14 novembro 2011

Polícia investiga possibilidade da mulher do deputado Chicão estar dirigindo veículo na hora do acidente

Indícios sugerem que motorista pode ter dormido ao volante, diz delegado
Laudos periciais do acidente e da necropsia, além do relato de testemunhas, vão confirmar as causas do acidente, ocorrido na madrugada deste domingo, na BR-287, em Santiago, que matou o deputado José Francisco Gorski, o Chicão.
Ele, sua esposa Luciane da Silva, e o filho voltavam de uma festa em São Pedro do Sul, quando o carro em que estavam saiu da pista, colidiu em duas árvores e pegou fogo. O deputado e ex-prefeito de Santiago morreu no local. A criança teve ferimentos leves e a mulher foi encaminhada para o hospital, passou por uma cirurgia no abdome, mas seu estado de saúde é regular.
Segundo o delegado Vladimir Medeiros, que esteve no local do acidente, a hipótese mais provável é de que a pessoa que conduzia o veículo tenha dormido ao volante, já que este trecho da rodovia, que é uma reta, estava em bom estado de conservação, sinalizado, e não apresenta marcas de pneus no asfalto.
A polícia ainda não garante quem dirigia o automóvel. Mas, a hipótese considerada mais provável é de que Luciane era a motorista. A necropsia, ainda preliminar, teria apontado uma marca no peito do deputado, em decorrência do cinto de segurança, que indica que Chicão estava no banco do carona.
Três bombeiros, que se deslocavam para a Romaria de Medianeira, em Santa Maria, foram os primeiros a socorrer a família. O sargento Oneide Damião Maciel, de Bossoroca, e mais dois colegas, chegaram ao local instantes após o carro começar a pegar fogo.
Segundo ele, quando chegaram no local encontraram Luciane fora do veículo e o deputado ainda preso ao cinto no banco do carona. Após retirá-lo, os bombeiros ainda tentar reanimar o deputado, que, mesmo inconsciente, esboçou uma pequena reação através de batimentos cardíacos.
Chicão havia dispensado o motorista que trabalha com ele desta viagem. Na semana anterior, o deputado comentava com amigos sobre o excelente estado de conservação da BR-287.

Participante do Inclusão Digital SETREM para Deficientes Visuais encontra irmã desaparecida

A história de Cleusa Izolan, de Três de Maio, serve como exemplo
Há 10 anos o Programa Inclusão Digital da SETREM tem oobjetivo de alavancar o nível de desenvolvimento de Três de Maio e região, através de ações que despertem o crescimento tecnológico, principalmente em comunidades que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social. Neste ano, inovou, dirigindo ações para Inclusão Digital de Deficientes Visuais e este projeto já está colhendo frutos. 
A história de Cleusa Izolan, de Três de Maio, serve como exemplo. Ela frequenta as aulas que sãooferecidas aos integrantes da Associação de Deficientes Visuais (ASDEVI). Foicom o aprendizado em informática adquirido no curso, que Cleusa encontrou a irmã que ela não via há 24 anos. A busca pela irmã só foi possível com o acesso à internet e autilização da rede social Sonico.“Não tinha notícias dela desde os meus 15 anos de idade, mas agora ela está morando na cidade de Unaí, em Minas Gerais. E foi através destas aulas, e da professora Jussara Vitorino, que consegui localizar minha irmã Cleonice e estamos mantendo contato virtual", comenta.
Esta é a primeira edição do curso onde há uma turma formada somente por deficientes visuais, o resultado é uma parceria entre SETREM e ASDEVI. As aulas iniciaram no dia 15 de setembro deste ano e contam com a presença de sete alunos. Os conteúdos trabalhados e passados em aula são: o estudo do teclado, o desenvolvimento de pesquisas e a criação de pastas e arquivos no Windows, criação de documentos no Word, utilização das ferramentas do Word e a movimentação no documento do Word e Internet.

Classmann e bancada do PTB consternados com a perda de Gorski

Classmann expressa ainda sua solidariedade à família
Em nome da bancada estadual do PTB, o deputado Aloísio Classmann, líder na Assembleia Legislativa, manifesta o pesar dos trabalhistas pela trágica e prematura passagem do deputado Chicão Gorski (PP), ocorrida no último domingo (13).
Companheiro do parlamentar na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Casa, Classmann destacou o empenho de Gorski em defesa da questões que envolviam o órgão técnico e a liderança que o deputado exercia na região central do Estado.
Classmann expressa ainda sua solidariedade à família, aos amigos de Gorski e à bancada do PP pela perda e, em nome dos demais deputados do PTB, ressalta a consternação de toda a bancada pelo ocorrido.

Corpo do deputado Chicão Gorski é sepultado em Santiago

Corpo do deputado Chicão Gorski é sepultado em Santiago 
Crédito: Rafael Nemitz / Especial / CP
No fim da manhã desta segunda-feira, centenas de pessoas despediram-se do deputado estadual Chicão Gorski, de 54 anos, morto em um acidente de trânsito no último fim de semana na BR 287, em Santiago, no Centro do Estado. O corpo foi levado em um caminhão do Corpo de Bombeiros, acompanhado do cortejo fúnebre, do CTG Coxilha de Ronda, onde ocorreu o velório, até o Cemitério Municipal de Santiago.
O sepultamento ocorreu pouco antes das 11h. Entre os presentes, estavam deputados, o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, prefeitos e moradores da região. Chicão era deputado pelo PP e a vaga será assumida por Ernani Polo.
Emocionado, o prefeito de Santiago, Júlio Cesar Ruivo, afirmou que dificilmente um líder político como ele surgirá nos próximos anos. “Chicão era humilde e sempre estava integrado com a comunidade”, lembrou. Segundo o amigo particular e um dos coordenadores da campanha de Chicão no Centro do Estado, empresário Luiz Carlos Duzian, o parlamentar falava que quando morresse gostaria que o corpo fosse cremado e as cinzas espalhadas pelo Estádio Alceu Duarte de Carvalho, em Santiago, município onde passou a infância e jogou futebol.
Entretanto, como isso não foi escrito, a mãe do deputado, Ilda Gorski, definiu pelo sepultamento no Cemitério Municipal, destacou o amigo. O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, durante o sepultamento lembrou que a região Central do Estado e Santa Maria perdem um amigo e um empreendedor.
Carreira política
Engenheiro civil formado pela Universidade Católica de Pelotas, Chicão deixou sete filhos, dois deles com Luciane. Eleito em 2010 com 43.012 votos, o progressista estava no seu primeiro mandato de deputado estadual. Ele integrava três comissões na Assembleia: Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, como presidente, e Assuntos Municipais e Participação Legislativa Popular, como membro titular. Em um dos seus últimos atos parlamentares, Chicão esteve em Brasília, em 27 de outubro, para solicitar ao Dnit a instalação de lombadas eletrônicas e radares fixos na BR 287, entre Santiago e Jaguari.
Além de ter exercido a função de prefeito de Santiago entre 2001 e 2008, por dois mandatos, o progressista também foi vice-prefeito do município entre 1997 e 2000. A cadeira de Chicão na Assembleia Legislativa passará a ser ocupada por Ernani Polo, secretário-geral do PP estadual, que fez 38.767 votos em 2010.

Grupo anti-tabagismo de Tuparendi é destaque na região

Nas reuniões os integrantes dos grupos  irão trocar experiências
Um programa criado pela Secretaria de Saúde do Município de Tuparendi, com o objetivo de ajudar pessoas que possuem o vício do cigarro parar de fumar, tem servido de referência e citado com destaque em toda região, a ponto de ser objeto de pauta de uma reportagem exibida pela RBS TV. O Programa de Controle ao Tabagismo, é um dos muitos grupos de apoio criados pela equipe de saúde, sendo que este é sub-dividido em pelo menos quatro grupos, cada qual com 16 integrantes. Estas pessoas deverão se reunir uma vez por mês, em quatro sessões, assistidas por médicos, enfermeiras, agentes de saúde e psicólogo, que oferecerão a estes fumantes subsídios para que tomem a iniciativa de deixar o vicio do cigarro. Em uma parceria estabelecida com a Secretaria da Educação, será deflagrada uma campanha junto às escolas do município, a fim de esclarecer os alunos quanto aos perigos do cigarro, bem como levar ao conhecimento dos jovens e crianças e o programa que está sendo implementado em Tuparendi, e através destes fazer com que pessoas da família que possuem o habito de fumar, também passem a participar dos grupos mantidos pelo Programa de Controle ao Tabagismo. 
Nas reuniões os integrantes dos grupos  irão trocar experiências relatando a evolução do tratamento e os malefícios do cigarro em suas vidas. A Secretaria de Saúde do Município de Tuparendi, Leandro Porto, explica que o objetivo do programa é fazer que com cada vez mais as pessoas larguem o cigarro, e desta forma evitem o aparecimento de uma série de doenças graves relacionadas ao consumo do tabaco, e a conseqüente  diminuição dos gastos públicos no tratamento destas doenças. 

Definidas músicas finalistas do 25º Musicanto

Por Deise Froelich
Depois da triagem de mais de 900 músicas inscritas, 25 composições integraram as duas primeiras noites da 25ª edição do Musicanto Sul-Americano de Nativismo, em Santa Rosa, noroeste do Estado. Nesta segunda-feira, dia 14, serão conhecidas as vencedoras.
Entre as finalistas, composições gaúchas de Porto Alegre, Santa Rosa, São Borja, Jaguari, Tramandaí e Pelotas. Também se destacaram músicas de Belém (PA), da Argentina e do Uruguai.
O vencedor do Musicanto leva um carro 0km.
Quase 20 anos depois de vencer o festival, Lenine volta a Santa Rosa e fará o show de encerramento do evento nesta noite.
TÍTULO LETRA/MÚSICA RITMO CIDADE/UF/PAÍS
Esquentango – instr. Samuel Costa/ Dúnia Elias Tango Porto Alegre- RS
Falquejado no Rigor Rodrigo Bauer/ Érlon Péricles Milonga São Borja e Porto Alegre- RS
Fio da Meada Caio Martinez/ Érlon Péricles Baião Porto Alegre - RS
Soy Nacido en el sur Jorge Francisco Riorio Aire Malambo Posadas- Misiones- Argentina
Anjo Urbano Mário Tressoldi/ Chico Saga Milonga Tramandaí - RS
Bendito Seja Caetano Silveira/ Fausto Prado Milonga Porto Alegre - RS
Lugar de Mulher Greice Morelli/ New- Luis Henrique Brochado Milonga/Hip-hop Porto Alegre - RS
Minha Placa Mãe Fernando Keiber Embolada pop Santa Rosa e Porto Alegre- RS
Rabo de Arraia Ito Moreno Samba de roda São Paulo - SP
Que encrenca – instrumental Luciano Maia Samba Porto Alegre –RS
Saga de um Colono Silvio Genro, Nelmo José Beck e Rubin Schosller/ Nilton Ferreira Milonga Santa Rosa e Jaguari - RS
No andor do meu canto Joãozinho Gomes/ Edudes Fraga Canção Belém - PA
Fantasmas del Medio Mundo Oscarmassita Candombe Costa Azul - Uruguai
Bem Capaz Leandro Maia/ Maria Falkembach Chamamé Pelotas - RS
Yo quiero p ´a mi niña Agustín Moncada y Grupo Kal Rin

2º Eles e Elas na Passarela foi um sucesso

Após os desfiles das lojas, foi servido jantar cujo lucro será 
agora doado para o Lar dos Idosos
Um desfile de modas que aliou as tendências para o próximo verão e solidariedade: Assim, foi a 2ª edição do Eles e Elas na Passarela realizado sábado no Restaurante do Clube Buricá. Oito lojas de Três de Maio participaram do evento e mostraram modelos belíssimos para o verão que se aproxima. 
Participam do desfile crianças, jovens e adultos, demonstrando o que vai ser moda na estação do calor. Tiveram destaque as peças de roupa em jeans e tecidos leves. 
Após os desfiles das lojas, foi servido jantar cujo lucro será agora doado para o Lar dos Idosos. A iniciativa é Casa da Amizade de Três de Maio.

Usinas gaúchas endossam pressão pelo aumento do uso de biodiesel no país

Maior produtor nacional de biodiesel, RS tem seis usinas em operação, 
entre as quais a Camera em Ijuí terá a capacidade ampliada em breve 
Foto: Roseane Barbian / Especial
As seis usinas de biodiesel em operação no Estado, responsáveis por um quarto da produção nacional, endossam a pressão do setor para que o governo federal autorize a ampliação de 5% para 7% de mistura da substância na composição do óleo diesel.
Com um terço da capacidade parada por falta de mercado, as plantas gaúchas deixam de faturar R$ 720 milhões por ano e gerar R$ 52 milhões em ICMS.
Na usina da Camera, em Ijuí, equipada para processar 144 milhões de litros de biodiesel por ano, pouco mais de 70% da capacidade é utilizada. Nos próximos dias, a unidade será ampliada para 234 milhões de litros por ano.
Com o intuito de absorver a oferta, a esperança é que um novo marco regulatório do setor seja apresentado ainda em 2012, prevendo aumento gradativo do biodiesel ao combustível mineral.

Assembléia do 35º Núcleo do Cpers de Três de Maio aprova indicativo de greve

A mobilização é pelo pagamento imediato do piso nacional de R$ 1.597,00
O 35º Núcleo do Cpers/Sindicato realizou assembleia regional, na tarde de sexta-feira, 11, em Três de Maio. Em entrevista a Rádio Colonial, logo após o encerramento da reunião na qual os professores aprovaram a proposta de greve, a diretora do núcleo, Vera Lesses, anunciou a decisão tomada em âmbito regional. A proposta será agora levada para a assembleia geral da categoria, marcada para o dia 18, às 13h30min, no Gigantinho, em Porto Alegre.
A mobilização é pelo pagamento imediato do piso nacional de R$ 1.597,00, aprovado em 2008, e pelas propostas de reforma do Ensino Médio. Na visão do Cpers, o governo Tarso Genro, além de não cumprir a legislação vigente, o governo estadual pretende realizar uma reforma do Ensino Médio que pode prejudicar os alunos das escolas públicas porque aumentaria a carga horária de disciplinas técnicas, visando a formação profissional dos alunos, em detrimento de disciplinas tradicionais, como matemática, física e Língua Portuguesa. 

Inter desperdiça chances e acaba derrotado para o Cruzeiro em Minas

Inter, de Oscar, perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0 e se afastou do G-5 
Foto: Ramon Bitencourt / Agencia Lancepress!
Em um jogo em que o Inter perdeu pelo menos nove boas chances de gol, o time comandado por Dorival Júnior foi derrotado pelo Cruzeiro em Minas Gerais por 1 a 0. Com o resultado, o Colorado — décimo colocado, com 51 pontos — foi ultrapassado por Santos e Coritiba devido ao número de vitórias — além do São Paulo, que chegou aos 53 pontos já no sábado — e precisa de quatro vitórias em quatro jogos para ainda sonhar com a vaga para a Libertadores da América do próximo ano.

Grêmio joga mal, mas busca empate com o Palmeiras no Olímpico

Fernando garantiu o empate para o Grêmio no final do jogo 
Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS
O garoto Fernando salvou o Grêmio de uma derrota para o Palmeiras no Olímpico. Um chute de longe decretou a igualdade em uma partida em que o Tricolor não obteve um bom desempenho dentro de casa. Os gols palmeirenses foram marcados por Cicinho, no primeiro tempo, e Marcos Assunção, de falta, no início do segundo. Brandão e Fernando igualaram o placar na segunda etapa.
Com o empate, o Grêmio fica com 47 pontos no Brasileirão e dá adeus a qualquer chance de classificação para a Libertadores. O Palmeiras chega aos 42 e ainda está ameaçado pelo rebaixamento na competição. Na próxima quarta-feira, o Grêmio visita o Fluminense no Engenhão. O Palmeiras recebe o Vasco no Pacaembu.