04 agosto 2009

Gripe A: Paraná confirma 21 mortes e total no país chega a 115

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou, nesta terça-feira, mais 21 mortes por causa da nova gripe no Estado. Até segunda-feira, ainda segundo a secretaria, quatro mortes haviam sido confirmadas. Com anúncios de 26 mortes confirmadas no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo nesta terça-feira, o total de óbitos chega a 115 no país.
O salto no número de casos confirmados se deve ao início das operações do Laboratório Central do Estado (Lacen) no dia 28 de julho. Esse é o quarto laboratório do país a fazer esse tipo de teste.
— A partir do momento que começamos a fazer os exames pelo Lacen, começamos a ter os resultados em maior volume e numa velocidade maior. Porém, os casos de óbitos necessitam da validação pela Fiocruz para que o Ministério da Saúde tenha um único padrão de informação. E obtivemos hoje a autorização do ministro para que a gente, uma vez tendo o resultado do Lacen, já comunique os óbitos confirmados — disse o secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin, em entrevista coletiva.
Rio de Janeiro
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou hoje que mais três pessoas morreram infectadas pelo vírus da gripe A. Com isso, chega a 19 o número de óbitos pela doença no Estado. Dos casos recentes, dois são da capital fluminense e um é de Pinheiral, na região Sul.
Entre as vítimas estão um homem de 30 anos hipertenso, que morreu em 22 de julho; uma mulher obesa de 32 anos, que morreu no dia 23; e uma mulher de 33 anos com bronquite, que morreu no dia 25. Os casos foram confirmado por exames realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
São Paulo
A Secretaria de Saúde de Campinas comunicou hoje o registro da sexta morte por contaminação pelo vírus da gripe A (H1N1) no município. Trata-se de uma mulher de 63 anos, que morreu no dia 29 de julho.
A prefeitura de São Caetano do Sul confirmou hoje a morte de mais uma pessoa por infecção pela nova gripe. Segundo a prefeitura, uma mulher de 42 anos, que morreu no Hospital Santa Cecília, no dia 29 de julho, é a terceira vítima de gripe A na cidade.

Morre paciente com suspeita de gripe A em Santa Rosa

Faleceu nesta terça-feira (04) um paciente com suspeita de gripe A, no Hospital Vida e Saúde em Santa Rosa. O homem de 33 anos, solteiro, eletricista residia no município de Ronda Alta, tinha sido encaminhado para a UTI do Hospital Vida e Saúde, através da Central de Leitos da Secretaria Estadual de Saúde, por a Instituição de Santa Rosa, ser uma das referências estaduais para o atendimento de pacientes graves portadores da gripe Influenza AH1N1.
Pelo agravamento da situação, a ocorrência do óbito e grande demanda de pessoas atendidas nesta Instituição, a Fundação Municipal de Saúde em conjunto com a direção do Hospital, decidiu cancelar temporariamente as cirurgias eletivas.

Aprovados requerimentos de Classmann na Comissão de Assuntos Municipais

Na reunião ordinária da Comissão de Assuntos Municipais desta terça-feira (4) foram aprovados quatro requerimentos de autoria do deputado Aloísio Classmann (PTB). Três deles para realização de audiências públicas. Uma na Cascata do Buricá, para tratar da retomada das obras da RS-305; e outras duas, em Três Passos e Santa Rosa para discutir a problemática do consumo de crack e adoção de políticas públicas para a área. O quarto requerimento, em conjunto com o deputado Luís Augusto Lara, é para a realização de um seminário em homenagem aos 200 anos de municipalismo no Estado.
Segundo Classmann, que preside o órgão técnico, a Comissão tem como função prioritária debater os assuntos de interesse dos municípios e ouvir as demandas locais. Neste sentido, o parlamentar explica que acolheu o pedido da Associação de Prefeitos da Região Celeiro e Grande Santa Rosa para debater em audiência pública a retomada das obras de pavimentação da RS – 305, entre Horizontina e Crissiumal. “Esta é uma importante via para a região e pretendemos auxiliar a comunidade na interlocução com o governo. A expectativa é grande para que a conclusão desta obra”, disse ele.
Outro tema que vem despertando a necessidade de mais discussões e esclarecimentos, conforme o deputado, é a problemática do consumo de crack no Estado. Para isso, propôs a realização de audiência pública em Santa Rosa e Tres Passos para tratar, inclusive, da adoção de políticas públicas de prevenção e combate à droga. Serão convidados para os debates o psiquiatra Flávio Pechanski (UFRGS), Delegado Wilson Muller, representantes das Secretarias estaduais da Saúde e Desenvolvimento Social, Ministério Público, Polícia Civil, Brigada Militar, Conselho Estadual de Entorpecentes, prefeitos, vereadores, conselhos tutelares, conselhos municipais de entorpecentes, entre outras entidades.

Prefeito Orlando assina convênio da SAMU com Hospital Vida e Saúde

Foi assinado na tarde desta terça-feira(04), o convênio da Prefeitura de Santa Rosa com o Hospital Vida e Saúde para a execução do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência - SAMU Salvar. Participaram do momento, representantes de Três de Maio, Horizontina e da Secretaria Estadual da saúde, através da Coordenadoria Regional. O benefício só foi possível com uma parceria do Governo Federal, Estadual e Municipal.
Desde o início do ano, a Prefeitura, através da Fundação da Saúde, trabalhou no processo para viabilizar o serviço. Santa Rosa contará com uma ambulância básica e uma UTI. Três de Maio, Horizontina e Giruá contarão com uma ambulância básica, em cada município. O atendimento será gerenciado pela Fundação, através da prestação de serviços do Hospital Vida e Saúde, que foi selecionado no processo licitatório. De acordo com o Presidente do Hospital, Anderson Mantei, “É um serviço muito bom, nós acreditamos nisso e a população merece esse benefício, por isso, nós decidimos participar”.
O valor mensal do convênio para manutenção do serviço será de R$166.580,00 custeado pelos Governos Federal e Estadual, Fundação Municipal de Saúde e os 22 municípios da 14ª CRS. Segundo o Prefeito Orlando Desconsi, “Esse serviço vem complementar uma necessidade da região. A articulação do Governo Federal, Estado e dos Municípios, foi muito importante para a concretização desse processo”.
Nos próximos dias será realizado o treinamento dos 55 profissionais que irão trabalhar no SAMU, selecionados pelo SAMU Metropolitano. A previsão é de que no máximo em 30 dias o serviço esteja funcionando.

Aprovado projeto que muda critérios de produtividade da agropecuária

Os senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) acabam de aprovar, em turno suplementar, o substitutivo elaborado pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO) ao projeto da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) que modifica parâmetros, índices e indicadores de produtividade dos estabelecimentos rurais.
Antes da votação, Kátia Abreu analisou emendas oferecidas pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), mas acabou rejeitando as sugestões, sob o argumento de que o substitutivo já oferece instrumentos necessários para atualizar a avaliação de propriedades rurais. Agora, a matéria segue para exame na Câmara dos Deputados.
Os senadores que integram a CRA realizam agora uma audiência pública sobre o Estatuto do Produtor Rural.
Foto: Senadora Kátia Abreu.

IBGE Realiza Censo Demográfico em 2010

Está confirmada a realização do Censo Demográfico, em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE. A informação procede do chefe da agência do IBGE de Santa Rosa, Ivon Adolfo Schaedler.
Está programada uma reunião, no dia 12 de agosto, no recinto da Câmara Municipal de Vereadores de Tres de Maio, às 9,00 horas, quando o IBGE deverá apresentar o planejamento de toda a operação, o conteúdo do questionário e a preparação da base territorial e combinar as primeiras ações de cooperação. A população está convidada a prestigiar.
O Censo Demográfico do ano que vem se constitui no maior levantamento estatístico que um país pode empreender, quando todos os domicílios do País serão visitados, para saber quantos habitantes somos, como somos e como vivemos. Realizar essa atividade é atribuição do IBGE, mas também é responsabilidade de todos: governo, empresas e sociedade, visto que as informações obtidas permitem conhecer melhor e planejar com mais segurança as ações para o futuro, lembra Ivon Adolfo Schaedler.
Em todos os estados estarão sendo instituídas as Comissões Censitárias Estaduais. Aquelas comissões deverão constituir-se em ponto de convergência e irradiação de ações que permitam, coordenadamente, auxiliar e monitorar os trabalhos executados, desde os preparatórios, passando pela coleta de informações, até a fase de divulgação desta comissão.
Os interessados em saber mais informações deverão dirigir-se à agencia do IBGE de Santa Rosa, sita na rua Cristóvão Colombo, 261, sala 22. Ou através do telefone (55) 3512-5943, ou ainda e-mail agsantarosa@ibge.gov.br
Foto: Ilustrativa.

Lei Maria da Penha beneficia homem em Crissiumal

Em vigor há três anos, a Lei Maria da Penha gerou um caso curioso em Crissiumal, no noroeste do Estado. Um homem foi beneficiado com medidas protetivas estabelecidas na lei, criada para proteger mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar.
No dia 16 de julho, o juiz Alan Peixoto de Oliveira determinou que um homem mantivesse distância de, no mínimo, 50 metros de sua ex-mulher. Até aí, nenhuma estranheza. Só que, no dia seguinte, a mesma medida foi estendida ao homem, impedindo que a mulher se aproximasse dele. O casal está em processo de separação.
Em julho, ela registrou ocorrência informando que o ex-marido havia entrado em seu apartamento, provocando danos no local, e pediu medidas protetivas. Ele, por sua vez, também procurou a polícia para relatar que a ex o perturbava, requerendo também proteção.
— Foi concedido primeiro à mulher e depois a medida foi estendida a ele. A mulher pleiteou que o marido se mantivesse afastado dela, e ele veio alegando que não conseguia cumprir porque ela o procurava. Então ele pediu que ela ficasse afastada dele — explica o juiz.
O Ministério Público não aprovou. Na semana passada, a promotora Anamaria Thomaz impetrou habeas corpus para cassar as medidas protetivas concedidas ao homem. O pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça do Estado.
— O objetivo da lei é proteger a mulher. Não é questão de beneficiar uma mulher em específico e prejudicar um homem em específico. O que a gente quer é a lei seja cumprida. O MP tem como função primordial ser fiscal da lei — explica a promotora.
Segundo Anamaria, o temor é que o caso abra precedentes e que a Lei Maria da Penha seja burlada. No Brasil, há decisão semelhante em Minas Gerais.
O juiz alega que a decisão garante a segurança do casal.
— A lei é uma ação afirmativa em favor da mulher para suprir as desigualdades, para que a mulher tome coragem e rompa o bloqueio psicológico de tomar medida em relação ao marido. Excepcionalmente, pode se aplicar em favor do marido, visando justamente a segurança dos dois — diz o magistrado.
Foto: Vista aérea parcial (Site da Pref.Crissiumal).

Acidente deixa um morto e 21 feridos em Caibaté

A colisão entre um ônibus e um caminhão matou uma pessoa e feriu 21, seis delas estão em estado grave, na tarde desta segunda-feira, em Caibaté, no noroeste do Estado. O acidente ocorreu no trevo de acesso à cidade, no entroncamento da RS-536 com a BR-285, próximo ao Santuário do Caaró.
Passageiro do ônibus da empresa Real, Ewaldo Howes Vicosa, 68 anos, morador de Itaqui, morreu no Hospital Roque Gonzales, de Caibaté. O caminhão Mercedes-Benz carregado com soja vinha de Caibaté pela rodovia estadual.
O ônibus, com 36 passageiros, trafegava pela BR, de São Luiz Gonzaga em direção a Entre-Ijuís. O coletivo havia partido de Uruguaiana no final da manhã e tinha como destino Vacaria.
Com a colisão, às 16h05min, o ônibus tombou. Quando os policiais militares chegaram no local, encontraram todos os feridos conscientes. Ambulâncias das prefeituras de Caibaté e de Mato Queimado foram acionadas para socorrer as vítimas.
Entre os feridos, em situação mais grave estavam um passageiro que teve a mão amputada, uma mulher que sofreu fratura exposta no braço e um passageiro que sofreu cortes no rosto. Os casos mais graves foram encaminhados para o Hospital Santo Ângelo.
O caminhoneiro ficou cerca de uma hora e 15 minutos preso às ferragens. Com ferimentos nas pernas, ele foi retirado do local pelos bombeiros e levado para o Hospital de São Luiz Gonzaga.