02 agosto 2013

Polícia investiga denúncia de leite contaminado em Dom Pedrito, RS

Jovem disse ter passado mal ao ingerir alimento com
gosto de alvejante
A Polícia Civil investiga uma suspeita de contaminação de leite em Dom Pedrito, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul. Uma jovem de 20 anos relatou ter passado mal após ingerir o alimento, que segundo ela teria gosto de água sanitária. A mulher foi atendida no hospital da cidade e passa bem.

Segundo a delegada Marina Machado Dillenburg, o pai da jovem levou o produto à delegacia e registrou ocorrência na última quinta-feira (1). A Vigilância Sanitária do município recolheu todo o leite da mesma marca das prateleiras do supermercado onde ele foi comprado e separou três unidades para análise. Uma investigação foi aberta.

“Já notificamos todas as pessoas envolvidas para comparecer à delegacia a partir da próxima segunda-feira (5). A princípio, parece ser um crime contra relação de consumo”, disse ao G1 a delegada, que veio pessoalmente a Porto Alegre nesta sexta (2) entregar as amostras do leite para o Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Não há previsão de data para a divulgação do laudo do IGP. A fabricante do leite, com sede no município de Pavarema, na Região Central do estado, já foi notificada, diz Mariana. Um representante da empresa é esperado na delegacia de Dom Pedrito na próxima semana.

Conforme a delegada, ainda não é possível estabelecer qualquer conexão com o esquema de adulteração de leite descoberto pelo Ministério Público em maio, na operação batizada de Leite Compensado.

Transportadores adicionavam ureia e água ao leite cru para aumentar o volume do produto e, consequentemente, os lucros.

A operação prendeu 15 pessoas em duas etapas, nas cidades de Ibirubá, Guaporé, Horizontina, Ronda Alta, Boa Vista do Buricá e Três de Maio. Dessas, 10 permanecem detidas. Duas foram soltas por terem menor participação no esquema e outras três aceitaram delação premiada. No total, 19 pessoas já foram denunciadas criminalmente à Justiça.

Motorista perde o controle de automóvel e cai em rio no interior de Nova Candelária

O acidente aconteceu no início da tarde desta sexta-feira
(Foto: Guia Crissiumal)
O condutor de um GM Celta, perdeu o controle do automóvel e caiu em um rio na localidade de Duas Pontes, na divisa dos municípios de Nova Candelária e Humaitá. O acidente ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (02/08).

O condutor trafegava no sentido Nova Candelária – Crissiumal, passou a primeira ponte, sobre o Rio Reúno, mas acabou perdendo o controle, descendo o barranco e caindo no meio do leito do Lajeado Magro.

O homem que estava sozinho no veículo não sofreu nenhum ferimento.

O automóvel Celta foi removido do rio pela equipe da H Resgate e Serviço de Guincho.

Dois mortos em colisão na BR-386

Vítimas estavam em um Classic que colidiu em uma carreta,
no trevo entre as BRs-386 e 158 (Foto: Márcia Ferreira)
Arlindo Klein, 45 anos, motorista de um Classic, placas MYK- 4365, de Itapiranga e o irmão dele, Hildo Klein, 47 anos, morreram em um acidente de trânsito ocorrido por volta das  14h30min desta sexta-feira, 2, em Boa Vista das Missões.

O acidente ocorreu no entroncamento entre as BRs 386 e 158 quando, no quilômetro 73,7, o automóvel não respeitou a placa de Pare e invadiu a pista preferencial, sendo atingido por uma carreta, placas LZG 1510, de Paragominas (Pará), carregada de areia.

As duas passageiras da parte de trás do automóvel, Noemia Klein Bumer, 60 anos e Guerte Klein Rother foram socorridas pelo Samu, e encaminhadas ao Hospital de Caridade de Palmeira das Missões. Conforme informações preliminares, Noemia já estava no bloco cirúrgico e Guerte, com ferimentos na cabeça, estava sendo submetida a exames.

A família se deslocava de Itapiranga (SC) para Bom Princípio, no Rio Grande do Sul, onde participariam de uma festa com familiares. Uma quinta irmã assistiu a todo o acidente, pois viajava com o marido em um veículo atrás do Classic atingido.

Caminhão da Prefeitura de Tucunduva é flagrado em Três de Maio descarregando pedras em obra particular

Nas portas do caminhão estão o brasão da prefeitura, e as
placas também identificam a prefeitura de Tucunduva
Um morador do bairro Jardim das Acácias em Três de Maio fez uma denúncia na manhã desta sexta-feira (02/08), ao repórter Fabrício Dockhorn da Rádio Colonial.

Segundo ele na metade do mês de julho durante a madrugada foi acordado por um forte barulho do outro lado da rua onde mora. Ao abrir a janela por volta das 05h15min da manhã, avistou um caminhão Mercedes-Benz com emblema e placas da Prefeitura Municipal de Tucunduva-RS, descarregando uma carga de pedras marroadas num terreno em onde está sendo construída uma casa num loteamento novo no Jardim das Acácias. Na manhã desta sexta-feira, novamente a cena se repetiu por volta das 06h00min mas desta vez o morador além de flagrar a ação ele fotografou o caminhão.

O que mais intrigou o denunciante foi o horário em que o caminhão por duas oportunidades efetuou o descarregamento das pedras, sempre entre as 05h e 06he30min da manhã.

A reportagem da Rádio Colonial entrou em contato com o chefe de obras do município de Tucunduva, Walter Anders que explicou que a Prefeitura Municipal através de uma empresa chamada Codefesa pode fazer a venda de pedras a qualquer pessoa em qualquer município da região, porém achou estranho o horário em que foi feita a entrega, que difere dos horários de expediente da empresa. Walter, disse que irá investigar o caso e posteriormente irá se manifestar.

Já a Vereadora Marlene Camera Tafarel do PP, oposição ao governo, disse à reportagem que pedirá ao Executivo informações sobre a venda das pedras, cópias das notas fiscais das duas cargas e explicações do porque da entrega fora do horário de expediente, ou seja de madrugada.

Prefeito de Dezesseis de Novembro é cassado

Foto: Divulgação/PMN
Foi expedido em sessão desta quinta-feira (01/08), do Tribunal Regional Eleitoral a cassação do prefeito Ademir Gonzatto, de Dezesseis de Novembro.

O processo analisado em resumo discutia-se o recurso eleitoral - representação - captação ilícita de sufrágio - abuso de poder econômico - cargo: prefeito e vice-prefeito - pedido de cassação de diploma.

Relatado por Maria de Fátima Freitas Labarrère, tinha como réus o prefeito Ademir Gonzatto e o seu vice Adão Almeida de Barros.

Abaixo a decisão publicada no site do TRE/RS:

"Por unanimidade, afastada matéria preliminar, não conheceram do recurso de Ildo Fener; deram parcial provimento ao recurso de Ademir José Andrioli Gonzatto, Adão Almeida de Barros e Oilson de Matos Albring para reduzir a multa ao valor de R$ 5.000,00, individualmente; e deram provimento ao recurso do Ministério Público Eleitoral, para cassar os diplomas de Ademir José Andrioli Gonzatto e Adão Almeida de Barros, nos termos do voto da relatora".

Como a decisão está no Tribunal Regional Eleitoral, cabe
recurso aos réus.

Coopermil Doa Equipamento de Enceradeira Industrial Para Hospital Abosco

Foto: Coopermil/Divulgação PMN
A Cooperativa Mista São Luiz realizou na manha do dia 02 de agosto de 2013, a doação de um equipamento completo de Enceradeira Industrial Modelo Rhpop45, mais kit para utilização pelo equipamento e baldes industriais, todo o equipamento destinado para utilização pela equipe de higienização do Hospital Abosco de Santa Rosa.

Com a presença do Presidente da Coopermil, Joel Antonio Capeletti, do Diretor de Gestão e Infraestrutura, Gabriel Augusto Weber, do Administrador do Hospital Abosco Paulo Rogério Strasser e do Presidente da associação Beneficente Bom Bosco, Medico Milton Dummel, foi entregue oficialmente o equipamento doado pela Coopermil e que será de grande importância na facilitação e qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe de higienização do Hospital Abosco.

Presos na Operação Lance Final recebem alvará de soltura do Poder Judiciário

Os suspeitos foram soltos na noite desta quinta-feira
(Foto: Divulgação/PMN)
Conforme pedido do próprio Ministério Público, o juiz de direito da Primeira vara Criminal de Santo Ângelo, Fábio Marques Welter, concedeu alvará de soltura aos presos da Operação Lance Final.

Ganharam liberdade na noite desta quinta-feira (01/08), em Santo Ângelo:   Antônio Norberto Goetz(Lilo) – Claiton Flach – João Celso Follmann – Luiz Roberto Massing – Luiz Carlos Sózio, Adeli Weber, Eliseu Behling e Genir Dewes(Cheme). Márcio Godoy Simon que estava preso em Santa Maria, também ganhou liberdade.

O Ministério Público entendeu que a liberdade dos envolvidos não vai prejudicar as investigações do processo.

Conforme o Promotor de Justiça, Ricardo Félix Herbstrith a quadrilha participava de leilões, em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, principalmente os que continham máquinas agrícolas, tratores, ônibus e caminhões. A fraude consistia em acertos, combinações ou ajustes entre os participantes para que os bens fossem arrematados por integrantes da quadrilha pelo valor de avaliação, o lance mínimo. Em seguida, eles realizavam um novo leilão, chamado por eles de “caixinha”, entre os interessados em adquirir o bem.

As investigações iniciaram há cerca de sete meses depois de uma denúncia da Federação das Associações dos Municípios (Famurs).

Três pessoas morrem na colisão entre dois carros no Vale do Sinos

Foto: Diego Mandarino / Grupo VS / CP
Três pessoas morreram na manhã desta sexta-feira em acidente na ERS 239 em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Dois veículos Uno colidiram frontalmente no Km 16 da rodovia sobre o viaduto São José.

O acidente envolveu um Uno branco, com placas de Campo Bom, e um Uno cinza, com placas de Sapiranga. Os três mortos – que seriam dois militares do Exército e uma mulher  – estavam no carro cinza, que transportava oito pessoas. 

O Uno cinza teria invadido a pista contrária e atingido o Uno branco. Seis pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital municipal de Novo Hamburgo.

Homem morre após não conseguir atendimento em hospital de Cruz Alta

Homem morreu após buscar atendimento em hospital
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Um aposentado de Cruz Alta, no Noroeste do Rio Grande do Sul, morreu na noite de quinta-feira (1) após procurar atendimento no hospital da cidade e não ter sido medicado. A Polícia Civil investiga como os médicos agiram no caso. A possibilidade de omissão é levantada pelo delegado Rafael dos Santos.

Por volta das 19h, o aposentado de 56 anos começou a sentir dores no peito. Uma vizinha do homem ligou para o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e para o Corpo de Bombeiros, mas não esperou pela chegada das equipes. Em seu carro, levou o aposentado para o Hospital São Vicente de Paulo. No local, alguns setores estavam sem energia elétrica, e o atendimento não foi realizado.

"Cheguei lá e não quiseram atender, simplesmente estavam em uns oito (profissionais) no escuro, sem luz. Se eu levo para lá ele morre? Eu disse 'vocês vão atender ele ou não? Eu preciso de uma maca", contou a vizinha Neuci Brizolla dos Santos.

Depois, Neuci levou o aposentado a um posto de saúde, mas ao chegar ao local o homem não respirava mais. A equipe médica foi até o carro para tentar reanimá-lo, mas não conseguiu. Ele foi vítima de um infarto, segundo os médicos.

"O pronto atendimento prestou socorro ao paciente que chegou. Infelizmente não fomos notificados, comunicados de que o paciente estava vindo do São Vicente. E no mesmo momento estava ocorrendo outra emergência que também já tinha passado pelo Hospital São Vicente, não puderam atender e encaminharam para a UPA", disse a secretária de Saúde, Daniela Hernandez.

A direção do Hospital São Vicente de Paulo disse que irá se pronunciar somente após a realização de uma apuração interna sobre o caso. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar se houve omissão de socorro por parte da instituição.

"A gente vai apurar o que aconteceu. Preliminarmente a gente tem notícia de que teria havido uma omissão por parte do Hospital São Vicente. Em princípio, ao que parece, no mínimo uma omissão realmente ocorreu", destacou o delegado Rafael dos Santos.

Três-maiense Mariana Cassol é destaque na imprensa de Joaçaba SC

Aonde está escrito Treze de Maio significa
Três de Maio
Por ocasião da paralisação dos médicos nos dias 30 e 31 de julho, ato que ocorreu em todo o Brasil, a três-maiense Mariana Cassol foi a entrevistada de um jornal de circulação naquela região catarinense, edição desta quinta-feira (01/08).

Mariana, que é filha do médico veterinário Antônio Carlos Cassol, presidente do Sindicato Rural de Três de Maio e de Ana Maria Rodrigues, cursa medicina naquela cidade e participou do ato dos profissionais da saúde.
Mariana com colegas participando do manifesto

Na entrevista ao jornal, Mariana falou das dificuldades com a falta de estrutura para os médicos trabalharem principalmente nas pequenas cidades do Brasil.