30 dezembro 2010

Futuro Secretário Estadual de Educação confirma Ilse Bamberg para a 17ª Coordenadoria Regional

Ilse é natural de Santo Cristo
Na tarde de quarta-feira (29/12), o futuro Secretário Estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo confirmou o nome de Ilse Bamberg como coordenadora da 17ª Coordenadoria Regional de Educação. O nome da professora havia sido referendado pela coordenação regional do PT, após longo debate com lideranças da área da educacional da região. A indicação petista contou com o apoio dos deputados eleitos Elvino Bohn Gass (federal) e Jeferson Fernandes (estadual). “Confirmamos uma profissional de competência, experiência e sensibilidade para a nossa CRE”, comentou Bohn Gass.
  Natural de Santo Cristo, Ilse tem longo currículo de atividades na educação, tendo ocupado a função de coordenadora adjunta da 17ª CRE na gestão do governo Olívio Dutra. Atualmente a educadora compõe a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Santo Cristo.
Acompanhada dos professores Jarbas Felício Cardoso e de Luís Carlos Rossato, Ilse aproveitou esta quinta-feira (30/12) para reunir-se com o atual coordenador Marcos Walzack e encaminhar  o processo de transição. “Inicialmente nosso trabalho estará voltado para o início do ano letivo e, a partir daí, construiremos nossa proposta de acordo com o plano de governo de Tarso e da Secretaria Estadual de Educação. Assumimos o compromisso de transformar a realidade educacional do Rio Grande, valorizando os profissionais e oferecendo educação de qualidade”, ressaltou a nova coordenadora.
A 17ª CRE atende hoje mais de 28 mil estudantes, distribuídos em 78 escolas de 22 municípios, dispondo do trabalho de 3800 professores.

Independência é a surpresa positiva na região

Vista parcial de Três de Maio
O 5º melhor índice de retorno de ICMS em 2011 será de Independência, de acordo com a classificação divulgada pela Secretaria Estadual da Fazenda e difundida pela FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. Está à frente de Tuparendi, Cândido Godói e Boa Vista do Buricá.
O gráfico abaixo permite vários ângulos de avaliação da economia microrregional. É novamente acentuada a diferença do primeiro sobre o último colocado: Santa Rosa possui um índice quase 22 vezes maior do que Porto Vera Cruz. Nota-se que Horizontina terá quase o dobro de retorno de ICMS do que tocará para Três de Maio.
Também mostra que apenas os quatro primeiros colocados pontuam com dígitos a partir do primeiro número após a vírgula, o que é altamente significativo na participação de um bolo tributário disputado por 496 municípios.
Região da Grande Santa Rosa
MUNICÍPIO                       ÍNDICE 
1º - Santa Rosa               0,516286
2º - Horizontina                0,301322
3° - Três de Maio             0,159795
4º - Santo Cristo              0,118607
5º - Independência         0,088337
6º - Tuparendi                 0,085171
7º - Maurício Cardoso   0,073473
8º - Cândido Godói        0,069303
9º - Boa Vista do Buricá 0,066044
10º - Tucunduva              0,064712
11º - Nova Candelária    0,061831
12º - Campina das Missões 0,057829
13º - Novo Machado        0,057262
14º - Alecrim                     0,053759
15º - Sen. Salgado Filho 0,049002
16º - Porto Lucena           0,043992
17º - Alegria                      0,041185
18º - São J. do Inhacorá 0,030252
19º - Porto Mauá              0,029869
20º - Porto Vera Cruz      0,023640

Formatura do Projeto Aluno Monitor

Grupo com diploma
Na última semana foi realizada a Formatura do Projeto Aluno Monitor. A entrega dos certificados de conclusão de curso, ao primeiro grupo de alunos, contou com a presença do Prefeito Orlando Desconsi e da Secretária de Educação, Neli Cadaval da Costa.
Este projeto tem como objetivos capacitar alunos para interação com as novas tecnologias, ampliando os conhecimentos de informática. Após o curso os alunos desenvolvem atividade voluntária de monitoria nos laboratórios de informática das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. O Projeto Aluno Monitor, organizado e executado pela Secretaria Municipal de Educação e Juventude teve o total de 70 horas de curso, durante as quais os alunos e alunas conheceram o sistema Linux, realizaram atividades em diversos programas, participaram de reuniões e prestaram auxílio nos cursos do Telecentro Comunitário.
Durante o curso, esses alunos, no turno inverso ao de aula, também acompanharam e auxiliaram professores e colegas nas atividades desenvolvidas nos laboratórios de informática de suas escolas. De acordo com a Secretária Neli cadaval da Costa, “O Projeto Aluno Monitor é mais uma importante ação para ampliar a inclusão digital da comunidade e de formação para nossos alunos”.

Dois detentos fogem de presídio no Noroeste

 Fuga ocorreu na madrugada desta quinta-feira, 

 em Cerro Largo

Dois presos fugiram na madrugada desta quinta-feira do Presídio Estadual de Cerro Largo, no Noroeste.

Alessandre Paradin Viana, 22 anos, e Jauri José Silva de Oliveira, 27 anos, saíram por um buraco aberto na parede da cela que dá acesso ao pátio da penitenciária e em seguida pularam a cerca de arame farpado.

Na cela haviam outros 17 presos, que não fugiram. A polícia faz buscas, mas ainda não tem pistas dos fugitivos.

Idealizado por Bohn Gass, Plano Safra Estadual agora é lei

Projeto que organiza política de agricultura
 familiar no RS foi sancionado
Está no Diário Oficial de 28 de dezembro a sanção da lei que cria o Plano Safra Anual no âmbito da Política Agrícola do Rio Grande do Sul. Agora, a cada ano - até 15 de julho para as culturas de verão e até 15 de março para as culturas de inverno - o Governo do Estado deve anunciar as medidas, metas, fontes, agentes executores e recursos que serão destinados à agropecuária, com ênfase na agricultura familiar. Na prática, o Plano Safra Estadual organiza e articula as ações dos governos federal e estadual para que se definam participações de cada ente público e também da sociedade civil.
A ideia nasceu em 2005 quando o deputado Elvino Bohn Gass, líder da bancada do PT, era o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo (CAPC). Um grupo de técnicos debruçou-se sobre a ideia e formatou o projeto que entusiasmou todos os 12 deputados titulares da comissão e eles assinaram como co-autores. No último dia 30 de novembro, cinco anos depois, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto por unanimidade.
Pela nova lei, caberá ao Governo do Estado comunicar oficialmente aos agricultores, quanto vai disponibilizar para o crédito, o custeio e o seguro agrícola. Outras informações como as diretrizes que serão seguidas na pesquisa do setor e como será a política de armazenamento da agricultura, também deverão constar do Plano Safra Esatdual a cada ano.
"Estes dados devem chegar à agricultura anualmente, em tempo hábil para a preparação de cada safra. Desde 1993, quando foi votada a Lei Agrícola do Rio Grande do Sul, o Plano Safra Estadual estava previsto, mas nunca havia sido regulamentado. Agora, resolvemos isto. Queremos que haja um planejamento prévio, participativo e integrado entre secretarias estaduais, instituições bancárias locais, Emater, Ceasa, Irga, Fepagro, Cesa, agricultores e outras entidades que são agentes e alvos da política agrícola no Estado. Isto tranqüiliza e organiza o campo" diz Bohn Gass.
Para o líder do PT, investir na agricultura familiar é melhorar a vida não só na área rural, mas também urbana. "É garantia de mais comida e menos violência porque com renda e trabalho dignos, os jovens tendem a permanecer no campo e não vão encher os bolsões de miséria das grandes cidades."

Proprietários de postos de combustíveis são condenados por cartel em Santa Maria

 Combinação de preços lesou consumidores

 entre 2003 e 2004

A Justiça de Santa Maria condenou cinco proprietários de postos de combustíveis a pagar 750 mil reais por formação de cartel. A sentença é da Segunda Vara Cível.
As investigações apontam que a combinação de preços lesou consumidores entre 2003 e 2004. A juíza Stefânia Frighetto Schneider decidiu que os postos deverão reparar os consumidores pelo dano material.
O valor será definido no final da ação. Em relação ao dano moral coletivo, os proprietários deverão pagar indenização de 750 mil reais. O valor será destinado ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. Em 2007, o Tribunal de Justiça condenou, em processo criminal, cinco empresários por formação de cartel.

Farra dos vereadores: Justiça proíbe contratos entre empresa de cursos e poder público

A idéia é acabar com as farras
Responsável pelos cursos de especialização usados por vereadores gaúchos como fachada para passeios turísticos, o Sistema Brasileiro de Apoio à Administração Municipal (Sibram) foi proibido pela Justiça de Torres de firmar contratados com o poder público. Nesta quarta-feira, uma liminar foi deferida contra a empresa e seu proprietário, Ivo Roehrs. A decisão determinou ainda que eles parem de receber quaisquer benefícios, incentivos fiscais ou creditícios.
A empresa foi processada pela prática de ato de improbidade administrativa, relacionada à realização de um curso de aperfeiçoamento para vereadores em Foz do Iguaçu, no Paraná, com a finalidade de permitir que os integrantes do Legislativo Municipal de diversos municípios recebessem diárias indevidamente.
Um inquérito foi instaurado pelo promotor Vinicius de Melo Lima, de Torres, após reportagens veiculadas pela RBS TV e Zero Hora. O procedimento apurou a participação de vereadores de Dom Pedro de Alcântara no curso realizado em julho de 2010.
Segundo a ação, a empresa previa atividades e palestras diárias entre os dias 27 e 31 de julho. Entretanto, conforme o promotor, “independentemente da frequência ou do comparecimento dos inscritos, o proprietário da Sibram, ou funcionários da referida entidade, forneciam certificados a todos, bastando tão somente o pagamento da inscrição no evento, o que ocorreu neste caso”.
A empresa e o proprietário também foram indiciados por crime de falsidade ideológica após investigação da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Fazenda Estadual.

Pescadores de Porto Mauá receberam equipamentos de pesca

Pescadores e os novos equipamentos 
Na quarta-feira, 29 de dezembro de 2010, às 19h30min, em frente aos pavilhões da Festa dos Navegantes, em Porto Mauá, três pescadores da Associação dos Pescadores Porto-mauense, receberam equipamentos de pesca.
Na oportunidade foram recebidos: dois reboques, dois motores popa e dois barcos de pesca para os pescadores Marcos Antônio Dias e Milton Vanzella, num custo de R$ 11.450,00 para cada pescador e materiais de pesca para o Sr. Pedro dos Santos, no valor de R$ 6.000,00, equipamentos estes financiados pelo Banco do Brasil de Tuparendi, através do Programa Pronaf Mais Alimentos e adquiridos da empresa Ciamaritiluz de Horizontina.
A associação foi formada em 11 de outubro de 2008, é composta por 30 pescadores profissionais. A diretoria é formada por: Pedro dos Santos -Presidente, Paulo Antônio Ciehorski -Vice-Presidente, João Carlos Lemos – 1º tesoureiro, Noli Alvarez – 2º tesoureiro, Maristela da R. Schüller – 1ª secretária, Milton Carvalho – 2º secretário, conselho fiscal: Milton Vanzella, Geldir de Mattos e Luiz Artur de Mattos e os suplentes do conselho fiscal: Gilmar Bedendo, Porfírio Bomfim e Paulo Gzeca.

Cobertura vacinal da campanha contra a aftosa atingiu 94,31% dos animais jovens no Estado

Em todo o Estado foram imunizados 2.110.821
animais jovens de até 24 meses
Encerrada no dia 10 deste mês, após a ampliação do período previsto para o final de novembro, a cobertura vacinal da segunda etapa da campanha contra a febre aftosa no Estado chegou a 94,31%. O índice foi considerado positivo pelo secretário da Agricultura, Gilmar Tietböhl, que apresentou os dados na quarta-feira.
Em todo o Estado foram imunizados 2.110.821 animais jovens de até 24 meses, de um total de 2.238.271. Nesta etapa, a Secretaria da Agricultura doou 560.872 doses da vacina para produtores rurais enquadrados no Pronaf com até 50 cabeças. O levantamento apontou que, entre os 90 municípios gaúchos que atingiram 100% de cobertura vacinal, estão Canoas, Capivari do Sul, Dona Francisca, Feliz, Ivoti, Não-Me-Toque, Nova Hartz, Palmares do Sul, Salvador do Sul, Tapejara e Veranópolis. Na primeira campanha, realizada em maio, o Estado atingiu a cobertura vacinal de 95,66%, o que representou 13.748.612 animais.
Na terça-feira, o Ministério da Agricultura reconheceu mais 18 municípios como livres de febre aftosa com vacinação. O novo status sanitário das localidades nos Estados de Tocantins, Bahia, Rondônia e Amazonas foi publicado na Instrução Normativa nº 45.

Gaúcho Leandro Daiello Coimbra é o novo diretor da PF


Anúncio foi feito pelo futuro ministro

da Justiça, José Eduardo Cardoso, 

nesta quarta

O futuro ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou o delegado gaúcho Leandro Daiello Coimbra como novo diretor da Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira. Atualmente ele ocupa a superintendência da PF de São Paulo e por quatro anos foi chefe da divisão de crimes fazendários da PF.
Coimbra, 44 anos, atua na Polícia Federal desde 1995. Ele substitui Luiz Fernando Corrêa. "Não é fácil escolher um nome entre a oferta de nomes. Entrevistei várias pessoas. A partir de uma avaliação feita por mim, nós escolhemos para diretor-geral da PF Leandro Daiello Coimbra", afirmou o futuro ministro da Justiça.
Cardozo também anunciou a permanência no cargo do diretor-geral do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Hélio Derenne. Ele ainda disse que o atual ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto será o secretário-executivo do ministério.
José Eduardo Cardozo será empossado no cargo de Ministro da Justiça no dia 1º e a transmissão de cargo ocorrerá no dia 2, pela manhã. Ele informou que a orientação dada a Coimbra é que a Polícia Federal atue da mesma maneira que vem trabalhando no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Queremos que a Polícia Federal continue na mesma linha de atuação, com uma gestão republicana. Tenho certeza que, dessa forma, a Polícia Federal será um importante elemento de atuação do Ministério da Justiça”, disse o futuro ministro da Justiça.

Lula diz que gostou de terminar seu mandato vendo Estados Unidos em crise

Declaração ocorreu durante visita à Bahia, para inauguração de moradias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que foi "gostoso" terminar seu mandato vendo os Estados Unidos, a Europa e o Japão em crise, considerando que "eles sabiam tudo para resolver o problema da crise do Brasil, da Bolívia e do México". A declaração ocorreu durante visita à Bahia, para inauguração de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida.
— Não foi nenhum doutor, foi um torneiro mecânico com sua equipe econômica que conseguiu fazer a crise demorar mais para chegar até aqui — disse.
Dirigindo-se à população, afirmou:
— Vocês se sentem o Lula na Presidência desse País, com virtudes e com defeitos. Disseram que era difícil governar. É difícil quando você quer governar para uma minoria, mas é fácil quando você quer governar para todos. Vou terminar como o presidente que mais construiu universidades, escolas públicas, mais investiu em ciência e tecnologia.
Lula citou também a criação de 15 milhões de empregos com carteira assinada. Afirmou ainda que é importante agradecer "cada dia de vida". Destacou que o Nordeste, que só aparecia no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como região com mais problemas de desnutrição, já responde por 10% dos doutores formados no Brasil.
— Não queremos tirar nada de nenhum Estado. O que queremos é não ser mais tratados como região destinada ao subdesenvolvimento. O nordestino não tem vergonha de ser pedreiro, mas queremos também ser engenheiros.
Lula afirmou ainda que tem orgulho de ser um presidente que nunca teve vergonha de andar com empresários brasileiros pelo mundo afora.