05 julho 2010

Vereadores três-maienses reprovam um projeto do executivo pela primeira vez nesta legislatura

Os vereadores de Três de Maio, estiveram reunidos na noite desta segunda-feira (05), para a realização da 16ª Sessão Ordinária do legislativo no de 2010. Na ocasião, estiveram presentes na assistência, algumas integrantes do grupo de agentes de saúde do município, as quais vieram ver de perto a reação dos vereadores com relação a um projeto do Poder Executivo, enviado a Câmara de Vereadores no qual trata de reposição salarial para as mesmas. A agentes, saíram satisfeitas com as manifestações dos vereadores, que prometeram aprovar o projeto na próxima sessão.
Mas o que marcou a noite, foi debate formado entre os vereadores da oposição com o líder do governo municipal, com relação ao Projeto de Lei de nº 09/2010, que depois de cerca de 90 dias tramitando na casa, foi a votação, e pela primeira vez um projeto foi rejeitado nesta legislatura iniciada à 1 ano e 6 meses, os quatro vereadores da situação votaram favoráveis ao projeto, vindo então a acontecer o empate que culminou com o voto minerva do presidente da casa que votou contrário ao mesmo. O referido projeto, trata dos pagamentos das precatórias do município, e a divergência foi com relação aos valores que teriam direitos imediatos a receber os interessados.

Polícia Federal prende dois filhos do narcotraficante gaúcho Erineu Soligo

Dois filhos do narcotraficante gaúcho Erineu Soligo, o Pingo, preso sábado em uma de suas fazendas no Paraguai, foram detidos ontem pela Polícia Federal. Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em cinco propriedades da família na cidade de Aral Moreira, no Mato Grosso do Sul, fronteira com o Paraguai.
Além dos filhos de Pingo, a polícia prendeu dois funcionários da família. Nas fazendas foram encontrados ainda uma pistola, munição de vários calibres e dois veículos, sendo um deles carregado com pelo menos 38 quilos de maconha. Os quatro presos foram levados para a Polícia Federal de Ponta Porã.
Erineu Soligo era um dos traficantes mais procurados do Brasil. Ele tem duas condenações pela Justiça Federal de Ponta Porã, que somam 26 anos, e uma pela Justiça de Passo Fundo, de 15 anos. O narcotraficante gaúcho estava sendo procurado há 14 anos e mantinha ligações com o traficante Nei Machado e Fernandinho Beira-Mar.
A Polícia Federal tentará a extradição de Pingo na próxima semana. O superintendente do órgão no Rio Grande do Sul, delegado Ildo Gasparetto, pretende verificar se os filhos do traficante têm condenações em território gaúcho para que também sejam trazidos ao Estado.

Enem pode ser feito por adulto que não cursou o Ensino Médio

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – pode ser feito por pessoas que estejam pleiteando certificação nesta etapa de ensino. Ou seja: pessoas que não cursaram ou não concluíram o Ensino Médio e que, agora, têm a chance de fazer a prova do Enem e, atingindo a pontuação mínima exigida – 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 pontos na redação -, receberão seu certificado de conclusão.
Conforme edital retificado publicado no Diário Oficial da União no dia 22 de junho, a pessoa que estiver pleiteando um certificado de conclusão não precisa ter freqüentado a escola regular nem a Educação de Jovens e Adultos. A condição para obter a certificação é que o participante tenha 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem 2010, o que ocorrerá no dia 06 de novembro.
O Inep faz a inscrição, aplica e corrige a prova. A emissão do certificado é de competência das secretarias estaduais de educação. Institutos e os centros federais de educação, ciência e tecnologia também poderão certificar no nível de conclusão do Ensino Médio com base nos resultados do Enem 2010. Dessa forma, o candidato deverá, no ato da inscrição, indicar a secretaria ou o instituto ou centro federal pelo qual pretende obter a certificação. Na própria ficha de inscrição há a lista de instituições certificadoras, que são aquelas que firmaram acordo de cooperação técnica com o Inep.
Para realizar a inscrição é exigido o CPF. Outra exigência é o preenchimento do questionário socioeconômico.

Comissão central da 1ª Expoterneira presta contas com saldo positivo

Diretoria, colaboradores, empresários e autoridades estiveram reunidos na última sexta-feira à noite (02), no CTG Tropeiros do Buricá, em um jantar com prestação de contas da 1ª Expoterneira, que foi realizada nos dias 03, 04, 05 e 06 de junho de 2010.
Inicialmente, o Diretor da Fumcap senhor Nirio Metzka, apresentou aos cerca de 400 presentes, um balanço de toda a movimentação financeira que foi gerada na primeira edição da feira. Os dados são surpreendentes de forma muito positiva, vindo a sobrar um saldo de cerca de R$35 mil, valores que foram repassados ao Fumcap, para que sejam revertidos em investimentos no Parque de Exposições Germano Dockhorn de Três de Maio.
O presidente da 1ª Expoterneira senhor Gilson Grando, falou com alegria por ter alcançado juntamente com todos os colaboradores voluntários, todos os objetivos e metas que foram traçados, destacou a importância de ter uma excelente equipe de trabalho e por ter ao seu lado um grande vice-presidente, referindo-se a pessoa de Silceu Dalberto, que será o presidente da segunda edição do evento que está programada para 2012.
Além dos valores que serão investidos no parque de exposições, a diretoria da 1ª Expoterneira também fez a doação de um computador a Brigada Militar de Três de Maio.

Testemunhas dizem que Eliza foi vista com Bruno no início de junho

Uma reportagem mostrada pelo programa Fantástico informou que testemunhas ouvidas pela polícia afirmam ter visto o goleiro Bruno com Eliza Samudio e o filho dela no sítio do jogador em Minas Gerais no começo de junho, dias antes de a modelo desaparecer. 
A versão é diferente da exposta pelo atleta do Flamengo, apontado pela polícia como principal suspeito pelo sumiço de Eliza, desaparecida há 20 dias. Ele disse que havia estado com a moça há mais de dois meses e que tinha recebido o filho da jovem das mãos de Macarrão, seu amigo e assessor. 
O desaparecimento começou a ser investigado depois do recebimento de denúncias de que ela foi agredida no sítio de Bruno, visto como suspeito pela polícia. 
Ao todo, 25 pessoas já prestaram depoimento sobre o caso. No dia 9 de junho Eliza Samudio ligou para uma amiga e o rastreamento telefônico indicou que ela estava numa região próxima ao sítio. Esse foi o último contato da jovem. O cenário mudou, no entanto, com o depoimento do administrador do sítio, Elenilson Vitor, que disse ter visto a moça no dia 10 de junho. 
desaparecimento é investigado desde o dia 24 de junho, quando um informante denunciou que Eliza Samudio foi violentamente agredida até a morte e que o corpo foi ocultado e seus objetos pessoais queimados. 
O fato de a jovem ter sido vista por Elenilson Vitor no dia 10 de junho lança dúvidas sobre uma das principais provas da polícia: o carro do goleiro, apreendido dois dias antes e que continha manchas de sangue. 
O chefe do Departamento de Investigações da Polícia Civil de Minas Gerais, ouvido pelo Fantástico, diz que o carro pode ter saído do pátio de forma criminosa. 
Os depoimentos também indicam que o goleiro promovia orgias com prostitutas em seu sítio, que fica em um condomínio fechado.