Os suspeitos foram soltos na noite desta quinta-feira (Foto: Divulgação/PMN) |
Conforme pedido do próprio Ministério Público, o juiz de direito da Primeira vara Criminal de Santo Ângelo, Fábio Marques Welter, concedeu alvará de soltura aos presos da Operação Lance Final.
Ganharam liberdade na noite desta quinta-feira (01/08), em Santo Ângelo: Antônio Norberto Goetz(Lilo) – Claiton Flach – João Celso Follmann – Luiz Roberto Massing – Luiz Carlos Sózio, Adeli Weber, Eliseu Behling e Genir Dewes(Cheme). Márcio Godoy Simon que estava preso em Santa Maria, também ganhou liberdade.
O Ministério Público entendeu que a liberdade dos envolvidos não vai prejudicar as investigações do processo.
Conforme o Promotor de Justiça, Ricardo Félix Herbstrith a quadrilha participava de leilões, em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, principalmente os que continham máquinas agrícolas, tratores, ônibus e caminhões. A fraude consistia em acertos, combinações ou ajustes entre os participantes para que os bens fossem arrematados por integrantes da quadrilha pelo valor de avaliação, o lance mínimo. Em seguida, eles realizavam um novo leilão, chamado por eles de “caixinha”, entre os interessados em adquirir o bem.
As investigações iniciaram há cerca de sete meses depois de uma denúncia da Federação das Associações dos Municípios (Famurs).