10 outubro 2009

Itálico e Olavo em nova disputa

A 42ª Zona Eleitoral recebeu na sexta-feira passada, 2, todo o cronograma da Eleição Municipal Suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Tuparendi. A data de 8 de novembro, um domingo, foi oficializada para realização do pleito.
Na terça-feira desta semana, 6, as duas coligações, cumprindo os prazos estabelecidos, realizaram suas convenções que homologaram os candidatos. Itálico Cielo para prefeito e Ajadir Sonza para vice é a chapa da coligação PDT/PTB/PPS. Olavo Pawlak para prefeito e Leonel Petry para vice foi a chapa indicada pela coligação PP/PT/PMDB/PSDB/PSB. O desfecho das duas convenções apresentou duas novidades. Darci Diniz, eleito vice-prefeito em outubro do ano passado, saiu da disputa para dar lugar ao vereador Ajadir Sonza. E a coligação liderada pelo PP conta com o apoio do PSB, partido criado após o pleito do ano passado.
A programação enviada pelo Tribunal Regional Eleitoral - TRE estabelece que só votarão no dia 8 de novembro os eleitores que estavam aptos para votar em 3 de outubro do ano passado. As coligações devem apresentar requerimento de registro das candidaturas majoritárias junto ao Cartório Eleitoral até às 19h desta sexta-feira, 9. A partir de hoje, até a eleição, o Cartório Eleitoral permanecerá em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Também a partir de hoje está permitida a deflagração da propaganda eleitoral.
O cronograma veda a partir da próxima segunda-feira, 12, às emissoras de rádio e de televisão transferir vantagens para uma candidatura em detrimento de outra através de coberturas jornalísticas, citações ou debates. A Justiça Eleitoral tem até o dia 23 de outubro para julgar eventuais pedidos de impugnação de registro de candidaturas. Até o dia 3 de novembro o TRE deverá ter julgado eventuais recursos sobre pedidos de registros de candidatos.
O dia 7 de novembro, um sábado, véspera de eleição, é o último dia para a realização de debates, para propaganda eleitoral mediante comícios ou reuniões políticas, para propaganda eleitoral mediante alto-falante e amplificadores de som ou para a promoção de carreata e para distribuição de material de propaganda eleitoral, inclusive volantes e outros impressos.
A votação no dia 8 de novembro ocorrerá no período das 8h às 17h. Logo depois será iniciada a escrutinação. A Justiça Eleitoral terá até o dia 10 de novembro, terça-feira, prazo para divulgar o resultado e proclamar os candidatos eleitos. Dia 19 de novembro será o último dia para julgamento e publicação das decisões relativas às prestações de contas dos candidatos que concorreram. A diplomação dos eleitos ocorrerá até o dia 24.

Governadora do RS desiste de viajar aos EUA para evitar "golpe" de vice

A governadora Yeda Crusius desistiu de viajar aos EUA neste final de semana. Em entrevista à Rádio Gaúcha, Yeda afirmou que a medida foi tomada para evitar um "golpe" do vice-governador, Paulo Feijó. Ela está em São Paulo e disse que o momento não é bom para viajar ao Exterior.
— É golpe. Eu posso sair, não é que eu esteja impedida. Tem uma tendência ao golpe aí — disse a governadora.
— A minha responsabilidade me diz: se eu for passar o cargo para uma pessoa que já está fazendo o que está fazendo fora do cargo eu não tenho ideia do que ele pode fazer se estiver no cargo. Eu não quero riscos.
Yeda teria compromissos particulares na Califórnia e na semana que vem cumpriria agenda oficial no Banco Mundial.

Polícia apreende quase uma tonelada de maconha em Barra do Guarita

A Polícia apreendeu no final da tarde desta quinta-feira (8), por volta das 18hs40min, 906 Kg de maconha acondicionados em 938 tijolos, que estavam escondidos no interior de um Distribuidor de esterco que estava sendo transportado por um Caminhão Volksvagem 12220, placas de São Miguel do Oeste SC. O condutor do caminhão, M.O.A. de 31 anos, foi preso.
A polícia civil suspeita que a droga venha do Paraguai, pois ambos, o motorista e seu irmão que escapou, seriam do município de Foz do Iguaçu – PR.
Entenda o caso
O caminhão teria sido abordado no posto fiscal, em Barra do Guarita-RS, vindo do estado de SC e o motorista estaria sendo notificado por não possuir notas fiscais dos implementos agrícolas que transportava, um Trator Massey Ferguson e um tanque tipo distribuidor de esterco.
A suspeita que algo estava errado com o caminhão partiu do Policial Civil Igor que notou a presença do desconhecido (G.O.A. de 41 anos, batedor e irmão do motorista) sentado próximo aos Correios da cidade e depois foi comunicado por populares que o mesmo havia estacionado o veículo que conduzia em uma das ruas laterais.
Na seqüência dos fatos o indivíduo foi até o posto fiscal para ver o que estava acontecendo com o seu irmão, motorista do caminhão, quando foi solicitado sua identificação. Até então eram suspeitas não muito fortes e enquanto a policial militar verificava a documentação de G.O.A. o mesmo saiu correndo e fugiu, momento em que o policial civil questionou o motorista e o mesmo confessou que o veículo estaria cheio de drogas.
As drogas estavam embaladas em bolsas de uma empresa do Paraguai. Após a lavratura do flagrante que foi realizado na delegacia de Polícia de Tenente Portela, o preso foi conduzido ao Presídio Estadual de Três Passos.

Zilá se diz agredida por Pont e ameaça processá-lo

Um dia depois do tumulto ocorrido no plenarinho da Assembleia Legislativa, a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) começou ontem a reunir fotos e gravação de imagens com o objetivo de processar o colega Raul Pont (PT) na Comissão de Ética da Casa por quebra de decoro parlamentar. Zilá acusa Pont de agredi-la. A previsão é acionar o colega na terça-feira.
A discussão ocorreu na quinta-feira durante sessão tumultuada em que se analisou o relatório de Zilá sobre pedido de impeachment contra a governadora Yeda Crusius. O texto favorável ao arquivamento do processo foi aprovado por 16 votos, sem a presença dos opositores que saíram do local em protesto.
Apesar de Pont negar que tenha agredido a tucana, o petista contou que dirigiu-se à mesa da comissão especial porque estava insatisfeito com as negativas do líder do governo, Pedro Westphalen (PP), em atender a solicitações da oposição. No início da leitura do trabalho, há fotos do petista afastando o microfone de Zilá. Nesse momento, páginas do documento voaram. Segundo testemunhas, houve trocas de insultos de baixo calão entre o petista e o deputado estadual Alceu Moreira (PMDB).
– É um relatório em que ninguém foi ouvido. Zilá não falou com ninguém nem se reuniu. Esta história de ofensa contra mulher é manobra. Se ela fizer a representação, não tenho nenhum problema de me defender. Agora, ela tem a cara de pau de falar em quebra de decoro – afirmou o petista.