30 maio 2011

BM conclui retirada de medicamentos enterrados no Norte do Estado

BM conclui retirada de medicamentos enterrados no Norte do Estado 
Crédito: Divulgação / BABM / CP
Soldados do 3ª Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) de Passo Fundo, concluíram, na tarde desta segunda-feira, a retirada das sete toneladas de medicamentos enterrados numa fazenda no interior município de Campinas do Sul, na Região Norte do Estado. Os remédios foram localizados pela Policia Federal, na última sexta-feira, quando cumpriam mandado de busca e apreensão da Operação Saúde. A operação desvendou um esquema de fraude em licitações e desvio de recursos da compra de remédios em vários municípios gaúchos.
Os medicamentos estavam enterrados próximo à barragem do rio Passo Fundo e foram retirados com a ajuda de uma retroescavadeira. Uma parte foi recolhida para perícia e o restante levado para descarte em uma usina de reciclagem de lixo em Passo Fundo. Nesta segunda-feira, os policiais ambientais voltaram à fazenda para fazer um rescaldo no local. Os soldados recolheram mais 70 quilos de medicamentos, também levados para perícia e descarte.
O comandante do 3º BABM, Major Eliel de Souza Roque afirmou que os medicamentos recolhidos estavam com as embalagens em bom estado de conservação, o que demonstra que foram enterrados recentemente. Parte dos medicamentos estava com o prazo de validade vencido ou próximo de vencer. A fazenda é da propriedade do irmão de um dos suspeitos de envolvimento na fraude. O major disse que o dono da área vai responder por crime ambiental por ter permitido o descarte de medicamentos em local inadequado, com risco de contaminação do solo.
A Operação Saúde foi desencadeada pela Policia Federal no dia 16 de maio, com a prisão de 62 pessoas em sete estados brasileiros. Todos os suspeitos já foram soltos e vão responder em liberdade. A máfia dos medicamentos tinha como base no município de Barão do Cotegipe, na região Norte do Estado.

Santa Rosa superou adversária colombiana no Dia do Desafio

Por Deise Froelich
O resultado da mobilização no último Dia do Desafio foi divulgada nesta segunda-feira. Com 34,23% da população mobilizada, Santa Rosa venceu sua adversária, a cidade colombiana de Chia.
Ao todo, 23.482 habitantes participaram da programação que incentiva a prática de atividades físicas por pelo menos 15 minutos.
Em Chia, apenas 7,88% dos seus habitantes participaram do evento.
Realizada paralelamente em várias partes do mundo na última quarta-feira de maio, a ação acontece em forma de competição entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes, vence.
Confira os resultados de outros municípios da região:
Santo Cristo – 51.8%  X 19.36% – Tepetzinla
Porto Mauá – 29.99% X 36.07% –  Rafard (SP -BR)
Doutor Maurício Cardoso – 58.39% X 23. 57% Itaju (SP – BR)
Nova Candelária - 30.64% X 23.67% – Canalete de Upala (Costa Rica)
Horizontina – 56.83% X 12.88% – Estanzuela (Guatemala)
Tuparendi – 51.91% X 40.24% – Marabá Paulista (SP – BR)
São José do Inhacorá - 37.45% X 15.9% – Teya Pueblo (México)

Mais de 1.500 pessoas participaram da mobilização pela VRS 867

Foto: Gelson Waier 
As prefeituras de Giruá e de Senador Salgado Filho decretaram ponto facultativo nesta segunda-feira, a fim de possibilitar a participação da comunidade na mobilização pelo asfalto da VRS 867.
Mais de 1.500 pessoas participaram da audiência pública, realizada em uma tenda instalada em meio à estrada. A Comissão Especial sobre o tema ‘Municípios Sem Acesso Asfáltico’, da Assembleia Legislativa do Estado, ouviu as reivindicações da comunidade que aguarda a obra há três décadas.
A reivindicação é pela pavimentação de 18 quilômetros que ligam Giruá a Senador Salgado Filho, responsáveis por escoar a produção agrícola dos dois municípios. Além disso, as empresas localizadas nos entornos da via geram faturamento superior a R$ 250 milhões/ano e concentram mais de 700 empregos diretos.
Apesar da pressão, o Diretor de Infraestrutura Rodoviária do DAER, Adriano Reinheimer, explica que a obra não deve sair do papel neste ano. Mas há previsão para 2013.
- A previsão é para os orçamentos de 2013 e 2014. Paralelo a isso tem a questão do licenciamento ambiental, que nós precisamos e está em licenciamento, que pretendemos finalizar em 2011 – esclarece Reinheimer.

Clima favorece plantio da nova safra de trigo em Três de Maio e região

Pelo custo e produtividades internos nosso trigo não é 
competitivo sem ajuda oficial
Cerca de 20% da área prevista de 10 mil hectares para este ano já foi semeada no município. As temperaturas amenas, aliadas à baixa umidade, têm proporcionado uma boa sanidade às lavouras nessa fase inicial. Agricultores que vão plantar variedades Quartzo com financiamento deverão ficar atentos porque o período recomendado pelo Zoneamento Agrícola oficialmente termina hoje.
Já as demais variedades podem ser plantadas até 20 de junho. Os produtores que não obedecerem ao calendário podem ficar sem cobertura do Proagro. Este zoneamento é realizado com base no risco de geadas no município. A estimativa de produtividade média para esta safra de trigo é de 2.400 kg por hectare, ou seja, 40 sacas por hectare.
Sobre a comercialização da safra de trigo, o analista de mercado e professor de Economia. Argemiro Luís Brum, afirma que os produtores vão depender mais uma vez dos subsídios oriundos dos leilões de PEP do governo federal. Pelo custo e produtividades internos nosso trigo não é competitivo sem ajuda oficial.

Saiba quais os alimentos que podem lhe ajudar a desinchar a barriga

Abacaxi é um ótimo diurético
Foto:SXC
Especialistas garantem que os seguintes alimentos são muito eficientes no combate ao inchaço. Confira por quê:
Gengibre: estimula a digestão, alivia a constipação intestinal e ativa o metabolismo. Contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio.
Abacaxi: é diurético e facilita a digestão, especialmente de carnes.
Agrião: possui clorofila e valiosos sais minerais como cálcio, fósforo, enxofre e ferro, importantes para desintoxicação do organismo.
Melancia: a melancia tem propriedade refrescante e diurética, ajudando a limpar o organismo.
Laranja: a laranja tem ação desintoxicante e auxilia o funcionamento intestinal, principalmente quando ingerida com o bagaço.
Limão: poder desintoxicante do limão regulariza o intestino, o fígado e também auxilia na desintoxicação dos pulmões, pele e rins.
Salsão e salsinha: são  desintoxicantes em consequência dos seus princípios ativos e ótimos para limpar as glândulas linfáticas e ajudar a depurar o organismo.
Maçã: a pectina da maçã e as fibras ajudam a desintoxicar o corpo de metais pesados.

Prefeito de São José do Inhacorá estimula participação da UNDIME

Prefeito Alexandre falando aos presentes
O prefeito de São José do Inhacorá, Dr. Alexandre Vaz Ferreira recebeu a homenagem de agradecimento pelo seu incentivo ao Conselho Municipal de Secretários de Educação da Grande Santa Rosa – CONSEME/UNDIME  e pelo êxito nos pleitos junto a associação dos prefeitos para a garantia da participação efetiva dos representantes regionais nas reuniões mensais do colegiado que se realizam na capital do Estado.
Na oportunidade, a dirigente municipal de Educação deste município, Prof. Adriane Waechter fez a transmissão do cargo de presidente da Conseme –AMGS para a colega secretária do município de Três de Maio o biênio 2011-2013. Da mesma forma durante este período, a Prof.ª Adriane Waechter estará na diretoria da Undime Estadual com a missão de representar a região e o Estado do RS na defesa de uma Educação Pública de qualidade social para todos os gaúchos.
Em seu pronunciamento após a manifestação de reconhecimento pelo incentivo e apoio a este colegiado, o prefeito, Dr. Alexandre disse “não sou merecedor de elogios, o que fiz é o que todo gestor deve fazer, acreditar na Educação, pois é prioridade”. Acrescenta ainda “a representatividade da região também está ou já esteve nas mãos de outros secretários do meu município: Assistência Social, Saúde e Agricultura, a todos dou abertura para ocupar estes espaços, pois é nesses espaços de discussão das políticas publicas que o município se desenvolve e faz a diferença”.

Pilates está em alta e pode ser praticado sem restrição

Pilates gasta energia e tonifica os músculos
Foto:Divulgação / Ver Descrição
O pilates já tomou conta do mercado da saúde e da estética. A maioria dos amantes do corpo perfeito sabe dos benefícios da prática desse exercício. A procura pela técnica está aumentando porque as pessoas estão preocupadas em buscar saúde, bem-estar, maior qualidade de vida e boa postura.
Além gastar energia e tonificar os músculos, o estresse pode ser combatido com o pilates, já que o indivíduo começa a entender o seu corpo e como ele funciona. Assim, fica bem mais fácil liberar a tensão, relaxar das preocupações do dia a dia.
— Os objetivos principais do método pilates são minimizar as alterações posturais, provenientes da rotina (atividades diárias, gestos de trabalho), por meio da melhora da flexibilidade conjuntamente com um fortalecimento globalizado do indivíduo, aliviando dores crônicas e prevenindo lesões — explica a fisioterapeuta Caroline Ueno.
Para quem quer fazer o pilates, deve saber que não há restrição e que qualquer um pode praticá-lo. O exercício é muito bom para quem quer melhorar a aptidão física geral, a aparência e a postura. O praticante pode adaptar os exercícios às suas necessidades cotidianas.

Dança conquista Terceira Idade

Dança conquista Terceira Idade
Na última sexta feira, dia 20, estiveram participando de um concurso de dança que leva o nome de “Dançando com a Melhor Idade”, casais de 12 municípios da região, dentre estes, estiveram atuando 03 casais do município de São José do Inhacorá/RS, através de uma iniciativa do Sicredi Noroeste.
Foram promovidos 03 bailes no município junto aos Grupos de Idosos, com o intuito de melhor poderem ser selecionados os casais que pudessem participar na classificação final, além de proporcionar lazer e entretenimento entre os participantes. O primeiro baile realizado foi no Centro Comunitário Católico em São José do Inhacorá, o segundo em Santo Antônio do Inhacorá e o último novamente na Sede; em cada uma dessas fases foram selecionados 03 casais. Para a fase classificatória final em Nova Candelária, 03 casais, entre todos que foram selecionados nos bailes,  representaram o município. São eles: Remidius e Sílvia Eckert, Olímpio e Sueli Martini e Antônio e Íris Marmitt. Na fase final mais de 80 inhacorenses da terceira geração estiveram prestigiando o evento na cidade de Nova Candelária, marcando presença e torcendo por seus conterrâneos nessa atividade.
Os casais que obtiveram êxito nesse concurso, posicionando-se em 1º, 2º e 3º lugares são do município de Crissiumal. Dentre as modalidades de dança estiveram a valsa, o vaneirão, o chote e a marchinha.
A Administração Municipal de São José do Inhacorá parabeniza a todos que estiveram envolvidos e participando, bem como prestigiando esta atividade, o que caracteriza a promoção para o entretenimento, cuidado e bem-estar para com os idosos. Vale ressaltar que a Terceira Idade em São José do Inhacorá, tais como os grupos “Felicidade na Terceira Geração” e “Unidos Somos Felizes” participam ativamente dos eventos promovidos para a Terceira Geração, afinal, ultimamente no segmento da terceira idade houve uma sensível mudança no comportamento, que passou de um aposentado inerte e passivo para um cidadão mais atuante.

RS tem mínimas em torno dos 0ºC pela primeira vez no ano

Em Livramento, na Fronteira Oeste, mínima chegou a 6,4ºC |
Crédito: Daniel Badra / Especial CP
A temperatura mais baixa do ano no Estado foi registrada no final da madrugada desta segunda-feira, em Santa Rosa, no Noroeste, com 0,4ºC. No Parque do Caracol, em Canela, na Serra, a mínima também não ficou muito distante, com 0,5ºC. Já Vacaria e São José dos Ausentes, ambos nos Campos de Cima da Serra, registraram, respectivamente, 1,6º C e 1,3ºC.
Em Porto Alegre, a menor temperatura foi registrada no Aeroporto Internacional Salgado Filho, com 8,1º C. Já em Santa Catarina, os termômetros voltaram a ter marcas negativas: em Urupema, a mínima chegou a -4,6º C e houve geada forte no Planalto Sul.
A segunda-feira amanheceu com nevoeiro isolado e, ao longo do dia, o sol deve predominar no Estado. As máximas não devem passar dos 20ºC na maioria das regiões. Na terça-feira, a nebulosidade aumenta no Estado e pode garoar em pontos isolados. Na quarta, o sol volta a predominar e o frio aumenta ainda mais, com chance de geada na maioria das regiões.

Hyundai Elevator irá gerar até 15 mil empregos no RS

Hyundai Elevator irá gerar até 15 mil empregos no RS 
Crédito: Caco Argemi / CP
O primeiro dia de agendas oficiais da missão à Coreia, em Seul, começou com uma notícia positiva: a Hyundai Elevator instalará uma de suas unidades no Rio Grande do Sul. A confirmação da parceria em solo asiático, que foi antecipada pelo blog Missão Coreia, do Correio do Povo, foi obtida após uma reunião entre o governador Tarso Genro e a presidente da Hyndai Group, Hyun Geong-Eun, que acabou em torno das 9h30min de segunda-feira, no horário de Seul, antes do início do seminário que apresentou o Estado como oportunidade de investimentos para empresários coreanos das indústrias naval, de semicondutores e de eletrônicos. A cidade que receberá a fábrica e o volume do investimento será definido nos próximos 30 dias, após avaliação dos mercados gaúcho, brasileiro e latino-americano. “Essas questões serão definidas pelos empresários conforme os termos e os prazos que eles colocarem. Senão vira uma intervenção inadequada. O Estado tem que ter função regulatória, indutora e fiscalizadora. E é isso que estamos fazendo”, afirmou Tarso.
O presidente da Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Marcus Coester, disse que a explosão da construção civil no mercado brasileiro foi o principal motivador da parceria para a instalação de uma fábrica de elevadores no Estado. Apesar da cautela para falar em cifras e em regiões favoritas para a alocação da unidade, o diretor da Hyundai Group, Victor Park, adiantou que o empreendimento deverá gerar, minimamente, cinco mil empregos diretos, podendo chegar em 15 mil. "O que é certo é que a Hyundai vai investir no Rio Grande do Sul. Apesar de ser gigante, é uma empresa familiar que não depende da decisão de acionistas. Quando decidem fazer, fazem", ressaltou Tarso.
O memorando de entendimento assinado entre o Estado e a Hyundai Group prevê que a multinacional será também inserida, paulatinamente, no mercado gaúcho de portos. Uma das células da coreana Hyundai atua na logística portuária, envolvendo o transporte de cargas por via marítima, com navios de grande porte. Park confirmou o interesse da gigante coreana nos portos gaúchos, assinalando que novas parcerias serão estruturadas para o futuro. Demonstrando forte aproximação empresarial e diplomática, a executiva Hyun Geong-Eun também foi nomeada agente do Rio Grande do Sul na Coreia. Ela já é cônsul honorária do Brasil no país asiático. Conhecida mundialmente pela fabricação de automóveis, a Hyundai é dividiva em cinco grupos e nove afiliadas, entre elas a Hyundai Elevator.
"Este tipo de investimento é justamente o que procuramos. Uma fábrica de elevadores no Rio Grande do Sul vai se agregar à nossa cadeia produtiva do setor metalmecânico, além de produzir para o setor da construção civil, que cresce muito no estado", afirmou o governador. Ele afirmou que a Hyundai será parceira do Piratini em projetos educacionais,com possível ênfase na intenção de entregar notebooks as escolas gaúchas e aos alunos da rede estadual. Tarso também confirmou que a Hyundai receberá incentivos fiscais, que serão definidos nas próximas reuniões, porque a empresa se encaixa no perfil traçado pelo governo. A pretensão é conceder privilégios as indústrias que fazem joint ventures com empresários gaúchos ou que utilizam insumos da base produtiva já instala em solo gaúcho. Park explicou que a operação da fábrica de elevadores da Hyundai no Rio Grande do Sul provavelmente inciará em 2012. Neste ano, o período será de planejamento e tomada de decisões quanto a localização e volume de produção e investimento. “A Coreia está muito bem capitalizada. O investimento é o último tema da pauta. Primeiro vamos tratar das questões técnicas do projeto”, explicou Park, ressaltando o momento extremamente positivo da economia do país asiático.