15 outubro 2010

Participe do Censo 2010 de Santa Rosa

Ainda dá tempo de participar do censo do IBGE 2010. Em Santa Rosa, desde o dia 02 de agosto, 68 pessoas estão trabalhando no levantamento de dados do município. De acordo com os primeiros levantamentos, que foram realizados em 24.338 residências, o município está com 65.932 habitantes.
Embora o trabalho tenha ocorrido dentro do planejado, nem todas as famílias foram cadastradas. Segundo o Coordenador de Área do IBGE, Lauro Stefan, “O trabalho foi tranquilo, tivemos uma boa receptividade, mas algumas pessoas não foram encontradas em suas residências, por isso, é importante que nos procurem par fazer o cadastro”.
Todos que ainda não responderam ao censo devem entrar em contato com o posto do IBGE, na avenida Santa Cruz, número 654 (3512-7152), até o dia 22 de outubro. 

UNIJUÍ e Sinduscom propõem convênio para criação de produtos de inovação tecnológica

A UNIJUÍ e o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinduscom) de Santa Rosa firmaram nesta semana proposição de um convênio que objetiva o incentivo à pesquisa de inovação e tecnologia na área da Engenharia Civil. O objetivo é unir a vivência teórica dos professores da Universidade com disposição de profissionais e matéria-prima dos associados do sindicato, para o desenvolvimento de novos produtos para o setor.
O convênio debatido na manhã desta quarta-feira, em uma reunião com o Pró-reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Cláudio Höfler, o coordenador do curso de Engenharia Civil e do Núcleo de Construção Civil da UNIJUÍ, Fernando Wypyszynski, com o presidente do Sinduscom, Mogar Sincak, e com o coordenador da Criatec - Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da UNIJUÍ, Jair dos Santos, deve ser assinado nas próximas semanas.
Para Mogar Sincak, a ideia é usar a estrutura do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ, tanto do corpo docente quanto dos laboratórios, para criar novos produtos, com matérias-primas encontradas na região: “não queremos apenas comprar matéria-prima de outras cidades e estados, mas produzir aqui algo novo. Com este convênio queremos nos unir a UNIJUÍ e criar novos produtos e tecnologias”. A ideia é a produção de novos materiais que possam ser utilizados em construção na região e no Brasil.
Mogar explica que na região não há indústria que não seja olarias, de produção de blocos de concerto ou telhas comuns: “com a criação de novos produtos poderemos ter ainda novas empresas de empreendedores desta região. É a criação de alternativas para o desenvolvimento regional”.
O professor do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ, Fernando Wypyszynski, diz que a Universidade está criando um cronograma de trabalho junto dos professores do curso para intensificar o trabalho de pesquisa já realizado na Universidade: “vamos discutir com o Sinduscom que tipo de produtos podemos estar desenvolvendo e, de acordo com esta decisão, indicando professores que pesquisam determinadas áreas necessárias para o desenvolvimento destes produtos”.
Hoje o Núcleo de Construção Civil da UNIJUÍ realiza testes de resistência e qualidade de blocos de concreto e demais materiais utilizados em construções de Santa Rosa e região. O convênio propõe ampliar este serviço com a produção de materiais.

Acidente entre ônibus e carros deixa 40 feridos no Rio de Janeiro

Pelo menos 40 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira, em uma colisão envolvendo dois ônibus e dois carros na Avenida Pedro II, em São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 20 pessoas foram levadas para o Hospital Souza Aguiar e as demais foram encaminhadas para hospitais da região. Por enquanto, não há informação sobre o estado de saúde dos feridos.
O acidente aconteceu por volta das 8h, entre os coletivos da Viação Estrela Azul, Linha 435, da Viação Novacap, Linha 624, um Siena e um Gol. Para o atendimento, foram acionados bombeiros dos quartéis de São Cristóvão, Benfica e Vila Isabel.

Suíça cava túnel de 57 km

Uma gigantesca perfuradora derrubou nesta sexta-feira (15) a última parede rochosa que separava as duas seções do túnel mais longo do mundo, destinado ao transporte ferroviário e com 57 km de extensão e a 2.000 metros abaixo da terra, nos Alpes Suíços.
"Aqui, no coração dos Alpes suíços, se tornou realidade um dos maiores projetos de meio ambiente", declarou o ministro dos Transportes, Moritz Leuenberger.
As obras, iniciadas há 15 anos e que retiraram 13,5 milhões de metros cúbicos de rocha para abrir o túnel de Gothard, mobilizaram 2.500 pessoas e provocaram oito mortes em acidentes.
"Obra do século", como foi definido pela imprensa suíça, o novo túnel permitirá unir em 2017 as cidades de Zurique e Milão em apenas duas horas e 40 minutos.
Os trens de passageiros vão circular a uma velocidade de 250 km/h, e as composições de carga atingirão 160 km/h, o dobro da velocidade atual.
O túnel de Gothard, cujo custo já ultrapassou os 7,5 bilhões de euros, desbancará o túnel de Seikan (53,8 km), que une as ilhas japonesas de Honshu e Hokkaido, como o mais longo do mundo.
"É um projeto notável", destacou o comissário europeu de Transportes, Siim Kallas.
Situada no coração do continente europeu, mas sem integrar a União Europeia, a Suíça adotou em 1994, por referendo, a chamada "iniciativa dos Alpes", que prioriza o transporte ferroviário de mercadorias sobre o transporte por rodovias.
Desde então, França, Áustria e Itália realizaram avanços para fomentar o transporte ferroviário com a modernização do túnel de Fréjus (entre França e Itália) e a construção do túnel de Brenner (entre Itália e Áustria).
A partir de 2017, mais de 300 trens poderão circular pelo túnel de Gothard, um volume muito superior ao registrado pelo atual túnel, construído há 128 anos e com apenas 15 km.

Funcionário é morto com uma facada por colega no pátio de empresa em São Borja

Um desentendimento entre colegas de trabalho resultou na morte de um funcionário de uma empresa de transportes na manhã de hoje, em São Borja, na Fronteira Oeste. O auxiliar Luciano Torres Mendes, 34 anos, e o operador de máquinas Jorge Jovane de Oliveira, 25 anos, discutiram no pátio da empresa em que trabalham. 
Ambos estavam armados com facas. Durante a discussão, Oliveira feriu Mendes com uma facada no peito. Ele não resistiu e morreu. O crime aconteceu por volta das 7h. O corpo de Mendes foi encaminhado para necropsia no IML e Oliveira foi preso em flagrante.

ULBRA realiza Jogos Internacionais Luteranos de 28 a 21 de outubro

A ULBRA se prepara para receber mais de 1.500 atletas participantes dos 16º Jogos Internacionais Luteranos e dos 7º Jogos Internacionais Luteranos Mirim. O campeonato reúne alunos de 26 escolas de diversos estados do Brasil, Uruguai e Argentina. As partidas seguem até quinta-feira, 21.10, no Complexo Esportivo da Universidade, em Canoas.
A abertura dos 16º Jogos Internacionais Luteranos e 7º Jogos Internacionais Luteranos Mirim será realizada no estádio do Complexo Esportivo da ULBRA Canoas, às 9h, de 18.10, com o desfile das escolas participantes. Em seguida, os atletas disputam a prova de Rústica, que define o primeiro campeão do evento.
As disputas dos 16º Jogos Internacionais Luteranos envolvem as modalidades de Basquete, Futsal, Vôlei, Handebol, Natação, Tênis, Judô, Xadrez e Atletismo nos naipes feminino e masculino, e Futebol de Campo masculino. Já os Jogos Mirim contemplam apenas as modalidades de Handebol, Futsal, Atletismo e Natação, nos dois naipes.
Todas as informações sobre o evento esportivo estão no site www.ulbra.br/jogos-luteranos.

Repórter mexicana anuncia que não fará mais entrevistas em vestiários

A repórter da TV Azteca Ines Sainz convocou uma entrevista coletiva em Los Angeles para anunciar que não fará mais entrevistas com jogadores nos vestiários das equipes. A jornalista mexicana volta a trabalhar na próxima semana, após ter sido hostilizada pelo treinador e por alguns jogadores do New York Jets, time de futebol americano.
– Não vou mais entrar nos vestiários. Não é um bom lugar para mim agora. Não quero estar lá – disse a musa, segundo o site do jornal norte-americano Los Angeles Times.
Há um mês, Ines foi ao vestiário do Jets para tentar entrevistar o quarterback Mike Sánchez. Lá, ela foi alvo de piadas e chegou a levar uma bolada de um dos treinadores da equipe Johnson, que, mais tarde, pediu desculpas. Desde então, a jornalista se afastou da profissão.
– Precisei esperar um mês para trabalhar novamente porque não quero ser o foco. Não estou procurando nenhum tipo de publicidade. Isto afeta minha carreira e meu desenvolvimento nos Estados Unidos – justificou.