27 março 2012

Polícia investiga assalto a casa paroquial em Palmitinho

Assaltantes reviraram toda a casa paroquial. O valor 
levado pelos bandidos não foi revelado pela polícia. 
Foto Clic Palmitinho
A Polícia Civil de Palmitinho abriu Inquérito para investigar o assalto sofrido pelo padre Amadeu Balestrim, fato ocorrido na madrugada de sábado no município.
O delegado de Polícia, Vinícius Assunção, da Delegacia Polícia de Palmitinho disse que quatro homens encapuzados, usando luvas, pelo menos um deles armado, entraram na Casa Paroquial e anunciaram o assalto.
Eles dominaram o padre e abriram o cofre, de onde retiraram uma quantia em dinheiro.
Os assaltantes disseram ao padre Amadeu que achavam que o dinheiro arrecadado durante a noite, no show de Fernando e Sorocaba, estaria depositado na Casa Paroquial.
O padre foi levado, dentro do automóvel dos assaltantes, para Seberi, onde foi libertado, tendo sofrido algumas escoriações nos pés e joelhos.

Festa popular com bolo de 20 metros

São José do Inhacorá comemorou 20º aniversário
Na noite de sexta-feira, 23, mais um dos exitosos eventos que o Município de São José do Inhacorá comemorou, foi a festa popular que contou com a presença de mais de 2000 pessoas que puderam degustar um bolo de 20 metros de comprimento, patrocinado por 20 empreendedores locais e da região.
Autoridades municipais selecionaram e apresentaram à comunidade um relatório com os 20 itens de maior impacto social para o bem-estar da comunidade inhacorense e que a projetam em um cenário de bem-aventurança e desenvolvimento econômico. Aproveitando esta próspera oportunidade e tendo como testemunhas cerca de 2000 pessoas, 04 empresas, essencialmente do ramo fabril, e que por sua vez, acreditam no crescimento e desponte deste Município, assinaram o Protocolo de Intenções, o qual está focado no intento de futuras instalações das mesmas no território inhacorense. Uma empresa, da área têxtil, recebeu das mãos do prefeito, a Lei que autoriza a cedência do terreno para suas novas instalações, numa área de 7.564 m2 localizada na Área Industrial I. Estes atos estiveram acompanhados por parlamentares gaúchos que se fizeram presentes na comemoração, onde foram inauguradas diversas obras públicas, tais como: pavimentação asfáltica de diversas ruas no perímetro urbano, aquisição de várias áreas de terra para instalação de indústrias, compra de equipamentos agrícolas, ampliação da Unidade Básica de Saúde, entre outras, e tudo isso, graças à captação de recursos por estes e outros parlamentares designados, via emenda parlamentar.
Dando seguimento ao momento festivo, os reis da alegria: Os 03 Xirus, banda que se caracteriza por executar a música regionalista gaúcha adaptada ao estilo germânico, de sobremaneira, trouxe muito divertimento a população. Ao passo que foi servido, a todos presentes, o bolo de 20 metros, patrocinado por 20 empreendedores que de igual maneira confiam e  acreditam no desenvolvimento do Município. A responsável pela confecção do bolo, Sra Vânia Lorenzoni – extensionista da Emater, ressalta que se sente muito lisonjeada por ter participado deste trabalho e que teve o total respaldo das empresas patrocinadoras do bolo, bem como de sua equipe de trabalho que não mediu esforços para consecução deste feito. Houve ainda, a programação de recreação para as crianças, que esteve a cargo de Luquinhas Brinquedos.
Encerrando a programação dos 20 anos do Municpio, em Santo Antônio do Inhacorá, no domingo, dia 25, ocorreu o jogo, sendo uma reedição da Final da 1ª Copa Racol no Município ocorrido em 1993, entre o Esporte Clube Rio-Grandense da Sede e o Esporte Clube Cruzeiro de Santo Antônio do Inhacorá, este último venceu de 4X1 do Rio-Grandense.  Ao meio dia, pronunciaram-se as autoridades presentes, que agradeceram o empenho de todos, entregando os méritos aos que se detiveram à execução de todos os eventos, e após a manifestação de agradecimento foi servido um almoço que esteve a cargo da comunidade local. Ainda no domingo à tarde, aconteceram 02 jogos amistosos pelas categorias aspirante e principal e, às 18 horas,  uma domingueira animou a todos os que lá se encontravam, para finalizar os festejos alusivos ao aniversário de 20 anos de São José do Inhacorá.

2.ª Expo Terneira será lançada em abril

A comissão central da 2.ª Expo Terneira, 2012, marcou a data de 19 de abril para o lançamento oficial da feira.
Silceu Dalberto, presidente da Expo Terneira, confirma o dia 19 de abril, às 20h, no auditório da ACI, a solenidade que lançará a feira que será realizada de 07 a 10 de junho de 2012.
Paralelos a 2.ª Expo Terneira, estão confirmados a realização da Festa Campeira do CTG Tropeiros do Buricá nos dias 09 e 10,  e a etapa do Campeonato de Motocross no domingo dia 10.

Empresa americana estuda possibilidade de se instalar em Horizontina

Antes de receber Hazboun, a administração municipal se 
reuniu com o CONADIM 
O município de Horizontina recebeu, no dia 21 de março, um empresário americano que manifestou interesse em investir na cidade, trazendo uma extensão de sua empresa. Sal Hazboun é Vice Presidente de Desenvolvimento Estratégico da Centro Incorporated, indústria do ramo de rotomoldados de alta tecnologia. As conversas iniciaram já no dia 20 quando o Secretário de Indústria e Comércio Alceu Fagundes e o Secretário de Saúde Carlos , representando o Governo Municipal, participaram de uma reunião em Porto Alegre com o Governo do Estado, com representantes do Banrisul, Badesul e BNDES, que apresentaram as linhas de crédito ao empresário, com representantes do SENAI que apresentaram estrutura de formação de mão no estado que pode ser disponibilizado para a empresa, com representantes da FEPAM, que esclareceram sobre as exigências para os licenciamentos para instalação de fábrica, e representantes da Secretaria de Desenvolvimento de Estado, que abordaram sobre os programas de incentivo Fundopem e Integrar RS. Fagundes e Berwian fizeram colocações quanto os incentivos municipais e convidaram o empresário para visitar Horizontina no dia seguinte.
Antes de receber Hazboun, a administração municipal se reuniu com o CONADIM – Conselho Municipal de Incentivos Industriais e Assuntos do Distrito Industrial -, representantes da ACIAP e vereadores para fazer tratar sobre o assunto e falar das solicitações feitas pelo empresário, bem como ouvir a opinião destes representantes da comunidade horizontinense, para que de forma conjunta, fosse tomada uma decisão após a apresentação do empresário, uma vez que ele requer agilidade quanto a conceder ou não o benefício. A reunião em seguida, para apresentações sobre a empresa e o município, com a presença do empresário americano, contou também com a presença de representante da CHG Rotomoldados de Horizontina, pois ambas as empresas estão formando uma parceria, já que produzem o mesmo produto e assim poderão atuar juntas, fornecendo para Caterpillar, John Deere, AGCO e New Rolland. Após, Sal Hazboun foi levado para conhecer o Distrito Industrial I, as áreas disponíveis para concessão e o pavilhão que estão sendo concluído no Distrito Industrial II, para que a empresa inicie suas atividades naquele pavilhão, uma vez que sua necessidade é de um piso industrial de 3500m². O Vice Presidente de Desenvolvimento Estratégico da Centro Incorporated levou as informações do Brasil aos seus sócios na cidade de North Liberty, sendo que a sede fica em Carolina do Norte, e ficou de retornar com o posicionamento quanto ao assunto para dar continuidade aos procedimentos.
O Governo Municipal destaca que, se for concedido o benefício à empresa americana, a CHG de Horizontina não será prejudicada, uma vez que há interesse de ambas as partes em formar uma parceria, nem os funcionários perderão seus empregos, pois há justamente uma projeção de aumentar o número de empregos hoje existentes na CHG Rotomoldados.

Estudantes da SETREM criam projeto de desligamento automático do pisca para motocicletas

Acadêmicos do curso de Engenharia de Produção criaram 
protótipo que dispensa o uso manual para desativar o
pisca direcional das motocicletas
Foi a necessidade de promover a segurança no trânsito que motivou os acadêmicos do 9º semestre do curso de Engenharia de Produção da SETREM a desenvolverem um projeto que possibilitou a desativação automática do pisca direcional de motocicletas. Criado a partir de um trabalho proposto em sala de aula, o protótipo surge como uma forma inovadora de se pensar em segurança e comodidade do motociclista.
Proposto pelos acadêmicos Elias Filipin da Silva, Fernando Dal Piaz Danelli e Max Paulo Maron, o dispositivo promove o desligamento automático do pisca sinalizador da motocicleta sem que seja necessária a interferência do condutor. O trabalho foi idealizado a partir do componente curricular Prática Profissional III – Desenvolvimento de um Produto, sob a orientação dos professores Alexandre Chapoval Neto, Joice Viviane de Oliveira e Márcia Stein. O desenvolvimento do projeto foi realizado em parceria com a Eletrônica Planer e a AS Motos e Acessórios
“Foi pensando na realidade do trânsito e na quantidade de acidentes envolvendo motociclistas, que surgiu a ideia de projetarmos um dispositivo que desliga automaticamente o pisca logo que a marcha é trocada de forma crescente. Evitando que o condutor esqueça-se de desligá-lo e, assim, provoque alguma confusão ou acidente”, explica Max Paulo Maron, um dos idealizadores deste projeto que levou cerca de um ano até chegar ao produto final desejado.
De acordo com o professor Alexandre Chapoval Neto, o componente curricular tem o objetivo de desenvolver um produto, considerando seu projeto e os processos realizados até a sua idealização e acabamento. Os acadêmicos pesquisaram as necessidades e as oportunidades do mercado e, a partir dessas necessidades, desenvolveram um novo produto, cujo resultado foi apresentado em banca.
Diversos testes foram desenvolvidos para que se comprovasse a aplicabilidade do projeto. Entre eles, foram testadas cerca de 15 convergências para cada lado (esquerdo e direito) e todas obtiveram resultado positivo, isto é, antes da convergência o circuito estava ligado indicando o lado para qual iria se deslocar e no momento posterior à troca da marcha para aceleração, através do acionamento do sensor, o mesmo foi desligado automaticamente.
O Curso de Engenharia de Produção da SETREM busca formar um perfil de egresso com sólida formação empreendedora, técnica e científica. Além de proporcionar ao futuro profissional a capacidade de absorver e desenvolver novas tecnologias. Durante a graduação é estimulada a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento de sistemas de produção de bens e/ou serviços.

PROCON inicia Semana do Consumidor

A coordenadora do PROCON de Santa Rosa, Lila Pitta 
Pinheiro Collares, em seu discurso ressaltou a atuação 
do serviço em  Santa Rosa e região
“Consumo Legal – adote esta ideia”, este é o tema da primeira edição da Semana do Consumidor em Santa Rosa, que prossegue até o dia 30 de março. A Semana foi instituída com a publicação da Lei Municipal nº 4.847 de 27 de setembro de 2011.
A solenidade de abertura oficial da Semana ocorreu na noite de segunda-feira, no auditório da Unidade II da FEMA, na ocasião o Prefeito Orlando Desconsi destacou a importância da Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) para o município e principalmente para a população. “Para nós o PROCON é um parceiro que contribui com a solução de problemas, resolvendo vários conflitos das pessoas”, afirma.
A coordenadora do PROCON de Santa Rosa, Lila Pitta Pinheiro Collares, em seu discurso ressaltou a atuação do serviço em Santa Rosa e região. “Em 2011, realizamos cerca de 2.500 atendimentos, sendo que os serviços mais procurados são na área de telefonia”, afirmou.
A atividade teve continuidade com a palestra do diretor do PROCON do Estado do Rio Grande do Sul, Dr. Cristiano Aquino. Ele falou para acadêmicos, autoridades e comunidade em geral sobre o tema: Política Estadual de Defesa do Consumidor e Atualização do Código de Defesa do Consumidor.
“Estamos muito focados na lógica de resolvermos nossos problemas, de adquirirmos bens e deixamos de lado à necessidade do outro, que muitas vezes não pode participar dessa sociedade. Se nos envolvermos mais com as causas sociais, melhoramos a nossa vida e a vida da sociedade em que vivemos”,  afirmou.
As atividades da Semana seguem com várias ações. Hoje, 27, haverá reuniões com os comerciantes e prestadores de serviços, na sede do Sindilojas. Na quarta e quinta-feira, pela manhã, serão realizadas palestras nas Escolas Municipais, com a coordenadora do PROCON de Santa Rosa. Já no dia 30 acontecerão visitas ao comércio local com a distribuição de adesivos da campanha ‘Consumo Legal – Adote esta ideia’.
Esta edição da Semana do Consumidor é organizada pela Administração Municipal através do PROCON de Santa Rosa com apoio das Lojas Quero-Quero, Lojas Becker, Magazine Luiza, Hoje Modas, Tecnirosa, Sindilojas e FEMA.

Mais um abatedouro interditado em Santo Augusto

Participaram da fiscalização os médicos veterinários Daniela 
Azevedo e Jeferson Grigoletto 
O Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), através da equipe de fiscalização que atua na Supervisão Regional de Ijuí, interditou mais um abatedouro no município de Santo Augusto. Este é o segundo estabelecimento com Serviço de Inspeção Municipal interditado naquele município em menos de uma semana, através de uma ação conjunta com a Promotoria Pública.
Neste final de semana foi fechado um frigorífico de suínos, onde, além de matadouro também funcionava uma fábrica de embutidos. Localizado no interior do município, o local não apresentava condições higiênico-sanitárias adequadas, além de não possuir licença ambiental e não utilizar método humanitário de abate dos animais.
Na última quinta-feira, a equipe de fiscalização interditou outro abatedouro de suínos, que funcionava na zona urbana de Santo Augusto, onde apreendeu e inutilizou cerca de 1.200 kg de carne suína, miúdos e torresmo e 450 kg de banha suína.
Participaram da fiscalização os médicos veterinários Daniela Azevedo e Jeferson Grigoletto, assessorados pelos técnicos agrícolas Jeferson Strada e Faisson Oliveira, contando com o apoio do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar de Santa Maria.

Presidente da CNA diz que produção nacional de peixe deverá chegar a 5 milhões de toneladas em cinco anos

A produção nacional de peixe deverá crescer de 1,2 milhão 
de toneladas para 5 milhões de toneladas em cinco anos
A produção nacional de peixe deverá crescer de 1,2 milhão de toneladas para 5 milhões de toneladas em cinco anos, passando a ocupar o 5º lugar na produção de peixe no mercado mundial. A projeção foi feita pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), senadora Kátia Abreu, ao encerrar o seminário “Caiu na Rede é Lucro”, nesta segunda-feira (26/3), em Palmas (TO). “Mas, para isso, é preciso investir na qualificação de mão-de-obra e, principalmente, no licenciamento ambiental, que é o grande gargalo, não só no Tocantins, mas em todo o Brasil. No Estado, mais de mil produtores ainda trabalham na clandestinidade”, afirmou a presidente da CNA.
Promovido pela FAET, o seminário foi organizado com o objetivo de contribuir para o crescimento da produção de peixe no Brasil e no Tocantins. A atividade aquícola movimentou no Estado cerca de R$ 150 milhões no ano passado. Atualmente, o Tocantins ocupa o 24º lugar no ranking nacional, com a produção de 7.500 mil toneladas, mas o desafio é dobrar essa produção nos próximos anos.
Durante sua palestra sobre o tema “Peixe, a Nova Fronteira do Agronegócio”, a senadora Kátia Abreu informou que a FAET fará um mutirão em parceria com o Ruraltins e o Naturatins, a partir de abril, para licenciar todos os piscicultores. “Sem o produtor licenciado, os frigoríficos ficam impedidos de comprar o peixe produzido no Tocantins” lembrou Kátia Abreu. Atualmente, mais de mil piscicultores produzem no Estado, com a valiosa contribuição da Embrapa Pesca e Aqüicultura ((Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), instalada em Palmas para desenvolver pesquisas para o setor.
Tocantins é rico em recursos hídricos e possui mais de 150 mil hectares de lâmina d’água. São quatro hidrelétricas, sendo a maior delas a de Lajeada, com mais de 70 mil hectares de superfície. Tem potencial para produzir até 49 mil toneladas de peixe e gerar uma renda bruta em torno de R$ 245 milhões. O Estado possui oito estações privadas de alevinagem, quatro frigoríficos com o Selo de Inspeção Federal (SIF) e exporta principalmente para o Pará, Acre, Maranhão, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
O seminário “Caiu na Rede é Lucro” reuniu as maiores autoridades de piscicultura do País. O chefe da Embrapa Pesca e Aquicultura, Carlos Magno, falou sobre o potencial do peixe no Tocantins e enfatizou que o centro de pesquisa tem o maior número de pesquisadores na área aquícola. O economista do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), José Alves Júnior, falou sobre o mercado brasileiro e mundial para a piscicultura. Lembrou que o País ocupa o 18º lugar na produção internacional de peixe, mas que pode mudar este cenário e tornar-se um dos maiores produtores do mundo.
Estiveram presentes no seminário o secretário da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, que proferiu a palestra “Desenvolvimento da Cadeia Produtiva”; a presidente do Ruraltins e da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, Miyuki Hyashida, que falou sobre “A transversalidade da Aquicultura no Tocantins”, além de secretários de Estado, deputados federais, prefeitos, vereadores, produtores, empresários e presidentes de sindicatos rurais.

Classmann participa de ato contra a desindustrialização no País

Deputado Classmann acompanhou o ato público que reuniu 
milhares de pessoas, em Porto Alegre (Foto: Viviane Dreher)
Ao lado de empresários, estudantes e trabalhadores de indústrias gaúchas, o líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa (AL), deputado Aloísio Classmann, participou do movimento nacional "Grito de Alerta — O Brasil não pode Parar", realizado nesta segunda-feira (26/3), na Capital. O parlamentar acompanhou a caminhada dos manifestantes, do Largo Glênio Peres até a frente da AL, onde milhares de pessoas pediram o fim da alta carga tributária, menores taxas de juros, maior valorização do setor e o fim do crescente processo de desindustrialização no País.
O grupo entregou ao governador Tarso Genro uma pauta com 22 reivindicações, que incluem a adoção de uma estratégia de crescimento industrial como prioridade da política econômica. "Devemos lutar contra este atual cenário de fechamento das indústrias, defender a manutenção e, principalmente, a abertura de novos postos de emprego. Capital e trabalho precisam andar juntos ", afirmou Classmann.
No Estado, a mobilização contou com a adesão de cerca de 30 entidades. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq/RS), em 1985 a indústria de transformação representou 27% do PIB brasileiro, caindo para menos de 16% em 2011 e, mantida a atual situação, baixará para menos de 15% até o final de 2012. Isso representa, no ano passado, um déficit da balança comercial de manufaturados de US$ 93 bilhões.