15 maio 2009

Carro cai em pátio de casa em Cruz Alta

Por pouco um carro não atinge uma residência em Cruz Alta, no Noroeste do Estado. Um Opala desgovernado caiu no pátio de uma casa, na Vila Brenner, por volta das 17h. Ninguém ficou ferido.
O carro com placas de Júlio de Castilhos seguia no sentido centro-bairro, quando o motorista perdeu o controle e saiu à direita da rua Barão do Rio Branco. O veículo derrubou grades e caiu de bico na frente da residência. Não havia ninguém na casa.
De acordo com testemunhas, o motorista e o passageiro do Opala fugiram. O carro estava com o licenciamento vencido e foi recolhido ao Centro de Remoção e Depósito de Cruz Alta. Conforme a Brigada Militar, o veículo não constava como furtado ou roubado. (Zero Hora)

Valdir Rochinheski irá participar do Núcleo Socioambiental do PMDB RS

O Secretário Municipal da Saúde de Alegria, Valdir Natal Rochinheski, irá integrar o Núcleo Socioambiental do PMDB do Rio Grande do Sul, com a missão de contribuir na elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento sustentável ambiental para o estado.
A escolha por Valdir Rochinheski se deu pela sua formação técnica, já que é biólogo com pós-graduação, especialista em Ciências do Meio Ambiente, auditor ambiental, perito ambiental judicial, e professor de Graduação e Pós-Graduação na Área Ambiental.
Valdir, foi indicato pelo ex-governador Germano Rigotto e pelo senador Pedro Simom, entre outros políticos ligados ao PMDB. 

Temperatura baixa muda paisagem na Serra

Mesmo sem acreditar que neve ainda nesta sexta-feira, os moradores de São Francisco de Paula, na serra gaúcha, aproveitaram uma queda brusca na temperatura para tirar do armário casacos, botas, mantas e toucas. Na avenida principal do município, a Julio de Castilhos, todos cruzavam sobre as folhas de plátanos do canteiro central bem agasalhados.
Para o proprietário de imobiliária Rodrigo Bueno, 33 anos, foi a hora de notar que estão faltando roupas de inverno no guarda-roupa. Ele correu, no começo da tarde, para uma loja de malhas e escolheu blusas de gola alta, para deixar até o pescoço bem protegido. Além de levar para casa diferentes cores, deixou mais algumas encomendadas.
O frio realmente favorece os negócios em São Francisco. Para Glaucia Ruiva, vendedora de roupas, as vendas chegam a dobrar sempre que as temperaturas caem. Por isso, os manequins nas vitrines da loja parecem estar em meio ao inverno europeu.
Tanto Glaucia quando Bueno não estão confiantes na neve para este fim de semana. Mas quem torce por ela é o secretário municipal de Turismo, Eron Sidinei França. Segundo ele, quando as temperaturas começam a cair e ameaça nevar os mais de 1.010 leitos disponíveis em hotéis e pousadas de São Francisco lotam rapidinho. Como o município celebra a Festa do Pinhão no começo do próximo mês, a torcida é por muito frio. (Zero Hora)

Osmar Terra anúncia emendas parlamentares para Três de Maio

Em visita a Três de Maio nesta sexta-feira (15), o Secretário Estadual da Saúde (RS) Deputado Federal licenciado Dr.Osmar Terra, esteve no Gabinete do Prefeito Casali e trouxe boas notícias para Três de Maio.
O Secretário Terra, encaminhou emendas que deverão beneficiar as comunidades de Vila Consolata e Vila Manchinha, no valor de 200 mil reais para obras de calçamento nas duas comunidades, e outra para rede d água que beneficiará a comunidade de Vista Alegre no Distrito de Consolata, no valor de 25 mil reais.

Romaria dos Mártires em Nonoai irá marcar encerramento de Cavalgada

Cavalgada dos Mártires percorre durante sete dias duzentos quilômetros entre Três Passos e Nonoai.
A cavalgada, que começou segunda-feira, será concluída as onze horas de domingo durante a Romaria dos Mártires em Nonoai. Nas paradas que estão sendo realizadas em cidades estão sendo plantadas árvores para simbolizar o trajeto da cavalgada.
Os Mártires Padre Manoel Gonzales e o Coroinha Adilio Daronch foram beatificados em outubro de 2007.

Vacinação contra a gripe é novamente prorrogada

A campanha vai agora até o dia 29. Todos os postos de Três de Maio estenderão o prazo de vacinação para buscar atingir a meta de imunizar três mil 886 pessoas acima de sessenta anos no município.
A Secretaria Municipal de Saúde, ainda não divulgou os dados atualizados mas até quarta-feira 65 por cento dos idosos em Três de Maio já haviam sido vacinados, ou seja, duas mil 552 pessoas.
Além de proteger contra a gripe, a vacina reduz as internações por pneumonias e outras complicações causadas pelo vírus Influenza.

Mínima no RS chega a 3,6ºC em Bom Jesus e Cambará

A mínima no Rio Grande do Sul foi de 3,6ºC nesta sexta-feira. A temperatura, confirmada no final da manhã de hoje pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ocorreu em Bom Jesus e Cambará do Sul, na Serra. Até as 8h, a mínima havia sido registrada em São José dos Ausentes, onde fez 3,7ºC. Em Porto Alegre, o frio chegou a 11ºC.
A perspectiva é de mais frio amanhã. As temperaturas podem girar em torno de 0ºC, conforme a Central de Meteorologia, ficando entre -1ºC e 19ºC no sábado e 2ºC e 24ºC no domingo. A partir da tarde de domingo, está previsto um bom aquecimento, que prosseguirá durante a próxima semana.

Mesmo com prejuízos, chuva trouxe alegria ao Noroeste

Como num milagre, a chuva que abençoou durante toda a madrugada de ontem o Noroeste do Estado fez o pasto amarelado esverdear, rios ressuscitarem do pó, sorrisos brotarem em rostos cabisbaixos. Embora os prejuízos com a lavoura de verão sejam considerados irreversíveis, com perdas calculadas em R$ 160 milhões entre os 21 municípios da chamada Região Celeiro, a chegada da água recobrou a confiança.
Extasiado ao ver o rio que corta sua propriedade renascer sobre a terra onde até quarta-feira só corria um filete de cinco centímetros, o agricultor Osvaldo Pietczaki, 54 anos, do interior de Redentora, acelerou o trato das vacas pela manhã para permitir-se uma extravagância. Por instantes, trocaria a pá e a enxada pela linha de pesca. Menos de cinco minutos depois de jogar a linha no rio, apareceu o primeiro jundiá. Como tinha menos de 20 centímetros, Osvaldo o devolveu à água. Para ele, bastava a alegria de ver a vida renascendo.
– Essa água dá coragem pra gente voltar pro serviço – celebrou.
A 50 quilômetros dali, em Bom Progresso, Jardel da Rosa Milbaier, 10 anos, festejava a possibilidade de retomar os estudos. Desde segunda-feira, estava sem aulas por causa da seca, devido a um protesto das prefeituras da região. Seu pai, Nelci Garcia da Rosa, 42 anos, com quem recolhia mudas para plantar na manhã de ontem, mal dormiu de tão feliz com a chuva. Apesar da felicidade provisória, líderes da região insistem que a mobilização precisa continuar.
– Precisamos manter o alerta para buscar soluções mais permanentes para enfrentar novas catástrofes – diz a secretária-executiva da Associação dos Municípios da Região Celeiro, Fátima Fink.