coronel Trindade. O governador Tarso Genro encerrou a cerimônia enfatizando a importância da Brigada para o País.
Ao assumir o cargo, Sérgio Roberto de Abreu salientou os principais pontos de seu trabalho:
— A Brigada Militar vai trabalhar sob o binômio eficiência e respeito.
Centenas de pessoas — entre elas, políticos e autoridades — acompanharam o evento no Estádio General Cipriano da Academia de Polícia Militar. Em seu discurso de despedida, coronel Trindade desejou sorte ao novo comandante.
Ao encerrar a cerimônia, o governador Tarso Genro ressaltou que a Brigada Militar é conhecida como internacionalmente como uma honra para o país. Segundo ele, este é um momento histórico.
— Vivemos um momento histórico, momento de afirmação plena dos direitos do cidadão — concluiu.

Mária do Rosário defende reconhecimento do Estado por violações durante o regime militar

Nova secretária de Direitos Humanos 
assumiu com discurso duro 
Com um discurso duro, mas tentando mostrar que o atual momento é de diálogo e sem espaço para revanches, a petista gaúcha Maria do Rosário assumiu nesta segunda a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). A cerimônia contou com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim. Nos últimos anos, as duas pastas, com Paulo Vanucchi e Jobim no comando, mantiveram duros embates, criando problemas políticos para o governo Lula.
O discurso da nova ministra procurou demonstrar a diferença entre as duas gestões. Quando se referiu ao período que os militares tomaram o poder, por exemplo, Maria do Rosário preferiu usar o termo "período de exceção", ao contrário de Vanucchi, que sempre usou "ditadura". No fim de sua fala, a ministra defendeu o "reconhecimento da responsabilidade do Estado pelas graves violações de direitos humanos com vista a não repetição do ocorrido" e pregou que "devemos enfrentar as questões para caracterizar a consciente virada de página do momento da história".
Em seguida, a ministra fez um apelo ao Congresso para que aprove a formação da Comissão da Verdade. "A constituição da Comissão da Verdade não se trata, jamais, de qualquer atitude de revanche, como disse, em seu discurso, a presidente Dilma", reforçou a nova ministra. Tentando mostrar que não quer ter problemas no relacionamento com os militares, ela prosseguiu dizendo que "estamos movidos pelo entendimento e até pelo reconhecimento que no Brasil de hoje, no Estado brasileiro, não há qualquer instituição contra a democracia". Segundo Maria do Rosário, "as Forças Armadas são parte da consolidação democrática deste Brasil e nas Forças Armadas há o desejo de trabalharmos de forma conjunta neste processo de consolidação da democracia".
Sobre a abertura de arquivos das Forças Armadas, Maria do Rosário disse que isso faz parte de um amplo debate, sem contradições. "Hoje, no governo, não temos qualquer contradição entre setores dos Direitos Humanos e das Forças Armadas. Somos parte de um mesmo projeto nacional de democracia e as Forças Armadas contribuem para a consolidação do processo democrático", afirmou.
Questionado se a fase de embate entre Defesa e Direitos Humanos estava encerrada, o ministro Jobim, em entrevista ao fim da cerimônia, disse que está trabalhando para "virar a página". Perguntado sobre algumas partes mais duras do discurso da ministra, que pediu o reconhecimento do Estado quanto aos mortos e desaparecidos políticos, Jobim disse: "É isso que está sendo feito. Tudo que ela diz está sendo feito. Estamos trabalhando por isso". Ele afirmou também que não se opõe à criação da Comissão da Verdade, justificando que participou da elaboração desse texto.
Um pouco antes, em seu discurso, o ex-ministro Paulo Vanucchi foi conciliador dizendo que existem diferentes visões sobre os temas e que o governo Lula avançou muito na questão dos direitos humanos. "A verdade não é uma só", disse o ex-ministro, acrescentando que a verdade "pode ter muitas faces, uma vez que há diferentes formas de se olhar para ela".
O novo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que também acompanhou a cerimônia de posse de Maria do Rosário, defendeu o entendimento entre todos os setores. "Vamos ter uma relação harmoniosa entre Defesa, Justiça e Direitos Humanos, todos integrados e juntos sob a orientação da presidente Dilma", declarou.

Moradores sentem tremor de terra em Cruz Alta

Tremor foi sentido em Cruz Alta
No primeiro dia do ano, o casal Anete, 52 anos, e Telmar Ceretta, 56 anos, acordou com um susto, pouco antes das 8h. Um tremor foi sentido por eles, por cerca de 15 segundos, em seu apartamento, no terceiro andar do prédio em que vivem, no centro de Cruz Alta.
Seria um terremoto? Sim, mas não no Brasil. Os tremores foram reflexo de um terremoto que ocorreu às 7h56min (horário de Brasília), a 160 quilômetros do nordeste da cidade de Santiago del Estero — a 960 km de Buenos Aires, capital argentina. Moradores de Carazinho e São Borja também relataram o tremilique.
Confira abaixo entrevista que o blog Rumos do Noroeste do Jornal Zero Hora realizou com Telmar Ceretta.
Rumos do Noroeste: Como foi a sensação do tremor?
Telmar: É algo estranho, pois não estamos habituados. Não foi muito intenso, não derrubou objetos ou causou qualquer tipo de rachadura.
Rumos do Noroeste: Após sentir o tremor, qual a sua reação?
Telmar: Pedi para minha mulher se ela estava tendo a mesma sensação e ela disse que sim. Por o tremor ser fraco e por sabermos da não incidência de terremotos no Brasil, imaginamos tratar-se de um abalo em um dos países vizinhos, como Argentina ou Chile, e procuramos informações na TV e em sites.
Rumos do Noroeste: Seus vizinhos também sentiram o tremor?
Telmar: Sim, um morador do sétimo andar disse que estava no banho e por alguns instantes achou estar passando mal, ao ver a toalha balançar. Já no oitavo andar, um vizinho que acabava de chegar de um baile de reveillon disse ter visto a cortina balançar.

Cientista comprova o que médicos propagavam: consumo de fibra ajuda a emagrecer

Frutas também são fontes preciosas de fibras
Quem deseja emagrecer sempre ouve o mesmo conselho de médicos e nutricionistas: tenha uma alimentação rica em fibras. E eles têm razão. Essas substâncias alimentares emagrecem, pois quando uma pessoa ingere cereais, leguminosas, arroz, batatas, raízes e frutas sente logo que está satisfeita e come menos carne e outros alimentos ricos em gordura e açúcar.
O nutrólogo Celso Cukier, do Hospital São Luiz, de São Paulo, explica que as fibras emagrecem porque dão a sensação de saciedade e a pessoa come menos. Mas elas também desempenham outro papel:
— As fibras regulam a assimilação de gorduras e de açúcares no organismo, pois aprisionam as moléculas de gordura e colesterol presentes em nosso sangue. Ou seja: fazem bem à saúde.
A tese de que as fibras emagrecem não é apenas uma dica médica. Agora tem também respaldo científico. Jaimie Davis, professora do Departamento de Medicina Preventiva na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, apresentou no Congresso Internacional de Obesidade Abdominal, na China, um estudo comprovando a teoria.
— Quanto maior o consumo de fibras, menor o acúmulo de gordura visceral, que fica entre o intestino e outros órgãos abdominais — afirma a cientista.

Bom preço do milho anima produtores rurais do Estado

Lino Pazinatto, de Colorado, cultiva milho em 
92 hectares e comemora boa produtividade 
na safra
Contrariando as previsões traçadas para o início do verão, a metade norte do Estado ainda não está sofrendo os efeitos do fenômeno La Niña, caracterizado pela escassez de chuvas. O cenário, com lavouras de milho verdes e bem desenvolvidas, anima os produtores que investiram na cultura.
Nesta safra, o preço pago pelo grão deverá ser o melhor em três anos. A saca está sendo comercializada, em média, a R$ 22 no balcão, valor superior à média histórica de dezembro, que é de R$ 20,30.
Segundo o analista financeiro Paulo Molinari, da Safras & Mercado, a diminuição na área influencia na alta dos preços – neste ano, só no Estado, a cultura teve redução estimada de 3,7% na área plantada em relação a 2009, de acordo com a Emater. Para Fábio Oberto, gerente da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto Cruz Alta, 80% das lavouras do Estado – localizadas nas regiões Norte e Noroeste – estão em ótimas condições.

Decretada prisão preventiva de gaúcho que se envolveu em acidente em Punta del Este

Veículo dirigido por Cairoli incendiou após o 
acidente
A Justiça uruguaia aceitou a abertura de processo e decretou, na noite deste domingo, a prisão preventiva do gaúcho Marcelo Tellechea Cairoli, de 30 anos. Na madrugada de sábado, ele se envolveu em um acidente no balneário de Punta del Este que resultou em uma morte e deixou um jovem gravemente ferido.
A juíza Adriana Graziuso, do Juizado Letrado de Segundo Turno de Férias de Maldonado, admitiu a abertura de processo contra Cairoli por homicídio culposo e delito por lesões graves. A prisão pode ser revogada por uma instância superior da Justiça uruguaia.
Conforme o chefe de imprensa da Chefatura de Polícia de Maldonado, comissário Raúl Eula, o motorista brasileiro deverá ser levado da Seccional 1ª da Polícia de Maldonado para o Cárcere de Las Rosas. A penitenciária fica cerca de 10 quilômetros de Punta, na Ruta 39, entre San Carlos e Maldonado.
O acidente ocorreu em torno das 4h20min de sábado. Segundo a Chefatura de Polícia de Maldonado e os sites dos jornais El País e El Observador, a Mitsubishi Dakar conduzida por Marcelo Cairoli teria colhido a motocicleta pilotada pelo uruguaio Rodolfo Damián Sosa Presa, 20 anos, no cruzamento das ruas 17 e 27. Conforme as mesmas fontes, a camioneta teria arrastado a moto, parando a cinco quadras de distância.
Rodolfo segue hospitalizado em estado grave, enquanto sua acompanhante na moto, Jennifer Mariño Osano, 18 anos, foi sepultada. A dupla morava no Departamento de Maldonado.
Segundo o comissário Eula, Marcelo Cairoli estava embriagado. Um teste realizado no motorista indicou 15,9 decigramas de álcool por litro de sangue — cinco vezes acima do limite tolerado pela lei uruguaia.
A defesa deverá sustentar que Cairoli estava na preferencial e que quem não parou foi o piloto da moto. O motorista teria ficado em estado de choque e foi retirado do carro por um médico de Santa Vitória do Palmar antes que morresse carbonizado. Segundo fontes da defesa, a passageira da moto bateu no vidro, o que acionou os airbags, tirando a visão do que se passava. Pela versão da defesa, a moto não foi arrastada por várias quadras como informado pela polícia.
No Uruguai, não há limite de tempo para prisão preventiva, embora raramente alguém permaneça detido até o anúncio da sentença. Em caso de condenação, a pena para homicídio culposo de trânsito varia de seis meses a três anos de reclusão.