10 dezembro 2011

Cristina Kirchner é empossada para segundo mandato na Argentina

Cristina Kirchner toma posse na Argentina. Veja mais fotos 
Crédito: Juan Mabromata / AFP / CP
A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, assumiu neste sábado seu segundo mandato no cargo perante a Assembleia Legislativa do país. Aos 58 anos de idade, Cristina é a primeira mulher a ser reeleita presidente na história da América Latina.
"Juro por Deus, pela pátria e pelos santos evangelhos desempenhar o cargo da presidenta da nação e fazer respeitar a Constituição. Se assim não o fizer, que Deus, a pátria e ele, assim me obriguem", declarou Cristina com os olhos cheios de lágrimas. A palavra "ele" foi uma menção a Néstor Kirchner, seu marido e antecessor, morto em outubro do ano passado.
Vestida de luto fechado, a presidente recebeu a faixa presidencial das mãos da filha Florencia, em meio aos gritos e aplausos dos congressistas e partidários presentes no Congresso. "Cristina, Cristina", gritavam milhares de jovens, em frente ao Congresso e que acompanhavam a cerimônia por uma tela gigante.
Vários presidentes latino-americanos estavam presentes, entre eles, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e os do Uruguai, José Mujica; Chile, Sebastián Piñera; Paraguai, Fernando Lugo, e da Bolívia, Evo Morales.
Amado Boudou, ministro da Economia no primeiro mandato de Cristina, foi empossado vice-presidente da Argentina e presidente do Senado do país. As informações são da Associated Press.

Venda de bebidas alcoólicas na Copa do Mundo gera polêmica

Autorização para venda de bebida alcoólica divide opiniões 
Crédito: Vinícius Roratto / CP Memória
A autorização para comercializar bebida alcoólica nos estádios brasileiros durante a Copa de 2014 divide opiniões e prova o descontentamento das instituições que há anos vêm desenvolvendo um trabalho específico de combate ao uso do álcool. A proposta está no relatório do deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), relator do projeto que trata da Lei Geral da Copa. "Será um retrocesso o governo ceder à pressão da Fifa. Por isso, nossa expectativa é de que não seja liberado o consumo de bebida nos estádios", diz a presidente da Fundação Thiago Gonzaga, Diza Gonzaga.
No próximo dia 14, Diza participa de uma audiência pública na Assembleia que discutirá o consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios. A posição da ativista leva em conta o trabalho que a Fundação realiza há anos no Estado, em parceria com órgãos públicos, instituições e o apoio do voluntariado, especialmente jovens. "Se conseguimos arrumar um lado com ações como a Balada Segura e com as blitze da Lei Seca realizadas pelos órgãos de segurança pública, corremos o risco de desarrumar o outro. Sou contra e espero que os gaúchos se manifestem dessa maneira", ressalta.
Autor do projeto de lei aprovado no ano de 2008 que proibiu a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol, o deputado Miki Breier entrou na discussão e promete atuar para manter a legislação atual. O argumento dele é de que o Estado acertou quando aprovou a proibição da comercialização de bebidas nos estádios de futebol, especialmente porque houve uma redução da violência em pelo menos 70%, segundo dados da Brigada Militar. "Temos a convicção de que a aprovação da lei foi acertada. Além de reduzir a violência, as famílias retornaram aos estádios para acompanhar os times. Hoje, podemos dizer que temos paz nos estádios", afirma Miki Breier, acrescentando que intensificará as ações para que a legislação seja cumprida.
O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, defende que seja estipulado um critério único para a venda das bebidas no estádio. Atualmente, o comércio de bebidas alcoólicas nos estádios é proibido por regras da CBF e por algumas leis estaduais, mas deve ser liberado pela Lei Geral da Copa - que está em discussão na Câmara dos Deputados.

Playboy com fotos de Lindsay Lohan sai na próxima semana

A edição de janeiro da Playboy, que traz Lindsay Lohan nua, será lançada já na próxima semana, após o vazamento de fotos da atriz na Internet, informou nesta sexta-feira o fundador da revista, Hugh Hefner.
– Devido ao interesse e ao vazamento na Internet, vamos lançar logo a edição de Lindsay Lohan – escreveu Hefner no Twitter.
O nome da atriz americana de 25 anos "era o mais procurado na Internet ontem (quinta-feira) e seu número sairá na próxima semana", revelou Hefner. Nas fotos que vazaram para a web é possível ver Lohan posando sobre um fundo vermelho, só de sapatos de salto alto, maquiada e penteada ao estilo Marilyn Monroe. A foto de capa mostra a atriz sentada de frente e com as pernas abertas, mas o logo da Playboy cobre estrategicamente as zonas proibidas ao público em geral.
A imprensa especializada especula que as fotos de Lohan na Playboy podem relançar sua carreira ou sepultá-la definitivamente, após uma série de escândalos envolvendo a atriz. Lohan foi condenada, em novembro passado, a 30 dias de prisão por violar os termos de sua condicional por ter furtado um colar em uma joalheria de Venice Beach, em Los Angeles.
No dia 7 de novembro, Lohan se apresentou a um centro de detenção no sul de Los Angeles para cumprir a sentença, mas foi libertada cinco horas depois devido à superlotação carcerária.

Seara Alimentos fecha unidade em Jaraguá do Sul e demite 890 funcionários

Seara fecha as portas em Jaraguá do Sul Foto: Piero Ragazzi / Agencia RBS
A direção da Seara Alimentos anunciou nesta sexta-feira o fechamento da unidade em Jaraguá do Sul. A unidade contava com 890 funcionários e 199 produtores de aves que trabalhavam no abatedouro e na fábrica de ração.
A produção na cidade era direcionada a aves in natura e cortes desossados com capacidade de 9 mil aves/hora. A Seara pertence ao Grupo Marfrig. O abatedouro encerrou as atividades e a fábrica de ração ligada em empresa Vila Germânia ainda continua em operação.
Em reunião entre representantes da empresa e do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação de Jaraguá, a empresa se comprometeu em começar a pagar as rescisões a partir de 11 de janeiro. Até lá, os funcionários estarão de férias coletivas anunciadas esta semana pela empresa. As férias e a metade do 13º salário dos funcionários que entraram em férias coletivas já foram depositados pela empresa.
Segundo o diretor de operações da Seara Marco Antonio Siqueira, a decisão pelo fechamento da unidade em Jaraguá do Sul se deve à distância dos centros produtores de grãos como o milho como Paraná, Mato Grasso e Mato Grosso do Sul, o que encareceu a logística e gerou acúmulo de ICMS, somada à escassez de mão-de-obra local vivenciada nos últimos anos se tornaram verdadeiros desafios para a continuidade da atividade rentável na região.
Há um mês a empresa e o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação discutiam a situação da empresa. A princípio, a decisão tomada pela direção da Seara era a de dar férias coletivas a parte dos funcionários.
Segundo o presidente do sindicato Valcir Braga Rodrigues, o fechamento da empresa foi comunicado por um representante da Seara pela manhã e recebido com surpresa pelos representantes da entidade e os trabalhadores.
— Havia boatos de que a empresa poderia fechar, mas que nunca foram confirmados —, comentou.
Na segunda-feira, a empresa vai comunicar como fica a situação dos nove trabalhadores da Sipa e quatro dirigentes sindicais que possuem estabilidade de dois anos. Conforme Rodrigues, uma alternativa pode ser a transferência deles para a unidade de Forquilhinha ou até indenização judicial.

Cão faz vigília em frente a hospital desde que o dono morreu

Cão espera por dono que morreu há quatro meses
Crédito: Franciele Volpatto / Especial / CP
Uma demonstração de fidelidade comove direção, funcionários, pacientes e visitantes do Hospital de Caridade de São Pedro do Sul, cidade localizada na região Central do Estado. Desde que seu dono morreu, há quatro meses, um cão transformou o pátio do estabelecimento de saúde em sua nova moradia.
A enfermeira Nair Matias conta que tudo teve início em agosto, quando a ambulância do Samu foi deslocada até a rua Coronel Scherer para socorrer um homem idoso que morava sozinho e passava mal. O cachorro do paciente seguiu o veículo até o hospital e nunca mais deixou o local. Na opinião da enfermeira, o cão ainda imagina que seu dono permanece hospitalizado.
No hospital, ele tem o carinho dos funcionários, bem como dos profissionais do Samu, dos quais se tornou um mascote e até recebeu um nome carinhoso, Samuka. Segundo a recepcionista Eloir Cristina Rodrigues, os familiares do dono do cão já tentaram várias vezes levar o bichinho para casa, mas ele volta sempre que surge oportunidade.
Eloir acredita, no entanto, que Samuka está muito triste. Ela explica que o animal se alimenta pouco e vem perdendo suas forças. Ontem foi preciso chamar um veterinário, que examinou o animal e receitou um fortificante.
O caso lembra o filme “Sempre ao Seu Lado”, com Richard Gere, baseado na história japonesa de um cão que costumava esperar seu dono todos os dias na estação ferroviária. Depois que o personagem de Gere morreu, o animal permaneceu em frente à estação até morrer.