15 agosto 2010

Horário eleitoral de rádio e TV entra no ar na terça-feira e deve esquentar campanha

A partir de terça-feira, entra no ar, no rádio e na TV, a propaganda eleitoral obrigatória. Considerada um veículo estratégico de campanha, a TV exige uma preparação especial dos candidatos ao governo do Estado, que inclui cuidados com saúde, figurino e alimentação, e é decisiva para a campanha eleitoral.
"Interrompemos nossa programação para a apresentação do horário eleitoral gratuito."
A frase já provocou calafrios no telespectador. Imagens malcuidadas, candidatos malvestidos, edições mal-acabadas — em uma época nem tão distante assim, propaganda eleitoral obrigatória era uma sucessão de péssimas ideias para angariar voto. A evolução da tecnologia audiovisual aliada à parceria de candidatos com mestres da publicidade brasileira produziu um salto de qualidade nessa programação. Deu a ela ares de superprodução, e cenas desses novos capítulos poderão ser assistidas a partir da terça-feira, quando tem início o horário eleitoral gratuito 2010.
A principal estratégia de campanha é a televisão. Ela propaga imagens e emoções, aquilo que os eleitores buscam, principalmente na reta final, para decidir o destino do seu voto.
— Um bom programa de TV ajuda a ganhar uma eleição — atesta Luís Costa Bonino, doutor em Ciência Política do Instituto de Ciência Política da Universidade de Paris e diretor do LCB Marketing Político, com atuação na Europa e na América Latina.
— A TV cumpre funções diferentes em cada fase da campanha. No princípio, torna conhecido o candidato. No meio, fixa a mensagem principal. No fim, serve para ganhar quase a quarta parte do eleitorado, aquela que não se interessa por política. No final da disputa, a campanha na TV é decisiva — explica Bonino.
Estudioso do tema, o publicitário Paulo Cezar da Rosa, diretor da Veraz Comunicação e da Red Marketing, ambas com sede em Porto Alegre, compartilha da relevância da TV no processo eleitoral.
— O eleitor brasileiro tem baixa escolaridade. Ele não lê, informa-se através de imagens, é PhD em ver televisão. Faz a leitura dos candidatos a partir do que vê na TV. Por isso é cada vez mais significativo o extremo cuidado com os programas do horário eleitoral — analisa Rosa.
Candidatos ao Piratini com maiores chances de chegar ao segundo turno, de acordo com as pesquisas, Tarso Genro (PT) José Fogaça (PMDB) e Yeda Crusius (PSDB) deram início aos preparativos particulares — e bem peculiares — para se apresentar ao eleitor em horário nobre com boa aparência, saúde e disposição. A governadora readquiriu o hábito de fazer sua série de alongamentos para evitar dores musculares, Fogaça dobrou a quantidade de água ingerida ao longo do dia, e Tarso Genro acorda religiosamente às 5h30min para preparar com calma e esmero seu ritual de café da manhã.

Frio e chuva fazem Estado prorrogar campanha de vacinação contra a paralisia infantil

O frio e a chuva que atingiram o Rio Grande do Sul neste sábado fizeram a Secretaria Estadual da Saúde prorrogar a campanha de vacinação contra a paralisia infantil, ocorrida neste sábado. De acordo com a chefe de vigilância epidemiológica da Secretaria, Marilina Bercini,nas regiões atingidas pela chuva e pelo frio apenas pouco mais da metade das crianças foram vacinadas.
- A campanha ocorre num dia só, mas como houve a dificuldade, nós decidimos prorrogar esse prazo, principalmente para os municípios em que o mau tempo prejudicou o deslocamento até os postos de saúde - disse Marilina.
Conforme o levantamento repassado pelos municípios à Secretaria até as 18h de hoje, apenas 59% da meta de vacinação foi atingida. No Estado, a campanha deve imunizar 704.415 crianças entre 0 e 5 anos. A vacinação faz parte da segunda etapa da campanha nacional de imunização contra a paralisia infantil.
A secretaria ainda deve receber novos números dos municípios, que contatam os postos para fechar o levantamento. De acordo com Marilina, o número deve ser um pouco maior já na segunda-feira, mas, mesmo assim, a meta não deve ser atingida e, por isso, o prazo será prorrogado.
- Creio que a gente deva atingir um pouco mais quando o balanço fechar, mas mesmo assim vamos dar mais uma oportunidade aos pais durante esta semana para que as crianças sejam vacinadas - explicou.
Segundo a secretaria, os 5 mil postos de saúde do Estado seguirão aplicando a vacina contra a paralisia entre segunda e sexta-feira desta semana.

Chuva congelada surpreende moradores em São José dos Ausentes

O frio que voltou a atingir o Rio Grande do Sul nesta semana, provocou mais um fenômeno típico do inverno nos Campos de Cima da Serra na noite deste sábado. Com a temperatura próxima de 0°C, São José dos Ausentes registrou o que os meteorologistas chamam de chuva congelada.
Os pingos, parecidos com flocos de neve, caíram em dois momentos: primeiro, por volta das 20h e depois, perto das 21h20min. De acordo com a meteorologista Estael Sias, da Central RBS de Meteorologia, a chuva congelada é facilmente confundida com neve, pois também cai lentamente, mas é um estágio anterior ao fenômeno, tão esperado pelos turistas que visitam a Serra gaúcha. A meteorologista explicou que os flocos de neve se formam dentro das nuvens e, ao cair, encontram uma camada mais quente e derretem antes de chegar à superfície.
O fenômeno chamou a atenção dos moradores, que saíram de casa para conferir se a neve havia mesmo chegado. A dona de casa Gilvana Correa dos Santos, de 47 anos, e mais seis pessoas que estavam na casa dela correram para a rua quando perceberam que os pingos caíam. Ao constatar que não era neve, ninguém ficou decepcionado.
- A gente está esperando ficar mais forte para fazer fotos - disse Gilvana, ainda na expectativa de que a neve caia nesta noite.
No entanto, Estael Sias disse que a possibilidade de que isso aconteça é muito pequena.
- Não dá para descartar, mas o mais provável é que fique apenas nessa chuva congelada - disse a meteorologista, acrescentando que, caso a nebulosidade se dissipe até as 3h, há possibilidade de geada nas primeiras horas da manhã.

"Bróder" é o grande vencedor do Festival de Gramado

O filme "Bróder" foi o grande vencedor do 38º Festival de Cinema de Gramado. Último concorrente a entrar na mostra competitiva, a obra faturou o Kikito de melhor longa-metragem brasileiro na noite deste sábado, no Palácio dos Festivais, em Gramado. Além da principal láurea, Jeferson De e Caio Blat conquistaram os Kikitos de melhor diretor e melhor ator, respectivamente.
O prêmio especial do júri foi para o filme "O último romance de Balzac" e Simone Spoladore ganhou o Kikito de melhor atriz, por sua atuação em "Não se pode viver sem amor", que, por sua vez, foi o vencedor na categoria roteiro em longa brasileiro.
A 39ª edição do Festival de Cinema de Gramado já tem data marcada: ocorre de 12 a 22 de agosto de 2011.
• Sinopse de "Bróder" (disponível no site do Festival)
Macu (Caio Blat), Jaiminho (Jonathan Haagensen) e Pibe (Sílvio Guindane) seguiram caminhos bem diferentes. Jaiminho conquistou sucesso, fama e dinheiro ao tornar-se jogador de futebol. Pibe trabalha duro como corretor de seguros para se manter. Por sua vez, Macu acabou trilhando caminhos obscuros. A reunião entre eles, proporcionada por uma festa surpresa de aniversário, é o ponto de partida da narrativa. Uma situação aparentemente simples ganha contornos envolventes e tem sua carga de emoção ampliada quando um mix de conflitos gerados por situações mal resolvidas no passado se encontra com um dilema de vida ou morte no presente.