05 junho 2012

Ijui: Foragido do semiaberto é apontado como assaltante do mercado da Linha 3

Sérgio da Rosa Oliveira, o Cachorrinho, procurado pela Polícia
Foto: Abel Oliveira/arquivo
Sérgio da Rosa Oliveira, o ‘Cachorrinho’, teria sido reconhecido pelo dono do mercado, assaltado por volta do meio-dia desta terça. A Brigada Militar levantou a informação de que ele está foragido do IPI desde o dia 30/5.

A Polícia procura Sérgio da Rosa Oliveira, o ‘Cachorrinho’, de 36 anos, foragido do Instituto Penal de Ijuí (IPI), desde o dia 30/5, e apontado como autor do assalto ocorrido por volta do meio-dia desta terça-feira, 5, em um mercado da Rua do Comércio, na Linha Três Oeste.

O suspeito teria sido reconhecido pelo dono do mercado. O assaltante possui pena de 20 anos de reclusão, decorrentes de seis condenações judiciais por assaltos, furtos e posse de drogas, mas já havia atingido o direito a progressão de regime.

Informações sobre o paradeiro de Sérgio da Rosa Oliveira podem ser passadas à Polícia Civil – fone 197, ou a Brigada Militar – fone 190.

Catuípe: Motorista ferido em capotamento no interior do município

   Carro da vítima ficou destruído. Foto: Abel Oliveira
Selvino Hornüng perdeu o controle do carro, na ERS 218, trecho entre a ERS 342 e o Chorão. Vítima está hospitalizada na Unimed Ijuí.

O ajuricabense Selvino Hornüng, de 64 anos, sofreu ferimentos na cabeça e nos braços, em acidente ocorrido por volta do meio-dia desta terça-feira, 5, na ERS 218, localidade de Arroio Leão, no interior de Catuípe.

A vítima dirigia um automóvel Clio, com placas de Ajuricaba, sentido ERS 342-Chorão, quando perdeu o controle do carro, saiu da estrada e capotou.

Bombeiros de Ijuí socorreram o motorista que apresentava um corte profundo na cabeça, entre outros ferimentos nos braços e pernas.

Selvino Hornüng passa por exames no Hospital da Unimed.  Ele reside em Ajuricaba, onde trabalha como serralheiro.

Pejuçara: Ladrões roubam caixa eletrônico do Banrisul

Caixa eletrônico do Banrisul de Pejuçara foi roubado nesta
madrugada. Imagem ilustrativa
Crime foi cometido na madrugada desta terça-feira. Quantia levada não foi informada pela Polícia. Bandidos armados ocupavam caminhonetes escuras.

Um caixa eletrônico da agência do Banrisul, no município de Pejuçara, foi roubado na madrugada desta terça-feira, 5. Por volta das 2h, os ladrões arrombaram a porta da agência, localizada na Rua Alcides Linassei, centro da cidade, e furtaram o caixa eletrônico.

Um PM em patrulhamento teria visto a ação e trocado tiros com os criminosos que ocupavam duas caminhonetes escuras. O grupo fugiu. Os valores levados não foram revelados pela Polícia.

Horizontina: Grupo de Danças Belas em Art's participará do maior festival de dança do mundo em Joinvile-SC

O festival acontece de 18 a 27 de julho/Foto: Danuza Widz
O Grupo de Dança da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Horizontina, Belas em Art´s foi selecionado para dançar no maior Festival de Dança do Mundo - Festival de Dança de Joinville, do qual participam milhares de bailarinos do Brasil e de vários outros países.

O grupo enviou para a organização do evento 4 trabalhos coreográficos em DVD, concorrendo com cerca de outros 3 mil, e dois deles foram aprovados: “A hora do Banho" e "Porque ser Igual" ambas coreografias de dança contemporânea, da professora e coreógrafa Karen Costa. Os dançarinos participarão do Palco Aberto do Festival, que será do dia 18 a 27 de julho, se apresentando por vários locais estratégicos da cidade.

Devido à grande concorrência, à importância e grandiosidade do Festival e por ser o único grupo na região a ser selecionado, é que o Grupo Belas em Art's e a professora Karen Costa estão radiantes, comemorando a conquista e já se preparando para participar do evento.

A professora Karen disse que este é o resultado do trabalho e dedicação de todos, bem como do amor pela dança. “O Festival de Dança de Joinville é o sonho de qualquer bailarino e profissional da área da dança. As alunas vão poder conhecer companhias de renomes como a CIA Débora Colker e bailarinas como Ana Botafogo que fará a abertura do festival. Também terão a oportunidade de conhecer a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia.

O Festival de Joinville é a vitrine da dança, então participar deste festival é a oportunidade para o grupo Belas em Art´s ser reconhecido e futuramente alçar novos vôos. Os alunos, os pais e eu, estamos muito felizes e com certeza iremos representar muito bem nossa cidade,  realizando o sonho de 14 bailarinas em pisar no maior evento de dança”, destaca a professora Karen. O grupo Belas em Art's é formado por crianças e adolescentes que participam das oficinas de dança gratuitas do município.

Santa Rosa: Município recebe veículos da Receita Federal

Doação é resultado do esforço do Prefeito, Orlando Desconsi
Mais veículos integram a frota municipal. Na semana passada, o Prefeito, Orlando Desconsi, recebeu a confirmação de que mais dez veículos iriam incorporar a frota municipal.

Nesta segunda-feira, 04, o Prefeito recebeu os veículos, que foram doados pela Receita Federal, durante uma visita na Secretaria de Obras.

Durante viagem a Foz do Iguaçu, onde tratou de assuntos relacionados à barragem, o Prefeito reforçou, junto a Receita Federal, a doação dos veículos para Santa Rosa. “Quando fui para Foz do Iguaçu reforcei o pedido já solicitado à subintendência da Receita Federal de Santo Ângelo e, com isso, conseguimos agregar esses veículos à frota municipal”, lembrou.

Dos 10 veículos, nove são veículos leves e um ônibus. “Nunca antes da história de Santa Rosa a Receita Federal havia doado um número tão expressivo de veículos ao município”, comentou Orlando.

Os veículos – Tempra (95), Vectra (97), Siena (2001), Uno Mille (2001), Siena (2003), Astra (2006), Verona (95), Fiorino (2001), Pálio Fire (2006) e ônibus Scania (86).

Ijui: Funcionário do Super Kuchak é morto a tiros em assalto

Telefone de Carlos Afonso Petersem, no detalhe, ficou caído
ao lado de chumbos no pátio do Super Kuchak, onde a vítima
teria reagido ao assalto. Foto: Abel Oliveira
Carlos Afonso Petersen, conhecido como ‘Cebola’, 53 anos, chefe do departamento de compras do Super Kuchak, da Rua Irmãos Gressler, centro de Ijuí, foi morto a tiros na manhã desta segunda-feira, 4.

Por volta das 11h, Cebola levava um malote para depósito bancário, quando foi atacado, no pátio de seu local de trabalho, por um homem que usava capacete.

O desconhecido sacou de uma arma de porte, provavelmente um revólver, e exigiu o malote. Testemunhas disseram que houve reação da vítima.

Em seguida os três tiros foram ouvidos. Depois, o assaltante atravessou todo o pátio caminhando com a arma na mão e subiu em uma motocicleta que o aguardava com um comparsa, na Rua Barão do Rio Branco, em frente ao estacionamento do Mercado.

Com pelo menos duas perfurações visíveis, na região torácica, Carlos Afonso Petersen foi socorrido por Bombeiros, mas morreu minutos depois no Pronto Socorro do Hospital de Caridade.

O malote levado continha toda a movimentação financeira do final de semana. O alto valor não foi divulgado pela Empresa.

Monte Belo/Independência: Polícia Civil trabalha com hipótese de crime passional em morte de policiais

Os corpos foram encontrados por volta de 
13he30min desta segunda-feira
O final de um relacionamento amoroso é a hipótese investigada pela Polícia Civil para explicar as mortes do sargento da Brigada Militar (BM) Sérgio Luis de Campos Chagas, 35 anos, e da inspetora Varinia Bedina, 31.

Os corpos foram encontrados por volta das 13h30min desta segunda-feira, em uma sala da casa ocupada pelas duas corporações no centro de Monte Belo Sul, município de cerca de 3 mil habitantes situado na Serra.

Conforme o delegado Valter Maitelli, exames preliminares feitos pelo Instituto Geral de Perícias indicam que Varinia morreu com pelo menos 10 tiros e o sargento Campos, com um disparo na cabeça. As pistolas .40 dos dois servidores foram encontradas e apreendidas no local das mortes.

Corpos foram encontrados em uma sala da casa ocupada
pelas duas corporações no centro de Monte Belo do Sul
Foto: Juan Barbosa
Solteira, Varinia residia em sua terra natal, Bento Gonçalves, e diariamente ia trabalhar em Monte Belo do Sul, que fica a 16 quilômetros de distância. Natural de Independência, cidade do Noroeste gaúcho, o PM era casado e há pelo menos 10 anos morava em Monte Belo do Sul, onde comandava o grupo da BM.

O corpo de Varinia será velado nas Capelas São José, em Bento, e sepultado às 15h30min desta terça-feira, no Cemitério de São Roque. Até a noite desta segunda-feira não estava definido onde ocorreriam as cerimônias fúnebres de Campos.

Porto Alegre: Morre funcionário da RBS TV que sofreu acidente em carro da empresa

Acidente com veículo da RBS TV deixou cinco feridos
(Foto: Bruno Alencastro/Agência RBS)
Morreu no início da noite desta segunda-feira (4), em Porto Alegre, o funcionário da RBS TV que estava internado no Hospital Cristo Redentor desde o dia 18 de maio, devido a um acidente de trânsito na capital gaúcha. Thiago Josué Fernandes Obregon, de 28 anos, era operador de áudio.

Thiago estava em um carro da empresa com outros três funcionários a caminho de casa após o expediente. A colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Professor Oscar Pereira com a Rua Doutor Malheiros, no bairro Medianeira. Na madrugada do acidente, testemunhas relataram que a Parati da RBS TV estava parada no sinal quando foi atingida por um veículo na traseira. Com o impacto, um outro carro também foi atingido. O condutor do carro que bateu no da empresa também ficou ferido, mas foi liberado logo após o ocorrido.

Outros dois funcionários, Mirka Blair Teixeira Bandeira, assistente de estúdio, e Jonatan Gerlach, coordenador de programação, receberam alta do Hospital de Pronto-Socorro horas após o acidente. O motorista da empresa Orlando Miller Júnior se recupera de uma cirurgia na bacia no Hospital Mãe de Deus.

Thiaguinho, como era chamado, começou na empresa como contínuo na redação da RBS TV e, depois de quase cinco anos, se especializou e assumiu a função de operador de áudio, em que atuava havia um ano. O corpo será velado e sepultado no Cemitério Parque Jardim da Paz, em Porto Alegre, nesta terça-feira (5).

Rio Grande do Sul: Viúva de Barbosa Lessa será patrona dos festejos farroupilhas

Nilza Lessa se reunirá com organizadores da celebração
para definir agenda de patrona (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma senhora de 79 anos está fazendo história no Rio Grande do Sul. Nilza Lessa será a primeira mulher patrona dos festejos farroupilhas, em setembro. A viúva do escritor, folclorista e historiador Barbosa Lessa, falecido em 2002, foi escolhida por unanimidade pela comissão que organiza a celebração em 2012. A homenagem é concedida desde 2005 a pessoas de expressão na cultura local.

"Fui pega totalmente de surpresa com essa notícia, mas estou muito feliz. A gente sempre batalhou tanto pela cultura e é emocionante ver o trabalho reconhecido", diz Nilza, que agora quer dividir esta alegria com os filhos. "Para o Guilherme (filho) já contei. Mas para a Valéria (filha) ainda vou ligar. Ela mora nos Estados Unidos há 20 anos, mas sempre foi muito ligada a nossa cultura. Meus netos até dançam em um Centro de Tradições Gaúchas lá".

Na próxima semana, Nilza terá uma reunião com a comissão organizadora dos festejos para acertar os detalhes da agenda de patrona. "Vou descobrir quais serão minhas obrigações", diz, empolgada com a perspectiva de servir de exemplo às novas gerações em um evento tão relevante para a cultura gaúcha. "É importante manter as tradições", reitera.

Preservação dos costumes

Nilza Lessa sempre foi uma presença ativa na preservação dos costumes gaúchos. Natural de Santana do Livramento, muito cedo se envolveu com a cultura. Nilza foi professora, produtora de TV e de eventos, gerente da Churrascaria do CTG 35 e dona de loja de artigos gauchescos na Capital.

Aliás, foi em um congresso sobre Tradicionalismo Gaúcho que Nilza e Barbosa Lessa se conheceram, em 1956, na cidade de Ijuí. No baile do evento, entre um xote e outro, se apaixonaram. Na ocasião, ela morava em Uruguaiana e ele em São Paulo. Casaram-se quatro ano depois. A lua de mel foi no Rio de Janeiro e depois disso ambos se mudaram em definitivo para a capital paulista. Atualmente, Nilza mora em um apartamento no centro de Porto Alegre.