17 fevereiro 2012

Móveis velhos são descartados nas ruas da cidade

Nem a placa impede a ação de descarte de móveis velhos
A placa indica: Proibido colocar lixos neste local, mas nem todos respeitam o indicativo.
Situações como esta da foto, são percebidas com frequência em diversos lugares da cidade em Três de Maio. Na rua Buricá, no bairro Oriental, sofás velhos foram descartados nas margens da pista de rolamento, e ali estão empilhados “enfeitando” aquele local.
Já a alguns meses, o Secretário de Obras do município, Roque Adanski, informou a comunidade que a municipalidade não iria mais recolher este tipo de entulhos, como móveis velhos que costumeiramente são jogados nas ruas, sendo o descarte com destino adequado de inteira responsabilidade da população.

Agricultor perde o controle e bate com trator em poste de luz

O acidente ocorreu no bairro Oriental nas proximidades do Forum
No inicio da tarde desta sexta-feira, dia 17, um agricultor que conduzia um trator na rua Buricá, no sentido bairro/centro, teria perdido o controle do veículo ao engatar uma marcha, vindo o mesmo a descer de ré de forma desgovernada, chocando-se contra um poste de concreto a poucos metros de uma residência. A rua Buricá neste local, tem um aclive acentuado no sentido em que o trator era conduzido.
O condutor do trator não se feriu, mas uma equipe da RGE, precisou ser chamada para desligar a rede de energia, para que o serviço de guincho pudesse remover o implemento agrícola do local, visto que o poste ficou bastante danificado. Moradores de parte do bairro Oriental, ficaram sem energia elétrica, inclusive a Rádio Colonial AM ficou fora de funcionamento por atingir a rede que fornece energia em sua torre de transmissão.
Após este acidente com o trator, novamente vem a tona a discussão quanto a utilização de trator como veículo de passeio na cidade, já que o mesmo é reconhecido como implemento agrícola, e não como veículo de locomoção, tendo como finalidade a utilização para serviços na lavoura.

Tomografia dos dentes em 3D do Hospital V & S é única da região

O exame é mais utilizado para identificar processos patológicos 
O paciente que antes tinha que se deslocar até Ijuí ou Santa Maria para realizar uma Tomografia Computadorizada dos dentes, agora não precisa mais sair de Santa Rosa. O Hospital Vida & Saúde disponibiliza mais este serviço para a comunidade regional.
Agostinho Zazycki já aproveitou a novidade, “Facilitou bastante porque agora nós podemos fazer a tomografia aqui mesmo no Hospital e não precisamos mais ir para outra cidade para conseguir”. Este é um exame moderno e tridimensional. A tomografia em 3D facilita e qualifica o diagnóstico, pois proporciona facilidade de ajuste do contraste da imagem e amplia áreas específicas desejadas pelos dentistas, “Esse é um exame moderno que auxilia bastante no plano de tratamento que vamos apresentar aos nossos pacientes, pois nos dá informações mais detalhadas”, destaca a Dentista Bruna Torres.
O exame é mais utilizado para identificar processos patológicos, dentes retidos, seios da face, traumas e articulações dentárias. Ele permite verificar a espessura óssea e também permite ver o tamanho real das estruturas.

Proprietários de imóveis recebem carnês do IPTU 2012

Os contribuintes do município de Três de Maio já receberam pelo correio os carnes para o pagamento do IPTU 2012 . A tabela está com vencimento de pagamento inicial para o dia 14 de março, podendo ser realizado em cota única, ou parcelado em cinco vezes . 
Conforme o secretário da Fazenda, Eurico Metzner, com base nas variações do Índice Nacional de Preços ao consumidor (INPC).A atualização do IPTU representa um reajuste percentual de 7,5%, aprovado pela Comissão Municipal de Valores . O secretário ressalta que a arrecadação de 2012 será de mais de R$ 2,1 milhões, com a emissão de 8.886 carnês . 
O pagamento em cota única pode ser realizado até o dia 19 de junho, com descontos de até 10%, já o pagamento parcelado, pode ser realizado até o dia 13 de novembro, sem descontos. 

STF declara constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa

STF retomou sessão que vota Lei da Ficha Limpa na tarde 
desta quinta-feira Foto: Gervásio Baptista / STF,divulgação
O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, que valerá para as eleições deste ano. O placar final foi 7 votos a 4 para uma das principais inovações trazidas pela lei — a inelegibilidade a partir de decisão por órgão colegiado. No entanto, como a lei traz várias inovações, o placar não foi o mesmo para todos os pontos que acabaram mantidos pela maioria.
O resultado foi proclamado depois de quase 11 horas de julgamento entre ontem e hoje. Celso de Mello e Cezar Peluso foram os últimos ministros a votar. Eles reafirmaram posição por uma interpretação mais restrita da lei. Um dos principais pontos atacados por ambos foi a aplicação da Lei da Ficha Limpa a casos que ocorreram antes que a lei foi criada.
— A lei foi feita para reger comportamentos futuros. Como ela está, é um confisco de cidadania — disse Peluso.
Os ministros que votaram a favor da integralidade da lei foram Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Carlos Ayres Britto. Os outros ministros da Corte foram mais ou menos resistentes à lei de acordo com a questão levantada. Antonio Dias Toffoli, por exemplo, só foi contra a regra que dá inelegibilidade por órgão colegiado, aceitando todo o resto da lei.
O julgamento de hoje dá a palavra final do STF sobre a polêmica criada assim que a Lei da Ficha Limpa entrou em vigor, em junho de 2010. O Supremo já havia debatido a norma em outras ocasiões, mas apenas em questões pontuais de cada candidato. Agora todos os pontos foram analisados com a Corte completa.
A decisão do Supremo tira das eleições municipais deste ano políticos condenados mesmo que ainda caiba recurso dessa decisão. Estariam enquadrados os políticos que cometeram crime contra a administração pública, contra o patrimônio público ou privado, contra o sistema financeiro, que tiver sido condenado por crime eleitoral, abuso de autoridade, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e outros tipos penais.
Políticos que renunciaram aos seus mandatos para fugir de processos de cassação por falta de decoro também estarão impedidos de disputar as eleições deste ano. Nesse caso, o parlamentar, prefeito ou governador não poderá disputar as eleições por oito anos a contar do fim do mandato que exercia.