29 outubro 2009

Ministério do Trabalho e empresários da região debatem a Lei da Aprendizagem

Segundo a legislação, todas as empresas, não optantes do SIMPLES, devem manter em seu quadro funcional pelo menos 5% de jovens aprendizes.
Nesta quarta-feira, dia 28, a SETREM foi palco da audiência pública realizada por representantes do Ministério do Trabalho e dirigida a empresários da região. O objetivo foi reafirmar a importância da Lei Federal nº 10.097, regulamentada por decreto. Esta determina que estabelecimentos de qualquer natureza, de médio e grande porte, tenham em seu quadro funcional de 5% a 15% de jovens, entre 14 e 24 anos, matriculados em um curso de aprendizagem no Ensino Fundamental ou Médio.
O índice é fixado com base no número de funcionários. Já, as micros e pequenas empresas não precisam cumprir as cotas, mas devem colaborar. Segundo Luis Muller, chefe da Divisão de Atendimento ao Trabalhador da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE/RS), a qualificação destes jovens podem ser efetuadas não só pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAI, SENAT, SENAC, SENAR e SESCOOP), mas também por Escolas Técnicas de Educação e por Organizações Sem Fins lucrativos, como a SETREM, que solicitou credenciamento e está devidamente habilitada e regularizada no Ministério Trabalho e Emprego. “A meta é inserir neste programa, até dezembro de 2010, 800 mil jovens em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul serão 86 mil. Atualmente, no Estado, 32 mil jovens já participam do projeto.”, revela.
Na região noroeste, destaca Muller, se todas as empresas se adequarem a legislação e cumprirem com pelo menos a exigência de 5%, 2.069 estudantes poderão ser contratados. Em Três de Maio, 120. “A responsabilidade da matrícula do contratado no curso de aprendizagem é do empregador. Ao aprendiz é garantido piso regional-hora e registro na Carteira de Trabalho. Deverá atuar 4 horas diárias na empresa e no turno inverso, realizar as atividades letivas.”
O percentual do FGTS a ser recolhido é de 2% e a contratação pode ser feita pela empresa ou pela instituição formadora. No último caso a empresa repassa a instituição os valores referentes aos pagamentos e aos impostos e essa se compromete em efetuar o procedimento, constando na carteira de trabalho o nome da empresa na qual o estudante encontra-se contratado.
Conforme a auditora fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS, Denise Gonzalez Brambilla, também está assegurado o vale-transporte e todos os direitos trabalhistas e previdenciários. A contratação é de no mínimo um ano e no máximo dois. “Concluído o curso de aprendizagem, será concedido, obrigatoriamente, certificado de qualificação profissional. As empresas que não atenderem a legislação ficam sujeitas a multa.”
A coordenadora do Curso Técnico em Informática da SETREM, Maidi Terezinha Dalri, representante de todas as instituições da Rede Sinodal de Educação do RS, no Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional, enfatiza a importância deste processo de aprendizagem na preparação de profissionais a médio prazo. “Ao contratar, a empresa garantirá ao estudante oportunidade de aprender uma profissão e colocá-la em prática. Estará investindo nos seus futuros profissionais, além de atuar como uma empresa socialmente responsável”, conclui.

Comer à noite engorda mais, confirma estudo

Os cientistas sempre acharam que tanto faz comer de manhã, de tarde ou de noite que as calorias dos alimentos são sempre as mesmas. Mas um estudo conseguiu provar, pela primeira vez, que comer à noite pode ter consequências diferentes piores. O estudo foi publicado este mês pela revista Superinteressante.
Segundo a revista, numa experiência feita por cientistas da Northwestern University, nos Estados Unidos, dois grupos de camundongos comeram a mesma ração durante seis semanas.
Para o primeiro grupo, ela era servida no horário normal. Já os ratos do segundo grupo só eram alimentados no horário errado, em que deveriam estar descansando. Ao final do estudo, haviam ficado 48% mais gordos - muito mais do que os ratos alimentados na hora certa, que tiveram 20% de ganho de peso.
Conclusão: por algum motivo, comer à noite engorda mais, mesmo que você ingira os mesmos alimentos que comeria durante o dia. Ninguém sabe exatamente por que, mas os cientistas suspeitam que a absorção da energia contida nos alimentos seja influenciada pelo ritmo circadiano, o relógio biológico do corpo.
Essa pesquisa não reforça o mito de que comer carboidrato à noite engorda. Qualquer alimentos engorda mais. Portanto, prefira refeições mais leves à noite.

O Supermercado Cotrimaio promoveu Curso de culinária – Cozinhando com Elis

No último dia 27, realizou-se um grandioso evento “Cozinhando com Elis”, promovido pelo Supermercado Cotrimaio em parceria com as Lojas Becker, nas dependências do salão da comunidade Católica de Três de Maio. O evento contou com 250 participantes, onde tiveram a oportunidade de aprender a preparar deliciosos pratos doces e salgados feitos no microondas. O Supermercado Cotrimaio agradece de forma muito especial à todos os participantes!

Jantar Baile marca lançamento oficial da 18ª Fenasoja

Foi lançada oficialmente na noite de sexta-feira (23), a 18ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja). Um Jantar Baile que reuniu mais de 400 pessoas no Clube Concórdia, em Santa Rosa,marcou o lançamento.
O evento foi organizado pela Comissão de Recepção, que tem como presidente, Vanice Seger. Na solenidade, que abriu as atividades da noite, um grupo de 30 voluntários da cidade, entre empresários e profissionais de diversas áreas, que formam a Comissão Central da Feira, foi apresentado à sociedade. A equipe trabalha nos preparativos da 18ªedição, que começa em abril de 2010.
O grupo é comandado pelo Presidente da 18ª edição, Marlon Saling. Durante o Jantar Baile que marcou o lançamento, o presidente destacou o trabalho de dois anos, voluntário, da Comissão Central, para desenvolver uma feira de sucesso. “Somos uma multifeira, trazendo a um só lugar comércio, indústria, serviço, agropecuária e cultura. Mostramos à visitantes de todo o País e de países vizinhos, as potencialidades da região Noroeste do Estado”.
Os 30 integrantes que formam a Comissão Central são presidentes de comissões e assessorias. Além destes, outras 200 pessoas, que compõe as comissões e assessorias, estão envolvidas na organização do evento. Todos, voluntariamente. No Jantar, além da apresentação à comunidade da Comissão Central, ainda foi exibido um vídeo de lançamento da feira, que mostra o que o público pode esperar da próxima edição.
O Jantar Baile de Lançamento da 18ª Fenasoja ainda contou com a presença do prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, Secretário Estadual da Saúde, Osmar Terra, Secretário Estadual da Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, e do deputado estadual Elvino Bohn Gass.
A 18ª Fenasoja ocorre de 30 de abril a 09 de maio de 2010. São esperadas mais de 200 mil pessoas nos 10 dias do evento. Os 600 expositores já confirmados devem comercializar R$ 35 milhões.

Avô e neta morrem em acidente em Santo Ângelo

Duas pessoas morreram e outras três ficaram gravemente feridas em um acidente envolvendo um Fiesta e um Fiat Uno na rodovia que liga Santa Rosa a Santo Ângelo (RS-344) nesta noite, em Santo Ângelo, nas Missões. Morreram no local o agricultor Alcidio Gross e sua neta Letícia Gross, com idades não confirmadas.
A colisão ocorreu por volta das 19h20min, no trevo de acesso a Guarani das Missões, quando o Fiat Uno saía da BR-392 para ingressar na RS-344. O Fiesta trafegava na rodovia estadual no sentido Santa Rosa-Santo Ângelo.
Com o choque, os dois veículos pararam sobre o canteiro do trevo. No Uno, havia mais três pessoas da mesma família, que foram encaminhadas em estado grave para o Hospital Santo Ângelo. A motorista do Fiesta teria sofrido apenas ferimentos leves.
As primeiras pessoas que testemunharam o acidente encontraram quatro vítimas do Uno inconscientes. Avô e neta residiam em São Paulo das Tunas, no interior de Giruá.