24 maio 2010

Obama reitera compromisso com Estados afetados por derramamento de petróleo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reiterou hoje aos governadores de Louisiana, Mississipi, Alabama e Flórida o "sentido de urgência" diante do desastre ecológico causado pelo vazamento de petróleo no Golfo do México e ressaltou seu "compromisso" com os governos estaduais.
Obama assegurou aos governadores que o governo federal destinará seus melhores recursos científicos para lidar com o problema e ressaltou seu "compromisso" de prolongar a estreita colaboração com governos estaduais e locais, segundo um comunicado.
O derramamento no Golfo do México começou depois da explosão, no dia 20 de abril, de uma plataforma petrolífera operada pela British Petroleum (BP), que afundou dois dias depois.
Já o comandante da Guarda Costeira americana, Thad Allen, disse hoje que a BP está esgotando todos os recursos técnicos a seu alcance para conter o vazamento de óleo.
— Estão esgotando todos os recursos técnicos possíveis para lidar com o derramamento — assegurou Thad, em entrevista coletiva hoje na Casa Branca, e disse estar satisfeito com a "coordenação" no terreno entre os setores público e privado.
Nesse sentido, disse não ver a necessidade de fazer uma mudança na "liderança" da resposta ao derramamento.
O comandante descartou a possibilidade sugerida por alguns críticos de que o governo assuma a liderança total da campanha e tire a BP do assunto.
— Tirar a BP coloca a pergunta sobre com que a substituiríamos — afirmou Allen, que lembrou que as leis federais americanas estabelecem que a BP deve estar à frente das tarefas de limpeza do derramamento e que a missão do governo é supervisionar os trabalhos.
O governo conta com poder de veto, caso considere que a BP não atua corretamente.

Terremoto de 6,5 graus atinge o Acre

Um terremoto de 6,5 graus ocorreu no início da tarde de hoje no Acre, segundo o Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, pelas iniciais inglês) na internet.
De acordo com os dados técnicos disponibilizados pelo USGS na internet, o epicentro do tremor foi detectado a 464 quilômetros de Rio Branco, a capital acreana, e a 749 quilômetros de Lima, a capital do Peru. O abalo sísmico ocorreu às 13h18min no horário de Brasília, a uma profundidade de 580,5 quilômetros.
O tremor não foi sentido na superfície devido à profundidade, disse um porta-voz da Defesa Civil da cidade de Cruzeiro do Sul, que fica a 127 km do epicentro do fenômeno:
— Não registramos na superfície nenhuma desordem ou dano. Esta zona é sujeita a muitos terremotos, o último de que tivemos notícia aconteceu há 20 dias.
Segundo uma fonte do Observatório Sismológico de Brasília, é nessa região que se chocam as placas tectônicas Sul-Americana e Andina, mas os tremores ocorrem à grande profundidade. Em geral, terremotos a mais de 500 km de profundidade não deixam sinais na superfície.
A zona aonde foi localizada o epicentro do sismo fica em plena selva amazônica, sendo difícil verificar qualquer dano material na superfície.

Preços dos móveis vão subir

Lojistas estão comprando móveis entre 7% e 10% mais caros da indústria. Este aumento deve ser repassado para os consumidores nas próximas semanas, conforme o estoque de cada estabelecimento. Segundo o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, a justificativa repassada pela indústria é que a matéria-prima moveleira teve forte alta de preços, principalmente chapas. Vitor Koch observa que há poucos fornecedores, o que prejudica a concorrência.
Em 2010, itens de mobiliário acumulam alta de 3,65% nos preços na Região Metropolitana de Porto Alegre. A apuração é do IBGE que, no período, registrou inflação pelo IPCA de 2,61%.
Outra preocupação
A FCDL/RS se manifestou há poucos dias preocupação com parcerias entre construtoras e fabricantes de móveis no Rio Grande do Sul para entrega de apartamentos já mobiliados. A medida prejudicaria o varejo de móveis e comprometeria empregos.
Há, no entanto, grande expectativa para a possibilidade de a Caixa Econômica Federal financiar, além do imóvel, a compra dos móveis para o Minha Casa, Minha Vida. Com isso, os juros seriam bem menores para o consumidor. Atualmente, o pequeno varejo pega recursos com financeiras que cobram cerca de 9% de juros ao mês e a expectativa é que as taxas possam cair para menos de 1%.

Dia Livre de Impostos

Dia 25 de maio comemoramos o dia livre de impostos, a data em que os brasileiros “param de pagar impostos” e começam a trabalhar para si próprios, dado que o contribuinte brasileiro trabalha até o dia 25 de maio, exclusivamente para pagar os tributos (impostos, taxas e contribuições) exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. Calcula-se que o valor médio recebido pelo trabalho de cerca de cinco meses é o equivalente ao que cada cidadão paga de taxas todo o ano, uma média próxima de 40% dos seus vencimentos.
A tributação incidente sobre os rendimentos (salários, honorários, etc.) é formada principalmente pelo Imposto de Renda Pessoa Física e pela contribuição previdenciária (INSS, previdências oficiais). Além disso, o cidadão paga a tributação sobre o consumo - já inclusa no preço dos produtos e serviços - (PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS, etc) e também a tributação sobre o patrimônio (IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI, ITR). Arca ainda com outras tributações, como taxas (limpeza pública, coleta de lixo, emissão de documentos) e contribuições (iluminação pública).
Os lojistas buscam a redução da carga tributária imposta aos consumidores brasileiros, que diminui significativamente sua capacidade de consumo, sendo há muito tempo causa da lentidão no crescimento do PIB.
O objetivo da celebração deste dia é conscientizar os cidadãos brasileiros sobre as taxas exorbitantes de impostos que são pagas e estão embutidas em TODOS os produtos e serviços.
Chega de tanto imposto!!!!!

Lula defende união nacional para garantir o sucesso ao combate ao crack

Plano prevê a reinserção social e ocupacional dos ex-usuários
Até o fim do mandato, o combate ao crack deve ser a prioridade de Lula. Os R$ 410 milhões previstos no Plano Integrado para Enfrentamento do Crack, lançado na última quinta-feira, serão investidos no treinamento de profissionais da rede pública de saúde e assistência social para tratamento de usuários e famílias.
Segundo Lula, o plano também prevê a reinserção social e ocupacional dos ex-usuários. O presidente disse que o crack ' é uma droga nova, devastadora', que por ser muito barata alcança muitos usuários e que o governo precisará do apoio de estados, municípios e da sociedade civil para enfrentar o problema.
— É uma luta de todos. Antigamente você achava que droga só tinha nas grandes cidades, o crack está indo para o interior, para as cidades pequenas. Então, nós temos que ter muito mais unidade para combater esse tipo de droga.
O presidente comemorou os dados mais recentes de geração de emprego no país e disse que a meta é chegar ao fim de 2010 com saldo de 2 milhões de novas vagas. No último mês, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho registrou a criação de 305.068 postos de trabalho, recorde para um mês de abril desde o início da série histórica.
— Estamos trabalhando com a hipótese de que cheguemos ao final do ano com 2 milhões de empregos criados somente este ano. Se o Brasil continuar assim, eu penso que nós daremos um salto de qualidade extraordinária para ser um dos países do mundo com o menor índice de desemprego — disse Lula em seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente.

Com gol de Fernandão, Inter perde para o São Paulo no Beira-Rio

O novo reencontro da torcida colorada com o eterno ídolo Fernandão, hoje jogador são-paulino, não poderia ser mais traumático. O capitão da conquista do Mundial de Clubes em 2006 marcou um dos gols do São Paulo, que venceu o Inter por 2 a 0, pela terceira rodada do Brasileirão 2010.
A partida foi disputada nesta tarde de domingo, no Estádio Beira-Rio. Hernanes marcou o outro gol do São Paulo, no primeiro tempo. Fernandão fechou o placar na etapa final - foi o primeiro gol dele com a camisa do São Paulo.
Com a derrota, o Inter segue com 3 pontos - somando duas derrotas em casa, e uma vitória fora nos três jogos disputados pela competição nacional. O São Paulo ultrapassa o Inter, subindo para 4 pontos.

Cobiçado por diferentes partidos, PSB deve anunciar apoio a Tarso Genro

Cobiçado por PT e PMDB como aliado na corrida pelo Piratini, o PSB deve definir hoje o apoio ao petista Tarso Genro. A tendência é admitida por parlamentares e dirigentes da sigla, que apontam a escolha com um caminho natural, já que os partidos estiveram juntos no segundo turno nas duas últimas eleições e na coligação vencedora em 1998.
O deputado estadual Heitor Schuch (PSB) afirma que a tendência de adesão à chapa petista confirma a preferência da maioria no partido, além de alinhar a coligação local ao cenário nacional.
–A primeira questão é a resolução nacional do partido de apoiar Dilma Rousseff. Isso é o que mais pesa – afirma Schuch.
Marcado para hoje, o encontro dos principais líderes socialistas encerra a disputa que cresceu com a confirmação, na semana passada, da desistência de Beto Albuquerque de concorrer ao governo.
Sem candidatura própria, o PSB ganhou força como alvo dos peemedebistas que coordenam a campanha de José Fogaça. O PMDB enxergou uma brecha para se aproximar por conta das frequentes queixas de falta de reconhecimento do PT em relação aos seus aliados. A última cartada foi dada no sábado, em um encontro da executiva do PSB com os presidentes estaduais do PDT, Romildo Bolzan Jr., e do PMDB, o senador Pedro Simon, além do deputado Mendes Ribeiro Filho, coordenador da campanha.
– Só procuramos o PSB porque vimos a fresta na porta. O PSB está dividido – afirma Mendes.
Se confirmado, o aval do PSB tira o PT do isolamento e garante a Tarso mais um minuto e 10 segundos no horário eleitoral obrigatório na TV, mas impõe aos petistas o desafio de aparar arestas na relação entre as duas agremiações.
– O PT não trata bem os aliados sempre que governa. O PT tem de amadurecer e dividir melhor os espaços – adverte o deputado estadual Miki Breier.