08 novembro 2009

Assinada a autoriação para início das obras de recuperação do Ginásio Pacelli

Na manhã de sexta-feira, dia 06 de novembro, veio a Três de Maio o secretário estadual de Obras Públicas, José Carlos Breda, com sua comitiva, para proceder a assinatura da ordem de serviço para início das obras de recuperação do ginásio de esportes Cardeal Pacelli. A solenidade aconteceu, às 10h, defronte ao ginasião. O ato foi acompanhado por um expressivo número de convidados, estudantes do Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli, diretores, professores e autoridades.
Encerrados os pronunciamentos, foi assinada a ordem de serviço para início das obras, estando presente a construtora licitada – a Modelo Construções Ltda. A mesma tem cinco dias úteis para iniciar as obras e o prazo de 150 dias para concluir a reforma do ginásio de esportes, cujo investimento será de cerca de R$ 907 mil, sendo 10% de contrapartida da prefeitura municipal, 5% em contraprestação de serviços e 5% em valor monetário.
Segundo o diretor da construtora Modelo, se não houver nenhum contratempo, as obras do ginasião devem estar concluídas, em março do ano que vem.
O ginásio de esportes Cardeal Pacelli foi construído, em 1974, entre maio e outubro, com recursos da comunidade e os serviços sendo prestados em sistema de mutirão, tendo sido inaugurado, em outubro, quando da realização do 3° Festival Regional Estudantil da Canção/3° FREC. O ginásio de esportes recebeu uma reforma e ampliação, em 1981, com recursos do Estado, quando era governador Amaral de Souza; secretário estadual de Educação, Leônidas Ribas, e era prefeito Olívio José Casali, em seu primeiro mandato.
A direção do Cardeal Pacelli pensa realizar, em 2010, a décima oitava edição do Festival Estadual Estudantil da Canção, em outubro. A comunidade estudantil vibrou intensamente com essa possibilidade. Com a conclusão das obras, outras atividades devem voltar a acontecer normalmente, como jogos de futebol de salão pelo Campeonato Estadual, as sessões de educação física dos estudantes, apresentações artístico-culturais, enfim. Todas estas atividades estão canceladas, desde 01 de novembro de 2007, quando um tornado que atingiu a região, abalou a estrutura do ginasião.
Foto: Pato Roberto