12 julho 2010

Adolescente grávida morre vítima do crack em Ijuí

Uma adolescente de 17 anos morreu hoje vítima do crack em Ijuí, nas Missões. Ela consumia a droga há um ano e estava grávida há três semanas e meia. A mãe conseguiu internar a menina depois de intervenção do Ministério Público (MP). Após novas complicações em decorrência do crack, a menina, internada na UTI, não resistiu e morreu.

Depoimento de menor ao MP complica mais Bruno e a mulher dele

O menor envolvido no desaparecimento de Eliza Samudio deu versões diferentes do crime para a polícia e para o Ministério Público.
O depoimento aos promotores traz mais detalhes da possível participação de Bruno e da mulher dele, Dayanne de Souza. Veja na reportagem de Eduardo Tchao.
O depoimento do menor apreendido na casa do goleiro Bruno prestado à polícia na última terça-feira provocou uma reviravolta no caso.
O adolescente foi a Minas Gerais e ajudou a identificar a casa do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos. Na última quinta-feira, já de volta ao Rio de Janeiro, o menor falou mais uma vez sobre o caso.
O novo depoimento foi prestado à Promotoria da Infância e da Juventude do Rio. Há diferenças importantes entre o que foi dito à polícia e ao Ministério Público.
A segunda versão do menor para o que aconteceu com Eliza Samudio complica mais o goleiro Bruno e também a mulher dele, Dayanne de Souza.
No novo depoimento, o menor conta que Macarrão disse que eles iriam pegar Eliza porque ela estava dando muita aporrinhação para Bruno por causa do filho que dizia ter com o goleiro.
Na primeira versão dada à polícia, o adolescente diz que lutou depois de dar três coronhadas na cabeça de Eliza. Ele, Macarrão, Eliza e o bebê seguiram viagem para Minas Gerais, sem qualquer parada.
No novo depoimento, ele contou que depois das coronhadas levaram Eliza para a casa de Bruno no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, e que ficaram lá por dois dias.
Segundo o menor, o goleiro não estava em casa porque ele estaria concentrado com o Flamengo para uma partida que aconteceu naquele fim de semana.
Naquele fim de semana, o time do Flamengo jogou contra o Goiás, no Rio, numa partida pelo Campeonato Brasileiro.
Na primeira versão dada à polícia, o menor contou que Bruno teria chegado ao sítio de táxi, um dia depois de Eliza. O menor contou que o goleiro só ficou no sítio por duas horas e chamou um táxi, porque queria ir embora no mesmo dia para o Rio.
No novo depoimento, o adolescente disse que ele, Macarrão, Eliza e o bebê seguiram para o sítio de Bruno na segunda-feira. O ex-goleiro do Flamengo teria chegado ao local no mesmo dia, à tarde, e ficado lá até quarta-feira.
Na primeira versão, o menor diz que só encontrou Dayanne de Souza no sítio depois do crime. Dayanne teria ouvido de Sérgio que tinham deixado Eliza em um apartamento em Belo Horizonte.
No depoimento ao Ministério Público, o menor disse que a mulher de Bruno já estava no sítio quando chegaram.
O menor não diz no novo depoimento se Dayanne e Bruno estavam presentes quando Eliza foi morta. Mas ele dá mais detalhes do assassinato.
O homem apontado como Neném teria se apresentado como policial e começado a interrogar Eliza sobre eventual uso de drogas. Neném teria chegado a mostrar uma carteira de policial civil.
No primeiro depoimento, o menor disse que o ex-policial amarrou os braços de Eliza com uma corda e deu uma gravata nela.
Na nova versão, enquanto Neném aplicava a gravata, Macarrão é que teria amarrado as mãos de Eliza.
Depois da morte e do esquartejamento, o menor disse no novo depoimento que Macarrão ligou para Neném e que este disse que os cães não comeram toda a carne de Eliza.
Por isso, alguns restos mortais tiveram que ser colocados em uma sapata em construção e depois teria sido jogado concreto por cima. A Justiça do Rio autorizou nesta segunda a transferência do menor para Minas Gerais.
“O juiz concluiu junto com o Ministério Público que, nesse momento, depois de ele prestar o depoimento que desenrolou as investigações, que ele fique perto da Justiça mineira para poder haver, inclusive, uma eventual acareação”, disse Luiz Zveiter, presidente do Tribunal de Justiça - RJ.

Secretaria de Habitação e Mobilidade instala placas em Santa Rosa

A Prefeitura, através da Secretaria de Habitação e Mobilidade Urbana está dando continuidade ao Projeto de sinalização do município. O trabalho de implantação de placas que começou no interior(114 placas de identificação), no mês de maio, agora segue na área urbana.
A equipe da Secretaria está instalando placas de sinalização de ruas e de identificação de bairros e vilas de Santa Rosa. São mais de 220 placas. De acordo com o Diretor Gilmar Almeida, “Estamos realizando esse trabalho, pois havia a necessidade de identificar as vias urbanas e também identificar o nome dos bairros e vilas. Essa ação irá auxiliar as pessoas que trabalham com serviço de entrega e a comunidade em geral”.
Segundo o levantamento da Secretaria, o município tem 11 bairros, e estes, são divididos em vilas, loteamentos e residenciais. O trabalho começou pelo bairro São Francisco(vila Esperança, Ouro Verde e residencial Tadielo). A definição das localidades está de acordo com um estudo da Unijuí e a Lei de divisas dos bairros nº4321, de 2008. A intenção é sinalizar todos os bairros do município.

Prefeitos tentam barrar pagamento de diferença no SUS

Prefeito de Giruá, Ângelo Fabiam Thomas, acredita que Supremo Tribunal Federal mudará entendimento a respeito do pagamento da chamada diferença de classe pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Semana passada, Thomas liderou uma comissão, que reuniu representantes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e do Ministério Público, em Brasília para discutir a situação com o vice-presidente do STF, Ayres Britto.
Segundo o prefeito, foi entregue ao Ministro do STF um documento expondo o problema criado ao município a partir da decisão do STF. Ao tomar conhecimento da repercussão negativa, Britto considerou o caso como um problema grave e que merece ser tratado com prioridade, especialmente porque há outras ações idênticas tramitando.
A medida está sendo criticada por prefeitos de municípios com gestão plena porque permite que pacientes com poder aquisitivo maior furem a fila de internações no hospital ao serem encaminhados por médicos não credenciados pelo sistema público.
O prefeito afirmou que defende o sistema universal de atendimento do SUS, sem preconceitos ou privilégios, como prevê a própria Constituição.

Acadêmico da SETREM desenvolve produto inovador e aprova artigo em evento nacional

Willian Werle Borré, formando do Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da SETREM, com a orientação da professora Márcia Stein, Mestre em Engenharia de Produção, aprovou artigo científico para apresentação oral no XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP).
O evento que ocorrerá no mês de outubro, na Universidade Federal de São Carlos, no Estado de São Paulo, é considerado o maior desta área de estudo no país. Em 2009, o encontro realizou-se em Salvador/Bahia e reuniu além da comunidade acadêmica, empresários, consultores, engenheiros e administradores de todo o país, tendo ainda participação de representantes dos Estados Unidos, China, Inglaterra, França, Nova Zelandia, Espanha, Portugal, México, Argentina e Chile.
O trabalho aprovado, denominado ‘Desenvolvimento de Salame de Frango’, é resultado de ações executadas no componente curricular ‘Prática de Produção III’. Segundo a professora, o trabalho é inédito, já que se constitui pela combinação do frango com o processo de defumação. No atual mercado encontra-se somente salsichão de frango ou defumados de origem bovina e suína. “Esta publicação acadêmica demonstra além do seu ímpeto de inovação, o resultado real da interação teoria e prática, gerando a construção e disseminação do conhecimento”, conclui.

Acidente de trânsito por muito pouco não vira tragédia em Tenente Portela

Alunos das séries iniciais também embarcam na parada
Pouco mais de 30 minutos separaram um acidente de trânsito de uma tragédia, no Km 12 da RST-472, em Tenente Portela. Por volta das 7h30 desta segunda-feira (12) o motorista de um caminhão carregado de leite perdeu o controle do veículo numa curva e destruiu uma parada de ônibus onde embarcam alunos que vem para escolas de Daltro Filho e cidade. Segundo o motorista do ônibus escolar que faz a linha, cinco crianças embarcam todos os dias por volta das 7h, na parada destruída.
Segundo moradores da localidade que conversaram com o motorista, ele teria pulado do veículo momentos antes de colidir com a parada. Eles disseram também que o motorista alegou falta de freios no caminhão.
A Brigada Militar foi acionada e conduziu o motorista com ferimentos leves até o Hospital Santo Antônio em Tenente Portela. A carga de leite esparramou fora da pista.

Chuva que atinge o Estado provoca estragos em Santa Maria e Bagé

A chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde a noite de domingo já provocou estragos em algumas regiões, deixando os moradores em alerta. No centro do Estado, o vento atingiu 70 km/h.
Os bombeiros de Santa Maria receberam dois chamados de moradores que relataram problemas em função do vento. Parte de uma árvore caiu sobre uma casa e outra residência foi destelhada na cidade. Ninguém ficou ferido.
Em Bagé, onde chove desde o início da madrugada, algumas ruas ficaram alagadas, mas ainda não há informações de que pessoas tenham precisado ser removidas de suas casas.
A chuva deve se espalhar por todo o RS até a manhã desta segunda-feira. Já choveu em pelo menos 18 cidades gaúchas e os maiores acumulados até agora foram registrados em Santana do Livramento, com 18,2 mm, e Jaguarão, com 16,6 mm.
A chegada da chuva antecede a semana mais fria dos últimos anos no Rio Grande do Sul. Uma massa de ar polar vai derrubar as temperaturas, principalmente, a partir de terça-feira. Os termômetros vão marcar até -5°C em cidades da Serra e Campanha. À tarde, as mínimas durante a semana ficarão entre 10°C e 12°C.
Em Santa Maria, onde a chuva começou por volta das 17h30min, leitor registrou o momento exato de um raio
Foto:Marcos Vinícius Kontze / Arquivo Pessoal

Redes de água contemplam famílias rurais de Três de Maio

A prefeitura de Três de Maio está construindo redes de água nas comunidades de Quineira-Santa Lúcia e Vista Alegre. Serão beneficiadas 73 propriedades que receberão o benefício da água potável encanada.
Na localidade de Vista Alegre, 17 famílias rurais terão água em casa. Uma retroescavadeira está sendo utilizada na abertura de 6,5 quilômetros de valas na estrada entre Caravággio e Consolata. A previsão é que os serviços sejam concluídos dentro de 60 dias.
Estão sendo investidos cerca de R$ 40 mil, sendo R$ 25 mil do governo do Estado,e R$ 15 mil em serviços de máquina e mão de obra.
Há poucos dias foi realizado, também, um mutirão, quando foram abertos cerca de 5 km de valas, a partir do local onde está localizada a caixa d'água de 15 mil litros, na propriedade de Mauri José Gutjahr. De acordo com o prefeito Olívio Casali, esta obra terá 24 km de valas e ao todo, 56 moradias serão beneficiadas, além de três salões comunitários de Santa Lúcia e Quineira. O custo da obra está orçado em R$ 125.672,40, sendo R$ 100 mil com recursos da Funasa e os restantes R$ 25.672,40 serão a contra partida do município, informa o prefeito.

Foto: Pato Roberto

Rússia avalia importar gado em pé do Estado

A estratégia do Brasil de colocar encarregados de negócios agrícolas nas embaixadas pode em breve causar o primeiro impacto na pecuária gaúcha. O superintendente do Ministério da Agricultura no Estado, Francisco Signor, recebeu a informação do adido agrícola Reinaldo Junqueira, instalado há menos de dois meses em Moscou, de que a Rússia quer importar gado em pé.
A intenção dos russos seria adquirir animais jovens para abate no destino.
– Eles querem animais de raças europeias, que podem suportar o inverno deles. Seria para logo e em grandes volumes. Um navio leva de 10 mil a 15 mil animais. Isso é um atestado de sanidade do nosso rebanho – diz Signor.
Segundo o superintendente, o próximo passo será entrar em contato com as associações de raça no Estado para confirmar a existência de oferta e viabilizar a operação. Seria um negócio semelhante às exportações que ocorrem hoje para países do Oriente Médio, uma alternativa contestada pelos frigoríficos. A indústria alega que a exportação diminui o abate no Estado, deixa de gerar empregos e de agregar valor na cadeia.
O presidente da Associação Brasileira de Angus, Joaquim Mello, considera positivo o interesse russo por ser uma notícia que deve ter reflexos nos preços pagos aos pecuaristas.
– Vejo isso com bons olhos. Sempre que entra alguém novo comprando, mexe com o mercado – afirma Mello, lembrando que o início da exportação de animais em pé para o Oriente Médio, em 2005, ajudou a enxugar a oferta no Estado.