12 julho 2012

Ijuí: Motorista perde o controle do carro e invade farmácia no centro da cidade

Carro descontrolado invadiu calçada e atravessou vitrine de
farmácia (Foto: Mariane Schlindwein/RBS TV )
Um carro desgovernado invadiu uma farmácia na tarde desta quinta-feira (12) em Ijuí, no Noroeste do Rio Grande do Sul. De acordo a Brigada Militar, o acidente ocorreu por volta das 17h, ao lado da Praça da República, no centro da cidade. O motorista perdeu o controle do veículo, invadiu a calçada e só parou após atravessar a vitrine da loja e colidir contra uma parede do estabelecimento. Apesar do susto, ninguém ficou ferido com gravidade.

Funcionários e clientes estavam no interior da farmácia no momento do acidente, mas por sorte ninguém foi atingido pelo veículo ou pelos destroços. No carro estavam o motorista, de 36 anos, e seu pai, de 71. Ambos sofreram ferimentos leves e foram encaminhados ao hospital para atendimento. Depois disso, o motorista deve prestar depoimento na delegacia.

Outro acidente no centro da cidade deixou pelo menos seis pessoas feridas, mas também sem gravidade. A colisão ocorreu entre um carro e uma ambulância da prefeitura de Catuípe, no cruzamento da Avenida 21 de Abril com a Rua 19 de Outubro.

Na ambulância estavam, além do motorista, sete pacientes que voltavam para Catuípe após sessão de hemodiálise em Ijuí. Dois deles tiveram ferimentos, mas passam bem. O carro, um Fusca, era ocupado por quatro pessoas que também sofreram lesões leves, entre elas uma gestante de 16 anos que estava em trabalho de parto. A jovem foi socorrida e levada para o hospital, onde passou por cesariana. Mãe e filho passam bem.

Três de Maio: IMAMA realiza curso básico de voluntariado

O IMAMA do município de Três de Maio, a partir de agora,
deixa de ser apenas núcleo e passa a ser unidade regional,
atendendo cerca de 10 municípios da região
(Foto: Pato Roberto)
Três de Maio compreende agora Unidade Regional do IMAMA, atendendo cerca de 10 municípios da região

No dia 12 de julho, na Câmara Municipal de Vereadores de Três de Maio, a Unidade Regional de Conscientização do Instituto da Mama (IMAMA), realizou Curso Básico de Voluntariado. Teve como princípio a capacitação e disseminação sobre a saúde da mulher e da mama, voltada para Agentes de Saúde da região, através de palestras  e depoimentos.

Em depoimento, a professora Inês Redel ressaltou as mudanças que ocorreram na sua vida, depois de receber o diagnóstico. “Passei por um câncer e renasci para a vida, porque aconteceu um crescimento muito grande. Essa mudança implicou a qualidade de vida de cada dia, equilíbrio emocional, crescimento espiritual, administração da mutilação, perda da mama, enfrentamento dos resultados dos exames periódicos e de controle. Hoje, sou uma voluntária vitoriosa”, destaca.

O IMAMA do município de Três de Maio, a partir de agora, deixa de ser apenas núcleo e passa a ser unidade regional, atendendo cerca de 10 municípios da região.

Segundo a supervisora voluntária, Elisabeth Caraffa, o IMAMA quer trabalhar em conjunto com os Agentes de Saúde de todos os municípios, para fazer com que eles criem grupos em suas cidades. “Esse curso é para preparar os agentes para fazer um rastreamento, pois acreditamos que somente, através disso, é possível evitar um diagnóstico tardio. No Brasil, 30 mulheres morrem por dia, vítimas do câncer, porque chegam tarde. A maior taxa de câncer feminino, é o da mama. Queremos que os 95% de cura deste câncer seja uma realidade, através do diagnóstico precoce”, ressaltou.

Número de mortes por gripe A H1N1 no RS sobe para 29, diz secretaria

Novas vítimas foram confirmadas em seis municípios do estado
O número de mortes por gripe A H1N1 no Rio Grande do Sul subiu para 29 nesta quinta-feira (12), segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde. O total de casos confirmados da doença no estado também aumentou de 145 para 192.

As últimas vítimas foram registradas em Cruz Alta, Santa Maria, Sapucaia do Sul, Tiradentes do Sul, São Sebastião do Caí e Igrejinha. Destes, apenas um homem de 61 anos era diabético, cardiopata e pneumopata, segundo a secretaria. As cinco pessoas restantes que morreram não tinham outra doença.

Mesmo com os 192 casos já registrados e as 29 mortes confirmadas, a Secretaria da Saúde afirma que o cenário da doença no Rio Grande do Sul não confirgura uma epidemia. A orientação é de que as pessoas procurem as farmácias distritais para retirar, mediante prescrição médica, o Tamiflu, medicamento indicado no tratamento da gripe A H1N1. O remédio também pode ser encontrado em farmácias particulares.

Nesta quinta, centenas de pessoas formaram filas em Santa Rosa e Santa Maria para receber a vacina contra a gripe. Muitas pessoas enfrentaram o frio intenso da madrugada para garantir as doses distribuídas nos municípios.A campanha segue até as 18h.

As novas vítimas da gripe A H1N1

- Homem de 61 anos, morador de Tiradentes do Sul. Faleceu no dia 29 de junho, não tinha tomado vacina e era diabético, pneumopata e cardiopata;

- Mulher de 36 anos, moradora de Sapucaia do Sul. Faleceu no dia 2 de julho, não tinha tomado vacina e não possuia outra doença;

- Mulher de 49 anos, moradora de Santa Maria. Faleceu no dia 7 de julho, não tinha tomado vacina e não possuia outra doença;

- Mulher de 47 anos, moradora de Cruz Alta. Faleceu no dia 10 de julho, não tinha tomado vacina e não possuia outra doença;

- Outras duas mortes ocorreram em São Sebastião do Caí e Igrejinha. Um homem de 49 anos e uma mulher de 43. A Secretaria não informou as datas dos óbitos;

Regiões Fronteira Noroeste, Missões e Celeiro unem-se em favor dos suinocultores

Na oportunidade foi elaborado um documento de alerta das
três regiões em que está sendo enfocada a situação
Considerando as sérias dificuldades porque passam os suinocultores com o preço não suportando os custos de produção, levando grande parte a desistirem de produzir, reuniram-se na tarde da última terça-feira lideranças tanto dos produtores  quanto de autoridades das três regiões, ocasião em que promoveram uma manifestação buscando apoio dos governos já que a situação está insustentável segundo os produtores.

Na oportunidade foi elaborado um documento de alerta das três regiões em que está sendo enfocada a situação, requerendo que o governo tome providências no sentido de implementarem preço mínimo de garantia de produção;  linhas de financiamento extra limite, que desconsiderem as dívidas anteriores e que seja instalada uma agência reguladora para organização do setor de produção.

O Prefeito Jorge Gilberto Klöckner, Presidente da Associação dos Municípios da Grande Santas Rosa juntamente com o suinocultor Clairton Schardon que lideraram a manifestação em Santa Rosa estarão em Brasília nesta quinta-eira dia 12/07/2012 representando a região  unindo-se à outras regiões do Estado na busca de resultados que permitam a continuação de tão importante seguimento especialmente destas regiões do Estado.

Três de Maio: Ocorre com normalidade a campanha de imunização da Gripe A

No bairro Oriental, a fila se estendeu nas ruas Buricá e
São Carlos
Três de Maio recebeu 3.140 doses da vacina contra a Gripe A H1N1, para serem aplicadas na população.

A campanha teve inicio nesta quarta-feira (11), com a imunização de gestantes, idosos com mais de 60 anos e crianças de seis meses a dois anos de idade, prosseguindo nesta quinta-feira (12), para a população em geral.

Buscando organizar a aplicação na comunidade, a Secretaria da Saúde distribui as doses nas unidades de atendimento do município, em números de acordo com a rotina de atendimento dos PSFs.

Assim como nos demais postos, no bairro São Pedro as
pessoas aguardaram com  tranquilidade na fila
(Fotos: Paulo Marques)
Desde a madrugada, a população formou filas no aguardo do atendimento, sendo as unidades do bairro Oriental, São Pedro e  São Francisco com o maior número de pessoas nas filas.

Os funcionários da Secretaria da Saúde, distribuíram senhas para ordenar o atendimento as pessoas, e até o momento não foi registrado nenhum incidente.

Em Três de Maio, não foi registrado nenhum caso de Gripe A.

Horizontina: Ciclista morre em choque com caminhonete

O ciclista foi socorrido pelos Bombeiros e a SAMU, mas
chegou sem vida no hospital
O ciclista  Armando Schwingel residente em KM 20, interior de Horizontina morreu no choque da bicicleta que conduzia com uma caminhonete S10 no inicio da noite desta quarta-feira(11) em frente ao Distrito Industrial II de Horizontina.

O motorista da caminhonete de placas IRK 7760 de Santa Rosa nada sofreu. O corpo do ciclista atingiu a coluna do veículo do lado do motorista quebrando também o pára-brisas.

O motorista do veículo saiu ileso (Foto: Paulo Staziaki)
Schwingel foi socorrido pelos Bombeiros e SAMU mas deu entrada já sem vida ao plantão do Hospital Oswaldo Cruz.

No local o trecho da  ERS 342 que está sendo repassado ao perímetro urbano do município está sem sinalização lateral, com acostamento bastante danificado o que obriga ciclistas e pedestres a circular sobre a pista de rolamento.

O trânsito movimentado e os faróis dos automóveis contra a  visão pode ter atrapalhado a vítima e desequilibrando a sua direção invadindo a pista, segundo testemunhas.

Três de Maio: SETREM lança Programa Ingresso Extra Vestibular

O período de inscrições vai até o dia 17 de agosto
Alunos Especiais podem cursar até dez disciplinas que serão inclusas no histórico escolar de graduação

Dirigido a graduados e graduandos de qualquer instituição de ensino, que pretendam retomar estudos ou realizar disciplinas de atualização profissional, estão abertas as inscrições para o Programa Ingresso Extra Vestibular SETREM.

Estes Alunos Especiais podem cursar até dez disciplinas que serão inclusas no histórico escolar de graduação. Os graduados têm a possibilidade de ingressar regularmente no Ensino Superior, sem realizarem processo seletivo, basta haver vagas disponíveis no curso almejado. Já os estudantes com formação superior incompleta, devem prestar vestibular após realizarem as disciplinas permitidas.

A SETREM oferece nove cursos superiores: Administração, Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Produção, Pedagogia, Psicologia, Sistema de Informação, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Rede de Computadores.

O período de inscrições vai até o dia 17 de agosto, e, para se inscrever, os candidatos devem apresentar na tesouraria do Campus SETREM: xerox da Carteira de Identidade, diploma e histórico escolar se graduado ou  comprovante de curso superior iniciado, se a graduação for incompleta.
Mais informações podem ser obtidas no endereço: www.setrem.com.br/ingressoespecial