12 maio 2010

Reunião com Happy Hour

Na noite desta terça-feira dia 11 de maio, os empresários Derli e Maristela Eickhoff da empresa Novidades Presentes, recepcionaram os convidados em uma Reunião com Happy Hour, que foi realizada nas dependências do salão de festas do Futebol Society, junto ao estádio da Baixada em Três de Maio (foto).
Na próxima terça-feira, dia 18 de maio ocorrerá mais uma edição do café com Empresários, promovido pela ACI/Sindilojas. Os convidados serão recepcionados na empresa Casa da Pintura de Ernesto Kochhann, a partir das 7 e meia da manhã, em comemoração aos 21 anos da empresa.

Menino que sobreviveu à queda de avião é operado na Líbia

O menino que foi o único sobrevivente nesta quarta-feira no acidente de avião da companhia aérea Al Afriqiyah em Trípoli sofreu várias fraturas e foi operado, anunciou uma porta-voz do ministério holandês das Relações Exteriores.
— Ele está sendo operado por causa de diversas fraturas — declarou Ozlem Canel, porta-voz do mnistério, contatada pela AFP por telefone.
A fonte disse ignorar a gravidade dos ferimentos. Um membro da embaixada da Holanda em Trípoli se reuniu com o médico do menino e espera conversar com ele depois da operação.
— Não sabemos com certeza se é holandês — acrescentou a porta-voz. Segundo as autoridades líbias, o único sobrevivente do acidente, no qual morreram 103 pessoas, é um menino holandês de 8 anos.

Cultivar de soja da Embrapa com resistência à ferrugem chega ao mercado

A partir da safra 2010/11 estará disponível para comercialização ao produtor uma nova cultivar da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que tem resistência parcial à ferrugem asiática. A BRS 7560, lançada no ano passado, vai começar a ser plantada em cultivo comercial nesta safra 2010/2011. Para o pesquisador da Embrapa Cerrados – unidade da Embrapa localizada em Planaltina (DF) – Austeclínio de Farias Neto, a cultivar tem grande potencial na luta contra a doença que gerou um custo de US$ 1,74 bilhões na safra 2008/2009, segundo o Consórcio Antiferrugem.
“A principal vantagem dessa cultivar é que ela apresenta uma boa resistência à ferrugem”, comenta Austeclínio, que atuou na pesquisa de desenvolvimento da BRS 7560. Como conseqüência, ela apresenta menores danos e perdas de rendimento diante da doença. “Em contato com a ferrugem, a planta desenvolve um tipo de lesão de resistência, em que quase não há esporulação do fungo”, explica.
Devido a essa característica, a cultivar tem mais estabilidade de produção em situações de presença da doença, especialmente quando as condições climáticas não permitem que fungicida seja aplicado no momento mais propício. “Com a BRS 7560, o produtor não deixa de usar o produto, mas há uma redução do número de aplicações”, disse. Outra vantagem é que a cultivar tem ciclo precoce e é bem adaptada à região do Cerrado.
Outras cultivares – Para o plantio na safra 2010/2011, também chegam ao mercado outras duas cultivares da Embrapa: BRS Juliana e BRS Gisele. Ambas são transgênicas, possuem boa resistência a nematóide de galha e são bem adaptadas a regiões de baixa latitude, como a Bahia, Maranhão e Piauí. Segundo Auteclínio, as duas têm o ciclo tardio, com grau de maturidade em torno de 9.0. “Temos boas perspectivas de que elas sejam bem plantadas na região”, enfatiza o pesquisador. As informações são de assessoria de imprensa.

Diretório Acadêmico de Agronomia da SETREM elege primeira diretoria

Os acadêmicos do Curso de Agronomia da SETREM elegeram no último dia 28, o primeiro grupo que liderará o Diretório Acadêmico de Agronomia (DAAGRO). O processo eleitoral foi conduzido pelo Diretório Acadêmico Central da Faculdade (DACAF), sendo eleita chapa única, composta por: Presidente, Jeveson Leandro Muniz Fabbrin; Vice-presidente, Edson Eduardo Becker; Tesoureiro, Macgaiver Edgard Steffler; Vice Tesoureiro, Carine Krombauer; Secretário, Fúlvio Rafael Norenberg; Vice Secretário, Fabio Luis Valk Guths; Diretor de Eventos, Cristiano Augusto Granetto e o professor conselheiro, Hélio João Franciscatto.

Heinze articula Bancada do Agronegócio para evitar criação do Conselho de Política Indigenista

Antes mesmo de retornar para análise da Câmara dos Deputados, o projeto de lei de conversão da medida provisória (MP) 472, aprovado no Senado, no último dia 4, já causa polêmica entre os deputados, principalmente entre os parlamentares ligados ao setor rural. Segundo o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), o texto aprovado pelos senadores mistura temas incompatíveis, tributação e política indigenista.
O parlamentar gaúcho adianta que já iniciou uma articulação entre os deputados da Bancada do Agronegócio para rejeitar a emenda do relator-revisor, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que cria, no âmbito do Ministério da Justiça, o Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI). Heinze argumenta que esse é um tema complexo que não pode ser tratado dessa maneira pelo governo. “Além de não ter relação com o propósito da MP, a criação desse órgão não pode ser feita assim. Não somos contra a política indigenista, mas não aceitaremos que isso seja imposto, sem ao menos ter sido discutido amplamente”, enfatiza.