12 abril 2010

Arruda evita contato com jornalistas após libertação

De calça jeans e camisa branca, o ex-governador José Roberto Arruda (ex-DEM) chegou no início desta noite a sua residência em Brasília acompanhado da mulher, Flávia Arruda, evitando conversar com os jornalistas. Arruda mora em um condomínio no Park Way, bairro de classe média alta de Brasília.
Coube a Fábio Peres, cunhado do ex-governador, a tarefa de conversar com os jornalistas que estavam no portão de entrada do condomínio. Segundo ele, Arruda, que cultivou uma barba grisalha enquanto esteve na prisão, está bem.
— Graças a Deus, acabou. Vocês estão incomodando os moradores e por isso peço que vocês vão embora — , disse Peres.
Arruda deixou hoje o prédio da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília onde estava preso desde 11 de fevereiro. Ele foi solto esta tarde, por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Exporural pronta para receber produtores

O espaço da Exporural da 18ª Fenasoja está pronto. Destinado para as empresas realizarem o plantio de sementes, experimentos e mostrar os seus produtos e novas tecnologias em um lugar mais próximo aos produtores, a Exporural receberá 15 empresas, do Estado e País, nesta edição da feira.
Foram plantadas lavouras de milho, soja, girassol, cana-de-açúcar, mandioca, etc, onde serão realizados experimentos com químicos (inseticidas, herbicidas e fungicidas). Cooperativas, instituições de pesquisas como Fundacep, Fepagro e Emater, que já tem presença natural neste espaço, estarão presentes também nesta edição da feira.
O plantio de cultivares já foi realizado, bem como a implantação e condução das áreas. Vânio Heimerdinger, presidente da Comissão da Exporual, garante que até o dia de abertura da feira as lavouras estarão prontas, no estágio de desenvolvimento que as empresas desejam, para realizar suas experimentações: “teremos plantas vários estágios de desenvolvimento, como enchimento de grão, desenvolvimento vegetativo, de acordo com o planejamento das empresas”.
Sistemas de irrigação, tecnologias de pulverização e unidade demonstrativa de florestamento também estarão disponíveis aos produtores.
O 3º Concurso da Planta de Soja com maior Número de Grãos, também promovido pela Exporural, está na fase final. Os concorrentes devem entregar suas plantas entre os dias 15 e 25 de abril de 2010, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson.

Fábio Koff é reeleito presidente do Clube dos 13

Há 15 anos no cargo, Fábio Koff foi reeleito presidente do Clube dos 13 por mais três anos. Ele venceu a eleição contra Kléber Leite por 12 votos a oito. O pleito acabou por volta das 14h15min desta segunda-feira.
Inter e Grêmio apoiaram Fábio Koff. Vitorio Piffero inclusive deixou de viajar com a delegação para o Equador, onde o time joga pela Copa Libertadores na próxima quarta-feira.
Koff enfrentou um candidato que recebeu forte apoio da CBF, por conta do envolvimento do presidente Ricardo Teixeira na campanha da oposição. Alguns clubes teriam mudado o voto em função deste apoio. O Santos se manteve em dúvida até a manhã desta segunda, quando declarou que votaria em Kléber Leite.
Inicialmente marcada para novembro, a eleição foi antecipada em sete meses. Apesar da negativa de Koff, a medida foi copnsiderada uma manobra política para evitar a articulação dos adversários.
VOTOS PARA FÁBIO KOFF
Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Guarani, Inter, Palmeiras, Portuguesa, São Paulo e Sport
VOTOS PARA KLÉBER LEITE
Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Santos, Vasco e Vitória

Alberto Ortaça inicia atendimento na Clínica de Fisioterapia do IESA

Há cinco anos a vida do jovem Alberto Ortaça, filho do reconhecido cantor missioneiro Pedro Ortaça, sofreu uma transformação radical.
Depois de sofrer um acidente de trânsito, em São Luiz Gonzaga, Alberto passou um ano e meio em estado vegetativo, sem falar, nem realizar qualquer movimento, lembra a mãe, dona Rose.
Hoje, porém, a situação é outra. Depois de passar por seis cirurgias de risco, Alberto já consegue falar e caminhar e aos poucos retoma sua vida normal, inclusive de artista, ao lado do pai.
E o avanço significativo no estado de saúde de Alberto tem muito a ver com a Fisioterapia, cujo tratamento iniciou ainda no Hospital, recorda a mãe. “Cada movimento a mais é uma grande vitória para todos nós”, afirma.
Recentemente, Alberto iniciou atendimento na Clínica Escola de Fisioterapia do IESA. A primeira sessão teve direito aos olhos atentos da irmã Marianita, da mãe Rose e do pai Pedro Ortaça, que fazem questão de acompanhar o avanço e as vitórias de Alberto.

Luiz Marenco irá lançar o CD infantil Contos em Canto

Um dos músicos mais respeitado no Estado, Luiz Marenco, irá lançar um novo CD com músicas sobre o folclore gaúcho, “Contos em Canto”. Direcionado ao público infantil, Marenco quer cada vez mais preservar as raízes além de passar para este público a riqueza do folclore do sul do país.
Além de evidenciar o folclore gauchesco, Marenco quer que todos, indistintamente, tenham acesso à esta cultura. Por isso, quando do lançamento do novo CD será disponibilizado um intérprete de Libras e parte da tiragem do CD terá encarte com as letras em braile.
O projeto cultural ainda prevê a distribuição de parte dos CDs para escolas municipais, bibliotecas, CTGs e instituições sociais.
Neste projeto pioneiro, Marenco coloca a disposição do público infantil toda a sua preocupação para com a valorização e preservação da cultura e folclore regional, pois tem a consciência de que as crianças devem conhecer a sua história, os usos e costumes do povo gaúcho, formando assim, cidadãos compromissados e responsáveis com a sua identidade local e cultural em contraponto com os jogos eletrônicos e a ociosidade em que vivem a maioria das crianças do nosso tempo.
A ideia do CD sobre o folclore infantil foi do próprio músico Luiz Marenco e quem viabilizou o projeto junto a Lei de Incentivo a Cultura foi a empresa Soma 3 Assessoria e Consultoria. O projeto, portanto, conta com a aprovação do Ministério da Cultura e já está habilitado para captação dos recursos.
O lançamento provavelmente será ainda no ano de 2010 e está previsto para as cidades de Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul sendo que as composições estão sendo criadas pelo compositor Sergio Carvalho, por Luiz Marenco e outros músicos.
Histórico do Marenco
Luiz Marenco é o um cantor do campo, todas as suas letras retratam as vivências dos homens e mulheres que vivem nos ambientes rurais do Rio Grande do Sul. Sua voz é conhecida em vários estados brasileiros, e fora do país, como Uruguai e Argentina, onde participou de diversas gravações de CDs de artistas folcloristas destes países. Participante ativo dos principais festivais de música do Estado do Rio Grande do Sul e nos países vizinhos é reconhecido por inserir no público urbano os temas da regionalidade gaúcha.
Hoje nos seus quase 20 anos de carreira Luiz Marenco é consagrado por ter ainda em seu currículo um CD de Ouro “Luiz Marenco Ao Vivo” e um DVD de Ouro “Luiz Marenco Todo Meu Canto”.

Drª katiane Chiapinotto, e importantes orientações para a boa saúde bucal


A cirurgiâ dentista Drª Katiane Chiapinotto, nos apresenta importantes dicas para uma boa saúde bucal.
PMN - Como é uma boa higiene oral?
Drª Katiane - "Implica numa boa escovação, uso do fio dental e enxaguatorio bucais quando necessário.
Começando pela escovação, deve ser no mínimo 2 min, e a maioria das pessoas não chegam nem perto disso. Deve ser com movimentos suaves e curtos com especial atenção para a margem gengival,(devem ser escovados dentes e gengiva juntos) dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas proteticas.1) Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. 2) Escove as superfícies internas dos dentes superiores(aquela voltada para o céu da boca ou palato) e, depois, dos inferiores.(aquela voltada para a língua) 3) Em seguida, escove as superfícies de mastigação.(a parte onde a gente mastiga). Mas escove sempre sem fazer força, massageie gengivas e dentes, a força feita na escova so vai promover o desgaste dentário e o sangramento da gengiva.
Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas, escove também o palato ou céu da boca e as bochechas."
PMN - Que tipo de escova dental devo usar?
Drª Katiane - "Cerdas macias sempre, cerdas retas, e não com desnível,é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. As escovas com cabeças menores também são mais adequadas, porque alcançam melhor todas regiões da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores, mais difíceis de alcançar. A escova elétrica não é a melhor alternativa pois ela é particularmente indicada para pessoas que têm dificuldade para higiene bucal ou tem menor destreza manual ou deficientes físicos."
PMN - Qual a importância do creme dental na escovação?
Drª Katiane - "É importante que você use o creme dental mais adequado para você. Atualmente existe uma grande variedade de produtos feitos especialmente para combater cáries, gengivite, manchas e sensibilidade. De preferência aos géis q são menos abrasivos aos dentes e os que contem fluor. Use pouco, pq não é o creme q vai escovar seus dentes e sim a escova, o creme é pra dar um bom hálito."
PMN - Quando devo trocar minha escova dental?
Drª Katiane - "Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada ou as cerdas dobradas. Algumas escovas já vem com o indicador de quando devem ser trocadas. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas."
PMN - Como usar o fio dental?
Drª Katiane - "Quando usado corretamente, o fio dental remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não tem acesso fácil, como, por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes. O uso diário do fio dental é altamente recomendável uma vez que a placa bacteriana pode levar ao aparecimento de cáries e doenças gengivais.
Existem no mercado fio dental de nylon, encerado ou não, com sabores ou sem. Ao passar o fio dental ele pode rasgar-se, pq seus dentes são muito juntos, então use o encerado que desliza mais facilmente entre os dentes."
PMN - A importância do enxaguatorio bucal.
Drª Katiane - "O enxaguatorio bucal é principalmente usado à noite é quando as bactérias oportunistas atacam a superfície dentaria causando carie e problemas gengivais. O enxaguatorio é importante para ajudar a eliminar as bacterias causadora da gengivite, a placa bacteriana, carie, mau hálito atuando onde a escova não alcança. Existem vários tipos e sabores,mas o mais importante é que contenha flúor.
É importante que seu dentista seja consultado para eslcarecer e indicar o melhor enxaguatorio bucal para seu caso."
PMN - Como posso manter uma boa saúde bucal na terceira idade?
Drª Katiane - “Os seus dentes podem durar a vida inteira sabendo os cuidados necessários. Independentemente da idade, você pode ter dentes e gengivas saudáveis se escovar todos os dias, digo todos os dias porque nem todas as pessoas tem este hábito, e escovando de maneira correta, porque de nada adianta escovar de qualquer jeito,escovando com creme dental com flúor, usando fio dental pelo menos uma vez ao dia e se for regularmente ao dentista para exames completos e limpeza pelo menos uma vez a cada 6 meses, ou 3 meses se a pessoa é fumante e possui tártaro.”
PMN - Que informações sobre a saúde bucal um indivíduo da terceira idade deve ter?
Drª Katiane - “Muitas pessoas na terceira idade usam dentaduras, tomam remédios e têm problemas de saúde geral. Felizmente, seu dentista pode ajudar você a encarar estes desafios com êxito quase que garantido.
As cáries e os problemas com a raiz dos dentes são mais comuns em pessoas da terceira idade. Por isso, é importante escovar com um creme dental que contenha flúor, usar fio dental todos os dias e não deixar de ir ao dentista.
A sensibilidade é outro fator que pode se agravar com a idade. Com o passar do tempo é normal haver retração gengival que expõe áreas do dente que não estão protegidas pelo esmalte dental. Estas áreas podem ser doloridas quando atingidas por alimentos e bebidas quentes ou frias. Nos casos mais severos, pode ocorrer sensibilidade com relação ao ar frio e a alimentos e líquidos doces ou ácidos . Se seus dentes estiverem muito sensíveis, tente usar um creme dental apropriado. Se o problema persistir, consulte o dentista já que esta sensibilidade pode indicar a existência de um problema mais sério, como , por exemplo, cárie ou dente fraturado.”
PMN - Com relação à saúde bucal, existem recomendações especiais para quem tem problemas cardíacos?
Drª Katiane - “Informe seu dentista a respeito de seu problema de saúde geral;
Siga com cuidado as instruções do dentista e de seu médico e use os medicamentos como antibióticos, por exemplo - de acordo com as indicações.
O dentista deve ser avisado quanto ao problema cardíaco para saber o tipo de anestesico a ser usado.”
PMN - Os procedimentos dentários oferecem algum risco a quem tem problemas do coração?
Drª Katiane - “Se você tiver certos problemas cardíacos, existe a possibilidade de você desenvolver uma endocardite bacteriana, uma infecção do revestimento interno
do coração ou das válvulas. Um sangramento na boca pode permitir que certas bactérias bucais entrem no sistema sangüíneo e atinjam as válvulas ou tecidos que foram enfraquecidos por um problema cardíaco pré-existente. Nesses casos, a infecção pode danificar ou mesmo destruir as válvulas e os tecidos do coração.
Não deixe de conversar com seu dentista sobre qualquer problema cardíaco que estiver sentindo e os medicamentos que está tomando. Ele anotará essas informações em seu prontuário e tomará decisões sobre o seu tratamento dentário em conjunto com o seu médico.”
PMN – Com relação a Diabete?
Drª Katiane - “As pessoas com diabetes são suscetíveis às doenças gengivais, e esta pode ter o potencial de afetar o controle glicêmico no sangue e contribuir para a progressão do diabetes.
Pesquisas sugerem que pessoas com diabetes têm alto risco de adquirirem problemas bucais, tais como gengivite (um estágio inicial de doença gengival) e periodontite (doença gengival avançada com perdas ósseas)
Pessoas com diabetes têm um risco aumentado para doenças gengivais avançadas porque os diabéticos são geralmente mais suscetíveis às infecções bacterianas, e têm pouca capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival.”
PMN - Como evitar problemas dentários associados com a diabete?
Drª Katiane - “Em primeiro lugar, o mais importante é você controlar o nível de glicose no sangue. Se seus níveis de glicose no sangue não forem bem controlados, você tem maior chance de desenvolver gengivite e de perder dentes quando comparado a pessoas que não têm diabete. Como todas as infecções, a gengivite pode ser um fator que eleva o açúcar do sangue e torna a diabete mais difícil de ser controlada.
Em seguida, cuide bem dos seus dentes e gengiva e faça exames minuciosos a cada seis meses.
Para controlar as infecções por fungo, controle bem seu diabetes, procure não fumar e, se usar dentadura, remova-a e limpe-a diariamente.
O controle adequado da glicose do sangue também ajuda a evitar ou aliviar a boca seca causada pelo diabetes.
Outros problemas bucais relacionados com a diabete são: candidíase (sapinho- uma infecção causada por um fungo que cresce na boca), boca seca que pode causar aftas, úlceras, infecções e cáries.”
PMN - O que é gengivite?
Drª Katiane - “Gengivite - uma inflamação da gengiva - é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa - uma película, grudenta e sem cor, de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.
Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.”
PMN - Como sei que tenho gengivite?
Drª Katiane - “Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. A doença da gengiva pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.”
PMN - Como posso prevenir a gengivite?
Drª Katiane - “Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista pode removê-la.
Você pode prevenir a gengivite pela:
A correta escovação e uso apropriado do fio dental para remover placas e restos, e do controle do aparecimento de tártaro.
Alimentação correta para garantir nutrição adequada para o osso da mandíbula/maxilar e dos dentes.
Evitar cigarros e outras formas de tabaco.
A saúde bucal é parte integrante da saúde geral. Por isso, escove os dentes, use fio dental, não deixe o problema se agravar, não tenha vergonha de mostrar seus dentes ao dentista e vá regularmente fazer uma visita.”
PMN – O que significa a Boca seca?
Drª Katiane – “Boca seca [xerostomia] significa que você não produz saliva o suficiente para manter sua boca úmida. Manter sua boca mais úmida, como tratamentos ou remédios adequados para evitar a boca seca.
Todos podemos ter a boca seca, vez ou outra, especialmente se estamos apreensivos, tristes ou sob estresse. Mas, se você tem a boca seca
sempre ou a maior parte do tempo, isto pode ser desconfortável, causando problemas de saúde mais sérios ou ainda indicar a existência de uma
doença mais grave. Isto porque a saliva faz mais do que simplesmente manter a boca úmida - ela ajuda a digerir o alimento, proteger os dentes das
cáries, prevenir infecções ao controlar as bactérias da boca e tornar possível a mastigação e a deglutição.
Há várias razões que levam as glândulas que produzem saliva, chamadas de
glândulas salivares, não funcionarem adequadamente. São elas:
Efeitos colaterais de alguns medicamentos - Mais de 400 remédios podem causar boca seca, incluindo anti-histamínicos, descongestionantes, analgésicos, diuréticos e remédios para pressão alta e depressão.
Doenças - Doenças que afetam as glândulas salivares, tais como diabetes, mal de Parkinsons, HIV/AIDS.
Radioterapia - As glândulas salivares podem ser danificadas se sua cabeça ou pescoço forem expostos à radiação durante o tratamento de câncer. A perda da saliva pode ser total ou parcial, permanente ou temporária.
Quimioterapia - Drogas utilizadas no tratamento contra o câncer podem tornar a saliva mais espessa, ou mais viscosa, causando a sensação de secura na boca.
Menopausa - Mudanças nos níveis de hormônios afetam as glândulas salivares, deixando as mulheres durante e após a menopausa com uma sensação constante de secura na boca.
Fumo - Muitos fumantes de cachimbo, charuto e cigarro apresentam boca seca.”
PMN - Como saber se tenho boca seca?
Drª Katiane – “Quando esta sensação persiste, você pode estar com um problema na produção de saliva. Os sintomas de boca seca incluem:
Sensação de secura e pegajosidade em sua boca;
Dificuldade de deglutição;
Sensação de queimação em sua língua;
Sensação de secura em sua garganta;
Lábios rachados;
Paladar reduzido ou um gosto metálico em sua boca;
Feridas na boca;
Mau hálito freqüente”
PMN - Como tratar a boca seca?
Drª Katiane – “A única maneira definitiva de curar a boca seca é tratando sua causa. Se o seu problema é resultado de medicação, seu médico poderá mudar sua prescrição ou dosagem. Se suas glândulas salivares não funcionam normalmente, mas ainda produzem alguma saliva, seu médico poderá lhe dar um medicamento que ajude as glândulas a funcionarem melhor. Se a causa de sua boca estar seca não puder ser eliminada você poderá restaurar a umidade de sua boca de diversas maneiras. Seu dentista pode recomendar um substituto de saliva. Você também pode:
Beber água ou bebidas sem açúcar com freqüência;
Evitar bebidas com cafeína, como café, chá ou alguns refrigerantes, que também podem causar a secura da boca;
Mascar gomas sem açúcar ou chupar balas duras sem açúcar para estimular o fluxo de saliva (se houver alguma glândula salivar funcionando);
Não utilizar tabaco ou álcool, que ressecam a boca;
Estar ciente de que alimentos condimentados ou salgados podem causar dor em uma boca seca; "
PMN – Prótese dentária. Por que ? Para que ?
Drª Katiane – “Infelizmente ainda nos dias atuais existem pessoas que dizem ter ganhado uma prótese total aos 15 anos. UM PRESENTÃO! Em vez de restaurar o dente, era melhor ir ao dentista e extrair, porque assim nunca mais iria incomodar. MENTIRA! No momento que você extrai os dentes começa um novo problema. Mas como, se não existe mais dentes?
O problema é que no lugar de cada dente extraído, vai haver reabsorção óssea, isso que dizer que a perda óssea vai desencadear mais problemas. Neste lugar você não vai conseguir mastigar, vai ter um espaço em que o alimento entra direto, fica um buraco, não corta o alimento ao mastigar. E se você tem mais que um dente extraído o problema dobra e assim sucessivamente. E como faltam estes dentes você vai mastigar só com alguns que ainda resta, daí vem o desgaste dos outros dentes, a força mastigatória recai sobre poucos. Com o tempo começa a dor na articulação, a dor de cabeça, porque ali esta faltando algo para completar. E daí? Daí vem a prótese dentaria. Daí vem as reclamações, principalmente na prótese total. Mas essa prótese “não segura mais na minha boca”, ela esta “frouxa,” a “debaixo não fica no lugar ela só se mexe’. Que coisa séria tudo isso! O tempo sem dente fez com que você ficasse sem osso e agora ela não tem mais onde segurar. Mas o que é isso tudo que se está falando?
Então aí vem algumas perguntas mais freqüentes no consultório, ou perguntas que é muito importante saber.”
PMN - O que é uma prótese dentaria ?
Drª Katiane – “É um artefato que substitui a função dos dentes perdidos ou ausentes. É a arte dental que, visa a reabilitação bucal e a manutenção de suas funções: estética, fonética e mastigação.”
PMN – Quais os tipos de prótese que existem ?
Drª Katiane – “Bem, são vários tipos, desde a reposição de um dente até a reposição de todos os dentes na arcada dentária. Por exemplo temos a prótese fixa, (vulgarmente chamada de pivot), é recomendada se tiver perdido uma ou mais coroas dentárias. Depois temos a prótese parcial removível, que é usada quando há falta de um ou mais dentes . A prótese total, quando falta todos os dentes na arcada dentária (edentulismo) e a prótese sobre implante que hoje está sendo bastante procurada é uma grande evolução na odontologia e uma das melhores opções. Usada quando falta pelo menos um dente na boca e, nesse espaço é colocado um implante (que substitui a raiz) e em cima deste a coroa protética (que substitui o dente). É fixo.”
PMN - Prótese mal adaptada, que problemas podem ocorrer ?
Drª Katiane – “No caso de uma prótese fixa, a pessoa mesma sabe identificar se está mal adaptada, ao passar o fio dental ele desfia ou rasga, ou causa cheiro ruim. Pode causar infiltração que leva à carie na parte dentária que ficou exposta, vindo a perder a prótese. Nas próteses totais ou parciais removíveis mal adaptadas causa dor de cabeça, pois contratura os músculos que circundam o crânio, alem de lesões na mucosa bucal.”
PMN – Qual a relação entre os hábitos de higiene bucal e lesões na mucosa entre os usuários de prótese dentária ?
Drª Katiane – “Próteses quebradas, manchadas, com placa bacteriana visível (restos de alimento e bactérias aderidas à prótese), falta de estabilidade por má oclusão (aperta de um lado e levanta do outro) pode causar lesões como: estomatite protética (lesões avermelhadas) , hiperplasia fibrosa inflamatória,(aumento de volume do tecido em decorrências dos traumas da prótese) queilite angular,(causada pelo fungo cândida albicans e se localiza no ângulo da boca) úlcera traumática, (semelhante a aftas) líquen plano, (lesões esbranquiçadas que arde ou queima). Além da candidíase que é uma doença infecciosa causada pelo fungo cândida albicans, comum na cavidade bucal e, presente na flora normal de 50% da população. São lesões freqüentes na mucosa palatina sob este tipo de prótese e, que muitas vezes as pessoas não dão importância achando que a prótese dura a vida inteira e, na verdade todas as próteses removíveis devem ser trocadas pelo menos a cada 5 anos, porque o osso sofre reabsorção ano a ano com a ausência dentária.”
Prótese total (dentaduras): quando trocar?
A pessoa que faz uso de uma prótese total (dentadura) deve estar atenta a qualquer alteração em sua boca, identificando o momento certo de efetuar a sua troca.
Com o passar dos anos, todos os indivíduos sofrem uma perda óssea, que interfere diretamente em sua mastigação e na própria estética. Por isso, observe alguns sintomas que indicam a necessidade de adaptação da prótese:
. Dores na nuca: ocasionadas pela tensão dos músculos durante a mastigação;
- Dores no ouvido: provocadas pela mudança de articulação entre a base da cabeça e o osso maxilar inferior;
- Queilite Angular (rachadura no canto dos lábios) : ocorre quando a distância entre o maxilar superior e maxilar inferior é reduzida.
Outro dado importante: se a sua prótese total estiver desgastada ou quebrada, os cuidados com a higiene devem ser redobrados, porque essas condições facilitam a retenção de bactérias, causando mau hálito e até infecções microbianas, como a candidíase (sapinho).
Em estágios mais avançados, quando a prótese está machucando a gengiva, os problemas podem assumir contornos mais sérios, provocando até mesmo o câncer bucal.
Mesmo tendo perdido os dentes, ainda restam a gengiva, os músculos e outras estruturas que se relacionam com sua boca e que exigem medidas de cuidado. Portanto, a prevenção ainda é essencial para manter a sua qualidade de vida.
Use prótese bem adaptada, sua boca agradecerá!
Gengivite é coisa séria
Muitas pessoas têm gengivite. Por não saber identificar seus sintomas, acabam por não tratá-la. Quando não sanada, essa inflamação na gengiva, de fácil tratamento se detectada no seu estágio inicial, pode acarretar uma precoce perda dentária, um incômodo que certamente ninguém quer experimentar tão cedo.
A gengivite é causada pela placa bacteriana – formada por bactérias e restos alimentares não removidos pela higienização bucal – que se acumula na superfície do dente, próxima à gengiva. Esse biofilme bacteriano, também chamado de tártaro, é uma película incolor, por isso dificilmente identificada, que infecciona a gengiva e a região ao redor dos dentes.
A cor habitual da gengiva é rosa pálido. Mas, de acordo com Sonia, a gengivite a torna avermelhada, inchada, excessivamente lisa e brilhante, além de provocar sangramentos, sejam espontâneos, durante a alimentação ou na escovação e uso de fio dental.
– As bactérias liberam substâncias que vão ser agentes agressores, e quando o organismo percebe a agressão, ele se defende, causando uma inflamação, caracterizada por dor, rubor, tumor e calor – afirmou a professora. A gengivite, como qualquer inflamação bucal, ainda causa mau-hálito.
Mas a gengivite também se associa a alterações hormonais. É comum observar a inflamação em adolescentes, que atravessam um período de intensa produção hormonal, a puberdade, e em mulheres no período menstrual, que geralmente apresentam hiperplasia gengival que é o aumento e inchaço da gengiva.
As grávidas são um grupo de risco – nelas, a inflamação é denominada gengivite gravítica – o quadro das gestantes pode até mesmo evoluir para um tumor gengival. Há maior incidência de gengivite também naquelas pessoas que, por alguma incapacidade motora, pela má posição dentária ou mesmo pelo uso de aparelho ortodôntico, têm dificuldades na higienização.
Outro tipo de gengivite está relacionado às doenças sistêmicas, como diabetes e leucemia: em virtude da dificuldade de cicatrização e à baixa imunidade, a gengivite é mais agressiva nos portadores dessas doenças. Fumantes também são mais propensos a ter gengivite severa, pois por estarem sempre com a boca ressecada, eles produzem menos saliva e, conseqüentemente, têm menor produção de anticorpos.
Para prevenir a gengivite e combatê-la em seu estágio inicial, se recomenda uma boa higiene bucal, com perfeita escovação e uso regular do fio dental – ainda que ocorra sangramento gengival:
– Mesmo que sangre, é preciso escovar os dentes para remover o agente causador da doença e recuperar a saúde bucal; se o paciente evitar a escovação, a tendência do quadro é piorar. Como a placa é incolor, o paciente não a vê e acaba acreditando que tem uma boca saudável.
Se a inflamação já tiver progredido, é necessário acompanhamento de um profissional de odontologia. O tratamento consiste na raspagem, que visa eliminar a placa bacteriana endurecida, no polimento, na aplicação de flúor e de antimicrobianos.
A evolução de uma gengivite à de periodontite – fase na qual a placa bacteriana consegue atingir o tecido ósseo devido à retração gengival – é um processo longo, que pode durar de 20 a 40 anos. Às vezes uma pessoa diz que nunca teve nada e, de repente, seu dente fica mole. Ai ela descobre que teve gengivite por toda a vida e não a tratou.
Nem toda gengivite evolui para periodontite. Por outro lado, ela é a porta de entrada para outras doenças periodontais sérias.
O que é uma boa higiene bucal?
Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:
. Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
. A gengiva não sangra nem dói durante a escovação
e o uso do fio dental;
. O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Consulte o seu dentista caso as suas gengivas doam ou sangrem quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver experimentando um problema de mau hálito.
Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave. Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.
Como garantir uma boa higiene bucal?
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos.
Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves.
Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves.
Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais:
. Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
. Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
. Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
. Usar enxagüante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
Bruxismo
O ranger dos dentes, tanto de dia como à noite, é um hábito observado em todas as faixas etárias e em ambos os sexos. Os dentes se desgastam de forma destrutiva e anormal.
Este mal pode provocar dor de dente e prejudicar a estética, já que os dentes podem diminuir de tamanho e perder seu formato original.
São movimentos rítmicos semelhantes aos da mastigação, e longos períodos de contração dos músculos da face. Podem causar dor e fadiga muscular, devido ao fato de que as forças de contração involuntárias podem superar aquelas realizadas conscientemente.
As causas deste problema são basicamente a tensão emocional e o estresse emocional e físico. Nos períodos de maior preocupação há uma maior ocorrência deste mau hábito.
Também influenciam algumas causas intrínsecas, como a ausência de vários dentes, restaurações ou pontes fixas que tenham sido mal feitas ou colocadas, interferindo na mordida ou na oclusão, ou ainda um dente que esteja fora do seu devido lugar.
Tratamento
Já existe tratamento para o bruxismo. Ele é feito com uma placa especialmente confeccionada para atender às particularidades de cada paciente, que deve ser usada na hora de dormir.
Esta placa orienta (direciona) os movimentos que o paciente realiza durante a noite e, desta forma, previne o desgaste dos dentes e problemas na articulação da mandíbula, conhecida como Articulação Têmporo Mandibular ou ATM.
As complicações do bruxismo são, como já foi citado, o desgaste dos dentes e dores na região da ATM (próximo do ouvido).
A reconstituição de dentes desgastados pelo bruxismo também pode ser feita, mas só nos casos em que os pacientes se adaptem à placa noturna, para que não ocorra um novo desgaste ou a fratura das restaurações realizadas.
A digestão começa pela boca
Cada dente tem uma função específica na mastigação e a ausência de apenas um dente pode causar prejuízo ao processo digestivo. Enquanto os incisivos e os caninos servem para cortar e dilacerar o alimento, os pré-molares e os molares trituram e moem.
A pessoa que não mastiga direito engole pedaços maiores e mais difíceis de serem digeridos, sobrecarregando o estômago. Com o tempo, isso pode causar azia, refluxo, gastrite e outros problemas gastro-intestinais. O enfraquecimento dos dentes devido a traumas (acidentes) ou à perda óssea são fatores que agravam este quadro e acometem principalmente os idosos.
É comum o paciente tentar compensar a falta de um determinado grupo de dentes, forçando mais a mandíbula ou mastigando apenas de um lado, o que causa a chamada mordida torta.
As conseqüências são dores de cabeça, dores musculares na região do pescoço e desgaste dos dentes". Em muitos casos, a melhor solução é optar pelo uso de próteses dentárias. Contudo, ela tem que ser de boa qualidade e bem ajustada à boca do paciente, do contrário pode comprometer a mastigação e agravar ainda mais o problema.
A pessoa que não possui todos os dentes em boas condições acaba evitando certos alimentos essenciais à saúde, como carnes, verduras cruas e frutas, devido à dificuldade em mastigar. Isso limita a dieta aos alimentos moles ou pastosos como mingau, sopas ralas e legumes muito cozidos, causando deficiência de vitaminas e nutrientes.
É importante incluir no cardápio do dia-a-dia pratos com couve-flor, brócolis (que ajuda a prevenir o câncer de estômago), cenoura e beterraba, ricas em vitamina A. Entre as frutas, não podem faltar pêra e maçã, que facilitam a digestão, e manga, uma boa fonte de fibras.
Para os idosos ou aqueles indivíduos que perderam um ou mais dentes, o ideal é procurar o dentista que irá indicar a prótese mais adequada.
15 motivos para ir ao dentista
1-MANTER A SAÚDE DO CORPO: uma boca bem cuidada reflete na saúde de todo o corpo. Uma má mastigação ou mesmo uma mordida errada podem ocasionar desde dores de cabeça até problemas cardíacos.
02-RECONQUISTAR A AUTO ESTIMA: manter um sorriso saudável e harmonioso é uma boa maneira de você ficar bem consigo mesma. Gostando mais de sua aparência, você estará mais segura para enfrentar a vida.
03-PREVENÇÃO: prevenir cáries, doenças periodontais e mau hálito evita problemas futuros no cuidado com os dentes e gastos em longos tratamentos. Um check up periódico não deixa que os problemas se avolumem.
04-MANTER OS DENTES LIMPOS: uma higienização bem feita depende da escovação dos dentes e da língua, do uso de fio dental, de anti-sépticos bucais e de escova lingual, garantindo a não-formação da placa bacteriana, de cáries e tártaro.
05-SUBSTITUIR RESTAURAÇÕES: suas antigas restaurações (conhecidas como obturações) feitas em amálgama, aquele material na cor prata, podem ser substituídas por resinas mais atuais que são imperceptíveis e duradouras.
06-COLOCAÇÃO DE PRÓTESE: os implantes e as próteses possibilitam a substituição de um ou mais dentes perdidos.
07-ENDIREITAR OS DENTES: dentes tortos, além de serem esteticamente feios, diminuem o rendimento mastigatório, causam dores de cabeça e ouvido, prejudicam a fonética, entre outros problemas.
08-PERDER O MEDO: dentista não é mais sinônimo de dor. Hoje, o tratamento dentário é muito mais eficaz, rápido e indolor com a tecnologia disponível nos consultórios.
09-EVITAR PROBLEMAS CARDÍACOS: quase ninguém sabe, mas as bactérias do tártaro dental podem atacar o coração. A endocardite bacteriana, um tipo de problema cardiológico decorrente de processos infecciosos, pode ter origem na cavidade oral e causar a proliferação de bactérias nocivas ao organismo.
10-NÃO TER DOR DE DENTE: a melhor solução para a dor de dente é a prevenção. Visitas periódicas ao dentista, mesmo sem a existência de qualquer sintoma, podem detectar o problema desde cedo, garantindo o sucesso do tratamento.
11-FUGIR DO MAU HÁLITO: 90% das causas do mau hálito estão na boca. Escovar os dentes e a língua é essencial para manter um bom hálito. Visitar o dentista duas vezes ao ano também pode evitar uma situação desagradável.
12-DEIXAR OS DENTES BRANCOS: já existem muitas técnicas para clarear as diversas manchas nos dentes. O seu dentista irá realizar o tratamento indicado para o seu caso. São técnicas que vão desde raspagens e polimento até o uso de laser.
13-LIMPAR A FUNDO: mesmo realizando a higiene bucal diariamente, existem lugares que a escova não alcança, acumulando placa na gengiva e entre os dentes. Para realizar uma limpeza mais a fundo, o seu dentista irá realizar a técnica de profilaxia (limpeza embaixo das gengivas).
14-PREVENIR O CÂNCER BUCAL: exames periódicos ajudam a identificar pequenas lesões que, se não tratadas, poderão evoluir para alguma forma de câncer.
15-TRATAR CÁRIES: tratar cáries assim que elas surgem evita procedimentos mais dolorosos como tratamentos de canal e das gengivas.
Tabaco é o maior fator de risco para câncer de boca
O câncer de boca atinge prioritariamente os homens, justamente porque eles ainda fumam muito mais que as mulheres.
A grande preocupação por parte dos profissionais da área de saúde vem sendo a prevenção dessa doença, visto que num estágio visível a todos, a doença não tem mais cura, fato que chega a 60% dos casos.
Para isso não acontecer é preciso, então, que se suspeite de sinais iniciais como manchas esbranquiçadas ou avermelhadas ou ulcerações (feridas) assintomáticas (sem dor) persistentes (mais de 15 dias).
O câncer de boca mais comum, representando cerca de 90 a 95% das neoplasias malignas ocorridas nessa região, é o carcinoma epidermóide, ou carcinoma espinocelular, ou ainda, carcinoma de células escamosas.
Ele pode se apresentar como uma ulceração (ferida) que não cicatriza nas seguintes regiões da boca:
Lábio superior ou inferior, língua, glândulas salivares, gengiva, assoalho da boca, mucosas das bochechas, palato (céu da boca), úvula ("campainha").
Existem fatores ambientais que podem predispor ao aparecimento do câncer bucal. Dentre eles destacam-se o tabagismo (fumo), etilismo (ingestão de bebidas alcoólicas) e a exposição ao sol.
O tabagismo responde por cerca de 90% dos casos de câncer bucal. Dependendo do tipo e da quantidade de tabaco usado, os tabagistas apresentam probabilidade 4 a 15 vezes maior de desenvolver a doença.
O alcoolismo, ou etilismo, é responsável pela maioria dos cânceres de língua e assoalho de boca, devido ao maior contato do álcool com essas estruturas. Em indivíduos que bebem e fumam as chances de desenvolver câncer são ainda maiores.
A radiação solar é responsável, principalmente, pelo câncer de lábio inferior, que está relacionado ao tempo de exposição e tipo de pele da pessoa.
A dieta rica em gorduras, álcool e ferro e /ou pobre em proteínas, vitaminas (A, E, C, B2) e alguns minerais, como cálcio e selênio, pode também ser um importante fator de risco.
O consumo habitual de frutas (principalmente cítricas) e vegetais frescos (mais os que possuem betacaroteno, tais como a cenoura e a couve) tem sido considerado um fator protetor de câncer de boca.
CASOS EM QUE SE DEVE SUSPEITAR:
• fumantes e alcoolistas crônicos, com ênfase nas duas dependências presentes.
• pessoas com mais de 40 anos de idade, especialmente desnutridos.
• pessoas de pele clara, que trabalham ao sol com ou sem proteção.
• portadores de próteses dentais mal adaptadas (soltas ou balançando), e/ou dentes fraturados, que machucam os tecidos moles bucais.
• pessoas que apresentam má higiene bucal.
• pessoas que ingerem comidas ou bebidas muito quentes com frequência ou de maneira prolongada (chimarrão, por exemplo).
O QUE PROCURAR NUM AUTO EXAME:
• mudanças de cor na pele e mucosa da boca.
• endurecimentos, caroços, e feridas.
• inchaços ou sangramentos.
• áreas dormentes ou dolorosas.
• dentes quebrados ou moles
Boca pode ser origem de dores de cabeça e ouvido
É comum dores de cabeça, de ouvido, pescoço e até nas costas serem associadas e tratadas como enxaqueca, otite e outras que apresentam sintomas semelhantes. O que muita gente não sabe, é que a origem dessas dores pode estar na boca, mais precisamente no posicionamento dos dentes e na postura mandibular.
Os sintomas das disfunções temporomandibulares costumam ser confundidos com os de outras doenças. Têm pessoas que sentem dor de cabeça crônica e passam a vida tomando analgésicos, sem saber que sofrem, na verdade, de disfunção. Inicialmente ela provoca uma dor eventual e, se não tratada, evolui para inflamação muscular, que limita as funções mastigatórias.
O paciente sente dificuldade para abrir a boca, dor ao bocejar e ao triturar alimentos mais duros. O quadro pode se agravar ainda mais com dor generalizada na região da cabeça", diz Nívio Dias, que é também especialista em Periodontia e professor assistente de Dentística na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).
Causas Possíveis
• Restaurações e próteses mal executadas
• Má posição dos dentes
• Ausência de dentes
• Hábitos parafuncionais (bruxismo, por exemplo)
Sintomas
• Estalos nas articulações
• Zumbido e dores no ouvido
• Cansaço no rosto ao mastigar
• Dificuldade de abrir a boca
• Dores na cabeça
• Dores na região do pescoço e nuca
• Dores nas costas
Cuidados preventivos
• Não aceitar "restauração alta". Não existe o termo "você vai se acostumar". O paciente deve sair do consultório sentindo-se confortável
• Evitar perdas de dente sem a devida reposição
• Controlar o estresse
Como fazer o auto-exame da boca
Auto-exane é uma técnica simples que pode ser feita em casa, bastando que se tenha um espelho e se esteja num ambiente bem iluminado. A finalidade deste exame é identificar lesões precursoras do câncer de boca, uma doença curável se tratada logo início.
Fique diante do espelho em um lugar bem iluminado, para localizar qualquer alteração Fique diante do espelho em um lugar bem iluminado, para localizar qualquer alteração em sua região bucal, como: diferenças na cor da pele e mucosas, endurecimentos, caroços, feridas, inchaços, áreas dormentes, dentes quebrados ou amolecidos e ferida rasa, indolor e avermelhada. Se for tratado no início, o câncer bucal é curável.
Como fazer o auto-exame da boca
. Pessoas que usam próteses (dentadura) precisam retirá-las antes de começar o exame;
.de frente para o espelho, observe a pele do rosto e do pescoço. Preste atenção em qualquer sinal que não tenha notado antes. Apalpe suavemente, com a ponta dos dedos, todo o rosto;
. puxe, com os dedos, o lábio inferior para baixo, expondo a sua parte interna (mucosa). Depois, repita o mesmo procedimento com o lábio superior, puxando-o para cima;
- com a ponta do dedo indicador, afaste a bochecha, para examinar sua parte interna. Repita com o outro lado de bochecha;
. com a ponta do dedo indicador, sinta toda a gengiva na região superior e inferior, verificando se encontra alguma anormalidade;
. coloque o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo e procure apalpar todo o assoalho da boca;
. vire a cabeça para trás e, abrindo a boca o máximo possível, examine atentamente o céu da boca. Toque com o dedo indicador todo o céu da boca. Em seguida, diga: ÁÁÁÁÁ... e observe o fundo da garganta;
. ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca. Em seguida, puxando a língua para a esquerda, observe a região da direita. Faça o mesmo com o lado esquerdo, movendo a língua para a direita;
. ponha a língua para fora, segurando-a com um pedaço de gaze ou pano; apalpe-a em toda sua extensão, com o dedo indicador e polegar da outra mão.
. examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferença entre eles. Depois, apalpe o lado esquerdo do pescoço com a mão direita;
. repita o procedimento para o lado direito, apalpando com a mão esquerda. Finalmente, introduza o polegar por debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.
Importante
Faça este auto-exame duas vezes por ano. Se perceber anormalidades como: regiões irritadas embaixo das próteses, ferimentos que não cicatrizam em duas semanas, dentes quebrados ou moles, mudança de cor, algum caroço ou endurecimento, procure imediatamente um dentista. Ele lhe aconselhará se deve ou não consultar outro especialista.Previna-se do câncer de boca reduzindo e evitando o fumo e o álcool.

"Cuide de sua saúde, aumente seu bem-estar e sua auto-estima, cuide de seus dentes!"

A Dra. Katiane Chiapinotto é cirurgiã dentista, formada pela Universidad Nacional de La Plata – Buenos Aires e especializada em Prótese Dentária pelo CEOM-Uningá, Passo Fundo. Atua também em clínica geral em Três de Maio na Rua Tereza Verzeri, 950, sala 103. - telefone 55 3535-3430.

Trêsmaiense Branco é reeleito no Conselho do Grêmio FBP

Na última sessão do Conselho Deliberativo do Grêmio, realizada na semana que passou, o trêsmaiense Gustavo Schmitz o Branco, foi reeleito por aclamação para mais três anos no Conselho Fiscal do Grêmio Futebol Brasileiro Portoalegrense. Branco, também integra o quadro de conselheiros deliberativo do clube, e os seus dois mandatos coincidem, e vão até setembro de 2013.
Vai o nosso abraço e os parabéns ao nosso conterrâneo que faz jus e merece o destaque.

Estátua do Jayme sem a devida atenção

O monumento erguido ao pajador Jayme Caetano Braum - um dos quatro troncos missioneiros erguido em uma das entradas de São Luiz Gonzaga já está em estado de abandono, e sem a devida atenção do poder publico com um símbolo do tradicionalistmo gaucho, provavelmente em breve seja vitima de vandalismo.
Os quatro troncos missioneiro formado por; Noel Guarany, Cenair Maicá, Jayme Caetano Braum e Pedro Ortaça - os três primeiros já falecidos foram os responsáveis pelo resgate da arte missioneira tanto na poesia como na musica e pajadas, hoje quando se ouve uma musica das missões fica fácil identifica-la pelo maneira de tocar a gaita. Jaime Caetano Braum foi poeta, compositor e pajador autor de inúmeras obras sendo a mais conhecida BOCHINCHO que narra um peleja em um fandango daqueles bem chulos e que o artista escultor VINICIUS RIBEIRO muito bem retratou em um dos paineis que decoram a base do magnífico monumento eregido ao grande missioneiro!
Quanto vale um símbolo da nossa história? Qual é o preço da nossa identidade e da força do amor terruneo de nossos ídolos? Afinal onde está o respeito a obra deste grande missioneiro e o respeito ao escultor que eregiu esta grande obra homenageando este grande símbolo das missões?
Onde deveria haver uma praça, nada existe, apenas a estátua de seis metros de altura comtemplando os pampas, sequer um refletor a iluminar aquele que com sua arte e amor às missões resgatou nossa identidade missioneira e nos fez renascer no orgulho de sermos gaúchos missioneiros!
Aquele que com sua arte cantou e enalteceu São Luiz Gonzaga, foi esquecido pelo poder publico e é mais uma prova de que "Santo de Casa não Faz Milagre" é uma prova cabal de que o poder publico esta pouco se lixando com a cultura ou com a história do nosso amado Rio Grande do Sul!!