07 novembro 2013

Homem morre em acidente na BR 285 em Santa Barbará do Sul

Diogo Vinícius Martini, 37 anos morreu ao colidir KA que
dirigia em caminhão, na altura do Km 38
Um acidente ocorrido por volta das 07h30 no Km 385 na BR 285 a quatro quilômetros de Santa Bárbara do Sul em direção à Saldanha Marinho, envolvendo os veículo Ford KA, cor prata, placas MBX-4350, de Panambi, conduzido por Diogo Vinícius Martini, 37 anos e o Caminhão Volkwagen, de cor azul, placas ICH-7225, de Carazinho, conduzido por José Luiz, 57 anos, resultou na morte do condutor do KA, o caminhão tombou à direita da pista mas o condutor do caminhão não sofreu lesões.

De acordo com o relato policial o KA viajava em sentido Santa Bárbara do Sul – Saldanha Marinho, e por motivos não bem definidos(provavelmente ofuscado pelo sol) o condutor Diogo Martini puxou seu veículo para a esquerda indo de encontro ao Caminhão que trafegava em sentido contrário.

Fotos: Agora Já
O condutor do caminhão disse que foi surpreendido pela repentina guinada do KA e até chegou a tentar uma manobra defensiva, porém não conseguiu. Devido a tentativa de evitar a colisão feita pelo condutor do caminhão o mesmo acabou tombando em uma declividade existente ao lado da rodovia.

Diogo Vinícius Martini era natural de Panambi, filho de Vilson Martini(já falecido) e Laureci Martini, ele era solteiro e estaria viajando em serviço. Ele é sobrinho do Advogado Geral do Município Nadir Martini.

Polícia Civil realiza operação no combate ao furto em Santo Augusto

Foto: Polícia Civil de Santo Augusto
Dando continuidade ao combate ao furto no município de Santo Augusto, foi preso em flagrante por receptação e desobediência J.K.F, 23 anos, morador do bairro São João, o qual se encontrava em livramento condicional. Em diligências visando apurar diversos furtos ocorridos nos últimos dias, policias civis se depararam com o autuado, o qual após desobedecer às ordens legais, empreendeu em fuga, sendo perseguido e detido. O flagrado estava de posse de um aparelho de som, objeto furtado na madrugada do dia 06 para o dia 07/11/2013 em um estabelecimento comercial da cidade. O objeto foi reconhecido pela vítima e o autuado recolhido ao Presídio Estadual de Três Passos.

Em outra ação, policiais da DP de Santo Augusto, cumpriram mandados de busca e apreensão e apreenderam quatro furadeiras industriais, uma roçadeira e outros objetos de procedência suspeita na casa de F.M.S no bairro Tiradentes. A Polícia Civil busca as possíveis vítimas para que reconheçam os bens apreendidos. As diligências no combate aos furtos no município continuarão, afirmou o delegado Gustavo Fleury.

Homem preso por porte de arma ilegal na Operação Leite Compen$ado paga fiança e é liberado

O acusado pagou fiança de 3 salários mínimos (R$2.034,00)
O transportador investigado na terceira fase da Operação Leite Compen$ado, Airton Jacó Reidel, 31 anos, foi preso no final da manhã desta quinta-feira (07) em Três de Maio, pagou fiança de 3 salários mínimos (R$2.034,00) e foi liberado.

A detenção foi em razão da polícia ter encontrado um revólver calibre 32 dentro de uma bota, enquanto cumpria mandado de busca e apreensão na residência de Reidel – que não tem porte para arma de fogo.

A Operação Leite Compen$ado 3, desencadeada nesta quinta-feira, 7, em Três de Maio, prendeu em flagrante o transportador de leite Airton Jacó Reidel, 31, por posse ilegal de um revólver calibre 32. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia da cidade. Também, foram apreendidos, durante o cumprimento dos cinco mandados de busca e apreensão, 50 litros de água oxigenada, 100 litros de soda cáustica, 50 litros de um tipo de ácido ainda não especificado e um saco de aproximadamente 12 quilos de bicarbonato de sódio.

A partir dos depoimentos que serão coletados nos próximos dias, os Promotores de Justiça da Especializada Criminal, Mauro Rockenbach, e de Defesa do Consumidor, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, pretendem determinar de que maneira esses produtos eram adicionados ao leite cru. Também foram apreendidos três caminhões, cujas amostras de leite foram coletadas pelos técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para análise pelo laboratório da Univates, credenciado junto ao governo federal.

Foram encontradas, na residência de Airton Reidel, diversas notas fiscais comprovando a compra dos produtos químicos em nome dele. Uma delas, inclusive, estava na churrasqueira, onde seria, posteriormente, queimada. Ainda, havia 64 talões de produtor, que deveriam estar junto aos produtores de leite, e não com o transportador. Há indícios de que a quadrilha chefiada por Reidel comprava o leite dos agropecuaristas em menor quantidade e por menos preço do discriminado nas notas apresentadas à indústria.

Fotos/Marjuliê Martini MP
Conforme as investigações, o transportador de leite Airton Jacó Reidel, de 31 anos, chefia uma quadrilha composta pela esposa dele, Rejane Dias, de 32, e pelos seus sobrinhos, Roberto Carlos Baumgarten, 27, e Laércio Rodrigo Baumgarten, 26. Roberto e Laércio são os motoristas do grupo, enquanto Rejane é sócia de Airton em duas empresas e proprietária de todos bens adquiridos através do crime. Dentro de um galpão improvisado na residência da mãe de Airton, foram localizados três refrigeradores clandestinos, utilizados para fraudar o leite. Eles foram lacrados pelo MP.

Também participou da Operação o Promotor de Justiça de Três de Maio Pablo da Silva Alfaro, técnicos do Mapa e fiscais da Receita Estadual.

Transportador suspeito de adicionar água oxigenada ao leite é preso por porte ilegal de arma

O advogado do acusado diz que seu cliente desconhece
a arma (Foto: Paulo Marques)
O transportador investigado na terceira fase da Operação Leite Compen$ado, Airton Jacó Reidel, 31 anos, foi preso no final da manhã desta quinta-feira em Três de Maio, no Noroeste do Estado. A detenção foi em razão da polícia ter encontrado um revólver calibre 32 dentro de uma bota, enquanto cumpria mandado de busca e apreensão na residência de Reidel – que não tem porte para arma de fogo.

Conforme o Ministério Público Estadual (MPE), a arma foi encontrada no quarto da casa, dentro de uma sapateira. Detido na Delegacia de Três de Maio, Reidel preferiu se manifestar somente em juízo.

Segundo o advogado Juarez Antônio da Silva, o cliente desconhece o revólver registrado em nome de outra pessoa e suspeita que algum ex-funcionário ou desafeto tenha colocado a arma no local encontrado para comprometê-lo. Quanto às investigações do MPE, que apontam a adulteração de leite com água oxigenada, o advogado afirma que os investigados negam qualquer participação em fraude.

Fogo atinge uma lavoura de trigo no interior de Três de Maio

Foto: Paulo Marques
O incêndio começou por volta das 11he30min desta quinta-feira (07), na propriedade de Vilmar Galiotto, na localidade de Medianeira.

O fogo consumiu cerca de 15 hectares em grande maioria de resteva do trigo que foi colhido. O agricultor estava no local no processo de colheita do cereal.

Os bombeiros foram chamado e tiveram muito serviço na lavoura, agricultores também auxiliaram com tratores arando a terra para que o fogo fosse sendo dominado aos poucos.

As causas do incêndio são desconhecidas.

Polícia Civil Deflagra Operação Araraquara contra o tráfico de drogas em Santa Rosa

Foram cumpridos 43 mandados de prisão (Foto: Polícia
Civil/Divulgação)
A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (07/11),  na cidade de Santa Rosa, a operação Araraquara, com o objetivo de combater o crime de tráfico de drogas naquele município. Foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e 43 mandados de prisão nas cidades Santa Rosa, Giruá, Santo Ângelo, Montenegro, Charqueadas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Também foram cumpridos mandados judicias nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Durante as buscas, foram apreendidos sete veículos, duas armas e cerca de 8kg de droga (2kg de maconha, 5kg de cocaína, 1kg de crack). No total, foi efetuada a prisão de 42 pessoas, sendo uma no Mato Grosso do Sul e outra em Santa Catarina. A investigação durou aproximadamente 12 meses e iniciou-se a partir de denúncias sobre tráfico de drogas na localidade Morada do Sol no bairro Cruzeiro, em Santa Rosa. Segundo o delegado Vilmar Schaefer, a partir dessa informação e com o desenrolar das investigações, verificou-se os grupos criminosos que agiam na região, bem como suas ramificações nos outros estados. "A droga era trazida de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Mato Grosso do Sul, para ser distribuída na cidade de Santa Rosa entre as diferentes organizações criminosas que ali atuavam, afirma o delegado.

(Foto: Polícia  Civil/Divulgação)
Segundo o delegado regional Márcio Steffens, todos os líderes dos grupos criminosos estão presos. Inclusive, informa o delegado, um desses líderes, conhecido por Zoreia, é detento da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), de onde comandava o grupo. Participaram da ação 250 policiais, que é coordenada pelo delegado Vilmar Schaefer e supervisionada pelo delegado regional Márcio Steffens. Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário.

Provas documentais foram encontradas na casa do acusado por adulteração do leite em Três de Maio

Frasco com resto de produto foi encontrado no quintal da
casa (Foto: Paulo Marques)
Após o trabalho de investigação e apreensão de produtos no galpão que servia de garagem e de local para adulteração do leite, o Ministério Público deu sequência as investigações na casa onde mora o acusado, Airton Jacó Reidel, 31 anos, na rua São Lucas no centro da cidade, que também é o endereço da sede jurídica da empresa.

Na casa, a Operação Leite Compen$ado encontrou dois galões totalizando aproximadamente 50 litros de soda, e notas fiscais de aquisição de 350 kg de soda e 540 kg de produtos para preparar água oxigenada.

Promotor conversa com o produtor de Medianeira
(Foto: Paulo Marques)
Blocos de produtores rurais foram confiscados para investigação, por possuírem adulteração nos volumes e valores entregues mensalmente pelos produtores, alterados pela empresa do acusado. Inclusive no local, o promotor Mauro Rockembach que coordena a operação, de posso do bloco de produtor de uma morador da comunidade de Medianeira interior de Três de Maio, que estava em frente a casa do acusado confirmou o esquema usado pelo empresário para esquentar o volume de leite adulterado.  

Foto: Fabrício Dockhorn
O produtor declarou a reportagem da Rádio Colonial AM, que entregava mensalmente cerca de 1.800 litros de leite ao preço de R$0,78 por litro, e promotor com base nas duas ultimas notas do bloco do referido bloco deste produtor emitidas pela empresa, indicava a entrega de 2.616 litros de leite ao preço de R$1,00 o litro. O valor pago ao produtor foi de R$1.404,00, já o valor recebido pela empresa foi de R$2.616,00. Só nesta nota, a empresa investigada lucrou R$1.212,00 mês.

Investigação descobre nova fraude no leite com adição de água oxigenada em Três de Maio

Eram usados três resfriadores em um galpão em Três de
Maio (Foto: Paulo Marques)
Após desarticular o esquema de adulteração do leite com água, ureia e formol no Rio Grande do Sul, o Ministério Público Estadual (MPE) deflagrou nesta quinta-feira operação contra uma nova fraude: adição de água oxigenada no produto. A terceira fase da Operação Leite Compen$ado resulta no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em Três de Maio e Nova Candelária, no Noroeste gaúcho.

A adição da substância disfarça as más condições sanitárias de conversação e transporte, além de aumentar o volume – já que o peróxido de hidrogênio (popularmente conhecido como água oxigenada) se transforma em água quando adicionado ao leite. 

– A água oxigenada é bactericida, por isso estabiliza o leite quando ele está envelhecendo, não deixando azedar – explica o promotor de Justiça Mauro Rockenbach, responsável pela investigação.

O peróxido de hidrogênio causa a redução do valor nutricional do leite. Quem o ingere pode ter dores de estômago e até morrer, dependendo da concentração da substância. Fraude semelhante foi descoberta em Minas Gerais ainda em 2007, na Operação Ouro Branco.

Conforme a investigação do MPE no Estado, o líder do esquema seria Airton Jacó Reidel, 31 anos, proprietário de uma transportadora de leite em Três de Maio. Com a ajuda da esposa, Rejane Dias, e dos sobrinhos Roberto Carlos Baumgarten e Laércio Rodrigo Baumgarten, o transportador faria a adulteração em um galpão com três resfriadores próximo ao centro da cidade – após coletar o leite de produtores rurais e antes de entregar à indústria. A prisão temporária dos suspeitos, solicitada pelo MPE, foi negada pela Justiça, que entendeu que ao apreender os equipamentos os suspeitos não teriam condições de continuar adulterando o leite.

– Temos escutas telefônicas em que os investigados falam claramente sobre a adição de água oxigenada no leite, até mesmo com detalhes sobre quantidades adicionadas – detalha Rockenbach.

Desde o início da manhã, três equipes formadas por 10 policiais, três promotores de Justiça, 11 servidores do MPE e três do Ministério da Agricultura cumprem mandados de busca e apreensão no galpão e residência de Reidel, em outra propriedade da família em Nova Candelária e num posto de resfriamento da indústria LBR, em Giruá – onde os caminhões do suspeito entregam leite diariamente. No local a equipe também encontrou vestígios de bicarbonato de sódio, soda cáustica e sal. Ainda não há confirmação de que essas substâncias foram adicionadas ao leite.

Investigação sobre novo esquema

Promotor de Justiça Mauro Rockenbach comanda a
operação no estado (Foto: Paulo Marques)
Iniciada no começo de setembro, a investigação sobre um novo esquema de adulteração do leite começou quando a LBR e a Laticínios Malmann informaram ao MPE e ao Ministério da Agricultura ter detectado a presença de água oxigenada em cargas de leite entregues pelos caminhões da transportadora de Reidel.

– As empresas informaram ter rejeitado as cargas por detectar a substância em exames feitos na chegada do produto – conta o promotor de Justiça Alcindo Bastos da Silva Filho, da Promotoria Especializada em Defesa do Consumidor.

Conforme o promotor, o fato das indústrias terem rejeitado as cargas reduz o risco do produto adulterado ter chegado ao consumidor.

– Mesmo assim, não tem como ter certeza absoluta. Se passou algo, foi em concentração muito pequena, com baixo risco à saúde – aponta o promotor.

A LBR, donas das marcas Bom Gosto e Parmalat, foi uma das indústrias a ter lotes retirados do mercado na primeira fase da operação, em maio deste ano. Desde então, outras duas empresas, Italac e BRFoods, firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para aumentar o rigor nas análises e apertar o cerco contra a ação de atravessadores fraudulentos.

Apesar de ter detectado a adulteração, a BRF não deixou de receber o leite aprovado em análises entregue pelos três caminhões da transportadora, conforme o MPE. Já a Laticínios Malmann deixou de receber o produto do atravessador suspeito.

Operação Leite Compen$ado

Agente mostra vasilhames com produtos preparados
(Foto: Paulo Marquesa)
Deflagrada em maio deste ano, a operação resultou em processos criminais de 19 pessoas: 10 em Ibirubá, quatro em Ronda Alta, duas em Guaporé, uma em Horizontina e outra em Três de Maio. Das 14 pessoas detidas 10 continuam presas, incluindo o vereador de Horizontina Larri Lauri Jappe (PDT).

São José do Inhacorá recebe prêmio Gestor Público

São José do Inhacorá recebe prêmio Gestor Público
Com o projeto “Programa de Resfriamento de Leite” destinado à qualificação da produção leiteira, o Município de São José do Inhacorá é vencedor do troféu Prêmio Gestor Público anunciado dia 05 de novembro de 2013 em solenidade na Assembleia Legislativa de Porto Alegre/RS.

Da região noroeste do Estado, São José do Inhacorá, é o único município a receber premiação.

O referido premio é promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária  e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais em parceria com a Assembleia Legislativa do RS e objetiva incentivar a melhoria da gestão publica com iniciativas inovadoras e que apresentam resultados positivos para a comunidade.

Honrado, o prefeito Eliseu Schenkel recebeu o Troféu como mérito do trabalho de toda equipe e que representa o compromisso do gestor e cada um dos servidores que está a serviço da comunidade inhacorense.

Idosa que matou assaltante em Caxias do Sul morre em incêndio

Idosa ficou conhecida após matar homem que invadiu seu
apartamento em 2012 (Foto: André Fiedler / Agencia RBS)
Odete Hoffmann Prá, 88 anos, conhecida por ter matado um assaltante que tentou invadir o apartamento dela no ano passado morreu em um incêndio por na madrugada desta quinta-feira, em Caxias do Sul. Ela estava sozinha em casa, na esquina das Ruas Sinimbu e Guia Lopes, quando as chamas começaram. O fogo, de grandes proporções, destruiu todo o imóvel e deixou a idosa carbonizada.

Conforme o estudante Gustavo Salla do Amaral, 16, que mora no apartamento de baixo, pouco antes das 2h, carros que passavam pela Sinimbu começaram a buzinar. Quando foi conferir o que havia ocorrido, motoristas o avisaram do incêndio. Imediatamente a vizinhança tentou resgatar Odete, sem sucesso.

— Tentamos subir e bater nas portas, mas ela não ouviu. As chamas eram muito altas e foi tudo muito rápido. Nunca tinha visto um fogo tão rápido, porque ela tinha móveis antigos — relata Júlia Mara Salla, que também mora no apartamento de baixo.

A vizinha percebeu as chamas inicialmente na área da cozinha. A partir dali, elas se alastraram em grande velocidade por toda a casa.

— Vimos que começou na cozinha, mas não sabemos como. Nem sei se atingiu meu apartamento, porque não deixaram nós voltarmos — acrescenta Júlia.

O quarto de Odete ficava exatamente na esquina, enquanto a cozinha ficava ao lado de uma sacada com vista para a Guia Lopes. A suspeita de familiares é de que a idosa tenha acendido velas, já que era muito religiosa, e isso possa ter iniciado o fogo.

Odete participou de reconstituição do crime em abril deste
ano (Foto: Roni Rigon/ Agência RBS)
— Ela sempre acendia velas. Queria acender sábado por causa do dia de finados, mas fiz ela me entregar todas. Fazia anos que não comprava, mas comprava escondido ou pedia para a empregada comprar — afirma a filha Régia Prá, 53.

Desde que Márcio Nadal Machado, 33, invadiu o imóvel e foi morto por Odete, em 11 de junho de 2012, familiares reforçaram o apartamento com grades. A maior segurança dificultou a ação de vizinhos e bombeiros para tentar salvar a idosa. Um portão na entrada do prédio e outro na porta do apartamento foram retirados pelos bombeiros.