O frio que voltou a atingir o Rio Grande do Sul nesta semana, provocou mais um fenômeno típico do inverno nos Campos de Cima da Serra na noite deste sábado. Com a temperatura próxima de 0°C, São José dos Ausentes registrou o que os meteorologistas chamam de chuva congelada.
Os pingos, parecidos com flocos de neve, caíram em dois momentos: primeiro, por volta das 20h e depois, perto das 21h20min. De acordo com a meteorologista Estael Sias, da Central RBS de Meteorologia, a chuva congelada é facilmente confundida com neve, pois também cai lentamente, mas é um estágio anterior ao fenômeno, tão esperado pelos turistas que visitam a Serra gaúcha. A meteorologista explicou que os flocos de neve se formam dentro das nuvens e, ao cair, encontram uma camada mais quente e derretem antes de chegar à superfície.
O fenômeno chamou a atenção dos moradores, que saíram de casa para conferir se a neve havia mesmo chegado. A dona de casa Gilvana Correa dos Santos, de 47 anos, e mais seis pessoas que estavam na casa dela correram para a rua quando perceberam que os pingos caíam. Ao constatar que não era neve, ninguém ficou decepcionado.
- A gente está esperando ficar mais forte para fazer fotos - disse Gilvana, ainda na expectativa de que a neve caia nesta noite.
No entanto, Estael Sias disse que a possibilidade de que isso aconteça é muito pequena.
- Não dá para descartar, mas o mais provável é que fique apenas nessa chuva congelada - disse a meteorologista, acrescentando que, caso a nebulosidade se dissipe até as 3h, há possibilidade de geada nas primeiras horas da manhã.