05 maio 2012

Santa Rosa: Bolo gigante comemora 19 edições da Fenasoja

Em clima de festa um bolo com 19 metros foi servido para
o público que compareceu no Parque de Exposições
Em clima de festa um bolo com 19 metros foi servido para o público que compareceu no Parque de Exposições na tarde de quinta-feira (03), na 19ª Fenasoja. Cada metro do doce representou uma edição da Fenasoja e foi oferecido ao público que prestigiou o evento.
O bolo foi feito pela equipe das funcionárias dos Programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, CAS, Pelotão Mirim, AABB Comunidade, Pró-Jovem com o apoio da Emater, Coopermil e da Comissão de Soja e Derivados da feira. A equipe formada por 45 pessoas começou a montagem às 8 horas no espaço ‘Caminhos da Soja’ e pode ser conferida pelo público.
Ao redor da mesa, enfeitada com cartazes coloridos feitos pelas crianças assistidas pelos programas assistenciais em Santa Rosa, as pessoas aguardavam o momento para degustar o bolo. A primeira fatia foi dada ao presidente da 19ª Fenasoja, Elemar Lenz: “esse bolo representa um momento especial para todos nós. Temos muitos motivos para celebrar, sempre acreditando que podemos superar todas as dificuldades”, salienta.
O bolo gigante, recheado de doce de leite e merengue coberto com chantilly, foi cortado em duas mil fatias pela equipe de confeiteiras. Para a confecção dos 68 bolos foram necessários 300 ovos, 70 potes de doce de leite, 14 quilos de farinha de soja, sete quilos de farinha de trigo e sete latas de fermento em pó. “Além de marcarmos com esse bolo as edições da feira, queremos incentivar o uso de derivados de soja na alimentação humana”, enfatiza Jorge Lunardi, presidente da Comissão de Soja e Derivados da 19ª Fenasoja.

Roque Gonzales: Carga com peixes ameaçados de extinção é apreendida

Mal armazenada, a carga foi considerada imprópria para
consumo / Foto: Polícia Ambiental / Divulgação
Foram apreendidos 51 kg de peixes da espécie dourado em Roque Gonzales, nas Missões. A partir de uma denúncia, a Polícia Ambiental da Brigada Militar realizou a operação na rodoviária do município por volta das 21h desta sexta-feira.
O peixe dourado integra a lista dos animais ameaçados de extinção. Pelo crime, deve ser paga multa de R$ 5 mil por peixe apreendido. Mal armazenada, a carga foi considerada imprópria para consumo, por isso foi inutilizada e enterrada.
A caixa com os 23 animais congelados, embalados em jornal e plástico, seria enviada a Porto Alegre de ônibus.
Aos policiais, o homem que estava com os peixes disse que a intenção era enviá-los aos filhos na capital. Conduzido à delegacia, foi liberado para responder em liberdade ao por crime ambiental.

Independência: Banrisul inaugura agência

Posto do Banrisul agora é agência em Independência
O Banrisul inaugurou nesta sexta-feira, dia 4, uma nova agência no município de Independência.
No ato de inauguração, estiveram presentes o presidente do Banco, Túlio Zamin, o vice-presidente da instituição, Flavio Lammel, o diretor de Atendimento e Serviços, Ivandre Medeiros, o prefeito municipal de Independência, João Edécio Graef, e o superintendente do Banrisul da Regional Noroeste, Mario Schaefer.
Ao reafirmar a estratégia de expansão da rede de agências do Banrisul, Túlio Zamin lembrou das oportunidades promissoras que o estado gaúcho dispõe, em especial para as localidades onde se produz alimentos e se desenvolve o agronegócio. "Precisamos fortalecer as cooperativas e as atividades primárias."
Para Flavio Lammel, a medida valoriza as comunidades e aproxima ainda mais o Banrisul junto à população. "Ainda neste ano, chegaremos ao número de 450 agências do Banco". Um dos maiores desafios da instituição é de transformar os postos de atendimento em agências, resultando em crescimento nos municípios, destacou o diretor Ivandre Medeiros.
Durante a inauguração, o prefeito municipal disse que a comunidade de Independência se sente honrada com a presença do Banco, instituição que sempre acolheu muito bem a população.
Acompanhado da pastora Alice Griebele, o padre Galdino Becker abençoou a agência, desejando segurança e proteção a todos os funcionários e clientes. Também participaram da cerimônia o vice-prefeito de Independência, Nelson Dall'Agnese, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Elio Venites, além de empresários, representantes da Emater, sindicato rural, clientes e profissionais da imprensa.
A nova unidade bancária vai contar com um gerente-geral, dois escriturários, um caixa, um plataformista, uma estagiária e dois vigilantes. O horário de atendimento será das 10h às 15h, e da sala de autoatendimento, das 8h às 22h.
A agência será administrada pelo gerente-geral Daniel Santos, que tem oito anos de Banco e já foi plataformista e operador da agência Viamão, e gerente de negócios em Cachoeirinha.

Três de Maio: Paulo Marques Notícias comemora 4º aniversário

Paulo Marques, é locutor/produtor da 
Rádio Colonial AM a 22 anos
São quatro anos de uma história rica de muito trabalho e sucesso. Uma missão de bem informar que teve inicio no dia 05 de maio de 2008, ainda de uma forma acanhada em busca de um espaço junto aos meios de comunicação, através desta fantástica ferramenta que é a internet.
Na época, se comemoravam os 200 acessos diários, que foram aos poucos se transformando em milhares, vindo a emplacar de vez nos últimos dois anos, chegando hoje a uma marca próxima de um milhão de acessos, fruto de muito trabalho, com seriedade e imparcialidade.
Muito obrigado a todos que acessam este site em busca de se manter bem informado, principalmente com as notícias de Três de Maio e região, nem sempre são boas notícias, mas , é nossa missão de levar todas elas ao conhecimento geral. Agradeço também, as empresas que patrocinam este jornal on-line, que vem sendo acessado inclusive em diversos países do mundo, e a todos os parceiros.
A primara notícia publicada em 05 de maio de 2008: Inaugurado asfálto da Setrem

Santa Rosa: Museu da soja reúne a história da semente na região

O espaço guarda também a história das 19 edições da Fenasoja 
Da soja à Fenasoja. Toda a memória do grão que transformou a economia de Santa Rosa pode ser conferida no Museu da Soja. O espaço é destinado para que os visitantes conheçam como a semente chegou à região e fez de Santa Rosa o Berço Nacional da Soja. Aberto durante todo o ano e com horário diferenciado durante a 19ª Fenasoja, o museu traz mais de 1,5 mil peças em cinco ambientes.
O Museu da Soja guarda a história das sementes trazidas por Alberto Lehenbauer na década de 1920. Pastor com ideias inovadoras, ele introduziu a soja na região de Santa Rosa. “As famílias do município foram as primeiras do país a produzir soja para o sustento e não em caráter experimental, como ocorriam em outras partes do Brasil”, afirma a professora responsável pelo Museu, Anete Guimarães. Como homenagem a Lehenbauer, o museu tem em sua primeira sala, uma reprodução de uma igreja com objetos da época do Pastor que foram doados por famílias da região. Na segunda sala, objetos, móveis e peças utilizadas pelos primeiros produtores de soja.
O espaço guarda também a história das 19 edições da Fenasoja. Através dos vestidos das antigas rainhas, fotos dos presidentes, figurino dos recepcionistas jovens e adultos se encantam com o memorial da Feira Nacional da Soja. Na sequência, a sala da agricultura reúne maquinário antigo e sementes de soja, em homenagem a todos os produtores do grão.
Durante a 19ª Fenasoja, o museu pode ser visitado das 10h às 22h. “Este é um espaço de conhecer a história da nossa região e dessa Feira tão grande que temos aqui”, afirma Anete. Depois da feira o museu volta a atender em horário normal, das 11h30 às 17h30 de segunda a sexta e 13h30 às 17h30 aos sábados. A entrada é gratuita.