10 outubro 2009

Itálico e Olavo em nova disputa

A 42ª Zona Eleitoral recebeu na sexta-feira passada, 2, todo o cronograma da Eleição Municipal Suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Tuparendi. A data de 8 de novembro, um domingo, foi oficializada para realização do pleito.
Na terça-feira desta semana, 6, as duas coligações, cumprindo os prazos estabelecidos, realizaram suas convenções que homologaram os candidatos. Itálico Cielo para prefeito e Ajadir Sonza para vice é a chapa da coligação PDT/PTB/PPS. Olavo Pawlak para prefeito e Leonel Petry para vice foi a chapa indicada pela coligação PP/PT/PMDB/PSDB/PSB. O desfecho das duas convenções apresentou duas novidades. Darci Diniz, eleito vice-prefeito em outubro do ano passado, saiu da disputa para dar lugar ao vereador Ajadir Sonza. E a coligação liderada pelo PP conta com o apoio do PSB, partido criado após o pleito do ano passado.
A programação enviada pelo Tribunal Regional Eleitoral - TRE estabelece que só votarão no dia 8 de novembro os eleitores que estavam aptos para votar em 3 de outubro do ano passado. As coligações devem apresentar requerimento de registro das candidaturas majoritárias junto ao Cartório Eleitoral até às 19h desta sexta-feira, 9. A partir de hoje, até a eleição, o Cartório Eleitoral permanecerá em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Também a partir de hoje está permitida a deflagração da propaganda eleitoral.
O cronograma veda a partir da próxima segunda-feira, 12, às emissoras de rádio e de televisão transferir vantagens para uma candidatura em detrimento de outra através de coberturas jornalísticas, citações ou debates. A Justiça Eleitoral tem até o dia 23 de outubro para julgar eventuais pedidos de impugnação de registro de candidaturas. Até o dia 3 de novembro o TRE deverá ter julgado eventuais recursos sobre pedidos de registros de candidatos.
O dia 7 de novembro, um sábado, véspera de eleição, é o último dia para a realização de debates, para propaganda eleitoral mediante comícios ou reuniões políticas, para propaganda eleitoral mediante alto-falante e amplificadores de som ou para a promoção de carreata e para distribuição de material de propaganda eleitoral, inclusive volantes e outros impressos.
A votação no dia 8 de novembro ocorrerá no período das 8h às 17h. Logo depois será iniciada a escrutinação. A Justiça Eleitoral terá até o dia 10 de novembro, terça-feira, prazo para divulgar o resultado e proclamar os candidatos eleitos. Dia 19 de novembro será o último dia para julgamento e publicação das decisões relativas às prestações de contas dos candidatos que concorreram. A diplomação dos eleitos ocorrerá até o dia 24.