15 junho 2012

Salto do Jacuí: Mãe e filho suspeitos de tráfico de drogas são presos

Polícia cumpriu três mandados de busca e apreensão
em Salto do Jacuí
Em operação realizada nesta sexta-feira (15), a Polícia Civil cumpriu três mandados de busca e apreensão em Salto do Jacuí, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Mãe e filho foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Um irmão da mulher também foi detido, mas pagou fiança e vai responder em liberdade por porte ilegal de arma e crime ambiental.

Os policiais contaram com o apoio de cães farejadores para localizar em uma residência no bairro Portão a mãe de 51 anos e o filho de 18. Eles estavam com 38 pedras de crack e quatro buchas de cocaína embaladas e prontas para serem vendidas. Os dois foram levados para o presídio de Sobradinho.

A polícia também foi até a casa do irmão da mulher, onde encontrou duas espingardas, munição, uma gaiola e animais silvestres, entre eles um tatu já morto e um filhote de quati que vivia no pátio da residência.
Um dos animais encontrados pela polícia em uma
residência  (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O homem de 48 anos pagou fiança e vai responder processo em liberdade por porte ilegal de arma e crime ambiental. O quati foi encaminhado para a Companhia Ambiental de Cruz Alta.

Na terceira residência vistoriada, nada foi encontrado pelos policiais. A investigação durou seis meses, envolveu 10 policias e foi comandada pela delegada Sabrina Dóris Teixeira.

Região: Brigada Militar entra em confronto com bandidos e recupera veículos furtados

Os veículos foram encontrados n anoite desta quinta-feira
Foto: Brigada Militar/divulgação PMN
Na noite desta quinta-feira  (14), por volta das 22hs, as guarnições da Brigada Militar de Tiradentes do Sul e Esperança do Sul recuperaram, no município de Tiradentes do Sul, uma motocicleta HONDA NX 150, furtada no município de Santo Augusto, e um FORD CORCEL II, cor verde, furtado no município de Três Passos.

A recuperação se deu através do recebimento de uma denúncia anônima dando conta que um veículo FORD CORCEL II estaria deslocando pela BR-468, no sentido Três Passos-Tiradentes do Sul, e que estaria transportando uma motocicleta em seu porta malas.

Diante disso as guarnições deslocaram até a referida rodovia, avistaram o veículo e iniciaram o acompanhamento e tentativa de abordagem.

Apesar das diversas ordens de parada o condutor prosseguiu sua evasiva, sempre em alta velocidade, sendo que em frente a Prefeitura Municipal de Tiradentes do Sul o passageiro efetuou dois disparos de arma de fogo, possivelmente revólver, na direção das VTRs, não atingindo-as.

As guarnições prosseguiram acompanhando o veículo, localizando dentro de uma lavoura o veículo Corcel II, furtado horas antes, e a moto HONDA NX 150 – PRETA – IIG 5661, furtada no dia 01 de junho de 2012 no município de Santo Augusto. Os ocupantes do veículo não foram localizados.

Bagé: Homem chama a polícia e acaba preso por tráfico, diz PM

Polícia fez buscas e encontrou drogas e uma arma no
local  (Foto: Reprodução/RBS TV)
Um homem chamou a Brigada Militar devido a uma briga com a companheira e acabou sendo preso em flagrante por tráfico de drogas na manhã desta sexta-feira (15) em Bagé, no Rio Grande do Sul. Ao chegarem ao local, os policiais militares encontraram um revólver de calibre 38 com munição, 138 pedras de crack e seis papelotes de cocaína.

A prisão ocorreu por volta das 10h30. O suspeito, de 34 anos, disse ter chamado a polícia para registrar queixa de agressão contra a companheira. Ela, por sua vez, diz que sofria agressões do homem, Havia vidros quebrados na janela e em um carro em frente ao local.

Também foram apreendidos 17 telefones celulares e mais de R$ 1 mil em dinheiro. O material foi contabilizado na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) do município. O suspeito foi encaminhado para o Presídio Regional de Bagé.

Sábado é dia de vacinação contra a Pólio

Em Três de Maio, a campanha vai ocorrer em todas as
unidades de saúde do município
Neste sábado (16), o Brasil dará início a uma nova campanha nacional de imunização contra a poliomielite. A oferta das tradicionais gotinhas se estenderá até o dia 6 de julho, mas o Ministério da Saúde convoca os pais a levarem os filhos menores de cinco anos aos locais de vacinação neste sábado, quando será realizado o chamado "Dia D" da mobilização nacional.

Aqui em Três de Maio, a campanha vai ocorrer nas unidades de Saúde nos bairros Oriental, São Pedro, São Francisco, Guaíra, Pró-Morar, Consolata, Quaraim, Manchinha e Progresso, das 08h 30min às 15h, além da Unidade Central, que vai funcionar das 08h 30min às 17h. Também, haverá uma unidade de vacinação volante em Caúna.

A meta do município é imunizar contra a pólio 1.315 crianças. Este ano, a campanha nacional contra a pólio terá uma única etapa. Conforme a enfermeira Mirian Rascoveztki, que coordena a Vigilância Epidemiológica no município, quem perder a oportunidade do sábado terá até o dia 6 de julho para garantir a imunização.

Marau: Suspeitos usam urso de pelúcia para esconder crack

Material apreendido em Marau
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Dois homens foram presos na quinta-feira (14) suspeitos de tráfico de drogas em uma casa no bairro Primavera, em Marau, no Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Civil, uma pedra de crack de 152 gramas foi encontrada dentro de um ursinho de pelúcia. Também foram apreendidas armas e material usado para o preparo da droga.

Conforme a polícia, os detidos têm 18 e 23 anos e são cunhados. Após o flagrante, ambos foram encaminhados ao Presídio Regional de Passo Fundo. Foi realizada ainda uma busca em outra residência, apontada como sendo de um dos suspeitos. No local, foram apreendidos celulares e equipamentos eletrônicos.

Porto Mauá: Forte neblina retarda travessia de balsa

Neblina retarda a travessia de balsa / Foto: Vilson Winkler
Na sexta-feira (15), devido a forte neblina, somente às 10 horas da manhã, foi efetuada a primeira travessia de balsa pelas Aduanas de Porto Mauá (Brasil) e Alba Posse (Argentina), sendo que pelo horário normal deveria ter sido iniciado às 8 horas.

Na quinta-feira (14), na Argentina, ocorreu reunião para tratar deste assunto, participaram deste encontro o prefeito de Porto Mauá e de Alba Posse, proprietários das empresas de transporte fluvial nestes pontos de fronteira, Aduanas, Gendarmeria, Prefeitura Naval, Migracion e SENASA. Nesta reunião ficou definido de se fazer um estudo para instalação de um sistema de boias e de iluminação para se efetuar a travessia de balsas com segurança em dias de forte neblina.

As Aduanas de Porto Mauá e Alba Posse são os pontos de fronteira de maior fluxo de pessoas e veículos, um dos fatores deste movimento são as distâncias, ou seja, Encarnacion e Ciudad Del Este, ambas no Paraguai, ficam distantes 160 e 265 quilômetros respectivamente, Oberá e Possadas na Argentina, ficam distantes 58 e 160 km respectivamente, tornando se grandes atalhos para as viagens.

Ijui: Comunidade sai às ruas em protesto por mais segurança

Centenas de pessoas, entre comerciantes, empresários e
comunidade em geral, seguiram do Super Kuchak à Praça
da República
A caminhada da Campanha Cidadão Seguro, realizada na manhã desta quinta-feira, 14, que reuniu cerca de setecentas pessoas, entra para a história do município de Ijuí.

Nunca se viu tantas pessoas mobilizadas, revoltadas, e preocupadas com o descaso na Segurança Pública da cidade. O comércio parou em apoio à manifestação.

Por volta das 8h uma multidão começava a se formar em frente ao Super Kuchak, na Rua Irmãos Gressler, local em que ocorreu um dos crimes mais bárbaros dos últimos tempos em Ijuí. O latrocínio em que foi vítima Carlos Afonso Petersen, o estimado ‘Cebola’.

A multidão, ostentando uma foto de ‘Cebola’, entre outros tantos cartazes e faixas com frases e palavras de ordem, saiu em caminhada pela Rua do Comércio, entrando na José Bonifácio, 14 de Julho, 15 de Novembro, até à Benjamin Constat, em frente à Prefeitura, para um ato de manifestações.

Um minuto de silêncio foi feito em homenagem as vítimas, Carlos Petersen e Jorge Furlaneto.

Durante as manifestações a comunidade cobrou a presença do comandante da Brigada Militar e de representantes da Polícia Civil, que não apareceram.

Em seus pronunciamentos, o prefeito Fioravante Balinn, e o vereador Gladimir Ribeiro foram vaiados pelos manifestantes.

O objetivo da caminhada é sensibilizar a comunidade em geral quanto à necessidade de mais segurança, contra uma violência assustadora que cresce na cidade e no interior.

Prazo de inscrição para o Enem 2012 termina às 23h59 desta sexta-feira

O Inep criou um passo a passo para facilitar o processo de
inscrições do Enem 2012 (Foto: Reprodução)
Os candidatos poderão se inscrever até as 23h59 do dia 15 de junho no site do Enem. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 20 de junho.

A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.

No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula e mobiliários acessíveis. Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.

Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.

Região: Moradores da região Noroeste pagarão menos para se deslocar até a Capital a partir de 2013

Dep. da base governista defendeu a criação da EGR
Na terça-feira (12), o deputado Jeferson Fernandes (PT) e mais 30 parlamentares votaram pela criação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que passará a administrar as praças de pedágios instaladas em estradas do Rio Grande do Sul a partir de 2013, ano em que se encerram os contratos de concessões vigentes. A proposta do Executivo é de reduzir em pelos menos 40% em relação aos valores cobrados atualmente.

Com isso, assim que a empresa assumir as praças, os usuários que se deslocam das regiões Fronteira Noroeste, Noroeste Colonial, Missões e Celeiro deverão ter uma significativa economia, já que o trajeto é feito por uma rodovia federal, a BR 386, devendo esta e as demais serem devolvidas para a União, o que pode gerar a extinção de algumas praças e a redução do valor, já que a mior parte das rodovias federais pedagiadas cobram valores que variam de R$ 1,10 até R$ 5,90, para veículos de passeio.

Hoje, no percurso até Porto Alegre, os usários que vem por Cruz Alta, pela BR 386, passam por três praças (Soledade, Lajeado e Fazenda Vila Nova), já quem opta vir por Carazinho também passa pela praça de Sarandi. Quem passa por Lajeado desembolsa o maior valor cobrado no Estado, sendo para automóvel R$ 13,40, e para caminhão R$ 50,40. Nas demais o valor é de R$ 6,70 para carros e R$ 25,20 para os veículos de carga. Futuramente a população da região, que passar élas quatro praças, no percurso de ida e volta, obterão uma economia de pelo menos R$ 27,60, para quem utilizar veículos de passeio, isso se a rodovia permanecer sob responsabilidade do Rio Grande do Sul.

A EGR
A estatal será pública, sendo 90% de seu capital pertencente ao Estado e o restante aberto a autarquias, empresas públicas e municípios. A EGR será gerida por um conselho de administração, integrado por dez nomes indicados pelas secretarias de Infraestrutura, da Fazenda, de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, do Planejamento, e também pela Casa Civil, Coredes, Famurs, Associação das Transportadoras, acionistas minoritários e Associação dos Usuários das Rodovias Concedidas (Assurcon).

Para Jeferson, a criação da EGR é uma conquista para o Rio Grande do Sul pois, pela primeira vez, usuários e conselhos regionais de desenvolvimento participarão da administração e fiscalização dos pedágios.